Conecte-se com a LIVE MARKETING

Digital

Conheça os 10 mandamentos para que as empresas não pequem nas redes sociais

Publicado

em

De acordo com o especialista em redes sociais e vídeos virais, muitas empresas estão presentes nas redes, porém poucas utilizam da forma correta para atrair clientes e converter em vendas

92% das empresas estão presentes nas redes sociais e muitas delas entendem a sua importância. É o que defende o relatório produzido pelo Social Media Trends 2017. Mas será que elas estão fazendo da forma correta?

Para Kim Archetti, especialista em redes sociais e viralização de vídeos, mesmo que muitas marcas, principalmente PMEs, entendam a real importância de estar presentes em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, poucas sabem realmente como utilizar estas ferramentas a seu favor. “ Ao invés de se comunicarem com seus seguidores ou clientes, muitos querem só vender, e fazem da página um grande canal de promoção ou egocentrismo”, avalia.

Com o objetivo de ajudar as marcas nas redes sociais, o especialista criou os 10 mandamentos para que empresas não pequem no mundo virtual:

1. Identificar o público

Marcas que estão presentes nas redes sociais devem entender o que realmente o seu público necessita, ou seja, quanto mais conhecer quem é o seu consumidor nas redes sociais, mais sucesso no engajamento. “Empresas devem entender que o mundo físico é diferente do virtual, com muito mais concorrência. Para que empresas se tornem protagonistas é preciso que conversem na mesma língua que seu seguidor, entendendo as suas necessidades”, explica Archetti.

2. Não se auto promover

Redes Sociais não é uma ferramenta para auto promover. Não adianta usar esses canais para apenas publicar produtos, preços e promoções. É necessário ter interação para aproximar a marca do cliente. “Uma loja de cama, mesa e banho, por exemplo, ao invés de ficar só apresentando promoções ou enaltecendo o seu pioneirismo, deveria falar da qualidade daquele produto, cuidados que devem ser tomados, qual cor combina mais com tipo de decoração, etc”, exemplifica Archetti.

3.Produza vídeos

Muitas empresas pecam quando o assunto é criar vídeos para seu público nas redes sociais. Esse formato de conteúdo está dominando as fanpages e timelines. Além disso, Pesquisas recentes já apontam os conteúdos em vídeo como principal formado de marketing para gerar engajamento por parte do público do que apenas fotos ou textos. É natural que a produção desses materiais se intensifique cada vez mais.

“Para isso, é importante alguns cuidados na hora de apostar em audiovisual para as suas redes. Busque oferecer ‘conteúdo’ que possa ser consumido de forma rápida e simples, claro e objetivo”, pontua Kim.

4. Escute o público

Quanto mais a marca ficar em evidência, por meio de compartilhamento de conteúdos, sejam vídeos ou imagens, nas redes sociais, maiores são as chances de ser criticada, seja de forma honesta ou desonesta, por meio de haters. Entretanto, o sinal de alerta deve ficar sempre aceso, pois como já dizia nossos avós “onde há fumaça, há fogo”. Para Archetti, é necessário ter um filtro. “Algumas pessoas podem exagerar nas comparações, e por isso é importante sempre se posicionar quando algo estiver incomodando algumas pessoas”.

5. Jamais robotizar informações

Embora grandes empresas, principalmente varejistas, utilizam “robôs”, nas redes sociais, é importante destacar que para que se tenha tal ferramenta é necessário um certo investimento. “Pequenas e Médias empresas não usam robôs, mas em alguns casos respondem como se fossem, com uma resposta padrão”, explica o especialista.

“Isso acontece também com as empresas que investem mais em ganhar tempo do que fidelizar o cliente por meio de um atendimento humanizado e personalizado”, pontua.

6. Não abandonar as redes sociais

Não adianta criar um perfil nas redes sociais para a empresa, se não existe intenção de fazer algum investimento. A sensação de abandono, é logo percebida pelos seguidores, que percebem que ela não é mais atualizada e acaba deixando-as abandonadas após o calor da estreia do lançamento. “O trabalho é longo, exaustivo, mas precisa de esforços muitas vezes diário para manter rotatividade e com publicações relevantes para o seu público”.

7. Monitorar concorrentes

A impressão “estou sendo vigiado” ou a desconfiança de que o concorrente “roubou” a sua ideia, não é apenas válida para filmes de ficção. Hoje, com as redes sociais é cada vez mais fácil descobrir o que os concorrentes fazem. A ideia não é copiá-las, mas sim criar situações ou conteúdos melhores. “Todo mundo quer ser protagonista, mas no fundo a maioria acaba sendo figurante no mercado”, pontua Archetti.

8. Tenha identidade própria

Complementando o mandamento anterior, o protagonismo de uma marca acontece quando ela se destaca, junto aos concorrentes, pela sua identidade ou personalidade junto ao seu público. Para Archetti, a empresa deve ter uma forma única, que consiga envolver os seguidores. “A narrativa e forma de se comunicar pode ser algo particularmente individual”.

9. Sempre converter seguidores em clientes

Nas redes sociais, seguidores não são necessariamente clientes, mas podem se tornar de acordo com a empatia da marca com o seu público. A conversão acontece a partir de um momento em que existe um relacionamento de confiança junto ao seguidor. “A marca entende que poderá conhecer mais o seu seguidor quando ela conversa com ele. É a partir das suas necessidades que poderá converter em um cliente”.

10. Planejar a atuação nas redes sociais

Mesmo que você tenha clientes em todas as redes sociais, a forma que você irá se comunicar e interagir nelas será diferente, pois o ambiente e a forma que eles atuam são diferentes. “Não basta estar presente sem um planejamento de comunicação pronto – curto ou longo prazo -, pois é isso que vai contribuir para que resultados sejam mensurados e estratégias desenhadas”, explica o especialista.

