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Google lança pesquisa apontando quais marcas são consideradas cool por jovens

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Ford, Samsung e Sony estão em situação positiva tanto no quesito reconhecimento de marca como “fator cool”

Ser considerado cool nos tempos atuais não é uma tarefa fácil. Com as redes sociais, o “ser legal” é um conceito encarado de maneiras diferentes por várias pessoas, ainda mais se a pessoa for jovem. Para tentar entender esse conceito, o Google organizou um estudo com mais de 1.000 jovens nos Estados Unidos, em uma pesquisa qualitativa intitulada “It’s Lit: A Guide To What Teens Think Is Cool”, que tinha o objetivo de dizer o que é “legal” aos olhos de adolescentes e jovens adultos.

Entre as marcas mais bem colocadas na pesquisa estão grandes empresas como Ford, Samsung e Sony. Muito da reputação dessas empresas junto aos jovens é proveniente do trabalho intenso de marketing e publicidade das empresas.

Aqui, no Brasil, isso é perceptivo. Para se manter sempre na cabeça das pessoas, as três marcas aproveitaram as novas tendências de comunicação, como a mídia OOH (out-of-home) para fortalecer a marca. Ajudando nessa empreitada está a BIZSYS, produtora de projetos especiais com foco em tornar viável ações de agências de publicidade e propaganda.

Confira abaixo três ações publicitárias produzidas pela BIZSYS para Ford, Samsung e Sony e que fizeram sucesso junto ao público:

– Lançamento do smartphone Galaxy A, da Samsung: Em uma ação inovadora no abrigo de ônibus localizado na Av. Paulista na altura do número 2026, o smartphone Samsung Galaxy A foi posto dentro de uma vitrine embaixo de uma cascata d’água. Com o fluxo contínuo de líquido na tela do aparelho, o objetivo era demonstrar ao público a tecnologia à prova d’agua do aparelho. Todo o mobiliário urbano, assim como o sistema de cascata d’água foi elaborado pela BIZSYS.

– Reality show Entubados, do Canal Sony: Em um ponto de ônibus da Avenida Paulista, em São Paulo, as pessoas puderam conversar ao vivo com participantes do programa, que apareciam em um telão personalizado. Para esta produção, a BIZSYS criou um sistema de câmeras e streaming de alta qualidade, que gerou a transmissão em tempo real de imagens do estúdio para o meio da rua, de maneira fluída.

– Calendário da Saudade, da Ford: Em todo o Brasil o transporte de carga acontece com grande intensidade, o que resulta em muitos caminhoneiros fora de casa por um longo tempo. Para tentar amenizar essa saudade que os familiares sentem, a Ford bolou o Calendário da Saudade, que localiza o caminhão via GPS e mostra para a família onde o caminhoneiro está. Além disso, o aparelho buzina e pisca os faróis quando o veículo está a menos de 1km da casa, para que a hora do reencontro possa ser comemorada com preparativos extras! Todo o aparelho foi desenvolvido pela BIZSYS.

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

A Ampro acaba de lançar a campanha para o festival de criatividade Ampro Globes Awards 2021. A campanha foi criada pela pela TracyLocke Brasil. Como regra do festival a agência do ano cria a campanha do ano seguinte e a TracyLocke foi a grande vencedora de 2020 com o Grand Prix, 10 ouros, 10 pratas e 1 bronze. Em um ano em que o mercado de live marketing fala sobre se reinventar, ressignificar e renascer, a agência traz a campanha ‘Re-Ampro Globes Awards. Um prêmio pra quem se reinventa.’

As peças exaltam os símbolos de reinvenção de diferentes culturas, como o escaravelho sagrado e o pilar djed, da cultura egípcia, a tríscele, da cultura celta e a roda do dharma da cultura hindu. Além de peças de social, a campanha conta também com um anúncio long copy que questiona os profissionais que querem se reinventar acreditando nas mesmas coisas. As inscrições para o Ampro Globes Awards poderão ser feitas a partir do dia 19 de julho.

