Agências
Batux leva grandes marcas para as maiores festas juninas do Nordeste

As festas de São João no Nordeste prometem atingir recordes de participantes e arrecadação em 2024. Cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são sedes das duas maiores festas do Brasil e esperam receber mais de 4 milhões de visitantes durante os dias de celebração. Esses eventos evidenciam a expertise da Batux em ativar marcas com conceitos regionais. Uma das cinco maiores agências do mercado, a Batux é focada em inovação no live marketing, ações promocionais e campanhas de incentivo, contando com sede em São Paulo e bases coligadas em todo Brasil. Nesse sentido, para suas ações durante ambos os festejos, marcas como Americanas, Elo e Cielo e Maggi escolheram a agência que tem grande conhecimento em festas regionais, conseguindo negociações com cotas especiais, trazendo maior visibilidade e melhor custo-benefício para seus clientes.
“De fato, falamos a língua do São João e das grandes festas regionais em todo o País. Nosso diferencial é entender bem cada festa. Assim, conseguimos direcionar nossos clientes para atuar de forma mais efetiva, com maior visibilidade. Como sou pernambucana, trouxe a tradição das festas juninas para agência, juntando com a qualidade e eficiência de uma agência que tem know-how nacional, mas consegue ter operacionalização com bons parceiros locais”, afirma Chris Bradley, CEO da Batux.
Americanas – A Americanas está pela primeira vez em Caruaru – também como patrocinadora oficial do evento. Toda estratégia de ativação de marca, com ações em estande e palco, foi desenvolvida e produzida pela Batux, dentro do conceito “Passô, cestô, arraiô” (criado pela WMcCann).
“O estande é o grande ‘cartão de visita’ da ativação. Em formato de cestão, o espaço é totalmente interativo, valorizando ainda mais o símbolo da varejista. O desafio foi criar uma estratégia regional em cima de um dos principais ícones da Americanas, desenvolvendo e inserindo diversas atividades ligadas ao tema no local”, conta Chris.
Segundo ela, o estande conta com o game digital “Forró Hero”, disponível gratuitamente para diversão do público e embalado pelo jingle da campanha executado com instrumentos típicos, como sanfona e triângulo. A tradicional “barraca do beijo” ganha versão modernizada e digital, a Vitrine do Beijo, com envio de fotos dos participantes para uma página online e o beijo realizado por meio de animação em gif. Já a “Cesta do Amor Americanas”, releitura do “correio elegante”, circula pelo evento, dando às pessoas oportunidade de deixar recados e presentear seus pares amorosos ou possíveis candidatos a um romance com bombons de chocolate.
Com apoio da Americanas, a Batux conseguiu levar uma estratégia de visibilidade de marca ao palco do evento e, ao mesmo tempo, fomentar importante ação social. A Orquestra Sinfônica dos Meninos e Meninas de São Caetano, formada pelo maestro Mozart com crianças em situação de vulnerabilidade do município pernambucano de São Caetano, sobe ao palco principal do evento para apresentar o jingle da campanha “Passô, cestô, arraiô”, criado pela Batux e produzido especialmente para a festa. No total, serão três apresentações, e a última está marcada para o dia 29 de junho. A agência também foi responsável pela intermediação de parceria com influenciadores regionais e das ações em mídias sociais.
“Em 95 anos, a Americanas cresceu para todos os cantos do Brasil. Nossa chegada ao São João de Caruaru concretiza o interesse constante da companhia em estar ainda mais próxima dos brasileiros, conhecendo seus diferentes perfis e costumes, e entregando uma experiência ainda mais customizada”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas.
Maggi – A Maggi marca presença em Campina Grande, na Paraíba, pela terceira vez consecutiva. A “Vila dos Sabores”, espaço criado e desenvolvido pela Batux, tem área ainda maior. São 20 barracas caracterizadas com o objetivo de fomentar a venda dos barraqueiros locais, por meio de parceria com a marca. Na Vila, esses locais vendem comidas feitas com tempero Maggi e os consumidores ainda participam de promoções com diversos prêmios. O espaço conta com a famosa “Galinha Azul” da Maggi, que também sobe no palco principal com jingle e vídeo. A agência, em acordo com a prefeitura local, transformou Maggi no Caldo Oficial do evento paraibano. Além de Campina Grande, Maggi também está presente no São João de Caruaru.
Elo e Cielo – Batux ativa cartão Elo e máquinas Cielo, em uma ação conjunta, como meio oficial de pagamento e máquina de cartão oficial da festa de São João de Campina Grande. Por meio da promoção “Boa Demais da Conta”, o consumidor, juntando 300 reais em comprovantes de pagamento com cartão Elo na maquininha da Cielo, ganha um copo térmico exclusivo da ação, criada para incentivar o uso do cartão do brasileiro nos restaurantes dentro do Parque do Povo.
“Vale destacar que o grande diferencial dessas ações foi que conseguimos customizar as cotas dos clientes, levando maior visibilidade, mas dentro de uma ótima relação custo-benefício. Nossa experiência nessas celebrações nos permite entender o público desses eventos de maneira ímpar, de forma a fazer com que nossos clientes sejam parte efetiva dessas festividades, bem como as necessidades e expectativas das marcas. Quem patrocina uma festa regional se insere em um contexto afetivo com seus participantes e desfruta dos benefícios não somente nos dias das festividades, mas de forma contínua, aumentando visibilidade e fortalecendo a reputação”, conclui Chris Bradley.
Agências
Innova AATB assume produção da convenção de vendas da CVC em São Paulo

