Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

76% dos profissionais de marketing ainda têm dificuldade em medir a performance entre canais online e off-line e retorno de suas ações, afirma pesquisa

Publicado

em

No universo hiperconectado no qual vivemos, o número de pontos de contato com uma marca são muitos. E para conseguir os melhores resultados, o marketing precisa estar nos canais que trazem o maior retorno. Mas como chegar a esse equilíbrio e ao mesmo tempo lidar com as novas barreiras à mensuração, como os “walled gardens”, e a captação de dados?

Um novo estudo global da Kantar mostra que esses são os dois grandes desafios dos profissionais nessa era de marketing em constante movimento: achar o equilíbrio e medir resultados. Segundo o Getting Media Right: Marketing in Motion, 46% desses profissionais não têm o equilíbrio e as sinergias corretas entre as mídias digital e offline, enquanto 76% ainda lutam com a mensuração entre canais.

Como encontrar o equilíbrio?

O dilema de achar o equilíbrio ideal de investimentos vem de uma constante pressão sofrida pelos profissionais de marketing: conseguir vendas de curto prazo ao mesmo tempo que fortalecem suas marcas no longo prazo. Apesar da grande maioria pensar nesses dois desafios, apenas 54% dos profissionais usam métricas para os dois.

Esse equilíbrio parece ainda mais inalcançável quando pensamos em um cenário de campanhas completamente integradas, algo que profissionais do setor ainda não conseguem por em prática. 25% dos profissionais não conseguem integrar suas iniciativas de marketing e 27% dos anunciantes não possuem estratégias integradas nas atividades de mídia e não-mídia.

O estudo traz algumas possibilidades de ação quando o assunto é encontrar equilíbrio:

– Avalie sua estratégia com a ajuda de outros departamentos além do marketing, trazendo uma abordagem mais integrada;

– O trabalho para definir um ROI unificado deve ser constante e não estático;

– Faça a análise e ajustes do seu ROI com uma frequência maior para aperfeiçoar suas ações em tempo real.

Como medir corretamente?

Apesar do crescimento projetado na publicidade online, a medição digital continua sendo um desafio para os profissionais de marketing, principalmente com o que tem se chamado de “walled gardens”, aqueles ecossistemas digitais que podem controlar a mídia, conteúdo e os dados que geram, como Google e Facebook. Eles tornam mais complexo o trabalho de entender o desempenho entre canais, já que eles têm suas próprias ferramentas de análise e não usam métricas universais.

Para mensurar com mais precisão, o Getting Media Right sugere buscar um apoio maior das agências, que, segundo a pesquisa, são aquelas que se sentem mais confortáveis e proficientes na captação e estudo de dados, além da integração das informações online e off-line, gerando insights e planos de ação unificados. 

Com essas duas questões centrais para o fomento e estabelecimento de um marketing fluído, equilibrado e mensurável, o que os profissionais devem fazer para se preparar para os próximos anos? “Os profissionais de marketing devem buscar o melhor dos dois mundos: precisam criar uma estrutura para monitorar o impacto nas métricas de marca e performance em vendas”, diz Maura Coracini, diretora de Mídia&Digital da divisão Insights da Kantar Brasil. “Isso significa harmonizar as ferramentas de medição, criar uma plataforma sólida que permita a medição de todo o mix de marketing e gerar insights significativos para melhorar o desempenho em todos os canais”.

Confira aqui outros insights do estudo.

Metodologia Getting Media Right

Agora, no sexto ano, o Getting Media Right entrevistou quase 500 profissionais de marketing do mundo inteiro, em nível sênior, abrangendo marcas anunciantes, editores de mídia e agências em todo o mundo, para revelar o estado atual do marketing em um cenário conectado e em rápida evolução.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Apple Produções anuncia o fechamento da AREA451 e o surgimento dos Studios Apple

Publicado

em

O ano de 2020 ficará marcado para sempre na história do Live Marketing como um dos mais dramáticos com a paralização de todo um setor. Se reinventar em meio as turbulências foi uma das proezas da AREA451, espaço que se originou durante a pandemia e rapidamente conquistou clientes e agências, se tornando o principal palco para os eventos online no Brasil. Imaginar que tudo isso foi apenas há um ano atrás, é algo notável. Mas para surpresa do mercado, o espaço anuncia o encerramento das suas atividades.

