Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Projeto cultural CINE BOA PRAÇA volta à Sorocaba

Publicado

em

Em sua 5ª edição, projeto cultural CINE BOA PRAÇA conta com patrocínio máster da Sorocaba Refrescos-Coca-Cola e traz como novidade a realização de Oficinas de Cinema para as crianças

A partir do dia 21 de setembro, o projeto cultural de cinema itinerante CINE BOA PRAÇA, realiza sua 5ª edição na região de Sorocaba, contemplando além desta, mais sete cidades: Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora. Ao todo serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas.

O projeto conta com o apoio da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (PROAC- ICMS), e com a parceria da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba e das secretarias de cultura das cidades contempladas pelo projeto.

Luz, câmera, ação!

Em cada praça é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das mais variadas idades: “Queremos ver a família toda reunida: crianças, jovens e idosos”, afirma Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do CINE BOA PRAÇA. “Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, completa Patrícia Savino, coordenadora do projeto.

A programação

O CINE BOA PRAÇA prima pela qualidade dos filmes, sempre escolhendo histórias que possam divertir e fazer refletir. Em 2018, o público terá a oportunidade de assistir a produções de destaque, tais como: “O Touro Ferdinando”; “Viva – a vida é uma festa” e o curta nacional “Cores e Botas”. Todos os filmes têm em comum a temática de superação de preconceitos e aceitação da diversidade.

Antes de cada exibição são promovidas atividades culturais e brincadeiras, que têm como objetivo recriar a atmosfera das narrativas que passam na tela. “Mais do que apenas assistir aos filmes, queremos que nosso público amplie seus repertórios culturais. Afinal, cinema também é conhecimento”, lembra Claudia Perrotta, também idealizadora do projeto.

Os espectadores que participam da ação são premiados com livros, geralmente de autores brasileiros, incentivando a leitura, a cultura nacional e a interlocução entre diferentes linguagens. Essa iniciativa levou o projeto a ser finalista do Prêmio Viva Leitura (2016), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Capacitação e legado

Além das exibições de filmes renomados, a novidade deste ano é a realização de seis oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais, com o objetivo de fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, tais como: posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros.

Como produto final, os integrantes produzirão um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local onde estão inseridos. O material será exibido em algumas sessões públicas do CINE BOA PRAÇA e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é inspirar o sentimento de pertencimento, estimulando as expressões culturais e seu registro através de técnicas cinematográficas”, acrescenta Claudia Perrota, coordenadora da atividade.

Parceira e patrocinadora do CINE BOA PRAÇA desde sua primeira edição, a Sorocaba Refrescos – Coca-Cola tem como filosofia apoiar projetos que deixem um legado para as comunidades. “Esta ação é muito importante para nossa empresa, pois além de levar cultura e lazer para as comunidades onde atuamos, é uma maneira de agradecermos essas famílias por nos receberem todos os dias em seus lares escolhendo nossos produtos”, explica Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos.

A programação completa da edição 2018 do Cine Boa Praça está disponível no Facebook: www.facebook.com/CineBoaPraca e no site www.cineboapraca.com.br.

Vídeo de apresentação do projeto 2017: https://www.youtube.com/watch?v=tIHMUYjJPBk

Sinopses:

Viva – A vida é uma festa: Miguel é um garoto mexicano de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas precisa superar a desaprovação de sua família. Determinado a virar o jogo, ele viaja à Terra dos Mortos para desvendar um segredo passado de sua família e acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos! Miguel aprende que perseguir um sonho tem um preço, que a família, mesmo que ela não pareça apoiá-lo ainda, é muito importante e que morrer não é um problema de maneira alguma; na verdade, muito pior do que estar morto é ser esquecido.

O Touro Ferdinando: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. À medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. O doce Ferdinando prova que não se pode julgar ninguém pela sua aparência.

Cores e Botas: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 1980: ser paquita. Sua família é bem-sucedida e apoia seu sonho. Porém, Joana é afrodescendente e nunca houve uma paquita de sua cor no programa da Xuxa. Após se deparar com a realidade racista do país, Joana descobre a fotografia e percebe o quão subjetiva pode ser a perspectiva de uma câmera, decidindo trilhar esse novo caminho.

Serviço:

O que: Projeto cultural de cinema itinerante CINE BOA PRAÇA

Quando: de setembro a dezembro de 2018 em 8 cidades da região

Horários: a partir de 17h30 atividades culturais e 18h30 exibição do filme (*Horário de verão, a partir de 25.10: 18h30 atividades culturais e 19h30 exibição do filme).

