Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Ricardo Minc – Seguro para entretenimento é um segmento que cresce em termos de Brasil

Publicado

em

Corretora brasileira especializada e líder em seguros para a indústria da criatividade e que soma 450 clientes top of mind em seus segmentos, a Affinité atua especificamente com seguros voltados ao entretenimento (onde se encaixam, por exemplo, as ações de marca), audiovisual (voltado para produções de conteúdos como comerciais) e artes. Esse é um mercado que está em ascensão no exterior (inclusive com modalidades de apólice que as agências no Brasil ainda não despertaram) e que começa a chamar a atenção dos players brasileiros de propaganda e de promoção, principalmente em razão da segurança e do apoio em casos de gestão de crise. Fomos ouvir o CEO da Affinité, Ricardo Minc para saber como atua nesse segmento.

– Quem é a Affinité?

R: A Affinité é uma corretora de seguros que atua neste ramo a mais de 20 anos no mercado, sendo responsável pela introdução de modalidades de seguros no Brasil,

exclusivamente, em três segmentos: artes, entretenimento e audiovisual. A Affinité desfruta de prestígio e reputação perante as companhias seguradoras, 

atuando, inclusive, como consultoria, sendo referência no mercado nacional de seguros especializados.

A Affinité desenha coberturas de seguros para cada projeto de nossos clientes levando em conta todas as etapas, desde a concepção até
possíveis desdobramentos posteriores à realização. 

– O que levou você a criar uma corretora especializada em seguros para a indústria do entretenimento?

R: Acho que de um modo geral somos todos, de alguma forma, ligados a indústria do lazer e do entretenimento, está é a parte social das nossas vidas. Não há como falar em cultura sem mencionar, por exemplo, a indústria criativa é ela que enriquece nosso repertório e nos faz sermos seres culturais.  Quando comecei a operar no mercado de seguro, fui pesquisar que tipo de seguros e quais ferramentas podiam ser utilizadas na indústria criativa de lazer, esporte e entretenimento e me dei conta de que a demanda para esse tipo de segmento no Brasil não era atendida com qualidade. Fui aos Estados Unidos e a Londres para trazer referências de produtos, serviços e formas para operacionalizá-las.


– Porque o mercado de seguros para entretenimento no Brasil é tão pouco explorado?

R: Quando iniciamos percebemos que era muito baixo a cultural de proteção, por vários motivos, o próprio mercado de seguros era incipiente, não possuía as coberturas adequadas, por deficiência de produto existia muita falta de credibilidade no seguro, muitos sinistros não eram indenizados. Também por falta de massa de risco o seguro, geralmente, era muito caro.

Como sabemos, um dos principais fundamentos do seguro é a lei dos grandes números e o mutualismo, ou seja, quanto mais pessoas contratam seguro mais barato fica por grupo. Então, ano após anos nossa tarefa é educar o mercado, iniciamos com as contratações de seguros básicos e estamos percebendo que chegamos num momento mais apropriado com o oferecimento de produtos mais sofisticados.  A cada sinistro que pagamos a cada incidente que acontece às pessoas vão adquirindo mais cultura e percebendo a verdadeira importância do valor agregado do seguro. Uma das principais dificuldade do mercado é a educação e cultura do seguro, tanto pelo lado das seguradoras como pelo lado do corretor e clientes. Deste modo, destacamos a figura do corretor especializado que é parte fundamental deste mercado, à medida que os corretores que são representantes dos clientes exigem das seguradoras produtos mais adequados aos riscos, pagamentos de sinistro mais ágeis, coberturas mais abrangentes e preços mais competitivos isso faz com que haja uma percepção da real importância do seguro. E uma das maneiras para dar a devida importância ao seguro é quando acontece o sinistro ou incidente.


– Essa modalidade de seguro é representativa no custo total de um evento?

R: Definitivamente não, pode variar de menos de 0,2% até 2% do budget do evento e acreditamos que não é um custo e sim um investimento de baixo custo e alta eficiência. Vou tentar explicar o porquê da nossa afirmação.

Uma produtora que contrata o seguro de Responsabilidade Civil com limite de R$ 1.000.000,00 de reais para um evento até 1.000 pessoas vai investir R$ 401,26 neste seguro e, automaticamente, aumentará o seu capital para R$ 1.000.000,00 em caso de se responsabilizar por danos causados a visitantes.