 

Por trás deste anúncio, a empresa detentora do espaço, a Apple Produções, conta a estratégia que instigou tal decisão. Na visão do CEO da companhia, Gijo Pinheiro, encerrar a Area451 no seu auge, é, na devida proporção, como a “história do Rei Pelé – atleta que encerrou sua carreira no seu ápice. No caso da AREA451 foi para deixar na memória a lembrança positiva de um lugar que permitiu ao longo do ano ajudar diversos profissionais.”

 

No espaço foi possível proporcionar oportunidade de trabalho para técnicos, auxiliares de limpeza, produtores de eventos, diretores técnicos e artisticos, garçons, fotógrafos, carregadores, além de manter a roda girando para agências e departamentos de marketing de grandes empresas.

 

Em relação a esse “novo ciclo”, Gijo explica que a empresa se dedica agora à uma nova tendência detectada no final do ano passado. “Seguimos o conceito do formato híbrido, ou seja, um evento transmitido via web e com possibilidade de platéia. Fator impeditivo na AREA451, mas que será exatamente a vocação principal dos novos Studios Apple.”

 

Existe também mais uma explicação para tal movimento. Segundo Gijo, a experiência que a empresa teve em adaptar os espaços de eventos para que tivessem as mesmas características que um studio de televisão abre uma nova frente de trabalho. “Os Studios Apple nascem com a  vocação de se adaptar à tendência do mercado.” Gijo comenta que já existem projetos em andamento em Salvador, em Goiânia e Foz do Iguaçu. “O fato de estarmos fisicamente nesses três locais por meio das nossas filiais facilitaram e muito esse movimento. Em breve, esses novos endereços farão parte do nosso pool de studios, mas a vontade da nossa empresa é proporcionar esse movimento, em maior escala, para qualquer local que desejar tal conversão. Acreditamos que através da nossa metodologia, nós podemos ajudar diversos espaços a reabrir e, com isso, fazer a roda girar novamente.” 

Continue lendo

Universo Live

Latin AMAs: Anitta ganha prêmio; Confira a lista completa de vencedores

Publicado

em

Na última quinta-feira, 15, AnittaMalumaKarol GJ BalvinKali Uchis e outras estrelas da música latina participaram no Latin AMAs (American Music Awards). O evento aconteceu nos Estados Unidos e contou com performances de diversos artistas e entregou prêmios aos destaques do ano anterior.

Anitta concorria em duas categorias “Artista Feminina Favorita” e “Artista Social (Redes Sociais)”, sendo que, a artista brasileira saiu vencedora na primeira categoria. Destaque também para Karol G e J Balvin, que lideravam as indicações, ambos com nove nomeações. Confira a lista de vencedores do Latin AMAs e suas respectivas categorias.

Artista Favorito – Masculino

Anuel AA
Bad Bunny (ganhador)
Christian Nodal
J Balvin
Maluma
Ozuna

Duo ou Grupo Favorito

Banda MS de Sergio Lizárraga
Eslabon Armado (ganhador)
Jowell & Randy
Reik

Artista Favorito – Pop

Camilo
Enrique Iglesias
Luis Fonsi
Ricky Martin
Shakira (ganhadora)

Álbum Favorito – Pop

Camilo – Por Primera Vez (ganhador)
Kali Uchis – Sin Miedo (Del Amor y Otros Demonios)
Pedro Capó – Munay
Reik – Ahora

Canção Favorita – Pop

Black Eyed Peas, Ozuna + J.Rey Soul – “Mamacita”
Camilo – “Favorito”
Reik, Farruko, Camilo – “Si Me Dices Que Sí”
Ricky Martin – “Tiburones”
Shakira & Anuel AA – “Me Gusta” (ganhadora)

Artista Favorito Solo – Regional Mexicano

Christian Nodal (ganhador)
El Fantasma
Junior H
Lenin Ramírez
Natanael Cano

Regional Mexicano: Duo ou Grupo Favorito

Banda MS de Sergio Lizárraga
Eslabon Armado (ganhador)
Los Ángeles Azules
Los Dos Carnales

