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Mash desenvolve campanha com micro-influenciadores com apoio da plataforma de marketing Squid

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Engajamento da campanha #manifestoMash foi cinco vezes maior do que qualquer outra campanha de social já lançada pela marca

Fundada há mais de 40 anos, em São Paulo, a Mash é referência no mercado de moda íntima masculina. A empresa buscava uma ferramenta de marketing que auxiliasse no lançamento de um novo posicionamento e manifesto da marca, especialmente que trouxesse maior engajamento e percepção positiva da marca nas redes sociais.

A plataforma escolhida foi a Squid, focada em influencer marketing para marcas e agências. A estratégia para a Mash incluiu um programa de micro-influenciadores. A tecnologia da Squid permitiu identificar, recrutar e ativar micro-influenciadores para que eles divulgassem os produtos da marca em posts nas redes sociais. Durante toda a campanha foi possível entender quais perfis geraram mais engajamento e retorno para a marca.

Gustavo Vidal, gerente de e-commerce e marketing digital da Mash, explica que em dezembro de 2016 foi contratado o programa de micro-influenciadores da Squid e, através da tecnologia, foi possível identificar influenciadores que tivessem o perfil que eles buscavam para atrelar à persona da marca. “Desde a identificação até a ativação e a consolidação, a equipe e a tecnologia da Squid ajudaram muito o nosso trabalho. Gerenciar todo o time de influenciadores seria impossível sem a tecnologia”, explica Vidal.

Normalmente a marca faz ativação com blogueiros famosos ou celebridades, mas desta vez optaram por complementar a campanha com o engajamento dos micro-influenciadores. A ideia foi trabalhar uma ação em conjunto, usando a celebridade como um “tiro de canhão” e um trabalho mais ativo no dia-a-dia com os embaixadores da marca. “Divulgar o manifesto da marca através de pessoas reais passa mais credibilidade, queríamos identificar e trabalhar com homens modernos, empreendedores e que tem um forte apelo social. Para atingir esse público específico utilizamos nossos algoritmos de identificação e monitoramento para garantir a performance que a Mash procurava ”, comentou Fausto Matsuda, sócio e diretor de operações da Squid.

A campanha #manifestoMash teve duração de apenas um mês e, em termos de engajamento do público, foi a campanha de social com maior resultado da marca, cinco vezes maior do que as publicações normais. Mesmo em um período de tempo curto, foi possível testar e verificar que a ação trouxe bastante valor à marca. E, se comparado à ativação com blogueiros famosos, o investimento foi muito menor.

Matsuda explica que ao analisar as postagens nas redes sociais durante a campanha, os influenciadores da Squid foram responsáveis por gerar metade dos conteúdos contabilizando mais de 80% das interações obtidas como curtidas e comentários. Os influenciadores impactaram mais de 300 mil pessoas somando quase dois milhões de impressões.

A Mash pretende trabalhar um programa de influenciadores ao longo do ano e contratar outras soluções da Squid, como as galerias dentro do e-commerce para trazer as fotos geradas pelos influenciadores e relacioná-las com os produtos da marca.

A Squid possui atualmente mais de 40 clientes, em sua grande maioria marcas, agências de publicidade e e-commerces. Até o final de 2017 a empresa pretende alcançar mais de 200 clientes, com objetivo de ser a principal plataforma para marcas trabalharem com influenciadores nas redes sociais.

A Squid é uma das startups que receberam investimento da aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e que conta com o apoio de mais de cem investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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