Para o especialista, é necessário entender em qual rede o público está presente, embora algumas sejam obrigatórias. “Para quem vai explorar vídeos, não basta apenas ter um canal no Youtube. O Facebook tem um alcance muito maior e o vídeo pode viralizar em questão de horas”, concluiu.

Sobre Kim Archetti – Especialista em redes sociais e viralização de vídeos, é CEO & Founder do Awakim Academy – startup de educação com foco em comunicação e protagonismo. Tornou-se popular por seus shows como comediante de Stand-Up e Mestre de Cerimônias, e criou o método de palestras humortivacionais, com mais de 300 palestras feitas para empresas do Brasil. Em 2017, foi consagrado pelo público e prefeito de São Paulo, João Dória Jr. pela veiculação do vídeo “Recado ao Prefeito de São Paulo”, que em poucos dias teve mais de 4,2 milhões de visualizações e 100 mil compartilhamento orgânicos.

Continue lendo

Digital

NFT: Entenda a nova tecnologia que está modificando a maneira de valorizar arte, música e qualquer item compartilhável na internet

Publicado

em

Atualmente no ambiente digital é possível encontrar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, desde obras de artes, até filmes independentes, performances em premiações e programas de televisão, clipes musicais e outros formatos. Porém, em sua grande maioria, os conteúdos compartilhados são cópias não autorizadas do produto original, que se tornam virais, e são disseminadas entre as mais diferentes plataformas. Com um olhar voltado para a autenticidade desses produtos, surge a NFT, tecnologia que por meio de uma assinatura digital baseada em um blockchain, permite a qualquer pessoa verificar e autenticar a propriedade de um ativo na internet. Atento às principais tendências que permeiam o universo digital, o empresário Gabriel Lima, diretor de operações e cofundador da MField, agência referência no segmento do marketing digital e de influência, explica como a novidade pode ser vantajosa para os negócios.

De acordo com o empresário, que acumula mais de 5 anos de experiência no segmento digital, as Non-Fungible Tokens (da tradução literal Tokens Não-Fungível), mais conhecidas pela abreviação NFT, assim como qualquer novidade que surge na internet parecem confusas e pouco funcionais, mas essa tecnologia promete grande eficácia em sua execução no mercado, principalmente para o negócio de empresários, marcas, empreendedores e artistas que têm seus trabalhos amplificados dentro do universo digital. “A NFT funciona por meio da aplicação de um código à arte/produto, que a legitima como original, com isso, o proprietário que detém dos direitos pode ter acesso a todas as reproduções realizadas digitalmente”, destaca Gabriel.

Dentre as principais vantagens que a aplicação da tecnologia tem para os produtos na internet, está a possibilidade de valor agregado para comercialização, uma vez que o autor da obra, independentemente de seu modelo, formato e segmento consegue autenticar a mesma como a única e original, processo que já existe no mundo das artes. Leonardo Vinci e Van Gogh, por exemplo, acrescentavam em suas obras assinaturas e outros tipos de inclusão que as categorizam como originais. “Mesmo sendo copiada e tendo réplicas sendo compartilhadas, a peça que possui a NFT é a única dada como original, por dispor de um código único e inalterável”, pontua Gabriel. “Ainda que seja possível autenticar também as cópias, cada peça terá sua NFT específica, sendo assim, o código não é duplicável, o que traz maior segurança contra falsificações”, completa.

Mesmo que recente, a NFT já começa a movimentar o mercado. No início de março, o presidente do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet na plataforma como NFT, além dele grandes marcas como Gucci e artistas como King Of Leons já começam a aplicar essa tecnologia em seus negócios, que também é o caso da drag queen brasileira Pabllo Vittar, que em publicação misteriosa anunciou que estava trabalhando com NFT, mostrando assim que o formato está ganhando espaço de forma rápida, e a estimativa é que em breve vejamos ainda mais personalidades se utilizando da novidade, principalmente os influenciadores digitais.

Mesmo possuindo grandes atrativos que se dão como vantagens da aplicação da NFT, a tecnologia pode interferir em movimentos digitais que vem ganhando maior destaque dentre os usuários das plataformas, como por exemplo as páginas virais, que disseminam assuntos a todo momento, atingindo os mais distintos públicos e espaços, e que estão sendo fortemente utilizadas na produção de campanhas publicitárias. “Tudo ainda é novo, e o medo do desconhecido é normal, uma vez que os golpes virtuais têm crescido. Acredito que o assunto ainda será fortemente debatido, e se tornará uma das principais tendências nos próximos anos”, completa o empresário.
Continue lendo

Digital

Samsung se inspira em challenges do TikTok para destacar recursos do Galaxy S21 5G nas redes sociais

Publicado

em

Os desafios do TikTok movimentaram a internet nos últimos tempos. De olho nesse formato inovador, a Samsung utilizou os principais challenges da plataforma para apresentar os recursos do Galaxy S21 5G¹ de uma forma moderna e divertida. Com criação da Mutato, a campanha “Fun with Features” será veiculada no TikTok da marca e também no Facebook, Instagram e Twitter.

Em cada um dos cinco filmes de 15 segundos, que envolvem os espectadores com músicas e transições que remetem ao universo da plataforma, a empresa ressalta a bateria inteligente do Galaxy S21 5G¹, o Modo Noturno, para imagens em alta resolução mesmo em ambientes com pouca luz, a função Single Take², que permite a produção de vídeos e fotos em um só clique, além da resolução de 8K³ e Vídeo Snap, para extrair fotos em alta qualidade dos vídeos.
Continue lendo