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Eisenbahn materializa o seu DNA nos bares da Oktoberfest de Blumenau

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Cerveja oficial da 34ª edição da festa, marca cria locomotivas como bares dentro da maior estação cervejeira do Brasil

 

De 4 a 22 de outubro ocorre a 34ª edição da Oktoberfest de Blumenau, maior festa alemã da América Latina e segunda maior do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo a Eisenbahn é a patrocinadora oficial, trazendo nesta edição a materialização do DNA da marca nos seus bares, com criação de locomotivas – ícone da marca – cenográficas detalhadamente desenhadas e construídas com a intenção de aproximar-se de uma locomotiva real, dentro da Vila Germânica.

A partir de hoje a Vila Germânica estará ambientada como uma autêntica estação de trem, homenageando o berço da marca Eisenbahn e capital brasileira da cerveja – a cidade de Blumenau – bem como a cultura germânica e cervejeira. A decoração dos quatro pavilhões foi desenvolvida pela Tracylocke Brasil.

Já os sete bares oficiais da Eisenbahn foram projetados pela agência Morebass junto com a HEINEKEN Brasil trazendo à Oktoberfest as tradicionais locomotivas, como uma estratégia de relacionamento para fortalecer os 15 anos da marca e imprimir seu ícone dentro da festa. Nesta estratégia, a agência Morebass desenvolveu um projeto com a criação de locomotivas medindo 6 metros de altura, 12 metros de comprimento e 5 metros de profundidade, que serão utilizadas como bares Eisenbahn, transmitindo para o público a essência e a personalidade da marca, nitidamente materializadas na cenografia.

Como a Eisenbahn é uma cerveja craft, toda a produção foi handmade, onde pintores e artesãos renomados trouxeram elementos artesanais alinhados com o posicionamento da marca. A agência colocou nesta edição da Oktoberfest ainda mais personalidade e requinte em cada detalhe da operação, transformando os bares em grandes pontos de experiência.

Além dos bares da Eisenbahn, a agência Morebass é responsável por toda a produção dos bares da HEINEKEN Brasil, que conta com 1 bar Baden Baden, 1 Ichiban, 2 Schin e um grande bar multimarcas na praça de alimentação na parte externa dos pavilhões, que ocupa uma área de aproximadamente 200 m², onde cada faceta representa uma das 4 marcas. O grande desafio da agência foi traduzir a essência das marcas nos seus pontos de consumo, trazendo para cada bar uma identidade própria.

Baden Baden e Ichiban apresentam bares sofisticadamente decorados em parceria com a “Facho de Luz”, empresa artesanal de iluminação em cobre e madeira. Os bares Schin são do “jeito que o povo gosta”, mais alegres, coloridos, evidenciando o copo de cerveja que representa a marca, com um keyvisual desenvolvido especialmente para a Oktoberfest. A agência conta com uma equipe formada por 45 pessoas trabalhando na produção cenográfica desde o dia 10 de setembro para garantir a entrega com a distinção que o evento e as marcas merecem.

Segundo Ricardo Morsch, CCO da agência “A estratégia foi pensada para reforçar o relacionamento das marcas com seu público, onde cada pessoa se identifica de forma visual e sensorial. Os bares, como principal ponto de contato entre marca e consumidor, enaltecem a tradição e cultura alemã e todas as particularidades do DNA de cada marca, traduzidas pela cenografia, garantindo uma mensagem única e consolidada ao consumidor final. Em especial para Eisenbahn, patrocinadora oficial da Oktoberfest, transformamos o seu principal ícone em bar, criando a oportunidade de interação total do consumidor com a essência da marca”.

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Oscar 2021 promete ser histórico tanto para os fãs de cinema quanto para as marcas

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A maior e mais aguardada premiação do cinema mundial volta às telas da TNT em 25 de abril: a 93ª Cerimônia do Oscar. Em 2020, a premiação conquistou a liderança de toda a Pay TV com 28% mais televisores ligados que o segundo colocado¹, sendo sua maior audiência dos últimos 13 anos2.  Tendo em vista seus parceiros, a WarnerMedia desenvolveu novos pacotes de entrega para aumentar ainda mais a conexão entre público e marcas.

 Marcas no Oscar 2021

Para aprimorar a presença das marcas no Oscar 2021, a TNT fundamentou as ações em dois pilares: relevância e eficiência por meio das redes sociais e transmissão ao vivo,  além de aproveitar toda a força de cross channel dentro do portfolio do grupo. Em todos os momentos do pré, durante e pós-premiação, as marcas terão a possibilidade de levar conteúdos exclusivos e customizados a milhares de fãs.

