Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Fábio Sayeg: Quatro passos para melhorar sua performance digital

Publicado

em

Até 2020, haverá mais pessoas com celulares do que com água corrente e eletricidade em suas casas

Em um mundo cada vez mais conectado não há fronteiras para o crescimento. Mas para conquistar market share é necessário saber o que falar, entender como abordar o consumidor, buscar informações sobre onde ir, quem alcançar e qual a melhor estratégia a ser adotada.

Voltei a refletir sobre estes pontos ao participar recentemente de um evento exclusivo da ZOLY na sede do Facebook Brasil, que trouxe diversos insights fundamentais para o sucesso das marcas.

Você sabia que, segundo estudo da Worldwide Retail Ecommerce Sales, existirá mais pessoas com celulares do que com água corrente e eletricidade em suas casas até 2020? Com mais de 2 bilhões de pessoas e 5 milhões de anunciantes em todo o mundo, o que fica claro é que o mundo digital está repleto de oportunidades. O que precisaremos é conseguir tirar o melhor proveito delas.

Embora as compras através de dispositivos móveis não estejam prevalecendo em todos os países, vemos que o futuro segue nessa direção. Não é por menos que nos Estados Unidos o mobile irá responder por quase metade das vendas de comércio eletrônico nos próximos anos. No Brasil, a mobilidade deve superar 34% em três anos.

O fato é que com os avanços tecnológicos o comportamento do consumidor mudou e as interações ocorrem agora em lugares e momentos diferentes. Precisamos levar em consideração que seu negócio online concorre com as histórias de amigos, familiares e outros anúncios e, por isso, é cada vez mais importante ter uma campanha relevante que consiga transmitir a mensagem e gerar tanto conversão quanto reconhecimento de marca.

Outro fator fundamental é o uso dos dados nos negócios. Mas seria necessário possuir um banco de dados para utilizá-lo como ferramenta de gestão? Com certeza. Um banco de dados organizado e bem estruturado é capaz de produzir efeitos positivos em todas as áreas de uma empresa.

Para te ajudar a alcançar uma melhor performance no mundo digital seguem quatro pontos mencionados no evento do Facebook que precisam fazer parte da sua estratégia.

1. Fragmentação da atenção: lições que aprendi com a televisão e os desafios em um mundo móvel

A TV pode não ser mais a primeira tela, mas nos ensinou uma lição importante: a necessidade de manter a consistência da mensagem. Isso é importante porque o ritmo da criação de conteúdo está superando nossa capacidade de consumir. A atenção tornou-se nosso recurso mais escasso.

Na década de 1970 existiam, em média, oito canais nas casas. Com a fragmentação da mídia, agora são, na média, mais de 194 canais nas residências. As marcas precisam entender que a fragmentação da atenção não está somente na televisão, mas sim na internet de uma forma geral, e também não está sendo disputada somente com os concorrentes.

2. Alcance e frequência: a mensagem de uma marca precisa ser forte e poderosa para a audiência absorver o conteúdo

É fundamental impulsionar uma mensagem como um todo, embasada no valor e objetivo de uma marca, e não divulgar um post sem fundamento estratégico. Quando você impulsiona posts isolados no Facebook tem pouco alcance e frequência baixa (cerca de 12%, segundo o Facebook).

Mas como melhorar? Tendo uma única mensagem – forte e poderosa. O criativo precisa conseguir passar a mesma mensagem em várias criações. Isso vai construir uma marca consistente, com alcance do público correto. Assim, ao impulsionar a mensagem terá muito mais alcance e eficiência de frequência (cerca de 50%, segundo o Facebook).

Mas qual é o marketing do futuro? Muitos fatores puxam para os dados. Criamos muita informação e as decisões a cada dia superam a intuição humana. Claro que ainda tem a fusão da intuição com a massividade dos dados, mas o cenário cada dia colide mais e irá permitir uma tomada de decisão cada vez melhor.

3. Inteligência Artificial: como usar os dados a favor das empresas

A inteligência artificial está ajudando muito, não só na publicidade, mas também em segurança. É importante entender que a informação pode gerar conflitos. Por isso, precisamos equilibrar intuição e dados.

Onde devemos olhar para ser ainda mais assertivos? Sabemos que não é fácil filtrar e tratar os dados para colocar as ações em prática, pois a grande quantidade de dados faz muita gente se perder. Por isso, a dica é começar do final, pensando onde quer chegar e qual pergunta precisa responder. Com isso, provavelmente conseguirá saber as informações que precisam ser filtradas em seu banco de dados para um melhor resultado nos negócios.

4. O futuro chegou: como as empresas podem atrair talentos?

É importante buscar profissionais capacitados que poderão fortalecer a empresa para chegar no objetivo traçado. Hoje as ferramentas estão na prateleira, muitas delas gratuitamente, diferente de antigamente, quando era necessário pagar um alto valor para conseguir acesso.

