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DCODE inova no mercado de pesquisa ao unir estratégia e tecnologia

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Para estudar consumidores e marcas na era pós-digital, empresa cria conceito de “live research e consulting” como resposta às mudanças dinâmicas dos negócios e das pessoas; “Comunidades online” e “Trackings always on” são algumas das metodologias oferecidas

 

O mercado de consultorias e pesquisa enfrenta os mesmos desafios do setor de comunicação: reinventar-se frente a uma nova realidade de consumidores e negócios hiperconectados. Neste cenário, a DCODE, empresa de Live Research e Consulting, une estratégia e tecnologia como resposta às mudanças do mercado.

A empresa foi criada por Cesar Ortiz, sociólogo, estatístico e economista que tem uma sólida carreira na área de estratégia de negócios. E Rafael Camanho, mestre em administração e professor na Área de Comunicação da ESPM.

Cesar Ortiz atuou na Ambev e dirigiu por 11 anos a área de inteligência de mercado da agência Y&R. Já Rafael Camanho tem a carreira construída no mundo digital, com passagens pelas agências Click, atual Isobar Brasil, e F.biz na qual atuou como diretor de planejamento.

“Para conseguir uma resposta de qualidade frente ao universo complexo que vivemos, unimos nossa experiência em tecnologia e estratégia para criar novas metodologias de estudos e ferramentas”, comenta Cesar Ortiz. “O Live Research é um conceito que criamos e que diz respeito a uma consultoria viva, com uma pesquisa que nunca desliga”, completa Ortiz.

“Uma consultoria com base em live research diz respeito a estar sempre plugado nos movimentos de consumo, evoluindo e descobrindo novos insights com os próprios consumidores. Além de coletar dados, podemos criar uma base de conhecimento que nos permita implementar até mesmo ‘learning machine’ para explicar comportamentos de mercado que não vimos antes. Por isso, conseguimos decodificar gatilhos de negócios com mais eficiência e velocidade”, completa Rafael Camanho.

Todas as metodologias e plataformas da DCODE são criadas pensando nesse novo cenário comportamental e de mercado. Entre elas, destaque para as comunidades online e o tracking “always on”.

Um dos últimos projetos da DCODE foi ajudar a agência Grey Global a entender rapidamente o mercado brasileiro de medicamentos, onde o desafio era conseguir, em curtíssimo espaço de tempo, entender profundamente e qualitativamente as dinâmicas de escolha, uso e indicação. Por meio de uma série de discussões em uma plataforma online, a DCODE conseguiu interagir com uma amostra representativa de consumidores de todo o Brasil para chegar aos gatilhos de negócio. Outros trabalhos recentes foram desenvolvidos para Nestlé, Bradesco e Gafisa.

Comunidades Online
As Comunidades Online são um dos principais produtos da DCODE. Nas novas plataformas qualitativas de comunidades online, que seguem a lógica das redes sociais, os consumidores podem interagir permanentemente por períodos que podem ir de algumas semanas até muitos meses, avaliando, cocriando e discutindo as questões das marcas, de produtos ou serviços.

“A comunidade online é um conceito que vem ganhando força no mercado de pesquisa, mas na DCODE os especialistas já conseguiram domar o assunto a ponto de entender o que funciona e, o mais importante, o que não funciona”, diz Camanho.

“Não basta simplesmente colocar pessoas em uma plataforma de conversas. Não acreditamos em apenas uma plataforma proprietária. Quem dita a plataforma é o comportamento do público. A chave para ter resultados é impulsionar o engajamento dos participantes a partir de um moderador de comunidade especializado e, principalmente, de estímulos, tarefas e missões muito bem planejadas e traduzidas para a linguagem digital, capazes de gerar interesse para o participante e de despertar novas questões de forma orgânica, diz César Ortiz.

As comunidades da DCODE são formadas por meio de um filtro de “influenciadores de categoria”, ou seja, por pessoas profundamente envolvidas nos assuntos que discutirão por afinidade e interesse. “Já fizemos comunidade no WhatsApp porque eram jovens que não acessavam desktop. Também já fizemos em uma plataforma proprietária, pois o assunto era sensível para o target e por isso deveria estar fora das redes sociais”, comenta Ortiz.

Trackings “always on”

Do ponto de vista das pesquisas quantitativas, como trackings de marca, de opinião de consumidores ou comunicação, por exemplo, a DCODE defende a aplicação de uma “pesquisa viva” (live research), que coleta dados de forma “always on”, possibilitando acompanhar tendências e mudanças de comportamento em tempo real.

Na comparação que Ortiz faz, é como assistir ao filme da vida desse consumidor ao invés apenas de tirar uma foto. “A live research é sobre acompanhar a história da qual o consumidor faz parte e tomar decisões rápidas frente a essas tendências”, explica Cesar Ortiz. No sistema de Tracking DCODE, por exemplo, há a possibilidade de se acompanhar resultados em tempo real por meio de um dashboard que funciona no celular, tablet ou mesmo em um PC.

