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Mash desenvolve campanha com micro-influenciadores com apoio da plataforma de marketing Squid

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Engajamento da campanha #manifestoMash foi cinco vezes maior do que qualquer outra campanha de social já lançada pela marca

Fundada há mais de 40 anos, em São Paulo, a Mash é referência no mercado de moda íntima masculina. A empresa buscava uma ferramenta de marketing que auxiliasse no lançamento de um novo posicionamento e manifesto da marca, especialmente que trouxesse maior engajamento e percepção positiva da marca nas redes sociais.

A plataforma escolhida foi a Squid, focada em influencer marketing para marcas e agências. A estratégia para a Mash incluiu um programa de micro-influenciadores. A tecnologia da Squid permitiu identificar, recrutar e ativar micro-influenciadores para que eles divulgassem os produtos da marca em posts nas redes sociais. Durante toda a campanha foi possível entender quais perfis geraram mais engajamento e retorno para a marca.

Gustavo Vidal, gerente de e-commerce e marketing digital da Mash, explica que em dezembro de 2016 foi contratado o programa de micro-influenciadores da Squid e, através da tecnologia, foi possível identificar influenciadores que tivessem o perfil que eles buscavam para atrelar à persona da marca. “Desde a identificação até a ativação e a consolidação, a equipe e a tecnologia da Squid ajudaram muito o nosso trabalho. Gerenciar todo o time de influenciadores seria impossível sem a tecnologia”, explica Vidal.

Normalmente a marca faz ativação com blogueiros famosos ou celebridades, mas desta vez optaram por complementar a campanha com o engajamento dos micro-influenciadores. A ideia foi trabalhar uma ação em conjunto, usando a celebridade como um “tiro de canhão” e um trabalho mais ativo no dia-a-dia com os embaixadores da marca. “Divulgar o manifesto da marca através de pessoas reais passa mais credibilidade, queríamos identificar e trabalhar com homens modernos, empreendedores e que tem um forte apelo social. Para atingir esse público específico utilizamos nossos algoritmos de identificação e monitoramento para garantir a performance que a Mash procurava ”, comentou Fausto Matsuda, sócio e diretor de operações da Squid.

A campanha #manifestoMash teve duração de apenas um mês e, em termos de engajamento do público, foi a campanha de social com maior resultado da marca, cinco vezes maior do que as publicações normais. Mesmo em um período de tempo curto, foi possível testar e verificar que a ação trouxe bastante valor à marca. E, se comparado à ativação com blogueiros famosos, o investimento foi muito menor.

Matsuda explica que ao analisar as postagens nas redes sociais durante a campanha, os influenciadores da Squid foram responsáveis por gerar metade dos conteúdos contabilizando mais de 80% das interações obtidas como curtidas e comentários. Os influenciadores impactaram mais de 300 mil pessoas somando quase dois milhões de impressões.

A Mash pretende trabalhar um programa de influenciadores ao longo do ano e contratar outras soluções da Squid, como as galerias dentro do e-commerce para trazer as fotos geradas pelos influenciadores e relacioná-las com os produtos da marca.

A Squid possui atualmente mais de 40 clientes, em sua grande maioria marcas, agências de publicidade e e-commerces. Até o final de 2017 a empresa pretende alcançar mais de 200 clientes, com objetivo de ser a principal plataforma para marcas trabalharem com influenciadores nas redes sociais.

A Squid é uma das startups que receberam investimento da aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e que conta com o apoio de mais de cem investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

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Digi é finalista do prêmio internacional IMA Summit Awards 2022

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O IMA Summit Awards 2022 anunciou os finalistas da principal premiação dos Estados Unidos no setor de marketing de incentivo e relacionamento, que avalia campanhas de agências do mundo todo. A Digi, uma das principais agências de Marketing de Incentivo e Relacionamento do país e três anos consecutivos vencedora do Circle of Excellence Awards (a premiação anual do IMA – Incentive Marketing Association), recebeu duas indicações.

Na categoria Excelência em Incentivo de Vendas, a campanha de lançamento de Coca-Cola sem Açúcar é uma das finalistas. A ação para o Halloween de Fanta entrou no shortlist da categoria Excelência em Merchandising em Programa de Incentivo.

A premiação é organizada pelo IMA (Incentive Marketing Association ou Associação de Marketing de Incentivo) desde 2015, para celebrar a excelência no setor de Incentivo, Recompensa e Reconhecimento em todo mundo.

A Digi compete com campanhas feitas para empresas como Intel, Lexus, IBM e Vodafone, por agências europeias e norte-americanas. Os vencedores do IMA Summit Awards 2022 serão conhecidos durante cerimônia de premiação em Utha, nos Estados Unidos, no dia 12 de julho.

Para a campanha de lançamento da nova Coca-Cola sem Açúcar no Brasil, a Digi criou um programa de incentivo para os times de vendas e merchandising dos produtores da marca, baseado em um novo aplicativo, similar ao Instagram. O app criado pela Digi permitia postagens de fotos e vídeos dos vendedores, os primeiros a experimentarem o novo sabor, antes mesmo dos consumidores. Foram mais de 2 mil postagens, 30 mil likes e 5 mil comentários, além de milhares de prêmios exclusivos Coca-Cola.

Já para engajar a força de vendas dos fabricantes de Fanta e garantir positivação e presença da marca em milhares de PDVs em todo Brasil, a Digi criou, em outubro de 2021, uma ação de trade marketing e ativação com o tema Halloween, que envolveu 3.500 colaboradores. Os times de merchandising “vestiram” com as cores de Fanta e a temática assustadora de Halloween as áreas de exposição de produtos, participaram com suas dancinhas no TikTok e ganharam milhares de prêmios. A campanha também recebeu mais de 5 mil fotos dos times de vendas de 470 cidades brasileiras.

“É com grande alegria e orgulho que recebemos essas duas indicações em um prêmio internacional tão importante do mercado de marketing de incentivo mundial, promovido pelo IMA, a principal associação do setor. É o quarto ano consecutivo de indicação da Digi, provando que estamos cada vez mais concentrados em desenvolver ações inovadoras e disruptivas para nossos clientes, sempre parceiros, investindo em pessoas e infraestrutura para crescer com qualidade e de maneira sustentável”, declara Pedro Bannura, presidente da Agência Digi.

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Orla carioca na onda das Blockchains

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A orla carioca vai contar com uma novidade digital: a entrada no mundo dos Fan Tokens. A Orla Rio, em parceria com a DaX, empresa de tecnologia que utiliza blockchain para gerar experiências e negócios, vai lançar, em julho, um projeto inédito e phygital (combinação do mundo digital com o físico) do primeiro quiosque no mundo financiado por fan tokens.

A iniciativa vai permitir que o público adquira tokens pela internet que renderão experiências extras e únicas no quiosque escolhido, como uma espécie de clube de benefícios exclusivos para seus sócios. O local escolhido para o piloto do projeto ainda está sendo definido pela concessionária, mas ficará nas praias de Ipanema ou Leblon e ficará pronto já para o próximo verão, garante João Marcello Barreto presidente da Orla Rio.

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