Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Cresce o empoderamento feminino no Brasil

Publicado

em

Dados apresentados em encontro da AMPRO mostram avanços nos últimos anos, mas país ainda está em 90º lugar no ranking mundial

“Empoderar as mulheres é o certo a se fazer e também a decisão mais inteligente para os negócios e países”. Com esta premissa, Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres, introduziu sua palestra durante o encontro “Empoderamento Feminino: onde estamos hoje?”, organizado pelo Comitê Women Empowerment da AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O evento reuniu executivas e profissionais do Live Marketing no final de novembro, em São Paulo.

Na oportunidade, Adriana, que também é conselheira do Comitê, apresentou dados sobre o ranking de igualdade de gênero em diversos países, mostrando o Brasil na 90ª posição. Outros dados do PNAD 2014, por exemplo, mostraram que a renda das mulheres foi 70% da renda dos homens, enquanto que, no caso das negras, o percentual cai para 40% da renda dos homens brancos. Há 10 anos, a proporção do salário de mulheres brancas era de 63% da renda dos homens.

Em termos de representatividade na publicidade brasileira, as mulheres brancas são 74%, contra 87% de homens brancos e apenas 21% de mulheres negras. No entanto, a participação da mulher negra como protagonista subiu 600% desde a primeira onda do estudo (julho de 2015) e a quantidade dos comerciais que mostram atitudes empoderadas dos personagens aumentou de 12% para 31%.

O encontro também contou com a participação de Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência Netza, que falou sobre como encara o empoderamento feminino e como ele é praticado em sua agência. “Cresci em torno de figuras de mulheres fortes, o que me orientou naturalmente, e a diversas gerações de minha família, com esse perfil de força e liderança. Na Netza, valorizamos as pessoas acima de tudo, respeitamos a diversidade em todas suas formas”, comentou. A agência de Fabiana, que é associada ao Pacto Global da ONU desde 2015, conta com 60 funcionários e diversas mulheres em cargos de liderança de projetos e equipes. “O empoderamento está no ser humano independentemente de sua orientação sexual, gênero, religião ou escola em que se formou”, defende.

“Nosso encontro foi surpreendente, saímos mais engajadas na causa. É sempre importante fomentar a discussão e disseminar as informações para que cada um possa fazer a sua parte. Trazendo informações, números, depoimentos, experiências, as pessoas começam a visualizar formas de promoverem esse engajamento dentro do seu universo. A representatividade, a inclusão e a diversidade são parte de quem somos.”, complementa Fabiana.

Para o CCO da Mark Up, Sandro Vieira, que também participou do evento, “o mundo moderno não tem mais espaço para pensamentos e comportamentos onde não exista igualdade, em nenhuma esfera. É urgente falar do assunto e mais que isso, criar ferramentas que possam combater o preconceito e a diferença com veemência. A iniciativa da AMPRO e do Comitê é uma ferramenta poderosa em busca dessa ‘igualdade’ tão falada e ainda tão distante do ideal e é importante que mais homens a apoiem e participem para que a cultura da igualdade reverbere e se torne algo comum”.

O encontro fez parte do calendário de ações proposto pelo Comitê Women Empowerment da AMPRO, que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento profissional do gênero no mercado de Live Marketing. Entre as ações de 2017, esteve ainda 1º Curso de Gestão para Mulheres, em parceria com a FGV.

“Esses dois anos à frente do Comitê foi um motivo de muito orgulho e privilégio e ter encerrado a minha gestão com a presença de Adriana e Fabiana foi uma certeza de que estamos no caminho correto e que esse Comitê tem muito a fazer. Cada coração que tocarmos, minimamente que seja, já é válido. Tenho certeza que a nova liderança vai ampliar, trazer novos ares e desafios, com entregas incríveis”, afirmou Silvana Torres, sócia-diretora da Markup, que dirigiu o Comitê durante o biênio 2016/2017.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completou 24 anos em 2017 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

Continue lendo

Universo Live

Vencedores da 21ª edição do Prêmio POPAI Brasil são anunciados em cerimônia

Publicado

em

A cerimônia do Prêmio POPAI Brasil 2021 aconteceu em grande estilo e foi conduzido por Bruno Busquet, presidente do POPAI Brasil, e pela comunicadora Luah Galvão na noite do dia 23 de novembro, no Espaço Wood em São Paulo.

