Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Startup reduz 30% custo logístico no e-commerce por meio de parcerias com armazéns próximos aos consumidores

Publicado

em

Uello propõe baratear e diminuir tempo de logística para pequenas entregas que dependiam dos Correios para realizar seus envios
Pesquisa aponta que prazo médio para entrega no Brasil passou de oito dias, em 2017, para 13, em 2019, e o valor médio do frete subiu de R$14 para R$19,50

Mesmo com faturamento bilionário do e-commerce no Brasil – cerca de R$ 70 bilhões em 2018, segundo a associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), agilidade e preço baixo na hora de realizar uma entrega não são os pontos fortes do setor. A Consultoria Compre&Confie aponta que o prazo médio prometido pelas lojas online para entrega no país passou de oito dias, no primeiro semestre de 2017, para 13 no mesmo período deste ano, e o valor médio do frete subiu de R$14 para R$19,50.

Entretanto, alguns de modelos de negócios já aparecem no mercado para solucionar esses problemas. A Uello (www.uello.com.br) – startup que usa uma rede colaborativa para reduzir custos logísticos e agilizar entregas – criou uma plataforma que oferece serviço de frete urbano mais rápido e econômico para pequenas e médias entregas. A empresa trabalha em parceria com pequenos armazéns espalhados por toda Grande SP, que possibilita diminuição de custos logísticos em até 30% – valor que varia em relação às demandas e tamanho de cada empresa que solicita o serviço.

“Uma de nossas propostas é atuar no e-commerce, onde há poucas soluções logísticas para entregas menores. Com modelo de logística mais descentralizado, os produtos saem de lojas próximas do endereço do consumidor final e não de centros distantes das cidades e isto barateia o custo logístico, facilita o atendimento e diminui o tempo de entrega do produto”, destaca Fernando Sartori, especialista em logística e fundador da Uello.

Além dos pequenos e médios e-commerces e lojas físicas, as grandes empresas também viram na Uello uma forma de customizar e otimizar suas entregas, melhorando a experiência do cliente final. Entre os principais parceiros da empresa estão: Dafiti, Arezzo, MMartan, Canon, Victorinox, B.blend, Enjoei, Mary Kay, entre outros. “Oferecemos um serviço diferenciado – e personalizado – para qualquer tipo de empresa, permitindo resolver alguns dos desafios atuais do mercado”, reforça Fernando.

Quem entrega?

Assim como os pontos de coleta espalhados pela cidade, a rede colaborativa criada pela Uello também possibilita mais agilidade e menores custos logísticos. A ferramenta funciona por meio de uma plataforma virtual que permite a integração entre os mais de mil motoristas cadastrados que fazem os envios e os armazéns parceiros que estocam os produtos. A empresa registra mais de 3 mil entregas por dia.

Para fazer parte da rede colaborativa, o interessado se cadastra no aplicativo da startup e após ser aprovado consegue ter acesso às rotas inteligentes criadas pela Uello. Ele pode escolher quantas entregas quer fazer no dia e qual o melhor horário, por exemplo, seguindo a rota proposta pelo app. Para ter acesso aos produtos, basta realizar a retirada em um dos armazéns parceiros espalhados pela cidade. Todo o processo pode ser administrado pelo motorista em tempo real no aplicativo- com supervisão e segurança da Uello.

Para Fernando, estes serviços de parceria com pontos de coleta pela cidade e a rede colaborativa possibilitam que produtos cheguem no endereço do consumidor final em até 24h, algo que é incomum no Brasil. Apenas 5% dos pedidos online foram entregues neste prazo em 2018, segundo a eBit/Nielsen.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

Publicado

em

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

Continue lendo

Universo Live

27º Prêmio ABEMD valida a importância dos dados na comunicação de clientes, anunciantes, agências e outras indústrias

Publicado

em

27º Prêmio ABEMD valida a importância dos dados na comunicação de clientes, anunciantes, agências e outras indústrias

No próximo 21 de outubro, acontece a noite de premiação dos DADOS. Se no passado, a palavra já foi bem próxima de jogos aleatórios ligados ao acaso ou à sorte, hoje representa exatamente o contrário, aponta para a alta performance e resultados efetivos. Hoje não se vive sem DADOS. A cada passo, a cada touch, a cada click, a cada link, os seres humanos deixam pegadas digitais, dados que se transformam, na mão de experientes profissionais, em caminhos assertivos para a criação de campanhas, anúncios, slogans, manifestos, causas, enfim, conteúdos transmitidos pelos mais diversos meios e dirigidos ao público alvo. Por trás de toda campanha premiada, anúncio relevante, slogan efetivo, post viral, toda comunicação bem-sucedida, há hoje um profissional expert na arte de acessar, armazenar, captar, coletar, processar, interpretar, difundir DADOS. Por eles e para eles a ABEMD, Associação Brasileira de Marketing de Dados vêm, há 45 anos, trabalhando para mantê-los sempre bem formados, informados, atualizados e antenados com as últimas novidades, discussões e temáticas do universo do Marketing de Dados. E é em homenagem a eles que realiza em outubro o 27º Prêmio ABEMD, destacando os melhores trabalhos, cases vitoriosos – ouro, prata e bronze – de acordo com 4 categorias: Digital/Mobile; CRM/Loyalty; Campanha/Programa; Call Center/Contact Center. Além das premiações especiais, como Grand Prix, Criação, Agência do Ano, Cliente do Ano e Melhor dos Melhores de cada categoria, Hall of Fame, homenageia um grande profissional que faz diferença por sua trajetória na área. Premiação estendida à Ana Maria Monteiro e Luci Silva em 2020, Fernando Cirne em 2019 e Efraim Kapulski em 2018 ao lado de outros grandes desde o início do prêmio, como Alexandra Periscinoto, Marcio Salem e Roberto Civita, dentre outros. Este ano, o Hall of Fame será de Hugo Rodrigues.