“Não somos aventureiros digitais. Somos nativos digitais. Pesquisa online nãé colocar um questionário feito para o papel no meio digital. É repensar tudo. Ninguém responde com qualidade a perguntas formatadas de um jeito desinteressante. Uma pitada de gamificação, por exemplo, pode ser fundamental em determinados targets ou determinados assuntos, analisa Rafael Camanho.

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Marcas apostam em publicidade exterior para impactar público no primeiro jogo da NFL no Brasil

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A contagem regressiva para um dos maiores eventos esportivos do ano no Brasil já começou. No próximo dia 6 de setembro, a Neo Química Arena, em São Paulo, será palco do aguardado duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, válido pela temporada 2024-2025 da National Football League (NFL). A JCDecaux desenvolveu projetos personalizados para marcas que buscam se conectar com um público cada vez mais engajado com o futebol americano no Brasil.

Considerada a maior liga esportiva do mundo, a NFL vai veicular anúncios em 133 relógios da cidade de São Paulo para convidar o público a assistir ao jogo, participar da NFL Experience no Parque Villa-Lobos e fazer compras na loja oficial.

Já a Visa – patrocinadora oficial da competição – apostou na dominação da Estação Corinthians-Itaquera, com anúncios em paredes, totens e colunas. A campanha também será veiculada em 40 relógios de rua nos arredores do estádio, onde são aguardados mais de 100 mil torcedores.

Cerveja oficial dos fãs da NFL, a Budweiser criou uma garrafa comemorativa para o jogo em São Paulo, que estampa a campanha em relógios de rua e em diversas estações do metrô.

Churrasco oficial da NFL no Brasil, a Perdigão vai distribuir bandeirinhas de brinde para quem desembarcar na estação Corinthians-Itaquera do dia do jogo. A campanha da linha “Na Brasa” também conta com anúncios em diversas estações e em 140 relógios espalhados por São Paulo.

Também patrocinadora da NFL, a marca de artigos esportivos New Era vai instalar um boné gigante em um relógio de rua na Avenida Paulista, que estará disponível a partir do dia 03 de setembro. O impacto do projeto especial será reforçado com anúncios nas estações Sé e Corinthians-Itaquera do metrô e em 100 relógios de rua distribuídos por vários bairros de São Paulo.

“Trazer um jogo da NFL para o Brasil é um marco histórico e as marcas têm uma chance única de se conectar com esse público altamente engajado e apaixonado. O out-of-home é uma plataforma estratégica, porque entrega alta visibilidade nos principais pontos de contato, permitindo uma comunicação impactante em um momento de grande envolvimento dos fãs. Com a combinação certa de criatividade e presença, as marcas conseguem gerar memórias duradouras neste evento inédito da NFL na América do Sul”, ressaltou João Binda, diretor comercial da JCDecaux.

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Café 3 Corações invade a Cidade do Rock

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A 3 Corações invade a Cidade do Rock. A marca do café do Brasil anuncia ativações exclusivas em três espaços planejados para celebrar os 40 anos do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do país. Entre as ações imperdíveis estão o retorno do copo refil ilimitado de café – com surpresas-, opções de cappuccinos gelados com coberturas personalizadas, ambientes instagramáveis, brincadeiras valendo prêmios e muito mais.

Localizado em frente ao palco Supernova e próximo ao Espaço Favela, o ambiente principal da marca será parada obrigatória para reabastecer a energia. O espaço de 100 m² conta com um rooftop que garante o melhor visual do festival e, durante os dias, a marca realizará algumas blitz no gramado em que, por meio de brincadeiras, convites de influenciadores e outras ações, os fãs terão a chance de assistir seu show preferido do local.

O letreiro luminoso “O Café de quem Ama Café” e a estrutura de um copo gigante que muda de cor indicam o caminho para quem quiser curtir o lounge e os espaços instagramáveis, colecionar prêmios, aproveitar as ativações e garantir o seu bom café.

O copo, que garante refil ilimitado de café, já é sucesso e marca registrada na Cidade do Rock e retorna, desta vez, totalmente repaginado para celebrar os 40 anos do festival. Com a tecnologia termostática, o copo metalizado nas cores preto e vermelho se transforma ao receber a bebida quente, apresentando novas imagens em detalhes surpreendentes na cor amarelo brilhante. A transformação é inspirada no “mood” de pura energia garantido pelo café quente.

“A 3 Corações acredita muito na força dos encontros e na potência do café – assim como da música. Por isso, estamos propondo uma verdadeira imersão no mundo da marca que explora a paixão pelo café e consolida a bebida como energia extra para viver experiências inesquecíveis, momentos que fazem a diferença”, destaca Anderson Spada, head de marketing do Grupo 3corações.

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