Foram mais de 170 troféus entregues, e reuniu 250 convidados presenciais além de milhares espectadores virtuais ao redor do mundo, os quais puderam acompanhar ao vivo pela web a maior e mais duradoura Premiação do Marketing no Varejo. Aclamado como o “Oscar do Varejo”, o Troféu do Prêmio POPAI Brasil incentiva e reconhece o trabalho dos profissionais do setor, que a cada evento surpreende com soluções cada vez mais criativas e eficazes, que há vários anos colocam o Brasil em destaque na premiação mundial – SHOP! Global Awards nos Estados Unidos.

Mesmo em um ano tão atípico como o vivido, o prêmio bateu mais um recorde de inscrições, foram quase 400 campanhas, de mais de 60 empresas diferentes. Tais números, crescentes ano após ano, espelham o grau de relevância e prestígio da premiação. “São números impressionantes que crescem a cada ano, o Prêmio POPAI Brasil é mais do que uma premiação dos melhores, ele tangibiliza e inspira soluções extraordinárias do marketing no varejo”, afirmou o VP de Premiações Raphael Tasquetto.

O evento contou ainda com diversas entidades convidadas como APAS, TWO SIDES, RDI, IDVF, BRAZIL PROMOTION além das empresas patrocinadoras e apoiadoras que foram essenciais para realização dessa grande festa. E ainda foram entregues os troféus dos ganhadores da 1ª edição do Prêmio GC Shopper Show que tem como objetivo compartilhar os melhores projetos e reconhecer os profissionais que se engajam ano a ano para oferecer a melhor experiência do shopper em loja. “Nós temos um compromisso verdadeiro com a credibilidade, por isso temos conosco o apoio integral de todos os agentes dentro do ecossistema varejista,” finalizou Bruno Busquet .

Continue lendo

Universo Live

Rio de Janeiro ganha cenografia de Natal assinada pela MChecon

Publicado

em

Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, na categoria paisagem cultural urbana, a cidade do Rio de Janeiro atrai turistas de todo mundo não só por conta das suas praias, clima e belezas naturais, mas também pelas inúmeras atividades turísticas propostas pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur. Através da Riotur, a cidade promove alguns dos maiores eventos do mundo, entre eles o Carnaval – o maior espetáculo da terra – e o Réveillon. No entanto, engana-se quem pensa que o Natal está fora do calendário de celebrações.

De olho na retomada do turismo, a Prefeitura carioca, inspirada pelas linhas, formas, cores, paisagens e luzes da cidade do Rio de Janeiro, acaba de lançar uma decoração natalina que vai atrair visitantes de todos os lugares. Assinadas pela MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia, as instalações temáticas poderão ser vistas e visitadas na orla das zonas Sul e Oeste e no Parque Madureira, na Zona Norte, até o dia 06 de janeiro de 2022. A ideia é que o projeto se torne uma tradição na cidade.

A cenografia traz elementos e instalações que se integram à paisagem local, inspiradas nas linhas da cidade, no calçadão de Copacabana, nas ondas do mar e no céu. Um verdadeiro convite à contemplação e interação. Ao longo da Avenida Atlântica, em Copacabana, postes decorados vão iluminar o calçadão. Na altura da Rua Santa Clara, uma Árvore de Natal de 14 metros vai decorar o canteiro central e estruturas iluminadas, em formato de estrela e globo, estarão na altura das ruas Xavier da Silveira, Bolívar, Figueiredo de Magalhães e República do Peru. No calçadão, um letreiro iluminado com a mensagem de “Feliz Natal” será instalado entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara. Estrutura semelhante também irá decorar o Parque Madureira.
Além disso, os 24 postos de salvamento da orla marítima, do Leme ao Pontal, ganharão painéis temáticos e uma placa com a frase “Feliz Natal” em sete idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e chinês. A instalação dos painéis contou com o apoio da concessionária OrlaRio e da Fecomércio e toda a ação teve o patrocínio da Coca-Cola e Fecomércio.

“Esse ano, queremos que a passagem do Natal no Rio seja emblemática. E, nada melhor que a Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana, reconhecida mundialmente com um dos cenários mais bonitos da cidade, para simbolizar a esperança e o amor que essa época faz florescer em nós. A orla, nosso maior atrativo turístico, exibirá mensagens positivas de Feliz Natal, assim como o exuberante Parque de Madureira”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.
Continue lendo