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Cresce o empoderamento feminino no Brasil

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Dados apresentados em encontro da AMPRO mostram avanços nos últimos anos, mas país ainda está em 90º lugar no ranking mundial

“Empoderar as mulheres é o certo a se fazer e também a decisão mais inteligente para os negócios e países”. Com esta premissa, Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres, introduziu sua palestra durante o encontro “Empoderamento Feminino: onde estamos hoje?”, organizado pelo Comitê Women Empowerment da AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O evento reuniu executivas e profissionais do Live Marketing no final de novembro, em São Paulo.

Na oportunidade, Adriana, que também é conselheira do Comitê, apresentou dados sobre o ranking de igualdade de gênero em diversos países, mostrando o Brasil na 90ª posição. Outros dados do PNAD 2014, por exemplo, mostraram que a renda das mulheres foi 70% da renda dos homens, enquanto que, no caso das negras, o percentual cai para 40% da renda dos homens brancos. Há 10 anos, a proporção do salário de mulheres brancas era de 63% da renda dos homens.

Em termos de representatividade na publicidade brasileira, as mulheres brancas são 74%, contra 87% de homens brancos e apenas 21% de mulheres negras. No entanto, a participação da mulher negra como protagonista subiu 600% desde a primeira onda do estudo (julho de 2015) e a quantidade dos comerciais que mostram atitudes empoderadas dos personagens aumentou de 12% para 31%.

O encontro também contou com a participação de Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência Netza, que falou sobre como encara o empoderamento feminino e como ele é praticado em sua agência. “Cresci em torno de figuras de mulheres fortes, o que me orientou naturalmente, e a diversas gerações de minha família, com esse perfil de força e liderança. Na Netza, valorizamos as pessoas acima de tudo, respeitamos a diversidade em todas suas formas”, comentou. A agência de Fabiana, que é associada ao Pacto Global da ONU desde 2015, conta com 60 funcionários e diversas mulheres em cargos de liderança de projetos e equipes. “O empoderamento está no ser humano independentemente de sua orientação sexual, gênero, religião ou escola em que se formou”, defende.

“Nosso encontro foi surpreendente, saímos mais engajadas na causa. É sempre importante fomentar a discussão e disseminar as informações para que cada um possa fazer a sua parte. Trazendo informações, números, depoimentos, experiências, as pessoas começam a visualizar formas de promoverem esse engajamento dentro do seu universo. A representatividade, a inclusão e a diversidade são parte de quem somos.”, complementa Fabiana.

Para o CCO da Mark Up, Sandro Vieira, que também participou do evento, “o mundo moderno não tem mais espaço para pensamentos e comportamentos onde não exista igualdade, em nenhuma esfera. É urgente falar do assunto e mais que isso, criar ferramentas que possam combater o preconceito e a diferença com veemência. A iniciativa da AMPRO e do Comitê é uma ferramenta poderosa em busca dessa ‘igualdade’ tão falada e ainda tão distante do ideal e é importante que mais homens a apoiem e participem para que a cultura da igualdade reverbere e se torne algo comum”.

O encontro fez parte do calendário de ações proposto pelo Comitê Women Empowerment da AMPRO, que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento profissional do gênero no mercado de Live Marketing. Entre as ações de 2017, esteve ainda 1º Curso de Gestão para Mulheres, em parceria com a FGV.

“Esses dois anos à frente do Comitê foi um motivo de muito orgulho e privilégio e ter encerrado a minha gestão com a presença de Adriana e Fabiana foi uma certeza de que estamos no caminho correto e que esse Comitê tem muito a fazer. Cada coração que tocarmos, minimamente que seja, já é válido. Tenho certeza que a nova liderança vai ampliar, trazer novos ares e desafios, com entregas incríveis”, afirmou Silvana Torres, sócia-diretora da Markup, que dirigiu o Comitê durante o biênio 2016/2017.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completou 24 anos em 2017 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo lança programa de certificação profissional

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos, e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, visto a necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.

