Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Fiat se inspira em “todas” as tribos para lançar o Argo Trekking

Publicado

em

Campanha da Leo Burnett Tailor Made aborda o significado de agrupamento humano para mostrar por que a “nova cara” do Fiat Argo Trekking não é por acaso

Criado na Roma Antiga, o termo tribo (do latim tribus) significa um tipo de agrupamento humano unido por línguas, costumes, instituições e tradições em comum. Séculos depois, a expressão também serve para designar grupos com interesses mútuos. Atenta às novas tribos urbanas, a Fiat lança uma versão especial de sua linha Argo. Pensado para quem quer conquistar as ruas, o Fiat Argo Trekking mescla a tecnologia com os hábitos de quem vive na cidade para unir grafiteiros, nadadores, corredores, jogadores de rugby e motoristas em uma mesma direção.

“No primeiro semestre de 2019, a Fiat cresceu 23% e o Fiat Argo é um dos carros mais vendidos do país. Dentro deste cenário, que unimos carros com uma pegada aventureira, que fazem bonito dentro e fora da cidade, lançamos o Fiat Argo Trekking. Inspirados pelo seu visual mais agressivo, veicularemos uma campanha com inspiração tribal para comunicar tudo o que significa este novo automóvel”, diz Frederico Battaglia, diretor de brand marketing communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.

Concebido pela agência Leo Burnett Tailor Made, o filme “Tribo” mescla o conceito de unidade dos povos indígenas e a identidade coletiva contemporânea. Em trechos que combinam cenas da população nativa dos campos e grupos de jovens das grandes cidades, a peça mostra que a criação de um carro que serve para diversas tribos (e terrenos) não foi feita por acaso. Para simbolizar esta conexão, foi elaborada uma logomarca especial. Nomeada de “Trekking”, a combinação inspirada no universo das tatuagens significa: transcender, explorar e criar.

Além do convite para se aventurar, a peça também comunica as funcionalidades do lançamento como a maior altura do solo da categoria, as barras transversais, a central multimídia de sete polegadas, as rodas de liga leve com pneus de uso misto e o teto bicolor.

“É o resgate do sentimento de desbravamento. Um sentimento que está expressado nos povos antigos, em suas pinturas, nos seus rituais. O Argo Trekking é um carro todo desenhado e caracterizado para trazer essa emoção a quem dirige”, explica Tomás Correa, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

Com filmes em 30´´, a campanha estreia nesta quarta-feira (15) na televisão fechada. A estratégia de comunicação da Leo Burnett também contempla desdobramentos no digital como postagens nas mídias sociais da marca, criação de pequenos vídeos para os Stories do Instagram, veiculação de mídia programática com segmentação de públicos e Masthead no YouTube. Além de um projeto especial em parceria com o Spotify, com a criação de uma playlist baseada na resposta dos usuários em relação ao conceito às tribos, a estratégia também contempla ativações a partir desta sexta-feira (17) no festival multiplataforma MecaInhotim.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

TIM, em parceria com a Eletromidia, apresentam uma experiência ao ar livre gratuita e imersiva

Publicado

em

No ano em que celebra seus 40 anos, o Rock in Rio proporcionará aos fãs uma imersão em sua história por meio de uma experiência inédita, inovadora e divertida. O festival apresenta o Rock in History, o primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, em projeto desenvolvido com a TIM e contando com parceria da Eletromidia e implementação da Context, empresa de tecnologia criativa do Grupo Dreamers.

A iniciativa não apenas celebra o legado do Rock in Rio, mas também a cidade que o acolhe, o Rio de Janeiro, transportando os usuários para um universo mágico de uma “cidade aumentada”. Comemorando os 40 anos, 40 histórias estarão em pontos digitais e interativos espalhados pelo Rio de Janeiro, oferecendo cinco formatos de conteúdos imersivos, elevando a experiência dos fãs a um patamar único. Eles poderão encontrar objetos em 3D de proporções gigantescas, informações e curiosidades emocionantes, portais virtuais que os transportarão para novos universos digitais, filtros encantadores, áudios exclusivos e cenários virtuais ideais para capturar fotos incríveis. Ao englobar toda a Cidade Maravilhosa na ação, esta será a primeira vez no mundo que um festival cria uma experiência de realidade aumentada de tamanha dimensão.