“O Ampro Globes Awards é uma premiação que vem se reinventando nos últimos anos, assumiu o foco na criatividade e se modernizou da escolha do júri, hoje muito mais plural e com metas claras de diversidade e transversalidade racial ao seu sistema de julgamento. É muito bom poder ajudar o festival a mostrar sua cara com uma campanha que representa o seu momento e do próprio mercado.” comenta Daniel Ottoni, CCO da TracyLocke Brasil.

“Como a própria campanha diz: O verbo pode até mudar, mas o prefixo RE segue firme, sempre nos cutucando para sair da zona de conforto. Não tenho dúvidas que mais uma vez teremos o melhor ano do festival. O Ampro Globes Awards vai fazer 21 anos e chega na sua maturidade priorizando a sua essência: a criatividade.”, comenta Alexis Paglianini, presidente da Ampro.

FICHA TÉCNICA

Título: Re-Ampro Globes Awards 2021

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente: Ampro

Aprovação Cliente: Alexis Paglianini

CEO: Thomas Tagliaferro

CCO: Daniel Ottoni

COO: Michel Issa
VP de Experience: Breno Ferreira
Head de Planejamento: Michele Gruc

Diretora de Criação: Aline Noya

Criação: Cleber Pereira, Lucas Basilio Vidigal
Ilustração: Cleber Pereira

Diretora de Contas: Renata Alterio

Supervisora de contas: Danielle Florido Aragon

Atendimento: Juliana Fontanete Silveira

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

O mundo mudou recentemente e já havia um processo de maturação em ritmo acelerado, na questão do uso de tecnologias para criar experiências aos consumidores, colaboradores, investidores e demais interessados. Seja por Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Estendida, Mista, Animação, 3D, ou outros modelos, as tecnologias estão revolucionando diversos segmentos, inclusive no Live Marketing.

Para entender a dimensão dessa tendência, Epson, Class e MCI formalizaram uma parceria para novas soluções em eventos digitais. Por meio dos produtos da gigante de tecnologia, em específico os projetores de vídeo mapping, a ideia da parceria é criar e oferecer ao mercado soluções de streaming para eventos híbridos, que devem se manter como tendência. “Pouco ainda foi explorado sobre vídeo mapping e os eventos digitais. Nos eventos ao vivo, a técnica é consagrada e agrada plateias do mundo inteiro pela beleza e arte do conteúdo mapeado. Mas e no digital? Questões como luminosidade, streaming de superfícies mapeadas e retroprojeções ainda precisam ser mais exploradas e desafiadas e as descobertas prometem”, afirma o business innovation director da MCI, Ney Neto.

Quem também aproveitou a tecnologia de imersão foi a Avantgarde, agência que desenvolveu um case para a Volvo América Latina. Para o lançamento da linha F de caminhões, foi montado uma experiência virtual usando Realidade Estendida (xR). “O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4 metros de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno. Outro segmento que tem aproveitado as realidades virtuais foi a Mueller, empresa de eletrodomésticos catarinense, com mais de 70 anos no mercado. A marca, junto com a agência F/FWD, criou um filtro de Instagram em Realidade Aumentada, onde o consumidor pode ver como ficará na cozinha o fogão mesa de vidro, destaque da campanha.

Segundo o diretor de vendas e marketing da unidade de fogões da Mueller, Henrique Fonseca, este segmento ganhou força nos últimos anos. “Nós mantivemos a tradição de qualidade e somamos inovação para acompanhar esse crescimento e trazer produtos cada vez melhores aos consumidores. É o caso da linha Vetro Mueller, que hoje já soma 16 opções de escolhas que visam atender às diferentes necessidades de cada consumidor", completa.

O público infantil também está no foco das tecnologias de experiências virtuais. A Rasip, empresa que integra a RAR, que investe em produtos para crianças, desenvolveu uma campanha usando Realidade Aumentada nas embalagens da maçã, comercializada pela marca. Os personagens Pernalonga e Lola estampam a embalagem da maçã Space Jam, Um Novo Legado e ainda conta com o atrativo para as crianças. “A realidade aumentada é uma tecnologia já presente nas bags Looney Tunes que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O propósito é criar um link entre tecnologia, alimento saudável e diversão, fazendo com que as crianças – e também os adultos- interajam com nossa embalagem através do uso de seus celulares, jogando e tirando fotos com os personagens Warner ao mesmo tempo em que consomem a fruta”, explica o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

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