As inscrições já estão abertas com vagas limitadas com início das aulas em 21 de junho e término em 23 de novembro de 2024 no WTC World Trade Center SP. O programa de certificação de excelência de gestores de eventos é de extrema importância para todos os profissionais e empresas contratantes, onde será atestado não só o conhecimento do público interessado sobre os assuntos e procedimentos conferindo a prova de capacidade para a execução de determinado serviço ou no exercício de qualquer função, mas também demonstrando como funciona o compromisso da empresa, o profissionalismo de seus colaboradores, bem como a manutenção e atualização aos padrões de qualidade de seus processos, aumentando não só a credibilidade profissional, mas o prestígio dentro da própria rede de contatos.

A certificação além de evidenciar a qualificação do requerente garante a veracidade de sua formação e habilitação para o exercício das funções, reconhecendo a capacidade do profissional tanto por empresas internacionais quanto multinacionais, deixando a pessoa apta para trabalhar em qualquer país.

Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.

Para participar é necessário que se preencha formulário junto a inscrição e encaminhamento, anexando seu Currículo Acadêmico Profissional e colocar qual a atuação na área de gestão de eventos, com o mínimo de três anos de experiência e carta motivacional sobre a intenção do curso.

Esta primeira edição conta com apenas 40 vagas, sendo assim somente os 40 primeiros inscritos e selecionados vão participar da aula no formato de um final de semana por mês, sendo 8 horas de aula às sextas e 8h no sábado, período manhã e tarde. Ao todo, serão 6 finais de semana de 16 horas/aula, totalizando 96 horas de curso, com uma prova de 1h por módulo, em um total de 9 módulos e mais 3 horas de aula inaugural.

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Ruffles convida as pessoas a viverem a onda do basquete na NBA House

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Ruffles, marca de snacks da PepsiCo e o snack oficial da NBA no Brasil desde outubro de 2021, chega à NBA House 2024 com seu posicionamento “Viva essa Onda”. O estande e a ativação da marca serão focados no mote da campanha criada.

Desenvolvida pela Bakery e lançada em 2023, o posicionamento “Viva essa Onda” tem como intuito mostrar ao público que a vida não acontece em linha reta e convida o público, em sua continuação para 2024, a viver uma vida fora do roteiro esperado e, muitas vezes, imposto pela sociedade.

De tom irreverente e bem-humorado, a campanha propõe que Ruffles pode se tornar uma grande aliada dos consumidores nos momentos de pressão e inspirar as pessoas a “viverem a sua própria onda” com ações que gerem reflexão de forma leve e divertida, mostrando que a vida não é uma linha reta, ela acontece em ondas.

Os fãs que visitarem a área de Ruffles em um dos dias de NBA House podem participar de uma competição, que é disputada simultaneamente por quatro jogadores: em duplas, os participantes ficam posicionados em cima de uma plataforma que terá momentos de subida e descida (simulando as ondas da vida e que são características do snack). Vence a dupla que fizer o maior número de pontos na cesta em 30 segundos.

Os vencedores levarão como brinde um boné personalizado da marca, já a dupla que não levar a melhor, ganhará adesivos exclusivos. Além disso, todos receberão Ruffles para consumir.

“Estamos muito contentes e empolgados por fazer parte de mais uma edição de NBA House com Ruffles. Para a edição de 2024 trazemos a campanha “Viva essa Onda” para celebrar as pessoas que escolheram viver fora do roteiro e, por exemplo, possuem o basquete como paixão. Estamos sempre em busca de maneiras de aproximar a marca do público jovem que preza por momentos descontraídos e novas experiências. Com um evento como a NBA House, somos capazes de aproximar o nosso consumidor do universo que existe em torno do maior campeonato de basquete do mundo, além de nos conectar com possíveis novos consumidores que frequentam esse tipo de evento”comenta Simone Simões, diretora de marketing da PepsiCo.

Nas redes sociais, a marca contará com um grande time de influenciadores, com destaque para Igão, Mítico e MC Binn: os três nomes irão mostrar ao público a ativação de Ruffles no evento durante o Fan Day. Depois disso, irão de carona para o estúdio do Podpah, onde farão um episódio especial do podcast e que será patrocinado pela marca.

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