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Muzak transforma sua marca em música

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Em comemoração aos 25 anos de mercado, produtora de áudio se reposiciona como estúdio de criação e produção de conteúdo para diversos segmentos

O Som de Tudo é o novo conceito que a Muzak apresenta a clientes e parceiros, através do qual se posiciona no mercado de forma diferente, como estúdio de criação e produção de conteúdo para diversas plataformas. A diversificação de serviços para além da produção de jingles e spots já acontece há muito tempo. Mas a empresa agora se estrutura internamente para desenvolver produtos digitais e audiovisuais em parceria com produtoras e profissionais do mercado nacional.

Com sede no Recife e escritório em Brasília, a Muzak também celebra 25 anos de mercado. “A Muzak sempre produziu de forma bem diversificada, com atitudes proativas, seja na concepção de projetos publicitários, comerciais, culturais ou autorais, que precisavam fazer parte também do discurso e da oferta de serviços”, ressalta o publicitário Kleber de Brito, consultor no trabalho de reposicionamento.

“Alinhado ao conceito de storytelling, nós contamos histórias através de sons e músicas. Por isso, sentimos a necessidade de mudar também o posicionamento da empresa, bem como a marca, que foi assinada pela designer Lisa Siqueira”, complementa Marcelo Soares, diretor executivo.

 

A música da marca
Com O Som de Tudo, a Muzak que mostrar que tudo pode virar música, a começar pela própria marca da empresa – que foi recriada com linhas que remetem a fluidez das ondas sonoras. E o maestro Mateus Alves foi convidado para um desafio inédito: criar uma música a partir do movimento sugerido pelas linhas do novo logotipo.

“Basicamente coloquei a marca no pentagrama (pauta com cinco linhas) e depois fiz escolhas musicais baseadas no desenho do logotipo”, conta o maestro. A música que dá vida sonora à nova marca traz camadas eletrônicas e percussivas, regionais e universais, refletindo a pluralidade da Muzak. O processo criativo e o resultado final podem ser conferidos no minidoc produzido em parceria com o Ateliê Produções.

 

O som também é rei
Se o conteúdo é rei, como se costuma afirmar nos dias de hoje, ele pode ser apresentado através de imagens, textos, vídeo e som. Isso traz para o estúdio o desafio de participar da concepção de soluções criativas não só como produtora. Foi pensando assim que alguns projetos de relevância nacional surgiram. Recentemente, a Muzak foi convidada pela Cine Group a compor as trilhas da série de televisão e longa-metragem, como a DNA Ãfrica, a série infantil de culinária Cozinhadinho, com a nutricionista Andrea Santa Rosa, e a série Brics – a nova classe média, exibidas em TV fechada.
Um case recente foi a repercussão da série de rádio Chico Taxista, criado para a Prefeitura do Recife, que teve formato de web e depois ganhou versão também para TV. Ações digitais para marcas como a Trident e Club Social também tiveram o áudio como elemento principal. O objetivo agora da Muzak é avançar em outras frentes como a concepção e produção de projetos audiovisuais que tenham a música como protagonista. Um dos primeiros trabalhos nesse sentido é a co-produção do documentário Sete corações, um filme que mostra, com muita delicadeza, o processo criativo dos grandes maestros de frevo de Pernambuco. “Registrar, documentar e difundir a arte musical das mais diversas maneiras é um dos nossos maiores objetivos, além de usar o som para provocar os sentidos como fazemos na publicidade”, conta Marcelo Soares.
Essa missão de registrar a produção musical brasileira está no DNA da Muzak há muito tempo, quando o estúdio fez uma parceria com o produtor e baterista da banda Nação Zumbi, Pupillo Oliveira. Projetos como Frevo do mundo e Baião de Viramundo foram resultados dessa união e contou com a participação de artistas renomados como Edu Lobo, Céu, Nação Zumbi, João Donato e Mundo Livre S.A. Outro exemplo é o álbum duplo Música Magneta com o registro de músicas dos Mestres da Guitarrada do Pará e versões eletrônicas assinadas por produtores musicais como Dj Dolores. “No final, tudo é som”, concluiu Soares.
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Agência Ecco conquista contas da Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia

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Agência Ecco, agência de publicidade com foco em estratégia de vendas, acaba de anunciar a conquista de quatro grandes contas em seu portfólio: Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia. As marcas passam a contar com gestão estratégica e assertiva de mídias sociais, planejamento de comunicação e conteúdos.

