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DCODE inova no mercado de pesquisa ao unir estratégia e tecnologia

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Para estudar consumidores e marcas na era pós-digital, empresa cria conceito de “live research e consulting” como resposta às mudanças dinâmicas dos negócios e das pessoas; “Comunidades online” e “Trackings always on” são algumas das metodologias oferecidas

 

O mercado de consultorias e pesquisa enfrenta os mesmos desafios do setor de comunicação: reinventar-se frente a uma nova realidade de consumidores e negócios hiperconectados. Neste cenário, a DCODE, empresa de Live Research e Consulting, une estratégia e tecnologia como resposta às mudanças do mercado.

A empresa foi criada por Cesar Ortiz, sociólogo, estatístico e economista que tem uma sólida carreira na área de estratégia de negócios. E Rafael Camanho, mestre em administração e professor na Área de Comunicação da ESPM.

Cesar Ortiz atuou na Ambev e dirigiu por 11 anos a área de inteligência de mercado da agência Y&R. Já Rafael Camanho tem a carreira construída no mundo digital, com passagens pelas agências Click, atual Isobar Brasil, e F.biz na qual atuou como diretor de planejamento.

“Para conseguir uma resposta de qualidade frente ao universo complexo que vivemos, unimos nossa experiência em tecnologia e estratégia para criar novas metodologias de estudos e ferramentas”, comenta Cesar Ortiz. “O Live Research é um conceito que criamos e que diz respeito a uma consultoria viva, com uma pesquisa que nunca desliga”, completa Ortiz.

“Uma consultoria com base em live research diz respeito a estar sempre plugado nos movimentos de consumo, evoluindo e descobrindo novos insights com os próprios consumidores. Além de coletar dados, podemos criar uma base de conhecimento que nos permita implementar até mesmo ‘learning machine’ para explicar comportamentos de mercado que não vimos antes. Por isso, conseguimos decodificar gatilhos de negócios com mais eficiência e velocidade”, completa Rafael Camanho.

Todas as metodologias e plataformas da DCODE são criadas pensando nesse novo cenário comportamental e de mercado. Entre elas, destaque para as comunidades online e o tracking “always on”.

Um dos últimos projetos da DCODE foi ajudar a agência Grey Global a entender rapidamente o mercado brasileiro de medicamentos, onde o desafio era conseguir, em curtíssimo espaço de tempo, entender profundamente e qualitativamente as dinâmicas de escolha, uso e indicação. Por meio de uma série de discussões em uma plataforma online, a DCODE conseguiu interagir com uma amostra representativa de consumidores de todo o Brasil para chegar aos gatilhos de negócio. Outros trabalhos recentes foram desenvolvidos para Nestlé, Bradesco e Gafisa.

Comunidades Online
As Comunidades Online são um dos principais produtos da DCODE. Nas novas plataformas qualitativas de comunidades online, que seguem a lógica das redes sociais, os consumidores podem interagir permanentemente por períodos que podem ir de algumas semanas até muitos meses, avaliando, cocriando e discutindo as questões das marcas, de produtos ou serviços.

“A comunidade online é um conceito que vem ganhando força no mercado de pesquisa, mas na DCODE os especialistas já conseguiram domar o assunto a ponto de entender o que funciona e, o mais importante, o que não funciona”, diz Camanho.

“Não basta simplesmente colocar pessoas em uma plataforma de conversas. Não acreditamos em apenas uma plataforma proprietária. Quem dita a plataforma é o comportamento do público. A chave para ter resultados é impulsionar o engajamento dos participantes a partir de um moderador de comunidade especializado e, principalmente, de estímulos, tarefas e missões muito bem planejadas e traduzidas para a linguagem digital, capazes de gerar interesse para o participante e de despertar novas questões de forma orgânica, diz César Ortiz.