Se olharmos como gestor, seja da empresa parceira, patrocinadores, promotor ou produtor do evento, podemos afirmar que é sempre melhor a contratação de empresa com um capital maior para fazer frentes a eventuais dificuldades que possa aparecer trazendo desta forma mais profissionalismo, segurança e confiabilidade para todos.

Ainda é comum no mercado encontrar produtores ou promotores que acreditam que economizar no seguro é aumentar o lucro. Concordamos com esta afirmação, porém, precisa-se economizar de maneira inteligente sem diminuir o escopo e a qualidade das coberturas e o melhor parceiro para isto é seu corretor de seguro de longo prazo especializado.  

Nossa equipe é treinada e especializada e este know how vem em paralelo com a quantidade de eventos segurados, mais de 5.000 que nos traz a experiência de sabermos o custo certo das diferentes coberturas e, desta forma, procurar a melhor seguradora disponível no mercado. Diferente dos corretores generalistas que contratam este tipo de apólice com pouca frequência. 

Da mesma forma que na consultoria para conseguir o melhor custo beneficio do seguro é no sinistro que o corretor especialista pode ajudar muito mais. Nossa corretora indeniza quase 300 sinistros por ano, ou seja, temos a comprovada experiência com o fluxo, a documentação, os gargalhos e é neste momento da entrega (pagamento da indenização) que fica comprovada nossa qualidade de serviço. A experiência com a grande quantidade de sinistro também alertar para coberturas importantes que muitas vezes podem ter baixa frequência mais ter amplitude catastróficas.

Voltando a diminuição do custo, acreditamos que sem consultar um corretor realmente especializado é certo que está economia, provavelmente, se dará através da diminuição de coberturas e limites e consequentemente diminuir sua capacidade financeira, deixando seus clientes e parceiros mais vulneráveis. Nosso entendimento e objetivo é sempre proporcionar as empresas envolvidas nestas atividades um seguro bem feito e bem contratado.

– Que tipo de evento pode ser enquadrado nessa modalidade de seguro?

R: Shows, festivais, confraternizações, lançamentos de produtos, ativações, exposições, mostras, feiras, convenções, congressos, palestras, musicais, peças teatrais, cocktails, batizados, casamentos, noivados, circos, festas infantis, entre outros.


– Contratar esse tipo de seguro é burocrático?

R: Não, pode ser contratado de duas maneiras: por meio de uma cotação da qual temos uma equipe especializada em cada um dos segmentos e, também, com a novidade da nossa plataforma Affiniline, na qual o cliente tem a opção de contratar 5 dos nossos principais produtos online, com rapidez e comodidade. A Affinité é a primeira corretora no Brasil a oferecer essa modalidade de contratação.

– Contratar um seguro para eventos é acessível para as pequenas agências e médias agências?  

R: Sim, e na nossa percepção é  fundamental.  De maneira geral, existem dois tipos de cobertura de seguros para eventos. A primeira, denominada básica, refere-se à responsabilidade civil do organizador e do expositor (no caso de feiras e exposições).

A cobertura básica é a que passará a ser obrigatória caso o PL 1/2015 seja aprovado e a lei passe a vigorar. Ela garante até o limite de gastos previstos na apólice e o pagamento de indenização as pessoas que sofrerem qualquer tipo de acidente durante a realização do evento, levando em consideração que as coberturas básicas da Affinité, são as mais completas do mercado.

Entretanto, apesar da cobertura básica já trazer uma boa dose de tranquilidade a empresa no momento de organizar e promover um evento corporativo seguro e confiável há inúmeros tipos de intercorrências que podem acontecer durante uma ação desse tipo. Para cada uma delas, existem as chamadas coberturas adicionais. Ao agregá-las à apólice é possível prevenir-se contra:

. Danos a equipamentos durante sua montagem, instalação, utilização, desmontagem e transporte;

. Cancelamento e Interrupções Temporárias;

. No show , dano, furto ou roubo de veículos de convidados ou de funcionários que estejam estacionados no local do evento;

. Não utilização do espaço do evento;

.Danos a equipamentos em exposição;

. Subtração de valores de bilheterias;

