Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Realidades virtual e aumentada: em breve numa loja perto de você

Publicado

em

Novas tecnologias do varejo prometem mudar drasticamente a experiência de compra do consumidor

Já consagradas no ramo das diversões eletrônicas – tanto em jogos para videogame, estabelecendo um novo conceito para clássicos como Resident Evil e Batman VR, quanto nos smartphones, graças à recente ‘febre’ Pokemon GO!, – as realidades virtual e aumentada, respectivamente, estão prontas para revolucionar o dia-a-dia do consumidor comum.

A inovação traz para o comércio praticidades como o autoatendimento, a eliminação de filas em provadores e caixas e, em alguns casos, até mesmo a ida à loja física. Tudo isso para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível, investindo na fidelização e certamente proporcionando um grande aumento da concorrência no setor.

A transição desta tecnologia para o varejo é uma tendência já verificada na última edição da NRF Big Show, maior feira do segmento no mundo, realizada no início do ano, em Nova York (EUA). E certamente vai mudar a forma como o cliente faz as suas compras: o que antes era visto como um cenário futurista está prestes a se tornar algo cotidiano.

“Quase todos os grandes players de tecnologia presentes à feira mostraram alguma aplicação dessas tecnologias. Posso atestar que o realismo e a funcionalidade impressionam muito. Não tenho dúvidas de que essas soluções vão realmente revolucionar a forma como as pessoas se relacionam com as marcas”, garante Adriano Araújo, diretor da Symphony EYC no Brasil.

Uma das aplicações mais promissoras da realidade virtual é no e-commerce. O uso de óculos com esta tecnologia recria os ambientes e permite que o cliente “passeie” pelas gôndolas de um supermercado virtual, ou mesmo compre roupas “experimentando” o estoque em alguns minutos – algo extremamente prático, eficiente e convidativo.

Já a realidade aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente físico, por sua vez, já está sendo fundamental para alguns varejistas de móveis e decoração. A tecnologia permite que o cliente veja como o produto vai ficar em sua casa antes mesmo de ir até a loja. Basta que o cliente navegue pelo catálogo e, através de seu aplicativo, veja em seu smartphone o layout desejado.

Além disso, as duas tecnologias podem ajudar os varejistas a criarem lojas virtuais, com ilimitadas possibilidades de testar conceitos de ambientação – algo que levaria semanas no ambiente físico. Supermercados e fabricantes de bens de consumo também podem simular a exposição de seus itens em cada setor da loja e, inclusive, convidar clientes para experimentar e testar suas novidades antes da implementação na loja.

 

Alguns cases

· A Symphony EYC, reforçando sua posição no mercado, adquiriu recentemente uma empresa britânica especializada no segmento, a Fifth Dimension. As novidades foram apresentadas em primeira mão na NRF – Nova York. Assista.
· A Myer, loja de departamentos australiana, fez uma parceria com o e-Bay para criar a primeira loja de departamentos através de realidade virtual. Visite.
· A Sixsense VR tem soluções para transformar o e-commerce. Em vez de usar um site, o cliente entra na loja virtual. Visite.
· A Magic Leap investe em uma tecnologia chamada mixed reality. Conheça.
· A Ikea vende itens de decoração a partir de seu catálogo virtual em realidade aumentada. Assista e conheça o catálogo.
· A chinesa New Tempo também apresenta ao mercado a 3D Virtual Fitting Room, uma loja de departamentos virtual. Assista.
· O Facebook recentemente adquiriu a Oculus, fabricante de óculos de realidade virtual, por US$ 2 bilhões. É outra demonstração do potencial deste mercado.

Continue lendo

Universo Live

Ampro lança guia de boas práticas de trade marketing em versão digital

Publicado

em

Segundo a Associação Brasileira de Comunicação de Marketing (ABComm),a projeção de crescimento do setor de Trade gira em torno de 8 a 10% em relação ao ano passado, alcançando um valor entre R$ 85 bilhões e R$ 90 bilhões, devido aumento do investimento em marketing pelas empresas, que acabaram retomando a confiança do consumidor, impulsionando maiores investimentos em estratégias, e consequentemente um crescimento promissor.

Organizado pela diretoria setorial de trade marketing da Ampro -Associação de Marketing Promocional, o e-book Melhores Práticas de Trade Marketing será lançado no dia 18 de junho no site da Associação.

