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Marcas ganham cada vez mais força no Instagram

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Rede Social é a que mais tem crescido em número de seguidores de marcas, segundo o relatório #MS360FAAP, desenvolvido pela FAAP e Socialbakers
A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, dá conta de que os usuários do Instagram tem seguido cada vez mais marcas nessa plataforma.
O levantamento mede as atividades dos 100 perfis de negócios com mais interações nas mídias sociais do Brasil, dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.
Nos meses de julho, agosto e setembro, a média de crescimento no número de seguidores no Instagram, dentro dos perfis das marcas monitoradas, foi cerca de 140 mil. No trimestre imediatamente anterior, o valor médio foi de 99 mil novos seguidores. Esse dado deixa evidente, de acordo com o professor Adriano Cerullo, um dos pesquisadores do NiMD, o crescente interesse das pessoas em seguir marcas nessa plataforma.
“Nos últimos anos, o público jovem, principalmente entre 18 e 24 anos, passou a valorizar as redes de nicho como o Instagram ou as redes privadas como o WhatsApp”, explica o professor, que também é coordenador da pós-graduação em Branded Content & Entertainment da FAAP. Ainda segundo o especialista, em redes mais populares como o Facebook, esse público se sente excessivamente exposto, porque não quer, por exemplo, que os pais fiquem comentando em suas publicações.
As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.
Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. “Esses posts são os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas”, explica a professora Karina Bousso, que também participa do estudo. No entanto, em perfis de celebridades, também avaliado no estudo, foram as postagens com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.
Facebook
Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o crescimento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho, para apenas 50.505, entre julho, agosto e setembro.
Mas, a queda maior – e mais surpreendente, por se tratar de um período eleitoral – se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.
Para o professor Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP, pode se tratar de um reflexo das chamadasFake News. “A descrença nos veículos de comunicação tradicionais pode explicar essa redução no volume de crescimento, especialmente se considerarmos o momento que vivemos no País”, diz.
Atendimento ao cliente
Apesar da queda no volume de crescimento de fãs no Facebook, houve uma mudança positiva por parte dos perfis da categoria “Marcas/Institucional”, que diminuíram o período de tempo para responder ao seguidor por essa plataforma. No trimestre anterior, de abril a junho, a média do tempo de resposta era de 21 horas. De julho a setembro, o tempo caiu para 15 horas.
Ainda no Facebook, vale destacar outra modificação no formato de publicação. “No último trimestre, o que se viu foi um grande percentual de investimentos em publicações promovidas. Nesta edição, percebe-se que as empresas estão diminuindo seus investimentos e apostando cada vez mais no alcance orgânico”, acrescenta o professor Adriano Cerullo.
Em relação à interação dos usuários, no setor de “Entretenimento”, principalmente, é possível perceber um aumento no compartilhamento dos posts.
Twitter
No período analisado, também houve uma queda em relação à média de crescimento de seguidores para marcas e perfis que não são de marcas. Há, ainda, uma redução na média de tuites por dia. “Perfis de marcas parecem estar investindo menos em posts com fotos e/ou links e passam a preferir a atualização do “status” no perfil”, indica a professora Karina.
Mais números:
– No Twitter, perfis que não são de marcas demoram, em média, 1 hora e 10 minutos para responder ao contato dos usuários.
– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.
– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.
– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.
O conteúdo completo de todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.
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konecte.me aproxima profissionais a vagas de trabalho

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Após mais de 1 ano de pesquisas, análises e entendimentos sobre os impactos cruéis da pandemia sobre o mercado de trabalho nas áreas de marketing, comunicação e mídia, os empresários Celio Ashcar Jr. (aktuellmix) e Piero Matarazzo (Grupo Armazém) criaram a konecte.me.

Desde o seu início, em março de 2020, a crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus trouxe um impacto sem precedentes aos mercados de marketing, comunicação e mídia. Segundo o último relatório do FMI, o desemprego no Brasil deve subir 14,5% este ano. As agências de publicidade, por exemplo, tiveram em média 75% de queda de receita e 39% delas precisaram reduzir seus quadros no ano passado. Os números são do mais recente estudo VanPro, realizado pelo Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) e Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). Outro dado relevante é da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), que apontou adiamentos e também cancelamento parcial de atividades para 70,3% do mercado de live marketing.

