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Procura por brindes e ações promocionais cresce 22% no maior marketplace do setor no País

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Pesquisa com usuários do Portal Free Shop revela que as médias e grandes empresas constituem o principal foco de demanda para o marketing promocional

Presentear clientes e criar experiências de marca por meio de ações promocionais tem sido a saída mais econômica em tempos de orçamentos apertados e revisão de despesas. O Portal Free Shop, maior marketplace brasileiro de brindes, materiais e serviços para eventos e ponto de venda, registrou mais de 200 mil orçamentos solicitados entre janeiro e outubro deste ano. O aumento foi de 22% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo pesquisa realizada com 500 usuários, que identificou ainda que as empresas investem, em média, R$ 50 mil por ano em brindes e ações promocionais.

O levantamento destacou as médias e grandes empresas como as que mais buscam esse tipo de ação, representando mais de 45% dos negócios. Já a média de atividades realizadas durante o ano é de mais de duas ações para 57% das pesquisadas. Regionalmente, São Paulo foi apontado como o Estado com mais organizações presenteando consumidores e criando experiências para conectar marcas e clientes, somando 50,3% dos investimentos. Na sequência vem Minas Gerais (8,7%), Rio de Janeiro (8,3%) e Paraná (6,5%).

O período de julho a outubro teve a maior parte dos investimentos em ações promocionais concentrada, totalizando 57,6% contra 42% realizados no primeiro semestre. “O segundo semestre é sempre mais movimentado para o setor de marketing promocional. O número de orçamentos aumenta e as empresas compram mais brindes e realizam ações motivadas por datas especiais, como Natal e comemorações de final de ano”, explica Thaís De Vitto, diretora da Forma Promocional, empresa responsável pelo portal Free Shop e pela feira Brazil Promotion.

Aumentou também o interesse de anunciantes e fornecedores de material promocional em expor produtos e serviços. O salto foi de 279 empresas atuantes em 2016 para 332, totalizando cerca de 20% de crescimento. Já entre os itens mais procurados, no Top-10 estão: caneta, nécessaire, squeeze, pen drive, bolsa térmica, pulseira emborrachada, caneca, chaveiro, garrafa de água e copo.

“Estamos há mais de 15 anos no ar e disponibilizamos mais de 38 mil itens promocionais para todos os públicos corporativos, desde papelaria personalizada com logotipo da empresa até produtos desenvolvidos exclusivamente para grandes ações promocionais, enfatiza Thaís.

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Mercado do Live Marketing busca capacitação

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Profissionais ligados ao Live Marketing estão aproveitando o ritmo menos acelerado para buscarem capacitação e qualificação para a retomada pós-pandemia. A AMPRO Saber, a plataforma de cursos de qualificação criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, tem contabilizado crescimento no número de interessados pelos cursos.

No próximo dia 22 de abril, a partir das 18h30, já está confirmada o curso online “Concursos, Sorteios, Vale-brindes: Entenda a Certificação Necessária e Evite Problemas”, ministrada por Vanessa Calabria Macarrão, do FAS Advogados. O curso vai abordar sobre a legislação de promoções e prêmios, conceito de promoção comercial, modalidades e requisitos de realização, comprou-ganhou, campanhas de incentivo, programas de fidelidade e ações de chash-back e desconto.

Na sequência, no dia 27 de abril, a partir das 19h, uma próxima turma acompanha o curso “ROI de Eventos – Conheça e Aplique”, com Roberta Nonis, da Evento Único Consultoria. A aula vai orientar agências e clientes a definirem objetivos tangíveis e intangíveis de seus eventos desde o briefing, formatando o evento com foco na mensuração de resultados.

“Diversas modalidades do Live Marketing, como os concursos, sorteios, vale-brindes, as promoções no ponto de venda, o trade marketing, não pararam. São atividades que devem continuar sendo motivadas e gerando novos Jobs. Por isso também a procura pelo curso sobre promoções com premiações. Eventos também continuam acontecendo na modalidade online e o conteúdo do dia 27 foi pensado para o preparo dos profissionais para a medição de retorno, tanto em eventos digitais quanto no retorno dos eventos presenciais”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

A agenda de eventos do AMPRO Saber, bem como detalhes e inscrições, está disponível no site da AMPRO: https://ampro.com.br/agenda

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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