Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Rio de Janeiro recebe o principal evento de Turismo de Negócios do Brasil

Publicado

em

O ESFE-RJ (Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro) reunirá 90% do PIB da área de feiras e eventos corporativos para discutir os novos rumos do segmento da cidade carioca, após a realização dos jogos Olímpicos. Ao todo serão mais de 500 líderes empresariais

No dia 30/08, um dos principais cartões postais do mundo, recebe o ESFE-RJ (Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro) que contará com a participação de 90% do PIB, do setor de feiras e eventos corporativos, para discutir os novos rumos do segmento. Promovido pelo Grupo Radar, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, o ESFE-RJ tem como foco reativar a cidade carioca como destino para novos eventos, mostrando que ela esta preparada para receber bem este perfil de público, cada vez mais exigente. O ESFE-RJ será realizado no Hotel Royal Tulip São Conrado.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento contará com a participação de 500 líderes empresariais. No caso, executivos e formadores de opinião que inclui: promotores de feiras, dirigentes de pavilhões de exposições, centros de convenções, companhias aéreas, redes hoteleiras, prestadores de serviços, agências de eventos, marketing e live marketing, hosted buyers, gestores de compras, facilities e de viagens de incentivo, além de autoridades da cidade do Rio de Janeiro.

“Para nós, é um privilégio receber o ESFE que já está estabelecido em São Paulo, com 11 edições na capital paulista. O Rio de Janeiro tem forte vocação para a realização de eventos e está é a nossa estratégia para o futuro da cidade, com o término dos jogos olímpicos. Este é o momento para pensarmos e formularmos na sustentabilidade do nosso mercado”, afirma Michael Nagy, diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau.

De acordo com Octavio Neto, CEO do Grupo Radar e idealizador do evento, “a vocação turística que a cidade tem é inegável, tornando-a conhecida mundialmente como a Cidade Maravilhosa. Porém, além de ser destino para o turismo de lazer, o Rio de Janeiro também marca presença como polo de eventos e turismo de negócios”. E está é a proposta do ESFE-RJ promover novos projetos e, consequentemente, movimentar o mercado de trabalho. Afinal, trata-se de um segmento promissor e apesar do cenário econômico, o setor tem conseguido gerar uma média de 7,5 milhões postos de trabalho diretos, indiretos e terceirizados, segundo dados do Ministério do Turismo.

 

Mercado aquecido

Ranking internacional

Nos últimos 10 anos o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Atualmente, são 54 cidades brasileiras, sendo que há uma década eram apenas 22, ou seja, um aumento de 154%. Com esta expansão o Brasil já é considerado um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

Economia aquecida

Com crescimento médio de 14% ao ano, ainda de acordo com Ministério do Turismo, o mercado de eventos movimenta uma média de R$ 209,2 bilhões, ou seja, 4,32% do PIB. E segundo o The Global Business Travel Associaton (GBTA), o Brasil é o oitavo maior mercado de viagens corporativas no mundo, com possibilidades reais de crescimento. Destacando que o turista de M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras) gasta uma média de US$ 329,39 por dia, quatro vezes mais que o turista de lazer.
Programação: O ESFE-RJ trará dois painéis de debate, em formato de mesa redonda, com foco nos assuntos relacionados aos desafios, tendências e oportunidades do setor.

09h00 às 09h30 – Credenciamento e Welcome Coffee.
09h30 às 11h30 – Painel FEIRAS com debate.
· Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras)

· Armando Arruda Pereira (UBRAFE)

· Carlos Adan (Kronberg)

· Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ)

· Fernando Horta (CC Sulamérica)

· Jean-François Quentin (UBM Brazil)

· Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions)

· Marco Basso (Informa Group)

· Milena Palumbo (Gl Events/Riocentro)

· Romano Pansera (Promovisão)

· Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Events Brasil)

· Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas)

11h30 às 13h00 – Coquetel Network na área de relacionamento.
13h00 às 14h30 – Almoço.
15h00 às 17h00 – Painel M.I.C.E.
· Alexandre Sampaio (CNC – FBHA)

· André Marini (RioEventos)

· Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix)

· Celso Santi (Programasom)

· Edmar Bull (ABAV Nacional)

· Kito Mansano (Rock Comunicação)

· Magda Nassar (Braztoa)

· Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR)

· Michael Nagy (Rio CVB)

· Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ)

· Toni Sando (UNEDESTINOS)
17h00 às 18h00 – Coquetel de encerramento.

