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Procura por brindes e ações promocionais cresce 22% no maior marketplace do setor no País

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Pesquisa com usuários do Portal Free Shop revela que as médias e grandes empresas constituem o principal foco de demanda para o marketing promocional

Presentear clientes e criar experiências de marca por meio de ações promocionais tem sido a saída mais econômica em tempos de orçamentos apertados e revisão de despesas. O Portal Free Shop, maior marketplace brasileiro de brindes, materiais e serviços para eventos e ponto de venda, registrou mais de 200 mil orçamentos solicitados entre janeiro e outubro deste ano. O aumento foi de 22% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo pesquisa realizada com 500 usuários, que identificou ainda que as empresas investem, em média, R$ 50 mil por ano em brindes e ações promocionais.

O levantamento destacou as médias e grandes empresas como as que mais buscam esse tipo de ação, representando mais de 45% dos negócios. Já a média de atividades realizadas durante o ano é de mais de duas ações para 57% das pesquisadas. Regionalmente, São Paulo foi apontado como o Estado com mais organizações presenteando consumidores e criando experiências para conectar marcas e clientes, somando 50,3% dos investimentos. Na sequência vem Minas Gerais (8,7%), Rio de Janeiro (8,3%) e Paraná (6,5%).

O período de julho a outubro teve a maior parte dos investimentos em ações promocionais concentrada, totalizando 57,6% contra 42% realizados no primeiro semestre. “O segundo semestre é sempre mais movimentado para o setor de marketing promocional. O número de orçamentos aumenta e as empresas compram mais brindes e realizam ações motivadas por datas especiais, como Natal e comemorações de final de ano”, explica Thaís De Vitto, diretora da Forma Promocional, empresa responsável pelo portal Free Shop e pela feira Brazil Promotion.

Aumentou também o interesse de anunciantes e fornecedores de material promocional em expor produtos e serviços. O salto foi de 279 empresas atuantes em 2016 para 332, totalizando cerca de 20% de crescimento. Já entre os itens mais procurados, no Top-10 estão: caneta, nécessaire, squeeze, pen drive, bolsa térmica, pulseira emborrachada, caneca, chaveiro, garrafa de água e copo.

“Estamos há mais de 15 anos no ar e disponibilizamos mais de 38 mil itens promocionais para todos os públicos corporativos, desde papelaria personalizada com logotipo da empresa até produtos desenvolvidos exclusivamente para grandes ações promocionais, enfatiza Thaís.

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Ativação com o ‘Esquadrão Neutrogena da proteção’ continua sua jornada durante o Carnaval levando protetor solar aos foliões

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Dando continuidade à campanha No Ritmo do Verão, Neutrogena assume mais uma vez o protagonismo de aliada para a proteção e a hidratação da pele, desta vez em uma das festas mais populares do Brasil.

Após o sucesso no Primavera Sound e nas praias do litoral paulista no final de 2023, a marca embarca para uma nova missão durante o Carnaval. Com o mote “Para pular o carnaval não dá para pular a proteção”, Neutrogena distribuirá cerca de 350 litros de protetor solar, proporcionando segurança e diversão nos principais blocos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Recife. A marca também irá distribuir sampling dos protetores no credenciamento do Camarote n°1 da Sapucaí.

Toda a estratégia faz parte da jornada Neutrogena durante o verão, que teve sua estreia no Primavera Sound. A Campanha reforça o compromisso da marca com a saúde e o cuidado com as pessoas em primeiro lugar ao proporcionar proteção solar em um evento com altas temperaturas. A ação inédita distribuiu aproximadamente 500 litros de protetores solares ao público do festival que também pode usufruir de um stand exclusivo com local para descanso, bebedouro e ativações especiais, além de conhecer em primeira mão o lançamento da música “Maresia By Neutrogena” – parceria inédita de Marina Sena e Rachel Reis.

“Nosso objetivo é manter uma linha perene ao levar informação à população sobre a importância de se proteger contra o sol, mas sempre de uma forma leve e divertida. A ação com nossos mochileiros tem sido focada em locais com grande concentração de pessoas exatamente para que todos criem essa associação com a saúde e o bem-estar. Neutrogena está onde eles estão, seja em um festival ao ar livre, na praia, nas férias ou no Carnaval”, explica Camila Carvalho, gerente de marketing da categoria de proteção solar de Kenvue Brasil.

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Rexona e JCDecaux levam fanfarra ao metrô de São Paulo

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Nos dias de Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, a partir das 9h, uma banda de fanfarra acompanhará os foliões dentro dos trens, no percurso entre as estações Fradique Coutinho e República, no metrô de São Paulo. A ação é iniciativa da Rexona e JCDecaux, com criação assinada pela agência Energy BBDO, e faz parte da campanha “Bota pra ferver”, que destaca a paixão do brasileiro pelo Carnaval e a importância do desodorante neste período, garantindo mais proteção e confiança para os foliões.

No mesmo período, a campanha contará com um lounge com pontos instagramáveis, com distribuição de brindes, como leques, bucket hat, tirantes com cores, além de jatos de desodorante, na estação Fradique Coutinho – local de grande movimentação para os principais blocos da capital paulista.

Paralelamente às ativações na Linha Amarela, a parceria entre a Rexona e a JCDecaux ainda envolve entregas de mídia Out Of Home (OOH) nas rotas por onde circularão mais pessoas em São Paulo (SP) e em Salvador (BA), com criativos que simulam interações para garantir 100% do share através de formatos diferenciados. É o caso de trens e espaços personalizados, o Icônico da Sé e Mega Led Circular da Luz, que são orbiculares, e o Videowall da Consolação, que “acompanha” o público que sobe ou desce pela escada rolante da estação.

“Estamos 100% focados na jornada do consumidor. Usamos o OOH e a mídia programática como uma grande fortaleza para comunicar com assertividade e impactar de maneira inovadora os trajetos e momentos de lazer do público-alvo dos nossos parceiros”, afirma João Binda, diretor comercial geral da JCDecaux.

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