Com relevantes contas no segmento de tecnologia, a Agência Ecco adiciona duas novas companhias do setor em seu portfólio: a Accenture, maior multinacional de consultoria de gestão do mundo, tecnologia da informação e outsourcing, e a Exactaworks, empresa que escala times ágeis para a construção de soluções tecnológicas, cuja proposta de negócio é entregar maneiras mais eficientes de se trabalhar.

Para a Accenture, o foco de atuação da agência será no desenvolvimento de toda a comunicação e diagramação da revista digital “Unboxing”, além dos posts de divulgação no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Todos os conteúdos serão produzidos em português e inglês. Já no caso da Exactaworks, a Ecco irá desenvolver toda a plataforma da marca, planejamento de comunicação e endomarketing, nova identidade visual e gestão das mídias sociais.

Outros setores

Além dos players do setor de tecnologia, a agência assume a conta da SOS Mata Atlântica, organização não-governamental cuja missão é defender e conservar a Mata Atlântica do Brasil, para liderar o trabalho de planejamento, criação e publicações de conteúdos no Instagram, Twitter e LinkedIn, bem como a interação com o público e criação de artes para as redes sociais.

Já para a Bibancos Odontologia, uma das maiores clínicas de odontologia de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de serem os fundadores da Turma do Bem, a maior organização de dentistas voluntários do mundo, o objetivo da Ecco é fazer toda a gestão do Instagram da marca, a partir do planejamento de comunicação, visto que as redes sociais são canais fundamentais de contato com a clínica.

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DreamONE aumenta em mais de 85% o número de clientes no 1º semestre

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A DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados, vem consolidando seu espaço no mercado nos últimos anos. Focada em proporcionar aos seus clientes uma experiência integrada de  comunicação, a empresa ampliou o número de clientes de oito para 15, representando um crescimento de 87,5% em apenas seis meses. Até o final de 2022, o escritório sediado em São Paulo prevê alcançar 20 marcas em seu portfólio e um aumento em seu faturamento em 57%.

Fundada pelos sócios Mauricio Silvestre, Giselle Freire, Ricardo Tarza e Vanessa Mairovski, a agência neste período passou a atuar com contas ligadas à área da saúde e educação, após a chegada, respectivamente, da Rede Santa Catarina e Editora Melhoramentos. Além disso, houve expansão nos setores de tecnologia e construção civil com a conquista da Certsys, Husqvarna Construção e AL Indústria. “Tivemos ainda a chegada de BASF e Superbac, o que  mostra o quanto a DreamONE tem trabalhado para diversificar as verticais da agência. No segundo semestre, pretendemos dar continuidade na atração de projetos ligados a inúmeros segmentos, além de manter o nosso relacionamento com empresas ligadas ao mundo tech e da construção civil”, explica Maurício Silvestre, sócio e diretor de novos negócios da DreamONE.

Para Giselle Freire, sócia e diretora de contas da DreamONE, a chegada destes  clientes demonstra o quanto as empresas estão preocupadas em se comunicar de forma assertiva seus clientes e consumidores. “Com a volta das atividades sociais neste semestre, nosso time tem atuado de forma incessante para auxiliar na fomentação de uma nova cultura nos players B2B com seu público-alvo. Esse movimento tem início na reeducação de mercado e posteriormente em ações de marketing institucional, social media e performance de mídia, que fazem parte do plano de comunicação integrada. Hoje, elas são responsáveis por elevar o engajamento dos nossos clientes em 40% nas plataformas digitais”, argumenta.

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