Além dos debates, o ESFE-RJ irá homenagear alguns profissionais e lideranças do setor público e privado do Rio de Janeiro.
· Carlos Arthur Nuzman – COB
· Eduardo Paes – Prefeitura do Rio de Janeiro
· Sintia Gomes – Sheraton Grand Rio Hotel & Resort
· Mario Carvalho – TAP
· Alexandre Sampaio – CNC/FBHA
· Michael Nagy – Rio Convention & Visitors Bureau
· Fernando Horta – Centro de Convenções SulAmérica
· Washington Barros Jr. – BBC Chartering
· Bernardo Medrado – Hill-Rom International
· Érica Saião Caputo – BR Distribuidora
· Fátima Facuri – OPEN BRASIL Eventos / ABEOC-RJ
· Ricardo Amaral – Empresário
· Roy Taylor – Mercado & Eventos
· Milena Palumbo – Riocentro – Exhibition & Convention Center (GL events)

Serviço:
Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE-RJ)
Quando: 30 de agosto 2016
Onde: Royal Tulip São Conrado
Endere̤o: Av. Aquarela do Brasil, 75 РṢo Conrado, Rio de Janeiro.

Continue lendo

Eventos

Evento Simply Smart reúne executivos de marketing e insights para discutir os modernos modelos de pesquisa de mercado

Publicado

em

A Toluna promoveu, no espaço Learning Village, em São Paulo, o evento Simply Smart, no qual apresentou as principais conclusões de um estudo global realizado com 395 profissionais de marketing no mundo todo sobre percepções em torno de modelos de pesquisa de mercado.

O amplo estudo serviu de base a um debate sobre as necessidades atuais e futuras dos profissionais de marketing e pesquisa que buscam insights, suas experiências e expectativas, e também como estão enfrentando os desafios do setor.

A pesquisa, realizada com os profissionais de marketing e BI ao redor do mundo concluiu que com as últimas transformações de comportamento, principalmente as geradas pela pandemia da Covid, a alocação dos budgets de pesquisa também mudou: 31% do investimento em pesquisa tem sido usado pelas empresas para levantamentos de compreensão de mercado. Aliás, as marcas que procuram uma extensa pesquisa de mercado, atualmente estão em busca de implementação de insights, abordagens inovadoras, qualidade de dados e rapidez na entrega dos mesmos.

Os entrevistados recorrem a diferentes formas de fazer pesquisa para conseguir os insights que precisam, dependendo dos projetos e orçamentos. Assim, a pesquisa DIY (Do It Yourself) é usada por 60% dos entrevistados, a Assisted é opção pata 57% e a Full Service  é escolhida por 62% do universo de pesquisados.

O amplo questionário montado pela Toluna também apurou que 56% dos entrevistados acreditam que o mercado de pesquisa está crescendo quando o assunto é adoção de tecnologia. Aliás, esse lado cada vez mais tech da pesquisa de mercado não apenas acelera a geração de insights, mas moderniza o processo. E 37% dos profissionais que responderam à pesquisa confirmaram que começarão a usar a Inteligência Artifcial para questionários, em breve.

Continue lendo

Eventos

Centro de Convenções Frei Caneca recebe grandes exposições e apoia a retomada do segmento de hotelaria

Publicado

em

Nos dias 22 e 23 de junho o Centro de Convenções Frei Caneca sedia a V Expotel, tradicional feira internacional do segmento de hotelaria e o CONDO+, referência para síndicos e gestores que buscam soluções voltadas para os problemas de condomínios. O foco dos eventos é a exposição de fornecedores dos setores, patrocinados pela Engie Energia e DD Máquinas, respectivamente.

A Expotel irá englobar um formato eficaz e econômico de exposição, para proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, hostels, flats e motéis. Os dois dias de encontro são dedicados ao desenvolvimento do mercado hoteleiro, área tão importante da economia que foi prejudicada durante o período de isolamento.

Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, comemora a retomada deste mercado, também muito atrelado ao segmento de eventos. “É uma incrível oportunidade colaborar com a Expotel, já que a área hoteleira é uma grande aliada para nós, muitas vezes recepcionando os visitantes do Centro de Convenções.”

Já a CONDO+, contará com a visita de síndicos, gestores e funcionários de condomínios residenciais, comerciais e mistos, buscando oferecer soluções e modernização para este grupo de profissionais.

Entre os temas dos expositores, estão diversos componentes atrelados à uma ótima receptividade, tanto passageira quanto permanente, como acessibilidade, tecnologia, lazer, amenities, limpeza, desing, entre muitos outros.

Além disso, ambos encontros trazem a oportunidade de networking e troca de ideias entre especialistas da área.

 

Continue lendo