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Quando o Growth Marketing faz a diferença em eventos

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*Rafael Meira

No cenário do entretenimento pós-pandemia, aproveitar as oportunidades e solidificar relacionamentos é um desafio nada habitual às fórmulas triviais que, diante de tantas transformações digitais, requer novas abordagens como proposto no Growth Marketing, abordagem que chega para mudar como entendemos a relação do marketing com os demais departamentos da empresa.

O Growth Marketing (marketing de crescimento) têm possibilitado a execução de estratégias focadas no escalonamento de vendas e receita de forma cíclica e contínua, utilizando recursos de pesquisa e inteligência para oferecer aos clientes serviços adequados às suas necessidades, gerando autoridade para a empresa e tornando-a referência.

Derivado do Growth Hacking (subcampo do marketing focado no rápido crescimento de uma empresa e referido tanto como um processo quanto como um conjunto de habilidades interdisciplinares), o Growth Marketing atua na perspectiva do crescimento ágil por meio da aquisição e retenção de clientes. Seu diferencial está na nutrição do público alvo com conteúdo digital relevante, captação orgânica de leads, além da coleta e análise de informações durante a jornada do cliente para melhoria de abordagens, serviços, produtos, upselling, relacionamento e retenção. Diferente do marketing tradicional que utiliza a comunicação para gerar awareness e incremento de vendas por meio de canais convencionais de mídia, a comunicação nesse caso exerce papel fundamental na definição de tom institucional, pitch de vendas, produtos, políticas comerciais, materiais de apoio e workload do time comercial e personas.

Especificamente no segmento de eventos, que requer conectar pessoas com a experiências que mais lhe atraem e produtores com tecnologias que suportem todas as fases do evento (divulgação, vendas, controle financeiro e controle de acesso), adotar o Growth Marketing passa ser fundamental para atender todas as expectativas. E não se trata apenas de acompanhar as últimas tendências do mercado, mas unir esforços de vendas e marketing para escalar resultados, sem que isso implique no aumento de custos.

Não basta apenas identificar potenciais leads. A captação, a qualificação e o lead handoff também devem ser assertivos, tanto no B2B quanto no B2C. São muitas as ferramentas disponíveis que ajudam na implementação do Growth, como Analytics, Hotjar, Hubspot e softwares de gestão de vendas. Além disso, podem ser realizadas análises de Cohort e pesquisa NPS que apontarão se as estratégias estão sendo efetivas.

O Growth Marketing representa uma abordagem fundamental para impulsionar o sucesso e o crescimento sustentável de ticketeiras. Ao testar e otimizar continuamente suas estratégias de marketing, as empresas podem encontrar oportunidades de crescimento exponencial, alcançando seu máximo potencial, sendo um recurso valioso para qualquer empresa que deseje se destacar e prosperar num cenário altamente competitivo.

*Rafael Meira – Diretor de marketing da Bilheteria Digital

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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