As comunidades da DCODE são formadas por meio de um filtro de “influenciadores de categoria”, ou seja, por pessoas profundamente envolvidas nos assuntos que discutirão por afinidade e interesse. “Já fizemos comunidade no WhatsApp porque eram jovens que não acessavam desktop. Também já fizemos em uma plataforma proprietária, pois o assunto era sensível para o target e por isso deveria estar fora das redes sociais”, comenta Ortiz.

Trackings “always on”

Do ponto de vista das pesquisas quantitativas, como trackings de marca, de opinião de consumidores ou comunicação, por exemplo, a DCODE defende a aplicação de uma “pesquisa viva” (live research), que coleta dados de forma “always on”, possibilitando acompanhar tendências e mudanças de comportamento em tempo real.

Na comparação que Ortiz faz, é como assistir ao filme da vida desse consumidor ao invés apenas de tirar uma foto. “A live research é sobre acompanhar a história da qual o consumidor faz parte e tomar decisões rápidas frente a essas tendências”, explica Cesar Ortiz. No sistema de Tracking DCODE, por exemplo, há a possibilidade de se acompanhar resultados em tempo real por meio de um dashboard que funciona no celular, tablet ou mesmo em um PC.

“Não somos aventureiros digitais. Somos nativos digitais. Pesquisa online nãé colocar um questionário feito para o papel no meio digital. É repensar tudo. Ninguém responde com qualidade a perguntas formatadas de um jeito desinteressante. Uma pitada de gamificação, por exemplo, pode ser fundamental em determinados targets ou determinados assuntos, analisa Rafael Camanho.

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Grupo LEGO e Universal Music apresentam LEGO(R) VIDIYO™

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O Grupo LEGO e a Universal Music (UMG) apresentaram hoje o LEGO® VIDIYO ™, experiência lúdica e inovadora de produção de videoclipes desenvolvida para celebrar e ampliar a criatividade e a paixão das crianças pela música. O LEGO VIDIYO é uma forma totalmente nova de brincar que estimula crianças a sonhar alto ao dirigir, produzir, estrelar e compartilhar seus próprios videoclipes, contando com trilhas sonoras de todo o mundo lideradas pelos sucessos dos incomparáveis artistas da Universal Music.

Indicado para crianças de 7 a 10 anos, o LEGO VIDIYO proporciona um ambiente seguro no qual elas podem transitar pelos mundos físico e digital. A plataforma permite ter experiências com brincadeiras e músicas, uma combinação poderosa e fundamental para o desenvolvimento das crianças que as ajuda a ampliar sua capacidade de se conectar com outras pessoas de forma emocional e criativa.

Combinando a nova tecnologia com o LEGO System in Play e músicas dos principais artistas de vários gêneros, o LEGO VIDIYO oferece uma interessante oportunidade para as crianças se expressarem com criatividade. Ao colocá-las no comando de suas próprias produções de videoclipes, elas podem descobrir o universo da música e explorar a paixão pelas canções por meio de uma experiência social envolvente, positiva e segura. Como o LEGO VIDIYO exige o consentimento verificado dos pais – e anonimato – e a moderação externa do conteúdo enviado ao feed do aplicativo, os pais podem ter a certeza de que seus filhos estarão usando a criatividade sem deixarem de estar seguros on-line.

Acessado por meio de uma combinação exclusiva de elementos LEGO, minifiguras, músicas, realidade aumentada e um novo aplicativo vibrante, o LEGO VIDIYO permite fazer inúmeros arranjos a partir de opções de edição por meio do novo efeito especial ‘BeatBits’. Jovens criadores podem experimentar seus próprios estilos individuais e formas de dar vida aos videoclipes. O esquema funciona assim:

