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Presença digital das empresas afeta lucratividade

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ESPM Media Lab chega a uma metodologia capaz de mostrar a presença digital da empresa frente aos seus concorrentes e ao lucro.

O ESPM Media Lab, em seu núcleo de pesquisa sobre Digital Analytics, coordenado pelo professor Dr. Cláudio Oliveira, lança o ESPMid, que concentra o Índice de Maturidade Digital (IMD) e o Índice de Presença Digital (IPD), com o objetivo de oferecer às empresas e as agências de comunicação, propaganda e marketing uma visão precisa sobre como está a presença digital da marca, frente aos investimentos realizados, sua concorrência e a lucratividade da companhia.

Para demonstrar um caso aplicado a esta metodologia utilizada para medir o IPD, Oliveira realizou um estudo com a indústria bancária. Neste estudo são analisadas sete variáveis, que mostraram aderência ao lucro dos bancos com a matemática do IPD, levando em consideração a correlação das variáveis com o lucro de cada instituição e a performance delas em cada variável. O estudo aponta que o número de curtidas na página de Facebook e a média de acessos à página do site institucional foram os índices com maior correlação entre seu desenvolvimento e o lucro dos bancos analisados. O Itáu aparece em primeiro lugar com 7,04 e, o Bradesco em segundo com 6,45, seguido da Caixa Econômica Federal om 4,89 e do Banco do Brasil com 3,56.

Embora o investimento do Itaú seja menor que o do Bradesco, o banco teve performance melhor nas variáveis curtidas de Facebook e visitas a páginas do site. “Sabemos que é cada vez mais importante aos acionistas entenderem como está a presença digital da empresa, pois este é um indicativo importante de como está a competitividade da marca. Nosso objetivo ao criar estes índices foi de mostrar como eles ajudam os executivos a tomar decisões”, ressalta Oliveira.

Além do IPD, Oliveira desenvolveu um painel de controle que mostra aos executivos, por meio de uma nota de 0 a 10, como está o desempenho, por exemplo, de uma campanha por celular, sua taxa de conversão, o custo por aquisição, dentre outros.

“Sabemos que um dos maiores problemas para os profissionais envolvidos com a área digital é o relacionamento com as outras áreas da empresa envolvidas nas ações, justamente porque não havia indicadores de mensuração que fossem fáceis de serem digeridos por profissionais que não são de tecnologia. Apresentamos estas métricas a profissionais de empresas e de agência e todos afirmaram que o IPD e o IMD ajudarão no diálogo com os clientes e os executivos que precisam decidir sobre os investimentos em ações no digital”, esclarece Oliveira.

 

Diagnóstico       

O ESPM Media Lab lançou na página de Digital Analytics um acesso gratuito para as empresas realizarem um diagnóstico sobre sua presença digital. Elas poderão realizar esta avaliação pela página: http://pesquisasmedialab.espm.br/digital-analytics/ Neste link também estão mais detalhes sobre estas pesquisas que levaram ao desenvolvimentos do IPD e do IMD.

 

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

A Ampro acaba de lançar a campanha para o festival de criatividade Ampro Globes Awards 2021. A campanha foi criada pela pela TracyLocke Brasil. Como regra do festival a agência do ano cria a campanha do ano seguinte e a TracyLocke foi a grande vencedora de 2020 com o Grand Prix, 10 ouros, 10 pratas e 1 bronze. Em um ano em que o mercado de live marketing fala sobre se reinventar, ressignificar e renascer, a agência traz a campanha ‘Re-Ampro Globes Awards. Um prêmio pra quem se reinventa.’

As peças exaltam os símbolos de reinvenção de diferentes culturas, como o escaravelho sagrado e o pilar djed, da cultura egípcia, a tríscele, da cultura celta e a roda do dharma da cultura hindu. Além de peças de social, a campanha conta também com um anúncio long copy que questiona os profissionais que querem se reinventar acreditando nas mesmas coisas. As inscrições para o Ampro Globes Awards poderão ser feitas a partir do dia 19 de julho.