Estudioso do consumo e comportamento do consumidor, Rodrigues foi responsável pela grande virada da Publicis – do 10º ao 2º lugar no ranking das agências brasileiras – e, escolhido para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann, viu a agência ser nomeada a número 1 do País, em abril desse ano, pelo CENP-Meios. “Fazer parte do Hall of Fame de uma instituição tão sacramentada e tão forte, como a ABEMD, me deixa muito feliz. Ainda mais quando falamos sobre dados, que é o que todo nosso mercado tem buscado. Penso que não trabalhamos pelos prêmios, mas para ser útil de alguma forma para nossos clientes e deixar um impacto positivo na sociedade. A premiação é uma consequência e demonstra que estamos fazendo algo corretamente”, pontua Hugo Rodrigues que, com 3 anos e meio na liderança da WMcCann, deu relevância à cultura de dados e tecnologia, anunciando André França, vice-presidente de Dados e Mídia, como o Presidente da WMcCann, passando ele a ocupar a cadeira de Executive Chairman, com o objetivo de focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos. “Esse reconhecimento da ABEMD coroa uma trajetória longa de muito trabalho, dedicação e resiliência. Agradeço imensamente a ABEMD, assim como a tantos profissionais que trabalham comigo e aos clientes que acreditam no nosso trabalho.”

Conexão, troca de conhecimento, informação e inovação estão na raiz da ABEMD, desde sempre destacados em sua identidade. “Em 2020, o mundo todo entendeu e comprovou a importância dos DADOS. Isolados devido à Pandemia, os negócios precisaram ser ainda mais assertivos e a comunicação ganhou enorme destaque para a união, educação, transformação e até sobrevivência de muitos. Não havia tempo para errar ou se desviar de seu público alvo, e os DADOS ganharam o protagonismo merecido”, destaca Cláudia Campos, presidente da ABEMD, que, desde que assumiu a instituição ao lado de Toninho Rosa, vem renovando a direção, com uma gestão mais próxima dos associados com a oferta de cursos, webinars e um leque maior de parcerias e convênios. Exatamente este protagonismo tem levado os DADOS para as mesas de debate. O direcionamento certeiro da publicidade e ações de marketing criou a necessidade de se estabelecer limites para que o direito à liberdade e privacidade de cada indivíduo fossem preservados. Precursora do processo da Lei Geral de Proteção de Dados, a ABEMD esteve presente na sanção da Lei, através do assessor Jurídico da instituição, Vitor Morais de Andrade, representante empresarial do Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.  Além disso, prezando por seus associados para que façam uso dos dados de forma eficiente e em conformidade com a lei, criou o Programa ABEMD Bureau Veritas de Proteção de Dados Pessoais, realizou inúmeros webinars de capacitação, promovendo troca de informações e colocando-se à disposição para ensinar e ajudar empresas e agências a lidarem com a nova LGPD.

Um motivo para enaltecer ainda mais a realização deste 27º Prêmio com uma noite vitoriosa para muitos pela validação de uma posição estratégica, inteligente e efetiva por um júri composto por 40 profissionais do mercado, que analisam juntos cada case, premiando os melhores, oferecendo grande visibilidade e credibilidade para a agência e a marca, que vê ali concretizada sua performance de ótimos resultados. “O Grupo OM Marketing & Comunicação ao qual pertenço ganhou mais de 50 prêmios, eu já participei umas 7 vezes como júri e é uma honra poder presidir agora. Venho somar minha experiência ao modelo tão bem estruturado do prêmio. Para nós é um grande reconhecimento de uma ótima relação profissional e emocional desenvolvida em anos de trabalho”, afirma Patricia Tavares, diretora de planejamento na HouseCricket Digital Direct que preside o júri do 27º Prêmio ABEMD. “Pessoalmente, ser presidente deste júri significa a coroação de uma história que fui construindo ao longo de anos, desde os primeiros cursos da ABEMD para incremento da carreira nos tempos da faculdade, até hoje, quando a cada sala de discussão, temos uma verdadeira aula pelo padrão dos trabalhos e do júri que, com rigor e dedicação, analisa e elenca os melhores cases”, complementa Patricia, que contribuiu bastante para esta 27ª edição, propondo a realização de workshops que ajudaram a elucidar para as empresas o passo a passo, da inscrição aos critérios de avaliação a que os cases seriam submetidos, incrementando ainda mais a qualidade do prêmio.

Continue lendo