Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Marcas ganham cada vez mais força no Instagram

Publicado

em

Rede Social é a que mais tem crescido em número de seguidores de marcas, segundo o relatório #MS360FAAP, desenvolvido pela FAAP e Socialbakers
A mais recente pesquisa #MS360FAAP, desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, dá conta de que os usuários do Instagram tem seguido cada vez mais marcas nessa plataforma.
O levantamento mede as atividades dos 100 perfis de negócios com mais interações nas mídias sociais do Brasil, dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.
Nos meses de julho, agosto e setembro, a média de crescimento no número de seguidores no Instagram, dentro dos perfis das marcas monitoradas, foi cerca de 140 mil. No trimestre imediatamente anterior, o valor médio foi de 99 mil novos seguidores. Esse dado deixa evidente, de acordo com o professor Adriano Cerullo, um dos pesquisadores do NiMD, o crescente interesse das pessoas em seguir marcas nessa plataforma.
“Nos últimos anos, o público jovem, principalmente entre 18 e 24 anos, passou a valorizar as redes de nicho como o Instagram ou as redes privadas como o WhatsApp”, explica o professor, que também é coordenador da pós-graduação em Branded Content & Entertainment da FAAP. Ainda segundo o especialista, em redes mais populares como o Facebook, esse público se sente excessivamente exposto, porque não quer, por exemplo, que os pais fiquem comentando em suas publicações.
As marcas têm feito, em média, 22 publicações por semana no Instagram, o mesmo número indicado no relatório do trimestre anterior – abril, maio e junho. São cerca de 3 publicações por dia.
Outro dado interessante do relatório diz respeito às postagens do tipo carrossel, com mais de uma foto ou vídeo. “Esses posts são os que mais geraram curtidas e comentários nos perfis das marcas”, explica a professora Karina Bousso, que também participa do estudo. No entanto, em perfis de celebridades, também avaliado no estudo, foram as postagens com apenas uma imagem que geraram mais “likes” entre os usuários.
Facebook
Ainda que seja a rede com mais seguidores, o Facebook começa a enfrentar uma diminuição no ritmo de crescimento. No segmento “Marcas/Institucional”, o crescimento médio de fãs caiu de 83.325 nos meses de abril, maio e junho, para apenas 50.505, entre julho, agosto e setembro.
Mas, a queda maior – e mais surpreendente, por se tratar de um período eleitoral – se deu entre os perfis de “Mídia”. Nesse segmento, o crescimento médio de 21.621 fãs verificado no segundo trimestre deste ano caiu para 6.270 no terceiro período analisado.
Para o professor Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP, pode se tratar de um reflexo das chamadasFake News. “A descrença nos veículos de comunicação tradicionais pode explicar essa redução no volume de crescimento, especialmente se considerarmos o momento que vivemos no País”, diz.
Atendimento ao cliente
Apesar da queda no volume de crescimento de fãs no Facebook, houve uma mudança positiva por parte dos perfis da categoria “Marcas/Institucional”, que diminuíram o período de tempo para responder ao seguidor por essa plataforma. No trimestre anterior, de abril a junho, a média do tempo de resposta era de 21 horas. De julho a setembro, o tempo caiu para 15 horas.
Ainda no Facebook, vale destacar outra modificação no formato de publicação. “No último trimestre, o que se viu foi um grande percentual de investimentos em publicações promovidas. Nesta edição, percebe-se que as empresas estão diminuindo seus investimentos e apostando cada vez mais no alcance orgânico”, acrescenta o professor Adriano Cerullo.
Em relação à interação dos usuários, no setor de “Entretenimento”, principalmente, é possível perceber um aumento no compartilhamento dos posts.
Twitter
No período analisado, também houve uma queda em relação à média de crescimento de seguidores para marcas e perfis que não são de marcas. Há, ainda, uma redução na média de tuites por dia. “Perfis de marcas parecem estar investindo menos em posts com fotos e/ou links e passam a preferir a atualização do “status” no perfil”, indica a professora Karina.
Mais números:
– No Twitter, perfis que não são de marcas demoram, em média, 1 hora e 10 minutos para responder ao contato dos usuários.
– Mesmo com os especialistas de mercado indicando o vídeo como sendo o formato preferencial no Facebook, a maior parte das marcas prefere postagens de fotos na plataforma.
– 29% das publicações feitas por marcas no Instagram não utilizam nenhuma hashtag.
– As celebridades brasileiras com mais interações no Instagram possuem, em média, 7,8 milhões de seguidores.
O conteúdo completo de todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.
Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Cimed transforma fachadas de farmácias em ativação de Carmed

