Digital
PME: Como fazer uma campanha de marketing com até R$ 1.000
Comtele mostra como empresas com orçamento reduzido podem distribuir seu budget entre diferentes ferramentas
Em momentos de aperto econômico como o atual, o marketing das empresas costuma ser jogado para segundo plano. Mas se propaganda é a alma do negócio, o que fazer quando a grana é curta? A resposta é simples: investir em opções com um custo acessível. Segundo Pâmela Ribeiro, gerente de estratégia da Comtele (www.comtele.com.br), empresa especializada na distribuição de campanhas de marketing, com um orçamento de R$ 1.000 é possível obter um resultado satisfatório na divulgação de um negócio.
“O segredo é saber com quem se quer falar, ter uma estratégia clara de divulgação e escolher as ferramentas ideais para alcançar o resultado esperado”, conta Pâmela. Abaixo, ela mostra quatro maneiras econômicas e eficientes de se comunicar com clientes em potencial:
SMS
A partir de um banco de contatos construído pelo cliente, é possível realizar uma comunicação direta, apresentando novos produtos, lançando promoções, interagindo em tempo real ou só retomando o contato por meio de uma mensagem personalizada. “É possível enviar 8 mil mensagens por R$ 640, ou seja, em menos de cinco minutos clientes são contatados de forma efetiva, personalizada e direta”, diz a gerente de estratégia da Comtele.
E-mail
Assim como no caso do SMS, uma campanha de e-mail marketing também depende de uma rede de contatos da empresa. Aqui, a vantagem é poder explorar uma quantidade maior de recursos, como textos mais longos, imagens, etc. O envio de 100 mil e-mails pela Comtele, por exemplo, sai por R$ 270.
AdWords
Mesmo com um investimento baixo, é possível comprar algumas palavras-chave e garantir a presença do site da empresa na primeira página de buscas relacionadas do Google. O preço de cada palavra varia de acordo com a demanda pelo termo, mas costuma girar entre R$ 1 e R$ 3 por clique. Neste caso, no melhor cenário o investimento de R$ 1.000 alcançaria mil pessoas.
Redes sociais
O investimento em redes sociais, por sua vez, ajuda a dar credibilidade para a marca. Nesse caso, não há necessidade de uma campanha específica, basta que exista um bom trabalho de produção de conteúdo relacionado ao ramo de atuação. No caso do Facebook, por exemplo, o custo de alcance por pessoa de um post impulsionado varia entre R$ 0,10 e R$ 1, dependendo da segmentação desejada. A mensagem, então, seria visualizada por até dez mil usuários.
Pâmela lembra que, após o investimento inicial em marketing, é necessário analisar o retorno. Enquanto SMS e e-mail são ferramentas diretas, que falam com um público específico, AdWords e redes sociais atuam com uma rede mais ampla. “O ideal é combinar as ferramentas e verificar quais canais utilizados trouxeram os melhores resultados. Então, a partir daí, planejar uma melhor distribuição do investimento no futuro”, recomenda ela.
Sobre a Comtele
Empresa especializada na distribuição de campanhas de marketing por SMS e e-mail. Fundada em 2007, a Comtele facilita o acesso de empresas de todos os portes a ferramentas de marketing capazes de alavancar seus produtos, serviços e promoções com um orçamento restrito, por meio de um modelo pré-pago sem restrição de tempo para uso. www.comtele.com.br.
Digital
Colgate Ultra Soft cria plataforma de entretenimento

Para facilitar a conexão do estilo de vida dos seus consumidores e oferecer mais opções de atividades em casa, a Colgate lança a plataforma de entretenimento Colgate Ultra Soft Club. Com uma abordagem descontraída, assim como as escovas de dentes Colgate Ultra Soft, o site foi criado para oferecer conteúdos relevantes de CURTIÇÃO, BEM-ESTAR E CULINÁRIA aos consumidores. Para fortalecer ainda mais a plataforma convidou grandes audiências das redes sociais como Lore Improta e Arielle Macedo, Raul Lemos, Pequena Lo, entre outros, com conteúdos exclusivos para o hub.
Qualquer pessoa pode acompanhar as novidades da Colgate Ultra Soft Club, realizando apenas um simples cadastro. O conteúdo tem curadoria para a seleção dos assuntos abordados por especialistas de diversas áreas, além da colaboração de influenciadores de grande destaque nas mídias sociais e micro influenciadores, que têm mais um espaço para mostrarem seus trabalhos a um público diferente.
No canal de CURTIÇÃO podem ser encontrados temas diversos, sempre incentivando que as pessoas possam se divertir em casa, já que estamos em fase de isolamento social. As dicas são as mais variadas: desde cultura POP, filmes, games e música. No canal BEM-ESTAR, tudo para cuidar da saúde do corpo e da mente. Em CULINÁRIA, chefs que vão desmistificar a cozinha para quem não sabe cozinhar ou compartilhar dicas especiais para quem já domina o assunto, com receitas rápidas e deliciosas.
A plataforma Colgate Ultra Soft Club é totalmente gratuita e tem atualizações diárias, previamente agendadas.
LIVES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS – Arielle Macedo fará a primeira live do hub, no dia 15 de abril, às 19 horas. Quem quiser aprender os passos da coreógrafa é só acessar o site, se inscrever e aproveitar. No dia 21 de abril, às 19 horas, é a vez do fenômeno Lore Improta, que também vai ensinar uma de suas coreografias! Tudo ao vivo. Mas quem perder, é só conferir no hub depois.
Além disso, abril conta com uma programação reforçada, com várias receitas dos chefs Raul Lemos e Igor Rocha, além de exercícios com Fernanda Queiroz, Aline Maretto; makes de Babu Lima e a irreverência da Pequena Ló.
A criação da plataforma é uma iniciativa da Colgate, que contou com a VMLY&R COMMERCE para o desenvolvimento e gestão do Colgate Ultra Soft Club.
Digital
NFT: Entenda a nova tecnologia que está modificando a maneira de valorizar arte, música e qualquer item compartilhável na internet