Cidades: Sorocaba, Salto de Pirapora, Salto, Araçariguama, Mairinque, Votorantim, São Roque e Itu.

Patrocínio: Sorocaba Refrescos – Coca-Cola

Apoio: PROAC – ICMS

Informações: www.facebook.com/CineBoaPraca e no site: www.cineboapraca.com.br

Evento gratuito e para toda família

Programação Sorocaba:

21/09 – EE Monteiro Lobato (oficina e sessão exclusiva para alunos) – Filme Viva

22/09 – Parque Amadeu Franciulli (B. Vitória Régia) – Filme Viva

27/09 – Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Fime Touro Ferdinando

28/09 – EE Monteiro Lobato – Exibição do minidocumentário da oficina de cinema (com entrega dos certificados de participação) e curtas metragens sobre preconceito e discriminação (como Cores e Botas da diretora Juliana Vicente)

29/09 – Praça da Matriz (B. Aparecidinha) – Filme Viva

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Espaço das Américas passa a se chamar Espaço Unimed

Publicado

em

A partir de agora, o Espaço das Américas, em São Paulo, passa a se chamar Espaço Unimed. Celebrando 20 anos de existência, a tradicional casa de espetáculo paulistana assume pela primeira vez novo nome, em uma ação de naming rights completamente alinhada aos valores da Central Nacional Unimed e ao seu propósito de cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental, promovendo cultura, lazer, diversidade e encontros entre as pessoas. Um investimento que tem como objetivo principal contribuir com experiências positivas para a cidade e o grande público, em sintonia com o olhar de crescimento e diversificação de parcerias estratégicas da marca Unimed.

Para a Central Nacional Unimed, saúde, condição essencial para a vida, vai muito além de cuidados físicos. Inclui estar de bem com a mente, ter boas relações e fazer atividades que tragam prazer à vida. A música e a arte são caminhos para o bem-estar e fatores muito importantes no cuidado com a saúde mental. “É um grande prazer para todos nós, da Central Nacional Unimed, levar a marca Unimed a um espaço que é referência em entretenimento de qualidade para os paulistanos e brasileiros. Democrático, diverso e acessível, o Espaço Unimed é para todas as pessoas, afirmando nosso compromisso em oferecer opções que garantam o bem-estar a todos”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Central Nacional Unimed.

Ao longo dos anos, a Unimed tem construído uma relação atenciosa e de reciprocidade com as cidades em que atua e na maneira como pode favorecer a qualidade de vida das pessoas. O Espaço Unimed é mais uma das várias ações da Unimed neste sentido. A marca já está presente em São Paulo com o Teatro Unimed e a Academia Unimed, no parque Villa Lobos, com a parceria de guarda-chuvas da Rentbrella, iniciativas de zeladoria de praças em três bairros da capital, além de diversas organizações de investimento social e ambiental (Institutos Unimed), sempre reafirmando seu compromisso com políticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

 

Continue lendo

Eventos

Netza e Embraer levam EVE para Rio2C

Publicado

em

O Rio2C fomenta a convergência entre todas as pontas da economia criativa. De 26 de abril a 1º de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o maior evento de inovação da América Latina antecipará tendências e reflexões sobre as dinâmicas do mercado.

A Netza promete atrair a atenção do público com o espaço criado para a EVE, startup da Embraer. Com o conceito  “Mobilidade urbana como você nunca viu”, a martech agency será responsável pela estratégia do estande da marca, que fará a demonstração do eVTOL – seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical – por meio de vídeo explicativo e mockup do projeto. Além das novidades e muito networking no espaço, serão distribuídos brindes que incentivam os visitantes a contribuírem com um mundo mais sustentável.

“Nosso insight foi convidar o público do evento a embarcar no futuro da mobilidade com a EVE e o eVTOL, que será um veículo sustentável, acessível e trará conforto e segurança para as grandes cidades. Para o espaço de exposição, trouxemos um ambiente de aprendizado e convivência para inspirar mentes criativas a ajudarem a EVE a construir soluções para todo um ecossistema, mais tecnológico, verde e sustentável. E essa troca de ideias sobre inovação para fazer um mundo melhor tem tudo a ver com a Netza.”, explica Fábio Pacheco, head de estratégia criativa da Netza.

No dia 29/4 (10h às 11h), a Embraer participará do painel  “O Veículo do Futuro” e falará sobre o desenvolvimento do projeto do eVTOL, trazendo uma abordagem de como o design e a criatividade podem ajudar a revolucionar a mobilidade aérea urbana.

Continue lendo