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Realidades virtual e aumentada: em breve numa loja perto de você

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Novas tecnologias do varejo prometem mudar drasticamente a experiência de compra do consumidor

Já consagradas no ramo das diversões eletrônicas – tanto em jogos para videogame, estabelecendo um novo conceito para clássicos como Resident Evil e Batman VR, quanto nos smartphones, graças à recente ‘febre’ Pokemon GO!, – as realidades virtual e aumentada, respectivamente, estão prontas para revolucionar o dia-a-dia do consumidor comum.

A inovação traz para o comércio praticidades como o autoatendimento, a eliminação de filas em provadores e caixas e, em alguns casos, até mesmo a ida à loja física. Tudo isso para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível, investindo na fidelização e certamente proporcionando um grande aumento da concorrência no setor.

A transição desta tecnologia para o varejo é uma tendência já verificada na última edição da NRF Big Show, maior feira do segmento no mundo, realizada no início do ano, em Nova York (EUA). E certamente vai mudar a forma como o cliente faz as suas compras: o que antes era visto como um cenário futurista está prestes a se tornar algo cotidiano.

“Quase todos os grandes players de tecnologia presentes à feira mostraram alguma aplicação dessas tecnologias. Posso atestar que o realismo e a funcionalidade impressionam muito. Não tenho dúvidas de que essas soluções vão realmente revolucionar a forma como as pessoas se relacionam com as marcas”, garante Adriano Araújo, diretor da Symphony EYC no Brasil.

Uma das aplicações mais promissoras da realidade virtual é no e-commerce. O uso de óculos com esta tecnologia recria os ambientes e permite que o cliente “passeie” pelas gôndolas de um supermercado virtual, ou mesmo compre roupas “experimentando” o estoque em alguns minutos – algo extremamente prático, eficiente e convidativo.

Já a realidade aumentada, que consiste na inserção de objetos virtuais no ambiente físico, por sua vez, já está sendo fundamental para alguns varejistas de móveis e decoração. A tecnologia permite que o cliente veja como o produto vai ficar em sua casa antes mesmo de ir até a loja. Basta que o cliente navegue pelo catálogo e, através de seu aplicativo, veja em seu smartphone o layout desejado.

Além disso, as duas tecnologias podem ajudar os varejistas a criarem lojas virtuais, com ilimitadas possibilidades de testar conceitos de ambientação – algo que levaria semanas no ambiente físico. Supermercados e fabricantes de bens de consumo também podem simular a exposição de seus itens em cada setor da loja e, inclusive, convidar clientes para experimentar e testar suas novidades antes da implementação na loja.

 

Alguns cases

· A Symphony EYC, reforçando sua posição no mercado, adquiriu recentemente uma empresa britânica especializada no segmento, a Fifth Dimension. As novidades foram apresentadas em primeira mão na NRF – Nova York. Assista.
· A Myer, loja de departamentos australiana, fez uma parceria com o e-Bay para criar a primeira loja de departamentos através de realidade virtual. Visite.
· A Sixsense VR tem soluções para transformar o e-commerce. Em vez de usar um site, o cliente entra na loja virtual. Visite.
· A Magic Leap investe em uma tecnologia chamada mixed reality. Conheça.
· A Ikea vende itens de decoração a partir de seu catálogo virtual em realidade aumentada. Assista e conheça o catálogo.
· A chinesa New Tempo também apresenta ao mercado a 3D Virtual Fitting Room, uma loja de departamentos virtual. Assista.
· O Facebook recentemente adquiriu a Oculus, fabricante de óculos de realidade virtual, por US$ 2 bilhões. É outra demonstração do potencial deste mercado.

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Cimed transforma fachadas de farmácias em ativação de Carmed

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A Cimed estreia uma ação de trade marketing que vai transformar as fachadas de algumas farmácias em uma experiência imersiva da marca de hidratantes labiais Carmed. A ação mostra a força da união entre a indústria e o varejo farmacêutico, com o objetivo de gerar fluxo para as farmácias e aproximar a marca e o varejo do consumidor final.

A decoração externa das farmácias contará com elementos visuais nas cores marcantes da marca Carmed, usando o design icônico dos produtos. Além disso, as farmácias participantes da ação oferecerão uma área instagramável, permitindo que clientes e visitantes compartilhem suas experiências nas redes sociais. As farmácias também oferecerão condições especiais e lançamentos de produtos exclusivos, como o Carmed Doces – trio de hidratantes labiais com aromas de Leite Condensado, Doce de Leite e Brigadeiro. Esse último, desenvolvido em parceria com a cantora sertaneja Ana Castela, e que estará disponível nas farmácias a partir desta semana.

“Esta é a primeira vez que um varejo farmacêutico realiza uma ação de trade marketing de impacto em parceria com a indústria. Nosso objetivo é agregar valor às farmácias, fortalecer a inovação, trazer resultados em vendas e aumentar o fluxo de clientes nas lojas. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência única aos nossos clientes – que são as farmácias – e, claro, aos consumidores de Carmed”, explica João Adibe Marques, CEO da Cimed.

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Lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024: Celebrando a Excelência e Inovação no Varejo

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O POPAI Brasil anuncia o lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024, a maior Premiação do Marketing no Varejo que visa reconhecer e celebrar as melhores práticas, inovações e excelência no setor de varejo, destacando os projetos que estão moldando o futuro da experiência de compra.

As inscrições para o Prêmio POPAI Brasil 2024 já estão abertas! Marcas, agências, varejistas, fornecedores, prestadores de serviços, promotores e acadêmicos estão convidados a inscrever seus projetos e participar dessa celebração única.

O cronograma de inscrições é dividido em três fases:

– Early Bird: 18/07/2024 – 30/07/2024

– Inscrições 1º Lote: 31/07/2024 – 28/08/2024

– Deadline 2º Lote: 29/08/2024 – 27/09/2024

– Upload do Projeto: 31/07/2024 – 27/09/2024

O Prêmio POPAI Brasil é uma iniciativa do POPAI Brasil – Associação Brasileira de Marketing no Varejo, que visa incentivar, recompensar e compartilhar as melhores práticas do setor de marketing no varejo. Com uma tradição de promover a interação entre varejistas, agências, marcas e fornecedores, o prêmio se consolidou como um marco no calendário brasileiro. Ele abrange uma ampla gama de categorias, refletindo a diversidade e inovação do setor de varejo.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de novembro de 2024, onde os vencedores serão anunciados e celebrados em um evento repleto de inovação e networking.

Para mais informações sobre o Prêmio, categorias, critérios de avaliação e inscrições, visite nosso site: premio.popaibrasil.com.br ou entre em contato: (11) 2391-0883 (whats) e [email protected]

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