Álbum Favorito – Regional Mexicano

Christian Nodal – Ayayay! (ganhador)
Eslabon Armado – Tu Veneno Mortal
Junior H – Atrapado En Un Sueño
Natanael Cano – Corridos Tumbados

Canção Favorita – Regional Mexicano

Banda Los Sebastianes de Mazatlán, Sinaloa – “En Eso No Quedamos”
Banda MS de Sergio Lizárraga & Snoop Dogg – “Qué Maldición”
Lenin Ramírez featuring Grupo Firme – “Yo Ya No Vuelvo Contigo”
Los Dos Carnales – “El Envidioso”
Natanael Cano – “Amor Tumbado” (ganhador)

Artista Favorito – Urbano

Anuel AA
Bad Bunny (ganhador)
J Balvin
Karol G

Álbum Favorito – Urbano

Anuel AA – Emmanuel
Bad Bunny – Las Que No Iban a Salir (ganhador)
J Balvin – Colores

Canção Favorita – Urbano

Bad Bunny – “Yo Perreo Sola”
Black Eyed Peas & J Balvin – “Ritmo (Bad Boys For Life)”
Karol G & Nicki Minaj – “Tusa” (ganhador)
Maluma & The Weeknd – “Hawái”
Ozuna x Karol G x Myke Towers – “Caramelo”

Artista Favorito – Tropical

Marc Anthony
Prince Royce
Romeo Santos (ganhador)
Silvestre Dangond

Álbum Favorito – Tropical

Carlos Vives – Cumbiana
Gloria Estefan – Brazil305
Prince Royce – Alter Ego (ganhador)

Canção Favorita – Tropical

Alex Bueno & Romeo Santos – “Nuestro Amor”
Carlos Vives – “No Te Vayas”
Kyen?Es? – “El Carnaval de Celia: A Tribute”
Prince Royce – “Carita de Inocente” (ganhador)
Víctor Manuelle & Wisin – “Boogaloo Supreme”

Artista Favorito – Crossover

Black Eyed Peas
Dua Lipa (ganhadora)
Ne-Yo
Snoop Dogg
The Weeknd

Colaboração do Ano

Banda MS de Sergio Lizárraga & Snoop Dogg– “Qué Maldición”
Black Eyed Peas & J Balvin – “Ritmo (Bad Boys For Life)”
Karol G, Nicki Minaj – “Tusa” (ganhador)
Lenin Ramírez featuring Grupo Firme – “Yo Ya No Vuelvo Contigo”
Ozuna x Karol G x Myke Towers – “Caramelo”
Reik, Farruko, Camilo – “Si Me Dices Que Sí”

Artista Social do Ano

Anitta
Bad Bunny
Cardi B (ganhadora)
Daddy Yankee
J Balvin
Jennifer Lopez
Karol G
Lali
Selena Gomez
Shakira

Vídeo Favorito

Banda MS de Sergio Lizárraga & Snoop Dogg– “Qué Maldición”
Christian Nodal & Ángela Aguilar – “Dime Cómo Quieres”
David Bisbal & Carrie Underwood – “Tears Of Gold”
Ozuna, Doja Cat & Sia – “Del Mar”
Rosalía & Travis Scott – “TKN”
Selena Gomez – “De Una Vez” (ganhadora)

Concerto Virtual Favorito

Alejandro Sanz y Juanes – “#LaGiraSeQuedaEnCasa”
Carlos Vives – “#NoTeVayasDeTuCasa”
Juan Luis Guerra – “Privé”
Juanes & Orquesta Filarmónica de Bogotá – “Concierto Sinfónico Virtual – #VolverteAVer”
Marco Antonio Solís – “Serenata a las Madres MÁS En-Cantadoras”
Ozuna – “#Latinosunidos”
Pepe Aguilar, Ángela Aguilar, Leonardo Aguilar – “Mexicano Hasta Los Huesos”
RBD – “Ser o Parecer 2020” (ganhador)
Sebastián Yatra – “SOSFest”
Yandel – “Goodbye 2020”

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo