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No Maio Amarelo, Shimano fez 9 ações gratuitas aos ciclistas em parques e ciclovias de SP

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Durante o mês, a marca japonesa atendeu ciclistas nos Parques da cidade e na Avenida Paulista. Já a Ação de Suporte Neutro na Ciclovia do Rio Pinheiros vai até setembro

Marca mundial no mercado de componentes de bicicletas, a Shimano destacou-se no mês de maio pelas várias ações de marketing em que a marca japonesa esteve presente, sempre com o seu serviço de Suporte Neutro em destaque, dando assistência gratuita para os ciclistas em diversos pontos da cidade de São Paulo. O começo foi no Movimento Maio Amarelo, uma campanha da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT). Além do Suporte Neutro Básico para cerca de 1.000 ciclistas em sete parques da capital paulista, com dicas de pedal seguro, um total de 4.000 kits de sacochilas com pin, camisas e garrafinhas do movimento foram distribuídos para chamar atenção da população pela causa.

Após a ação intensiva durante o Maio Amarelo, na primeira quinzena do mês, a marca iniciou seu período de atuação de quatro meses com seu suporte neutro dentro da Ciclovia do Rio Pinheiros numa parceria com a CPTM pelos 25 anos da empresa de transportes. Do dia 27 de maio até dia 10 de setembro, nos fins de semana, a marca terá sua estrutura montada para oferecer um apoio gratuito aos ciclistas. Nos dois primeiros dias da ação, mais de 120 atendimentos foram realizados com os usários da já tradicional ciclovia paulistana.

O Shimano na Ciclovia é realizado sempre aos sábados e domingos, das 8h às 15h, com os técnicos da Shimano prestando serviços como ajustes e regulagens básicos; apertos simples (cabos, parafusos de fixação, etc); calibragem de pneus; eventuais trocas de câmara de ar (ciclista deve ter sua própria câmara); lubrificação básica, além de dicas de ajuste da bicicleta ao ciclista (Bike Fit) e dicas de trocas de marchas e manutenção da bike.

As ações da marca no mês de maio encerraram-se no Dia Mundial do Desafio, na última quarta-feira (31), campanha para incentivo à prática regular de atividade física e esporte. Em sua 23ª edição, a Shimano participou do Dia do Desafio incentivando as pessoas a pedalarem com tendas e staff em dois pontos estratégicos da Paulista, uma na Praça do Ciclista, próxima a Rua da Consolação, e o outro na Praça Oswaldo Cruz, próximo ao Shopping Paulista. Durante todo o dia, 150 atendimentos foram realizados com os ciclistas que passaram pelos dois locais.

Suporte Neutro no Ironman – Além das ações em São Paulo, em maio a Shimano completou seu terceiro ano consecutivo prestando Suporte Neutro no Ironman Florianópolis. Na 17ª edição da competição de triathlon de longa distância no País, 800 atendimentos foram realizados na competição que contou com o recorde mundial do evento. O britânico Tim Don foi o responsável pelo feito, completando os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 da corrida em 7h40min23. O Triatleta Scott/ Shimano/ PRO, Reinaldo Colucci foi o 4º colocado na prova.

Apresentação oficial do Shimano Fest – Em meio às ações do Suporte Neutro Shimano, a marca fez a apresentação da sua oitava edição do Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina. Em evento no Jockey Club de São Paulo, local que receberá pelo terceiro ano seguinte o Shimano Fest, todas as novidades foram apresentadas pela organização. Em 2017, com 30% de aumento na área de exposição, mais de 200 marcas já estão confirmadas no ano em que a Shimano completa 10 anos de atuação no Brasil, com a fundação da Shimano Latin America em 2007.

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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