Neste cenário, com empresas desacelerando investimentos e outras fechando ou diminuindo postos de trabalho, inúmeros profissionais e empresas encontram grande dificuldade na busca por vagas e contratações. “Eu tenho mais de 25 anos no mercado de comunicação e nunca vi uma crise como esta. É muito triste este momento que estamos vivendo.  A konecte.me veio para conectar e aproximar profissionais e vagas. Temos que gerar empregos e oportunidades para todos de forma rápida para que possamos acelerar o crescimento econômico.”, afirma Celio Ashcar Jr., co-founder & partner da plataforma.

Dentro do ecossistema de comunicação, marketing e mídia, a plataforma pretende aproximar os jobs a uma extensa gama de profissionais em áreas como criação, atendimento, mídia, planejamento, marketing, relações públicas, ponto de venda, digital, produção, tecnologia além de postos em áreas de backoffice como administrativo, finanças e recursos humanos ou de funções de gestão no board.

Além de conectar pessoas e empresas, a plataforma terá uma área de conteúdos exclusivos, com artigos escritos por renomados profissionais de diversos mercados gerando reflexões e aprendizados relevantes sobre o cenário atual. Neste mês de lançamento, teremos nomes como Daniela Cachich (CMO Latam Pepsico), Edu Lyra (CEO Gerando Falcões), Regina Augusto ( jornalista e professora da Miami ad School), Ricardo Natale (CEO Experience Club) entre outros.

Inclusão e Diversidade no DNA

A plataforma ainda tem parceria com a rede Gerando Falcões, presidida por Edu Lyra. O elo foi criado para que as empresas tenham acesso a profissionais das comunidades em que a Gerando Falcões atua e tenha mais uma opção para ampliar a diversidade de seus quadros. “Neste momento tão difícil que estamos vivendo é essencial darmos oportunidades também para pessoas com menos acesso e chances de trabalho. Queremos que, por meio da konecte.me, as empresas e agências conheçam mais o projeto de empregabilidade da rede Gerando Falcões com as comunidades mais sensíveis.”, ressalta Piero Matarazzo, co-founder & partner da plataforma.

Por fim, a konecte.me também apoia o Movimento Panela Cheia #panelacheiasalva da CUFA, Gerando Falcões, Frente Nacional Antirracista, com o apoio do União SP e cooperação da Unesco. No momento de realizar o pagamento da assinatura na plataforma, o usuário vai poder doar R$ 1,00 ao Panela Cheia. E cada R$ 1,00 doado, a konecte.me doa mais R$ 1,00.

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Agência MoodCom promove live com a dupla Zé Neto e Cristiano patrocinada pela Cachaça 51

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No dia 24 de abril, a Cachaça 51 patrocinou uma live exclusiva da dupla Zé Neto e Cristiano – Dia do Churrasco, sucesso entre o público em todo o país.
O evento foi realizado na fazendo Ruiz Coffees, em Macedônia – interior do estado de São Paulo. A cenografia – idealizada e produzida pela agência Moodcom – foi um show à parte: bar, iluminação, palco e ambientação refletiram o empenho e alegria da equipe que esteve por trás, destinada a levar animação ao público.
O bar cenográfico contou com exposição de um cardápio dos produtos 51! As promotoras montaram drinks, como caipirinha, além de expor as outras bebidas da marca.
A estrutura preparada para o evento mostrou que a dupla não estava para brincadeira, as bebidas estavam expostas no palco principal e nas adjacências. Até aonde os olhos conseguissem alcançar havia expositores, churrasqueiras, bebidas, tudo isso envolto em muita música sertaneja de qualidade.
Além de músicas autorais, a dupla cantou vários sucessos das últimas décadas, interpretando canções de parceiros de carreira como Jorge e Mateus, Bruno e Marrone e Gusttavo Lima, totalizando quase 5 horas de live – que já conta com mais de 4 milhões de visualizações no canal oficial dos cantores no Youtube.
A cereja do bolo ficou por conta da participação da dupla João Bosco e Vinícius, que cantou com Zé Neto e Cristiano sucessos como “Falando sério” e “Another brick on the wall”; e da presença de Jacques Vanier, sucesso nas redes sociais.
A cenografia do evento foi desenhada e produzida pela Agência MoodCom, e contou com todos os cuidados de higienização e distanciamento entre as pessoas, desde a utilização de máscaras personalizadas até totens de álcool em gel instalados na área do evento para que os artistas e promotores higienizassem suas mãos antes de suas ações. A MoodCom é uma boutique de live marketing que veio para resgatar conceitos esquecidos pelo mercado. A agência traz como principal pilar o atendimento diferenciado para cada cliente, entendendo de perto cada necessidade para entregar então a solução ideal com foco no resultado.
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