“O Ampro Globes Awards é uma premiação que vem se reinventando nos últimos anos, assumiu o foco na criatividade e se modernizou da escolha do júri, hoje muito mais plural e com metas claras de diversidade e transversalidade racial ao seu sistema de julgamento. É muito bom poder ajudar o festival a mostrar sua cara com uma campanha que representa o seu momento e do próprio mercado.” comenta Daniel Ottoni, CCO da TracyLocke Brasil.

“Como a própria campanha diz: O verbo pode até mudar, mas o prefixo RE segue firme, sempre nos cutucando para sair da zona de conforto. Não tenho dúvidas que mais uma vez teremos o melhor ano do festival. O Ampro Globes Awards vai fazer 21 anos e chega na sua maturidade priorizando a sua essência: a criatividade.”, comenta Alexis Paglianini, presidente da Ampro.

FICHA TÉCNICA

Título: Re-Ampro Globes Awards 2021

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente: Ampro

Aprovação Cliente: Alexis Paglianini

CEO: Thomas Tagliaferro

CCO: Daniel Ottoni

COO: Michel Issa
VP de Experience: Breno Ferreira
Head de Planejamento: Michele Gruc

Diretora de Criação: Aline Noya

Criação: Cleber Pereira, Lucas Basilio Vidigal
Ilustração: Cleber Pereira

Diretora de Contas: Renata Alterio

Supervisora de contas: Danielle Florido Aragon

Atendimento: Juliana Fontanete Silveira

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

O mundo mudou recentemente e já havia um processo de maturação em ritmo acelerado, na questão do uso de tecnologias para criar experiências aos consumidores, colaboradores, investidores e demais interessados. Seja por Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Estendida, Mista, Animação, 3D, ou outros modelos, as tecnologias estão revolucionando diversos segmentos, inclusive no Live Marketing.

Para entender a dimensão dessa tendência, Epson, Class e MCI formalizaram uma parceria para novas soluções em eventos digitais. Por meio dos produtos da gigante de tecnologia, em específico os projetores de vídeo mapping, a ideia da parceria é criar e oferecer ao mercado soluções de streaming para eventos híbridos, que devem se manter como tendência. “Pouco ainda foi explorado sobre vídeo mapping e os eventos digitais. Nos eventos ao vivo, a técnica é consagrada e agrada plateias do mundo inteiro pela beleza e arte do conteúdo mapeado. Mas e no digital? Questões como luminosidade, streaming de superfícies mapeadas e retroprojeções ainda precisam ser mais exploradas e desafiadas e as descobertas prometem”, afirma o business innovation director da MCI, Ney Neto.

Quem também aproveitou a tecnologia de imersão foi a Avantgarde, agência que desenvolveu um case para a Volvo América Latina. Para o lançamento da linha F de caminhões, foi montado uma experiência virtual usando Realidade Estendida (xR). “O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4 metros de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno. Outro segmento que tem aproveitado as realidades virtuais foi a Mueller, empresa de eletrodomésticos catarinense, com mais de 70 anos no mercado. A marca, junto com a agência F/FWD, criou um filtro de Instagram em Realidade Aumentada, onde o consumidor pode ver como ficará na cozinha o fogão mesa de vidro, destaque da campanha.

Segundo o diretor de vendas e marketing da unidade de fogões da Mueller, Henrique Fonseca, este segmento ganhou força nos últimos anos. “Nós mantivemos a tradição de qualidade e somamos inovação para acompanhar esse crescimento e trazer produtos cada vez melhores aos consumidores. É o caso da linha Vetro Mueller, que hoje já soma 16 opções de escolhas que visam atender às diferentes necessidades de cada consumidor", completa.

O público infantil também está no foco das tecnologias de experiências virtuais. A Rasip, empresa que integra a RAR, que investe em produtos para crianças, desenvolveu uma campanha usando Realidade Aumentada nas embalagens da maçã, comercializada pela marca. Os personagens Pernalonga e Lola estampam a embalagem da maçã Space Jam, Um Novo Legado e ainda conta com o atrativo para as crianças. “A realidade aumentada é uma tecnologia já presente nas bags Looney Tunes que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O propósito é criar um link entre tecnologia, alimento saudável e diversão, fazendo com que as crianças – e também os adultos- interajam com nossa embalagem através do uso de seus celulares, jogando e tirando fotos com os personagens Warner ao mesmo tempo em que consomem a fruta”, explica o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

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