No Rock in History, as experiências que foram lançadas contarão com as imagens virtuais das hashtags instagramáveis #Acreditar, #Sonhar, #Juntos, #Paz, da edição de 2022, serão encontradas no Porto Maravilha; Na Barra e em Copacabana, o público vai visualizar uma foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock de 1985; já no Aterro do Flamengo, estará a representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival; fogos de artifício tocando a música-tema do festival estarão na Praia de Copacabana; e, na Lagoa Rodrigo de Freitas, terá uma interação com holofotes digitais que representam o título do Rock in Rio de ser o primeiro festival a iluminar a plateia.

Por se tratar de um projeto robusto de tecnologia, o Rock in History conta com a força fundamental do 5G para que a experiência seja um sucesso. A TIM, operadora no 5G é a aliada dessa ação e trará experiências diferenciadas para os participantes, principalmente para aqueles que forem clientes.

“Estamos orgulhosos de – nesse nosso segundo ano de patrocínio ao Rock in Rio – permitir a celebração da história do festival por meio de todas as experiências surpreendentes que a tecnologia pode entregar. Só a operadora líder em 5G desenvolveria um projeto tão inovador como o Rock in History, que emociona ao reviver os 40 anos desse grande evento com ativações imersivas em vídeo, som e imagem”, comenta Camila Ribeiro, diretora de comunicação e marca da TIM. A executiva destaca o envolvimento dos clientes e demais consumidores brasileiros: “vamos convidar as pessoas para conhecer ou relembrar a história do maior festival de entretenimento do mundo de uma forma nunca antesvista, juntando música, tecnologia e emoção.”

Continue lendo

Empresa

Campanha da Politize! traz folclore para dentro da política e engaja jovens eleitores

Publicado

em

A Politize!, uma organização da sociedade civil comprometida com a promoção de cidadãos informados e engajados na democracia brasileira, lança uma campanha intitulada “Umbora! – A política não é um bicho de sete cabeças”. Inspirada na riqueza do folclore brasileiro e na diversidade da cultura popular que permeia as diferentes regiões do país, esta iniciativa busca transformar a percepção da política entre a população.

Para abordar esses desafios de frente e garantir uma participação robusta dos jovens nas eleições de 2024, a Umbora! implementa uma estratégia multifacetada. Isso inclui uma combinação de atividades digitais e presenciais, como oficinas, barracas de rua para promover o diálogo construtivo e sessões de formação especializada para educadores e estudantes da rede pública de ensino. Um exemplo é o “Programa Escola da Cidadania Ativa!”, que oferece materiais pedagógicos e capacita professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Luiza Wosgrau Câmara, gestora do núcleo de comunicação da Politize!, destaca a urgência dessa iniciativa, observando o sentimento predominante de que a política brasileira é temida. “Nossos índices de cultura e participação política são baixos, e ainda falhamos em preparar nossa população para participar do processo eleitoral”. Apesar das eleições municipais iminentes em 2024, a apatia política persiste, juntamente com os baixos níveis de envolvimento cívico, apresentando desafios significativos para uma participação democrática efetiva.

Tendo impactado milhões de brasileiros em suas últimas edições, as campanhas educativas da Politize! estabeleceram conexões entre a população brasileira e a educação política, a partir de ações didáticas, plurais, gratuitas, suprapartidárias e acessíveis a todos os públicos. Um exemplo é a Olhe.Vote.Mude, baseada em diretrizes conceituais do design vernacular, que conquistou prêmios importantes do setor criativo, como o de Design Social do Prêmio Bornancini de Design e de Design do Prêmio Brasil Criativo, além de ser finalista do Cannes Lions, o maior prêmio de publicidade do mundo.

Destacando as estatísticas alarmantes de abstenção eleitoral em eleições anteriores, com milhões de eleitores elegíveis ficando longe das urnas, a urgência de iniciativas como a Umbora! é evidente. A ação #GeralComTitulo incentiva os jovens com 16 anos ou mais a obterem o título de eleitor. Por meio dos esforços conjuntos dos voluntários do Programa Embaixadores da Politize!, a organização planeja realizar campanhas coletivas de recenseamento eleitoral em vários municípios, com o objetivo de capacitar os cidadãos e revitalizar o espírito democrático em todo o Brasil.

Continue lendo