Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Verão 2019: farmácias têm aumento de mais de 40% em visitas comparado a 2018

Publicado

em

Estudo da In Loco Location Intelligence mostra o fluxo dos brasileiros nos primeiros 30 dias da estação. Visitas às academias caem e supermercados se mantêm estáveis

O verão começou oficialmente no 21 de dezembro e, conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), a estação deve manter temperaturas acima da média no Brasil, superando os 31,5ºC registrados no mesmo período de 2017/2018. Assim, a In Loco Location Intelligence, realizou um estudo* com dados anônimos de visitas em estabelecimentos das categorias farmácia, academia e supermercado para entender o comportamento das pessoas nesses locais durante o verão, assim como para identificar a variação de fluxo de um ano para o outro e entre a estação oposta.

A análise levou em conta a base de dados da In Loco, empresa de tecnologia de geolocalização, que conta com mais de 60 milhões de usuários no Brasil e 25 milhões de locais mapeados no mundo. O período analisado foi entre 21 de dezembro a 21 de janeiro de 2018 e 2019 e também os primeiros dias do último inverno, de 21 de junho a 21 de julho de 2018.

De acordo com a pesquisa, o fluxo de visitas às farmácias cresceu mais de 40% no início do verão de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. O aumento das visitas à categoria também pode ser atribuído às altas temperaturas que demandam certos cuidados com a saúde. Quando comparado o verão deste ano com o inverno do ano passado, as visitas também aumentaram 33%. Ou seja, a frequência a esses estabelecimentos cresceu bastante entre as estações e de um ano para outro. Um suposto cenário, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é que as redes de farmácias têm investido em serviços de segmentos complementares, além de medicamentos, o que de certa forma aumenta as visitas a esses estabelecimento. Ainda de acordo com a Abrafarma, o número de farmácias que contam com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou entre outubro de 2017 e outubro de 2018, saltando de 605 para 1.670 – um avanço de 176%.

Outra categoria analisada é o de academias, conforme levantamento o fluxo de visitas nesses estabelecimentos caiu em 18% nos primeiros 30 dias de verão de 2019 com relação ao mesmo período de 2018. Será que as temperaturas acima da média estão deixando os brasileiros menos animados para malhar? Para entender se essa é a razão, o estudo comparou também os primeiros dias do verão de 2019 com os primeiros dias do inverno de 2018, e o resultado revela que o fluxo de visitas nas academias também caiu quase 10% na comparação inverno 2018 x verão de 2019. “Uma das hipóteses para a queda nestes estabelecimento é o aumento de outras modalidades esportivas como: treinos funcionais ao ar livre, grupos de corrida, ciclismo, entre outros.”, comenta Raíza Oliveira, Data Analyst da In Loco Location Intelligence.

Por fim, o estudo da In Loco Location Intelligence também avaliou o fluxo dos supermercados e identificou que as visitas cresceram mais 9% em 2019, na comparação do mesmo período de 2018. Quando comparado os primeiros dias de 2019 com o início do inverno do ano passado, o número de visitas a esses estabelecimentos se manteve estável. “Isso deve-se ao fato de que idas ao supermercado são necessárias em ambas as estações e o crescimento apresentado no início de 2019 reafirma as expectativas do setor para o ano”, analisa Oliveira. Uma pesquisa intitulada Verão 2019, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revela que a maioria dos empresários (48%) apostam em vendas no mesmo patamar do último verão. Já para 45% dos supermercadistas entrevistados, as vendas da próxima estação serão maiores na comparação com o ano anterior.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Cimed transforma fachadas de farmácias em ativação de Carmed

Publicado

em

A Cimed estreia uma ação de trade marketing que vai transformar as fachadas de algumas farmácias em uma experiência imersiva da marca de hidratantes labiais Carmed. A ação mostra a força da união entre a indústria e o varejo farmacêutico, com o objetivo de gerar fluxo para as farmácias e aproximar a marca e o varejo do consumidor final.

A decoração externa das farmácias contará com elementos visuais nas cores marcantes da marca Carmed, usando o design icônico dos produtos. Além disso, as farmácias participantes da ação oferecerão uma área instagramável, permitindo que clientes e visitantes compartilhem suas experiências nas redes sociais. As farmácias também oferecerão condições especiais e lançamentos de produtos exclusivos, como o Carmed Doces – trio de hidratantes labiais com aromas de Leite Condensado, Doce de Leite e Brigadeiro. Esse último, desenvolvido em parceria com a cantora sertaneja Ana Castela, e que estará disponível nas farmácias a partir desta semana.

“Esta é a primeira vez que um varejo farmacêutico realiza uma ação de trade marketing de impacto em parceria com a indústria. Nosso objetivo é agregar valor às farmácias, fortalecer a inovação, trazer resultados em vendas e aumentar o fluxo de clientes nas lojas. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência única aos nossos clientes – que são as farmácias – e, claro, aos consumidores de Carmed”, explica João Adibe Marques, CEO da Cimed.

Continue lendo

Universo Live

Lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024: Celebrando a Excelência e Inovação no Varejo

Publicado

em

O POPAI Brasil anuncia o lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024, a maior Premiação do Marketing no Varejo que visa reconhecer e celebrar as melhores práticas, inovações e excelência no setor de varejo, destacando os projetos que estão moldando o futuro da experiência de compra.

As inscrições para o Prêmio POPAI Brasil 2024 já estão abertas! Marcas, agências, varejistas, fornecedores, prestadores de serviços, promotores e acadêmicos estão convidados a inscrever seus projetos e participar dessa celebração única.

O cronograma de inscrições é dividido em três fases:

– Early Bird: 18/07/2024 – 30/07/2024

– Inscrições 1º Lote: 31/07/2024 – 28/08/2024

– Deadline 2º Lote: 29/08/2024 – 27/09/2024

– Upload do Projeto: 31/07/2024 – 27/09/2024

O Prêmio POPAI Brasil é uma iniciativa do POPAI Brasil – Associação Brasileira de Marketing no Varejo, que visa incentivar, recompensar e compartilhar as melhores práticas do setor de marketing no varejo. Com uma tradição de promover a interação entre varejistas, agências, marcas e fornecedores, o prêmio se consolidou como um marco no calendário brasileiro. Ele abrange uma ampla gama de categorias, refletindo a diversidade e inovação do setor de varejo.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de novembro de 2024, onde os vencedores serão anunciados e celebrados em um evento repleto de inovação e networking.

Para mais informações sobre o Prêmio, categorias, critérios de avaliação e inscrições, visite nosso site: premio.popaibrasil.com.br ou entre em contato: (11) 2391-0883 (whats) e [email protected]

Continue lendo