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ESPM realiza webinar gratuito sobre tendências do Big Data

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Big Data Aplicada às Mídias Digitais e Comportamento do Consumidor será o tema da web conferência

A pós-graduação da ESPM-SP vai realizar um webinar gratuito, dia 30 de março, quinta-feira, às 19h30, com o tema Big Data Aplicada às Mídias Digitais e Comportamento do Consumidor.

Para debater o tema, a ESPM convidou os coordenadores de dois MBAs a distância, a Prof.ª Flávia de Souza Ãvila, do MBA em Economia Comportamental, o professor Sthefan Berwanger, coordenador do MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e, para moderar a web conferência, o professor Dr. Eduardo de Rezende Francisco, coordenador do MBA em Big Data Aplicado ao Marketing.

A transmissão será via Facebook, na página da ESPM https://www.facebook.com/espm.br/.

Os convidados:

Flávia de Souza Ãvila é Doutoranda em Economia pela Universidade de Brasilia, possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (2007) e mestrado em Behavioural Economics pelo CeDEx (Centre for Decision Research and Experimental Economics) da University of Nottingham (2013). Professora da ESPM com 10 anos de experiência em estudos experimentais sobre o comportamento humano, tanto da perspectiva individual quanto em grupo, em áreas de consultoria interna, planejamento estratégico e pricing. Co-organizadora do Guia de Economia Comportamental e Experimental.

Prof Sthefan Berwanger é Consultor em Inteligência Digital pela WA Consulting. Professor dos cursos de extensão de Comunicação e Marketing Digital e Métricas e Web Analytics. Tem cerca de 10 anos de experiência no segmento acadêmico lecionando em cursos de atualização, graduação e pós-graduação. É autor de artigos em revistas, jornais e palestrante em tópicos ligados a Marketing Digital e Gestão de Clientes.

Prof. Dr. Eduardo de Rezende Francisco é professor do programa de mestrado profissional em Comportamento do Consumidor e da graduação em Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão da ESPM. Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Sócio-fundador e chief knowledge officer da startup “Meia Bandeirada” e do grupo de fomento em Big Data e Estatística Espacial “GisBI”.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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