• Escolha no aplicativo uma das muitas canções de vários artistas consagrados – tanto as que estão no topo das paradas quanto clássicos facilmente reconhecíveis.
• Crie sua banda a partir de uma coleção vibrante de novas minifiguras físicas, que podem ser personalizadas e trazidas à vida em diferentes escalas por meio da tecnologia de realidade aumentada no aplicativo VIDIYO.
• Alinhe os efeitos especiais na forma de ‘BeatBits’ e coloque-os no cenário de digitalização. Os BeatBits são elementos LEGO quadrados 2×2 decorados, que uma vez digitalizados desbloqueiam efeitos digitais capazes de controlar tudo, desde estilos de vídeo e música a efeitos de cena. É possível ter uma prévia ao escolher qualquer elemento, desde efeitos de brilho em preto e branco a chuva de confetes e até visão de raios-X. Também é possível adicionar efeitos de áudio, como DJ scratching, mouse voice ou solo de saxofone, bem como divertidos movimentos e truques característicos dos personagens, desde breakdance até surfar em um tubarão.
• Os cenários podem ser desde parques, quartos e quintais até modelos construídos em tijolos. Os videoclipes do LEGO VIDIYO podem acontecer em qualquer lugar. Em apenas três segundos, a localização é digitalizada e então começa a contagem regressiva para a produção.
• Com os BeatBits selecionados no aplicativo, é possível assumir o controle criativo das produções, acionando movimentos de dança e efeitos de áudio ou vídeo em uma incrível performance de 60 segundos, que pode ser reduzida para 5, 10, 15 ou 20 segundos de clipes compartilháveis.
• Os videoclipes podem ser transferidos para o feed do aplicativo, mas apenas depois da moderação do conteúdo. Qualquer material com informações de identificação pessoal, como crianças estrelando os vídeos, não terá aprovação para transferência para o feed do aplicativo, mas poderá ser armazenado localmente para ser assistido por amigos ou familiares.

Ao combinar esses elementos, as crianças poderão experimentar o jogo LEGO de uma forma inédita. Usando a nova tecnologia de realidade aumentada, esta será a primeira vez que as crianças poderão brincar com minifiguras em escala real e em escala superdimensionada, além da escala icônica de minifiguras. O aplicativo permite estilizar todos os membros da banda, selecionar nomes, criar capas de álbuns e muito mais!

Novas músicas, desafios e conteúdos inspiradores serão adicionados regularmente ao aplicativo para manter o jogo atualizado e incentivar as crianças a continuarem desenvolvendo seu potencial criativo. Os desafios são criados para ajudar a transformar os vídeos simples em produções empolgantes e dinâmicas, garantindo que as crianças aproveitarão ao máximo o amplo conjunto de recursos que o LEGO VIDIYO tem a oferecer por meio de novos BeatBits exclusivos.

“Queremos alimentar a imaginação da próxima geração de profissionais de criação, fornecendo a eles um novo espaço para que possam se expressar criativamente”, afirma Julia Goldin, diretora de marketing do Grupo LEGO. “Pesquisas mostram que mais de três quartos* (79%) dos pais em nível mundial desejam que seus filhos confiem mais em seus potenciais criativos, por isso lançamos o LEGO VIDYO para ajudar a fazer isso acontecer. Sabemos que as crianças estão sempre buscando novas maneiras de ter experiências criativas, e o LEGO VIDIYO está aqui para estimulá-las a desenvolver a paixão pela música e usar a criatividade por meio de construções LEGO e a produção de videoclipes. Mal podemos esperar para ver o que eles vão inventar!”

Música e brincadeiras criativas são incrivelmente importantes na vida das crianças, conforme revelado por pesquisas do Grupo LEGO e da Universal Music:

• 89% dos pais dizem que a música ajuda a desenvolver habilidades criativas, enquanto 83% afirmam que contribui para desenvolver confiança.*
• 94% dos pais acreditam que brincar com peças de LEGO ajuda a desenvolver a criatividade, enquanto 91% dizem que melhora a capacidade de resolver problemas e 89% dizem que contribui para desenvolver confiança.*
• 74% das crianças de 5 a 12 anos dizem que música as ajuda a se conectar com amigos*, sendo que mais da metade das crianças de 6 a 10 anos confirma que ouve música todos os dias.**
• 76% dos pais e filhos com idades entre 5 e 12 anos acreditam que a música os ajuda a expressar quem são.*
• 81% dos pais dizem que a música une a família e ajuda o casal a lidar com seus filhos.*
• 92% dos pais e 95% das crianças de 5 a 12 anos dizem que brincar com peças LEGO é divertido para toda a família.*

Ao reunir o jogo LEGO e o poder da música em um ambiente seguro e social, o LEGO VIDIYO respeita essas tendências, permitindo que as crianças desenvolvam sua expressão criativa.