Isso reforça que cada vez mais o recrutamento, ou possuir um parceiro especializado, se tornou algo imprescindível. A dica é possuir uma composição variada de talentos; claro que prezando pela qualificação para que a escolha seja ainda mais assertiva.

Como está sua performance digital? Está cuidando bem dela ou deixando terreno aberto para concorrência? As oportunidades estão aí, mas é preciso estar bem na foto. É preciso estar na vitrine.

(*) Fábio Sayeg é o CEO e Cofundador da ZOLY. Atuou nas áreas de desenvolvimento de novos negócios no Instituto Ayrton Senna e de gerenciamento de mudanças e comunicação na Novartis para implementação do SAP. Também foi fundador da WROI, em 2006.

Continue lendo

Artigos

Inteligência artificial para humanizar as interações

Publicado

em

Ricardo Andrade

Independente da área de atuação, frequentemente as empresas recebem perguntas de seus clientes, que desejam entender melhor alguma questão ou até mesmo solucionar um problema, desde os mais simples até os mais complexos. Imagina como seria bom se existisse uma ferramenta que as ajudassem a responder as dúvidas recorrente do trabalho, de forma empática e eficaz, para otimizar o tempo de cada atendimento.

Bom, isso já é possível por meio do uso de inteligência artificial. Na prática, o intuito da aplicação dessa tecnologia nesse processo não é substituir, mas sim agregar. A proposta é ter um ambiente de atendimento misto, no qual a tecnologia e o humano trabalhem em conjunto para que possam trazer melhores resultados, tanto para a vida pessoal diária, quanto para o mundo dos negócios. Essa, inclusive, já é uma realidade para muitas empresas que optaram por aderir pelo menos uma das frentes da IA em sua atuação.

Dentro do guarda-chuva de possibilidades que essa tecnologia apresenta, uma bem conhecida pelo mercado profissional é a de processamento de linguagem natural. Por meio do uso de inteligência artificial, é possível interpretar diálogos e criar conversas entre humanos e robôs de forma empática e emocional durante o atendimento aos clientes. As ferramentas de Natural Language Processing (NLP) são capazes de detectar como o humano se apresenta, como ele fala e quais são as sensações que ele passa durante o diálogo e, assim, identificar padrões e descobrir as intenções por trás daquilo.

Contudo, num país tão rico culturalmente como o Brasil, com tanto regionalismo, é fundamental treinar os chatbots – robôs especializados nesse tipo de atividade – a entenderem palavras e expressões típicas, como “um cadinho”, “bah”, “tchê”, “logo ali”, entre tantas outras. Pois, por trás de cada um desses fonemas, há uma intenção e uma informação, que, ao interpretar, uma pessoa conseguiria entender com facilidade e seguir com a conversa de maneira fluída. A inteligência artificial precisa aprender a ter essa mesma habilidade para dar continuidade de forma efetiva a um atendimento.

Talvez fique o questionamento de qual é a real vantagem de ensinar uma máquina a ter a capacidade de realizar atividades como essa. O propósito é simples: criar recursos para que se possa estabelecer relações de atendimento mais humanizadas, de uma pessoa para outra. Parece controverso? Na verdade, não é. Quando se automatiza processos operacionais que necessitariam de um atendimento humano prolongado para atividades mais triviais, gerando repetição e desgaste, você traz a possibilidade de agilizar as demandas e fazer com que a pessoa que está atendendo foque toda sua atenção em um só ponto: no outro humano que está por trás da linha.

O ganho de tempo e agilidade nos outros processos corriqueiros, alcançados com a automação, permite que o profissional canalize a atenção necessária para resolver a questão de quem está sendo atendido de forma mais atenciosa, pessoal e de qualidade. Isso estreita a relação humana e otimiza a troca entre os dois.

Essa prática já é realidade em muitas empresas e tende a crescer. A projeção é que todo o mercado de IA comece a se expandir para uma estrutura que tem uma expectativa de tamanho de 2,5 bilhões de dólares, com mais de 2 mil competidores trabalhando em plataformas conversacionais que envolvem inteligência artificial.

Com aderência a essas soluções, uma grande tendência de mercado é o crescimento e investimento em tecnologias que caminhem rumo a automação de processos conversacionais, utilizando técnicas de machine learningdeep learning e process mining, que conseguem ajudar a analisar esses atendimentos humanos e indicar quais pontos é possível focar para que, de fato, possa realizar uma transformação e trazer um resultado efetivo para a organização, além de um atendimento final cada vez mais humanizado e acolhedor para o cliente. A tecnologia será a peça necessária para humanizar os processos e permitir realizar interações mais pessoais, para que o humano possa focar no que realmente importa: o outro humano.