. Cancelamento do evento devido a fenômenos climáticos;

. Acidentes e intercorrências com fogos de artifício;

 Alguns casos de sinistros solucionados pela Affinité:

  • Cancelamento total de show de artista internacional devido a condições climáticas adversas (U$D 2 MM).
  • Doença com cantor internacional que provocou cancelamento de shows em São Paulo, Curitiba, Santiagoe Buenos Aires (U$D 1,8 MM).
  • Cancelamento de show devido a vendaval com consequente queda do palco (U$D 1,7 MM).
  • Morte de um instalador durante montagem de exposição (U$D 2 MM).
  • Indenização para restauro em outro país de escultura pesando uma tonelada, pertencente a um dos maiores conglomerados financeiros Brasileiros.
  •  Indenização de Obras de Arte Italianas pertencentes à famosa coleção (U$D 700 M).
  • Centenas de indenizações referentes a gastos médicos com acidentes pessoais em viagens e filmagens.

São mais de 42,5 milhões de reais indenizados.  E mais de 300 produções indenizadas.

Ricardo Minc, Diretor Técnico da Affinité, corretora de seguros para indústria criativa.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

NBA House 2024 entra para o calendário de eventos estratégicos de São Paulo

Publicado

em

A NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo”,  disse o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

Continue lendo

Empresa

Consultoria de inovação 16 01 adquire participação na D20 Culture, marcando expansão estratégica

Publicado

em

A consultoria de inovação Hub 16 01, fundada pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, está em processo de expansão e acaba de anunciar o investimento em participação na D20 Culture, uma produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais centradas na cultura geek, especialmente RPG (Role Playing Games) e jogos de tabuleiro. O objetivo é criar projetos inovadores que se integrem organicamente à cultura pop e ao entretenimento, para ampliar as fronteiras desse universo e trazer novas experiências e narrativas.

Além disso, a parceria promete explorar maneiras diferentes de engajamento com o público, aproveitando as tendências emergentes no mundo geek e na cultura pop, combinando o conhecimento especializado em inovação e criatividades da 16 01 com a referência e paixão da D20 Culture pela cultura nerd. O movimento também abre novas oportunidades para a expansão dos negócios do Hub 16 01 no campo do RPG, que já é trabalhado atualmente em projetos como o “O Portal”, o primeiro reality show RPG do Brasil.

Este formato inovador de reality show reúne um elenco diversificado, que inclui artistas, atletas, cantores e humoristas, todos eles mergulhando pela primeira vez no universo do RPG de mesa. A primeira temporada encontra-se atualmente em fase de produção. E a afinidade pela prática do Role-Playing Game (RPG) foi o elo que uniu a consultoria de inovação Hub 1601 à D20 Culture. ‘’Ao unirmos nossas forças, não apenas expandimos nossa capacidade de atuação neste universo, mas também redefinimos os limites do que é possível neste ramo ao oferecer nosso know-how em inovação. É o encontro de duas forças criativas, nós como negócios e inovação e a D20 como criadora de conteúdo’’ explica Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01.

Para Léo Brazão, a vertical é extraordinariamente poderosa e está experimentando um crescimento significativo no país. Os jogos de mesa e RPG estão ganhando destaque, especialmente com a chegada de novas franquias ao Brasil, como o RPG da Avatar. “Trata-se de uma febre em ascensão, com uma comunidade altamente engajada. Nossa parceria tem a intenção de não só possibilitar a democratização do mundo geek, mas também trazer consigo conteúdo e diversão de extrema relevância”, explica.

Fundada por Peterson Rodrigues, a D20 Culture surgiu com a missão de não apenas criar conteúdos de qualidade, mas também de inovar e explorar novas formas de entretenimento. Com Ricardo Wendel como sócio, a empresa reúne uma equipe diversificada, capaz de explorar os desafios e oportunidades do mercado. “A entrada recente de Fábio Porchat como sócio representou um marco importante em nossa caminhada, ao trazer consigo sua expertise no mundo do entretenimento. Agora é a vez de Léo Brazão e Edu Paraske se juntarem a nós com o repertório de marcas, criatividade e inovação”, diz o cofundador e CEO da D20 Culture, Peterson Rodrigues.

Continue lendo