Digital
Pine Online chega ao mercado e convida a “pensar grande”
Nova plataforma digital do banco Pine nasce após projeto de branding e comunicação da agência Z515
âQuando foi que você deixou de pensar grande?â. à inspirado nessa transformação das grandes aspirações da nossa infância, perdidas em algum momento com a chegada da maturidade, que o banco Pine apresenta ao mercado o Pine Online, sua plataforma de investimentos 100% digital e voltada à pessoa fÃsica.
Com 20 anos de história e atendimento a mais de 650 grupos econômicos, o banco tem como foco principal o relacionamento de longo prazo com empresas de grande porte. Agora, com o novo serviço, investidores pessoais que buscam alternativas aos produtos oferecidos pelos bancos de varejo poderão adquirir tÃtulos emitidos pelo Pine com aplicação a partir de apenas R$ 1 mil.
Após divulgar uma série de teasers desde a semana passada, o lançamento do Pine Online acontece sustentado por uma ampla campanha integrada e de abrangência nacional, presente em mÃdias como TV, internet, mobiliário urbano, jornais, revistas e rádio. Elaborada pela agência Z515, esta é a primeira grande estratégia publicitária do Pine e engloba não só as peças de comunicação, mas passa por todo o projeto de branding, desde a escolha do nome da operação até sua identidade visual e sonora.
De acordo com Rodrigo Cerveira, CSO (Chief Strategy Officer) da Z515, a proposta nasceu de um anseio dos próprios investidores que tinham acesso corporativo ao portfólio do Pine e gostariam de investir diretamente com o banco. âA criação do Pine Online partiu dessa premissa autêntica e tÃpica dos nossos tempos, em que o próprio cliente mostra o que quer. Nosso papel foi sentar com o Pine para desenharmos juntos toda a visão da plataforma, da concepção ao produto final, com identidade e posicionamento que conectassem a personalidade do banco e o público que queremos atingir. Estamos lançando uma plataforma, construindo uma marca e gerando resultados, tudo ao mesmo tempoâ, destaca.
A campanha mostra sonhos de personagens ainda na infância, como um garoto que pretende se tornar astronauta ou uma menina que quer voar. Na sequência, eles já aparecem crescidos e preparados para novos projetos, com o Pine Online convidando-os para voltarem a pensar grande. Em destaque, a facilidade para iniciar um investimento, com valores a partir de R$ 1 mil, e a utilização simples, intuitiva e repleta de ferramentas do app e do ambiente online, onde é possÃvel fazer as mais diversas simulações antes de aplicar o dinheiro.
âO Pine é um banco de enorme relevância, mas de conhecimento até então restrito à s grandes corporações. Então, partimos de duas verdades para transmitir sua grandiosidade e gerar identificação e confiança junto ao público geral: todo mundo passa a infância pensando grande e pensar grande custa o mesmo que pensar pequeno. Daà veio a ideia de questionar: quando foi que você parou de pensar grande? Lançar um banco é sempre um desafio, especialmente neste momento em que o mercado está cheio de novidadesâ, explica Marcelo Prista, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da Z515.
Na primeira fase, o foco da campanha é institucional, apresentando o Pine Online ao grande público. Na sequência, que tem programação de mÃdia até o fim do ano, acrescenta-se a comunicação de varejo, focada em produtos e mostrando como é fácil, seguro e rentável investir com o Pine Online. O acesso se dá por meio do site ou aplicativo disponÃvel para os sistemas iOS e Android.
Segundo Raquel Varela, CMO do Pine, o mercado está mais maduro e evoluiu muito nos últimos anos quando falamos de investimentos pessoais. âAs pessoas estão buscando retornos maiores e processos mais simples na hora de investirâ.
Simplicidade, segurança e rentabilidade
Ao aderir ao Pine Online, o cliente pode comprar, sem custo de intermediação (taxa zero), tÃtulos privados emitidos pelo Pine, tais como letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs)e Certificados de Depósito Bancário (CDBs). O cadastro é simples e rápido, solicitando apenas dados pessoais como nome, CPF e comprovante de residência. Em até 48 horas, o pedido de abertura da conta é aprovado e o cliente passa a ter acesso aos produtos.
Digital
Peppery conquista Locaweb

A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.
“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.
“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.
Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.
Digital
Marketing é para todos

É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.
Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.
Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.
Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.
Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.
“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.