Ricardo Andrade é Diretor de Produto da Woopi, empresa do Grupo Stefanini

Continue lendo

Artigos

Dez empregos que surgirão até 2030 com o Metaverso

Publicado

em

Tatiany Melecchi

Desde que o Facebook anunciou o investimento estrondoso nesta tecnologia, o que ocasionou a mudança do nome da empresa para META, o Metaverso se tornou “o grande hype do momento”, as pessoas passaram a se interessar pelo assunto e a se questionar: “O que é?”, “Como funciona?”

Depois da leitura de alguns artigos e entendimento mínimo do que se tratava, vieram outras inquietações:

  • Como essa tecnologia irá impactar o mundo do trabalho?
  • Como revolucionará a área de treinamento e desenvolvimento?
  • Quais são as empresas que já estão liderando projetos de aprendizagem com foco nesta tecnologia?

Mas, antes de tentar responder estas perguntas e compartilhar as pesquisas e insights, vamos entender melhor o que tudo isso representa?

O que é esse tal de Metaverso?

“Metaverso” é uma junção do prefixo “meta” (que significa além) e “verso”  (universo). O termo é normalmente usado para descrever uma espécie de mundo alternativo digital.

Um mundo onde os usuários poderão criar seus próprios avatares, que serão suas representações nesse ambiente digital e, por meio deles, poderão aprender, comprar, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares. Ou seja, essa tecnologia replica o que fazemos no mundo real, só que de forma 100% digital.

Sue Young, diretora de produtos do Facebook, fala que “ao invés de apenas olhar para a tela dos dispositivos, você estará nela”.

E qual o impacto do Metaverso para o mundo do Trabalho?

Faço um convite para você usar a sua imaginação. Feche os olhos e visualize-se usando um óculos de realidade virtual. Com seu próprio avatar, você começa a interagir com todo o ambiente corporativo da sua empresa: anda pelo corredores, cruza com os colegas quando vai tomar água, tirar dúvidas e trocar ideias nos corredores, pausa para um cafezinho ou conversa com outros colegas no almoço, tudo isso de forma virtual. Ou imagine outro cenário: você está na sua casa, usando seu óculos de realidade virtual e participando de feiras, eventos ou entrevistas de emprego dentro do Metaverso, onde praticamente todo o processo seletivo acaba acontecendo via realidade aumentada.

A Samsung e a Hyundai são bons exemplos de companhias que mesmo antes do lançamento do Facebook e todo o buzz do assunto, já se valiam da estratégia de adotar realidade aumentada nos processos de recrutamento e seleção de novos profissionais.

E aí, qual o seu sentimento?

Você pode estar sentindo um certo fascínio, curiosidade e vontade de vivenciar tudo isso logo, ou quem sabe sentindo algum tipo de insegurança sobre o futuro do seu trabalho e da sua profissão. Todos esses sentimentos e outros são completamente normais e esperados, pois o Metaverso propõe mudanças significativas e pode representar ameaças às nossas necessidades básicas como segurança, estabilidade e pertencimento.

Por outro lado, os especialistas comentam que essa tecnologia visa recriar o ambiente presencial no digital e proporcionar uma experiência de maior proximidade relacional, na qual o trabalho virtual será menos solitário e com relacionamentos mais espontâneos e naturais.

Como o Metaverso irá impactar a aprendizagem corporativa?

Durante a pandemia vimos muitas empresas criarem seus estúdios para gravação de minivídeos, lives e afins. Atualmente, já temos algumas empresas criando espaços de aprendizagem imersivos, nos quais os participantes e instrutores interagem uns com os outros com os seus avatares, navegando em simuladores de desempenho hiper-realistas por meio de headsets de realidade virtual, telefones, iPads e PCs com RV (realidade virtual), onde eles aprendem uns com os outros em simulações práticas.

As farmacêuticas Pfizer, Novartis e Bristol Myers Squibb são algumas das empresas que estão usando essa tecnologia para praticar habilidades essenciais, voltadas a salvar vidas em laboratórios de realidade virtual seguros.

Além disso, os profissionais da área comercial terão a possibilidade de percorrer o universo digital e aprender sobre seus produtos, fazer simulações de controle de objeção, interagir com os clientes, treinar abordagens, compartilhar os benefícios dos produtos, apresentar soluções e recursos adicionais sem custos de deslocamento e de forma realista.

O uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos. E nós profissionais de T&D temos de estar na vanguarda desta nova maneira de aprender, trabalhar e interagir. A Cult já publicou as novas profissões que já estão surgindo e irão ganhar espaço com o Metaverso.

10 empregos que existirão até 2030 no Metaverso

  • Cientista de pesquisa do Metaverso
  • Estrategista de Metaverso
  • Desenvolvedor de ecossistemas
  • Gerente de segurança do Metaverso
  • Construtor de hardware do Metaverso
  • Storyteller do Metaverso
  • Construtor de mundos
  • Especialista em bloqueio de anúncios

O Facebook Brasil anunciou seis vagas para trabalhar com Metaverso, ou seja, essa profissão já é uma realidade.

Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia,  a primeira brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela International Coach Federation

Continue lendo