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Digital

Localiza conquista 1 milhão de fãs no Facebook

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Com o número, locadora se torna a maior fanpage de aluguel de carros no mundo, com o mais alto nível de engajamento e interações com fãs

A Localiza alcançou no dia 10 de abril um marco histórico em sua trajetória. A maior rede de aluguel de carros da América do Sul agora também é a primeira no mundo a quebrar a barreira de 1 milhão de seguidores em sua página do Facebook (www.facebook.com/grupolocaliza), tornando-se a maior fanpage do setor no mundo.

Oficialmente nas redes sociais desde 2013, a empresa usa as páginas como estratégia de engajamento e interação com seus seguidores. Segundo o diretor de Marketing da Localiza Aluguel de Carros, Herbert Viana Andrade, mais do que posicionamento de marca e canal de divulgação de ações, promoções e produtos, as redes sociais funcionam como ferramenta de contato com os clientes da empresa. “A interação dos brasileiros com as redes sociais tem evoluído muito. Atentos a esse comportamento cada dia mais digital, temos intensificado as nossas ações nesses canais, oferecendo novas formas de contato e relacionamento com os nossos clientes.”, explica o diretor.

Para comemorar a conquista, a Localiza lançou uma campanha, desenvolvida pela Grupo TV1, com o mote “1 milhão de obrigados”, agradecendo aos clientes, seguidores e funcionários o engajamento com a marca. “Ter 1 milhão de fãs em nossa fanpage demonstra que o nosso cliente reconhece o nosso investimento em uma comunicação inovadora, digital e próxima. É a validação de que estamos no caminho certo. Então, nada mais justo do que agradecer essa confiança com uma mensagem de 1 milhão de obrigados, que traduz nosso sentimento hoje”, comemora Herbert.

A locadora também possui contas no Instagram, com 8.797 seguidores; no Twitter, com 1.951 seguidores; no Youtube, com 1.398 assinantes; e no LinkedIn, com 31.950 seguidores. De acordo com Herbert, a empresa está trabalhando em ações para desenvolver novas formas de interação por meio das redes, oferecendo ainda mais diferenciais e serviços aos clientes.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Digital

Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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