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Waze traz insights para marcas aumentarem visitas durante o verão

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O verão finalmente começou e, na melhor atmosfera do ano, as pessoas estão em buscas de experiências para desfrutar do sol e do calor. Janeiro e fevereiro têm a navegação mais alta do ano nos finais de semana nas estradas rumo às praias do país, com 185% mais navegações em janeiro e 180% mais navegações em fevereiro em comparação ao restante do ano.

As viagens de verão provocam mudanças no momento de consumo dos viajantes, pois os instantes pré viagem geralmente são destinados a ir ao supermercado, farmácia, postos de gasolina, e outros, a fim de deixar tudo pronto antes de colocar o pé na estrada.

Para os negócios este momento de pré consumo é um momento estratégico de entregar ao consumidor o que ele precisa com agilidade e precisão, e o Waze é a plataforma mais próxima e a que mais interage com o motorista neste momento.

Preparação para pegar a estrada
Dados do aplicativo apontam que 20% de todas as navegações do app são diretamente relacionadas ao consumo, e isso aumenta nos dias de preparo para viagens. Postos de gasolina, por exemplo, observam um aumento de 36% nas navegações cerca de dois dias antes, na véspera e nos dias da viagem; supermercados um aumento de 40% na véspera e nos dias da viagem; e fast foods um aumento de 34% nos dias da viagem, todos em comparação ao restante do ano.

 

Farmácia segue tendência
Hoje em dia, a drogaria não é só o lugar onde as pessoas compram remédios, mas também produtos para o corpo, o cabelo, maquiagem e aqueles itens de emergência como e produtos para bebês. Fazer compras em farmácias é parte da rotina dos Wazers brasileiros.

Seguindo esse caminho, o Grupo DPSP criou uma campanha para promover suas marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo no Waze no último ano. A campanha gerou 15 mil navegações a 747 locais da Drogaria São Paulo, com 3 milhões de impressões e 18.600 cliques. No mesmo período, a campanha também mostrou números impressionantes para as Drogarias Pacheco: 3.300 navegações para 585 lojas.

“As pessoas buscam cada vez mais por comodidade e conveniência. A capilaridade do Waze ajuda o consumidor a identificar as lojas mais próximas para suas demandas cotidianas e até em momentos de urgência”, diz Thaís Lima, gerente executiva de marketing do Grupo DPSP.

E se as farmácias já fazem parte da rotina do motorista brasileiro, neste período de verão ainda mais, com um aumento de 29% de navegações a farmácias na véspera e nos dias de viagem em relação ao restante do ano.

 

Praias que são os principais destinos
E com tudo pronto e com o pé na estrada, o maior destino dos motoristas nesta estação são as praias de todo o Brasil. O Waze destaca as praias com maior aumento de navegação em todo o Brasil, considerando o maior aumento em relação ao último ano por estado em todo o litoral do país.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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