Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Prêmio Folha Top of Mind anuncia as marcas mais lembradas pelos brasileiros

Publicado

em

Uma noite de celebração e orgulho por fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Este sentimento contagiou os profissionais das empresas e agências de publicidade que subiram ao palco para receber o Prêmio Folha Top of Mind 2017 nesta segunda-feira, dia 30, em cerimônia no Tom Brasil com mais de 1.300 participantes. O evento da Folha de S.Paulo e do Datafolha, que aponta as marcas mais lembradas do país, chegou aos 27 anos com 63 categorias, confirmando sua condição de mais importante pesquisa do gênero e única de abrangência nacional.

Os principais títulos da noite foram concedidos à Petrobras, eleita a Marca que representa o Brasil; e às empresas Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung – escolhidas na categoria Top do Top – as mais lembradas pelo consumidor, independentemente da categoria. Além dos ganhadores por tipo de produto ou segmento, foram reconhecidas as marcas de destaque em cada região do país, as que mais se sobressaem junto ao público feminino, masculino e nos quesitos inovação, meio ambiente e saúde, bem como a Top Performance – que indica a marca que mais cresceu em relação à pesquisa anterior. A premiação foi abrilhantada também pelos mestres de cerimônia Antonio Fagundes e Nathalia Dill.

“Já chegamos à terceira geração de consumidores entrevistados. Essa longevidade foi determinante para consolidar o Folha Top of Mind como o maior estudo de marcas do país, aliada à relevância por envolver todos os estados, classes sociais e idades”, destaca o diretor executivo comercial do Grupo Folha, Marcelo Benez.

Os vencedores desta edição foram definidos em uma pesquisa do Datafolha com 7.344 consumidores de 220 municípios, refletindo diferentes culturas, classes sociais e econômicas. A amostra heterogênea possibilita traçar um retrato fiel do mercado e amplia a representatividade do prêmio, o que pode ser referendado pela expressiva audiência nas plataformas digitais do Grupo Folha. A premiação, transmitida ao vivo pela internet, registrou um alcance de 100 mil pessoas.

 

Confira abaixo a relação completa dos ganhadores:

 

CATEGORIAS

MARCAS VENCEDORAS

MARCA QUE REPRESENTA O BRASIL

PETROBRAS

TOP DO TOP

OMO, COCA-COLA, NIKE E SAMSUNG

TOP FEMININO

RISQUÉ

TOP INOVAÇÃO

SAMSUNG

TOP MASCULINO

PIRELLI

TOP MEIO AMBIENTE

YPÊ

TOP PERFORMANCE

VOLKSWAGEN

TOP SAÚDE

UNIMED

ABSORVENTE FEMININO

SEMPRE LIVRE

ADOÇANTE

ZERO CAL

AGÊNCIA DE VIAGEM

CVC

ANTIGRIPAL

BENEGRIP

ANTISSÉPTICO BUCAL

COLGATE

APARELHO DE TV

SAMSUNG

BANCO

BANCO DO BRASIL

CAMINHÃO

MERCEDES-BENZ

CAMISINHA

JONTEX

CARRO

VOLKSWAGEN

CARTÃO DE CRÉDITO

VISA

CEREAL MATINAL

NESCAU, NESTLÉ E SUCRILHOS

CHUVEIRO ELÉTRICO

LORENZETTI

COMBUSTÍVEL

PETROBRAS

COMPANHIA AÉREA

TAM E GOL

DESTAQUE REGIÃO  CENTRO-OESTE

ELEFANTE

DESTAQUE REGIÃO  NORTE

NINHO

DESTAQUE REGIÃO  SUDESTE

CASAS BAHIA

DESTAQUE REGIÃO  SUL

ELEFANTE

DESTAQUE REGIÃO NORDESTE

PRIMOR

DETERGENTE

YPÊ

ESMALTE DE UNHA

RISQUÉ

FERRO DE PASSAR

BLACK & DECKER

GELADEIRA

CONSUL

INSETICIDA

BAYGON

IOGURTE GREGO

VIGOR E DANONE

LEITE

NINHO

LIMPADOR MULTIUSO

VEJA

LOJA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

CASAS BAHIA

LOUÇAS E METAIS SANITÃRIOS

DECA

MAQUIAGEM

AVON

MÃQUINA DE LAVAR ROUPAS

BRASTEMP

MARGARINA

QUALY

MEDICAMENTO GENÉRICO

MEDLEY

MOLHO DE TOMATE

ELEFANTE

MOTO

HONDA

ÓLEO LUBRIFICANTE

LUBRAX

OPERADORA DE BANDA LARGA DE NTERNET

VIVO

OPERADORA DE TELEFONE CELULAR

VIVO

OPERADORA DE TV POR ASSINATURA

SKY

PASTA DE DENTE

COLGATE

PEITO DE PERU

SADIA

PLANO DE SAÚDE

UNIMED

PNEU

PIRELLI

POMADA PARA ASSADURAS

HIPOGLÓS

POUPANÇA

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

PRATOS CONGELADOS

SADIA

PROTETOR SOLAR

SUNDOWN

REQUEIJÃO

VIGOR

SEGURO

BRADESCO SEGUROS E PORTO SEGURO

SERVIÇO DE ENTREGA DE ENCOMENDAS

CORREIOS

SITE DE COMPRAS

MERCADO LIVRE

SMARTPHONE E TABLET

SAMSUNG

SUPERMERCADO

EXTRA E CARREFOUR

TINTA DE PAREDE

SUVINIL

Continue lendo

Universo Live

Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

Publicado

em

Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

Continue lendo

Universo Live

Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

Publicado

em

A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

Continue lendo