O LEGO VIDIYO é o primeiro trabalho conjunto entre o Grupo LEGO e a Universal Music, depois que as duas empresas anunciaram a parceria em abril de 2020. Como líder mundial, a Universal Music molda a cultura em todo o mundo por meio do poder da música. A empresa trouxe para o LEGO VIDYO superstars locais e globais, junto com um catálogo incomparável de canções cobrindo todos os gêneros e idiomas. O Grupo LEGO trabalha para inspirar e desenvolver crianças por meio de brincadeiras desde 1932. Trouxe para a parceria uma experiência ilimitada em inovação e desenvolvimento de jogos para crianças e suas famílias em todo o mundo, geração após geração.

“Por meio dessa parceria inovadora – com o poder da música e dos jogos usados para apoiar o desenvolvimento inicial da criatividade -, crianças ao redor do mundo serão capazes de se expressar enquanto encenam, dirigem, atuam e compartilham seus videoclipes. O LEGO VIDIYO é uma ótima maneira para que milhões de crianças descubram novas músicas e se aproximem de seus artistas favoritos enquanto aprendem e se conectam por meio da brincadeira”, explica Olivier Robert-Murphy, vice-presidente executivo da Universal Music & Brands.

O executivo acrescenta que o LEGO VIDIYO possui uma identidade visual completamente nova e vibrante que o diferencia de todas as outras marcas LEGO. É uma marca colorida, que conta com aplicativo, conjuntos de LEGO e produtos de estilo de vida que estão sendo apresentados em parceria com a Bravado, empresa de gestão de marcas e merchandising da Universal Music.

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Setor de turismo e eventos tem lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro

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O presidente Jair Bolsonaro acaba de sancionar com vetos o projeto de lei 5.638/2020, que recebeu o nome de Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que prevê uma série de medidas de auxílio para alguns dos setores mais atingidos pela pandemia de Covid-19, como o turismo e o de eventos.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro ressaltou que conseguiu fazer com que o projeto que já havia sido aprovado na Câmara e no Senado, fosse sancionado quase que na integralidade. “Temos um profundo respeito com essas pessoas que perderam tudo, que estão sem esperança, que querem e que têm que voltar ao mercado de trabalho para garantir o sustento próprio e de sua família.”

Também presente na coletiva, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa disse que entre 10 milhões e 20 milhões de famílias poderão ser alcançadas pela iniciativa.  “O setor de eventos, de acordo com um estudo que nós fizemos, foi o setor mais afetado da economia e, portanto, vamos agora passar a dar alguns tratamentos favorecidos para esses setores”, explica.

Segundo Costa, o governo federal vai permitir desconto e renegociação de dívidas tributárias e também de ampliação de crédito.

O Perse autoriza desconto de 70% na dívida tributária das empresas de turismo e eventos, e permite parcelamento do valor restante em até 135 meses.

No caso das medidas de crédito, serão usados entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), além de destinar 20% do crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) ao setor de eventos.

Veto

O desejo de redução de impostos para as empresas de eventos e turismo não pode ser concretizado e foi vetado pelo presidente. Segundo Carlos da Costa, os vetos foram necessários porque o governo federal não conseguiu estabelecer como se daria a compensação tributária, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O volume de compensações tributárias que deveriam ser feitas caso tudo fosse sancionado, teria um aumento de imposto sobre outros setores, algo que o presidente sempre falou que é contra. Nós não aumentamos impostos neste governo”, afirma o secretário.

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