A Innova AATB, agência de comunicação 360º, foi anunciada como a vencedora da concorrência para a produção da convenção anual de vendas da CVC, uma das maiores operadoras de turismo do Brasil. O evento, que acontece de 13 a 17 de fevereiro no Distrito Anhembi, em São Paulo, reune 1.800 participantes, incluindo franqueados, órgãos públicos, hotéis e marcas parceiras.
Com o tema “O Futuro do Turismo: Os Próximos 50 Anos”, a convenção de 2025 tem o objetivo de discutir as transformações que moldarão o setor nas próximas décadas, abordando inovações tecnológicas, sustentabilidade, experiências personalizadas e o papel das agências no novo cenário global. A Innova AATB também será responsável por criar a jornada dos participantes, que os provocará a repensar o turismo a partir de uma perspectiva inovadora e disruptiva.
“Criar essa convenção é mais do que planejar um evento, é abrir um diálogo sobre o futuro do turismo e como ele pode se reinventar. Queremos que os participantes saiam de São Paulo com uma nova visão sobre as possibilidades do setor, inspirados pelo potencial da cidade e pelas tendências que vão moldar as próximas décadas de viagens”, afirma Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB.
Agências
Renase inicia 2025 em convenção histórica

Prestes a completar 35 anos de história, a Renase reuniu no último mês, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), seus 110 colaboradores para apresentar seus resultados de 2024 e o planejamento estratégico para 2025.
Com o tema “Jeito Renase de Ser”, a convenção focou a cultura organizacional e de pertencimento, habilidades-chave para continuar conquistando novos clientes e realizando grandes eventos sem perder sua essência, que a fez chegar tão longe. “Com quase 35 anos de atuação no mercado de eventos, viagens de incentivo, feiras e logística de pessoas, acumulando sucessivos crescimentos nos últimos anos e ampliando a equipe e áreas de negócios, precisávamos reunir nosso time para falar sobre o que é mais importante para nós”, afirma Rodrigo Stocco, CEO da Renase.
Em 2024, além do recorde no faturamento em toda sua história, a Renase também criou novos núcleos – Compras & Compliance, Log&Corp (Logística e Novos Negócios) -, além do reposicionamento da área de Viagens de Incentivo e Eventos Internacionais. “No último ano, realizamos quase 40 viagens de incentivos e eventos no exterior e por isso investimos na contratação de profissionais experientes, tecnologia e novas DMCs (Destination Management Companies) parceiras”, completa Stocco.
Além da retrospectiva do ano anterior e apresentar o calendário de ações programadas para 2025, que incluem celebrações pelo seu 35º aniversário, a convenção “Jeito Renase de Ser” contou com palestra de Jairo Martiniano, abordando o impacto das mudanças e a necessidade de se adaptar ao novo, uma atividade de team building com a North Brasil para reforçar a comunicação e o trabalho em equipe e também pausas necessárias para o lazer e reconhecer o esforço de todo o time com jantares temáticos, festa de encerramento, visita ao Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Itaipu Binacional. “Nossa convenção é um momento muito importante para a Renase, pois unimos o conteúdo programático com cultura, lazer e turismo, sempre buscando ampliar o repertório de nosso time de gigantes”, conclui Rodrigo Stocco.