Como case de sucesso, a Fiat se destacou na edição 2020 com um cold open em parceria com a Fernandinha. Confira:

Especialistas em cultura pop

Em um formato inédito, a TNT estreou em setembro O Esquenta TNT, programa que antecede as premiações mais importantes do ano. Apresentado sempre por grandes nomes, como por exemplo Aline Diniz, Carol Ribeiro e Tiago Abravanel, já chegou  a alcançar mais de 400 mil pessoas, sendo veiculado simultaneamente no YouTube e canal linear da TNT.

Além disso, as plataformas digitais da TNT contam com um time especialista em cinema e cultura pop para comentar cada minuto da premiação em uma live de mais de 3 horas de duração. No ano passado, a live do Oscar da TNT teve quase um milhão de visualizações.

A Jeep aproveitou muito bem toda essa audiência! Confira a ação da marca durante a live de 2020:

 Engajamento digital

A TNT dá espaço para que os patrocinadores participem dos conteúdos digitais também, isso pode acontecer de duas maneiras:

  • TAKEOVER TNT: Sempre durante as premiações, um dos talentos da TNT estará nos stories comentando direto de casa os acontecimentos relevantes da noite.
  • RADAR AWARDS: Todo mês há posts com novidades do universo pop assinados pela marca.
  • PLAYLISTS DO YOUTUBE: Mais do que assinar uma peça, os patrocinadores têm a chance de desenvolver série de conteúdos tailor-made.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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O desafio das feiras e eventos do agro frente à pandemia

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Os eventos representam um elo importante da cadeia de produção de alimentos. Sejam dias de campo, palestras, seminários, congressos, leilões e exposições dos mais diferentes portes, eles movimentam bilhões de reais negócios e milhões de pessoas durante todo o ano. “A importância dos eventos aparece com destaque na 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), de 2018. Os dias de campo, as feiras e exposições agropecuárias e os leilões representam 92% e 73% dos eventos preferidos de agricultores e pecuaristas, respectivamente”, assinala Ricardo Nicodemos, vice-presidente da ABMRA.

Em tempos de pandemia, os eventos deixaram de ser realizados. Uma parcela ganhou versões virtuais, mas o agronegócio tem suas particularidades e as relações pessoais e olho no olho são muito importantes. Nesse cenário, quando voltarão os eventos presenciais?

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio convidou a especialista Liliane Bortoluci, da Informa, uma das maiores organizadoras de feiras e eventos do mundo, para falar como o setor de feiras e eventos está se reinventando frente à pandemia e as tendências para os próximos anos. A apresentação foi feita com exclusividade para as empresas cotistas da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, cuja divulgação ocorrerá nos próximos meses.

Liliane informou as empresas de eventos do Brasil já entregaram para as autoridades governamentais protocolo para realização de feiras. O documento trata das questões básicas, como entrada nos eventos, parte interna e estandes dos expositores, corresponsabilidades da promotora, expositores e visitantes. O setor aguarda o retorno desse pleito.

“Quando o setor de eventos foi impactado pela pandemia, em março de 2020, as empresas do setor pararam totalmente. Sem dúvida, é um dos setores mais afetados pela pandemia e todos os elos do negócio estão sofrendo na carne. Por outro lado, os promotores de eventos precisaram acelerar o processo de digitalização. Nós, por exemplo, aceleramos o desenvolvimento de uma plataforma digital, com conteúdos técnicos para manter esse relacionamento entre expositores, clientes e mercado”, informa Liliane Bortoluci.

Ela explica que o evento digital tem suas vantagens. Uma dela é o maior alcance. “Quando uma feira acontece, a maior participação é do público é regional. Percebemos que no digital o alcance mudou. Quem não participava devido à distância passou a acompanhar. Isso pode ser visto com os números”, explica.

“Esperamos reativar os eventos presenciais nos próximos meses. O modelo digital mostrou que é viável em determinados casos. Há possibilidade de integração dos dois modelos no futuro”, assinala a especialista da Informa.

Além da palestra, as empresas cotistas da 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural tiveram acesso aos atual status da pesquisa. “Nosso planejamento é apresentar os resultados para as empresas cotistas em abril. É uma excelente oportunidade para outras empresas adquirirem cotas da pesquisa e, assim, terem condições de sair à frente dos seus concorrentes. Afinal, trata-se de uma fonte rica e completa de informações, tendo como fontes os próprios produtores rurais de 15 atividades e 15 estados”, diz Ricardo Nicodemos, vice-presidente da ABMRA e coordenador da Pesquisa.

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