Publicado

em

A Cimed estreia uma ação de trade marketing que vai transformar as fachadas de algumas farmácias em uma experiência imersiva da marca de hidratantes labiais Carmed. A ação mostra a força da união entre a indústria e o varejo farmacêutico, com o objetivo de gerar fluxo para as farmácias e aproximar a marca e o varejo do consumidor final.

A decoração externa das farmácias contará com elementos visuais nas cores marcantes da marca Carmed, usando o design icônico dos produtos. Além disso, as farmácias participantes da ação oferecerão uma área instagramável, permitindo que clientes e visitantes compartilhem suas experiências nas redes sociais. As farmácias também oferecerão condições especiais e lançamentos de produtos exclusivos, como o Carmed Doces – trio de hidratantes labiais com aromas de Leite Condensado, Doce de Leite e Brigadeiro. Esse último, desenvolvido em parceria com a cantora sertaneja Ana Castela, e que estará disponível nas farmácias a partir desta semana.

“Esta é a primeira vez que um varejo farmacêutico realiza uma ação de trade marketing de impacto em parceria com a indústria. Nosso objetivo é agregar valor às farmácias, fortalecer a inovação, trazer resultados em vendas e aumentar o fluxo de clientes nas lojas. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência única aos nossos clientes – que são as farmácias – e, claro, aos consumidores de Carmed”, explica João Adibe Marques, CEO da Cimed.

Continue lendo

Universo Live

Lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024: Celebrando a Excelência e Inovação no Varejo

Publicado

em

O POPAI Brasil anuncia o lançamento do Prêmio POPAI Brasil 2024, a maior Premiação do Marketing no Varejo que visa reconhecer e celebrar as melhores práticas, inovações e excelência no setor de varejo, destacando os projetos que estão moldando o futuro da experiência de compra.

As inscrições para o Prêmio POPAI Brasil 2024 já estão abertas! Marcas, agências, varejistas, fornecedores, prestadores de serviços, promotores e acadêmicos estão convidados a inscrever seus projetos e participar dessa celebração única.

O cronograma de inscrições é dividido em três fases:

– Early Bird: 18/07/2024 – 30/07/2024

– Inscrições 1º Lote: 31/07/2024 – 28/08/2024

– Deadline 2º Lote: 29/08/2024 – 27/09/2024

– Upload do Projeto: 31/07/2024 – 27/09/2024

O Prêmio POPAI Brasil é uma iniciativa do POPAI Brasil – Associação Brasileira de Marketing no Varejo, que visa incentivar, recompensar e compartilhar as melhores práticas do setor de marketing no varejo. Com uma tradição de promover a interação entre varejistas, agências, marcas e fornecedores, o prêmio se consolidou como um marco no calendário brasileiro. Ele abrange uma ampla gama de categorias, refletindo a diversidade e inovação do setor de varejo.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de novembro de 2024, onde os vencedores serão anunciados e celebrados em um evento repleto de inovação e networking.

Para mais informações sobre o Prêmio, categorias, critérios de avaliação e inscrições, visite nosso site: premio.popaibrasil.com.br ou entre em contato: (11) 2391-0883 (whats) e [email protected]

Continue lendo