Com 161 páginas, o e-book oferece informações abrangentes, começando pelos objetivos do trade marketing, trade digital e os serviços relacionados. Em seguida, dedica capítulos às práticas de ESG, à classificação das agências, até a jornada de contratação com práticas sustentáveis. O conteúdo é concluído com cases premiados no AMPRO Globes Awards, tradicional prêmio da Associação, que chega à sua 24ª edição em 2024

Um roteiro completo para fornecer diretrizes e auxiliar na capacitação de profissionais que atuam nesta área, por meio de boas práticas de planejamento, implementação e aprimoramento de estratégias, facilitando a estruturação das etapas de forma atualizada e direta.

A ideia do guia é trazer para as empresas e para o mercado as melhores práticas para a contratação de serviços, fomentar a profissionalização e o desenvolvimento sustentável do Trade Marketing no Brasil, abordando a forma correta para compra de serviços e auxiliando no respeito à legislação. Com uma abordagem didática, o material compartilha conceitos, reflexões e caminhos assertivos para boas práticas.

A diretoria setorial de trade marketing da Ampro é formada por membros de agências como MKT House, C2C-GI GROUP Brasil, Pop Trade, Marco MKT, Creata, Allis e Itrade Smollan.

“Este material representa o compromisso da Ampro em promover a excelência e o desenvolvimento do trade marketing, contribuindo para o sucesso e crescimento de todos os envolvidos nesse mercado. Para os profissionais, traz orientações práticas e estratégicas que podem ser aplicadas no dia a dia. Para os estudantes e profissionais em início de carreira, oferece uma visão abrangente do setor, preparando-os para os desafios do mercado. Para as agências, fornece diretrizes claras e melhores práticas, permitindo que desenvolvam estratégias mais eficazes e se destaquem no mercado, e para as indústrias e o varejo, traz insights sobre as tendências do setor, ajudando as empresas a se manterem competitivas”, explica Fabrício Massa, diretor executivo da diretoria setorial de trade marketing da Ampro.

“O lançamento deste conteúdo é uma iniciativa que promete ser um excelente condutor de informações para a tomadas de decisões dos profissionais da área. Foi elaborado com cautela e olhar abrangente e contou com a contribuição de diferentes  perspectivas – agências, clientes, especialistas, jurídico e ESG. Com a liderança do Fabrício Massa, diretor da diretoria setorial de trade marketing, conseguimos reunir uma riqueza de insights que certamente serão valiosos para todos que buscam se aprofundar no setor.”

Continue lendo

Universo Live

Academia Brasileira de Eventos e Turismo lança programa de certificação profissional

Publicado

em

Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos, e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, visto a necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.

As inscrições já estão abertas com vagas limitadas com início das aulas em 21 de junho e término em 23 de novembro de 2024 no WTC World Trade Center SP. O programa de certificação de excelência de gestores de eventos é de extrema importância para todos os profissionais e empresas contratantes, onde será atestado não só o conhecimento do público interessado sobre os assuntos e procedimentos conferindo a prova de capacidade para a execução de determinado serviço ou no exercício de qualquer função, mas também demonstrando como funciona o compromisso da empresa, o profissionalismo de seus colaboradores, bem como a manutenção e atualização aos padrões de qualidade de seus processos, aumentando não só a credibilidade profissional, mas o prestígio dentro da própria rede de contatos.

A certificação além de evidenciar a qualificação do requerente garante a veracidade de sua formação e habilitação para o exercício das funções, reconhecendo a capacidade do profissional tanto por empresas internacionais quanto multinacionais, deixando a pessoa apta para trabalhar em qualquer país.

Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.

Para participar é necessário que se preencha formulário junto a inscrição e encaminhamento, anexando seu Currículo Acadêmico Profissional e colocar qual a atuação na área de gestão de eventos, com o mínimo de três anos de experiência e carta motivacional sobre a intenção do curso.

Esta primeira edição conta com apenas 40 vagas, sendo assim somente os 40 primeiros inscritos e selecionados vão participar da aula no formato de um final de semana por mês, sendo 8 horas de aula às sextas e 8h no sábado, período manhã e tarde. Ao todo, serão 6 finais de semana de 16 horas/aula, totalizando 96 horas de curso, com uma prova de 1h por módulo, em um total de 9 módulos e mais 3 horas de aula inaugural.

Continue lendo