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Comportamento do usuário, fraudes no mercado de compras online e movimento “Ageless” foram os principais assuntos do evento promovido pela Ingresse

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TAE 2019 aconteceu no espaço Unibes Cultural em São Paulo e abordou temas importantes relacionados ao futuro do entretenimento no Brasil

Com o objetivo de entender as tendências e caminhos que o mercado de eventos vem seguindo, a Ingresse, principal plataforma de entretenimento ao vivo do Brasil, realizou mais uma edição do TAE, encontro sobre Tecnologia Aplicada a Eventos. A conferência aconteceu no dia 13 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, e reuniu os principais players do segmento, entre eles produtores e empresários, marcas, parceiros e influenciadores.

Durante a abertura do evento Gabriel Benarrós, Fundador e CEO da plataforma, comentou sobre a venda de ingressos online no Brasil em comparação a outros países e também abordou o posicionamento da Ingresse relativamente ao cenário do mercado. “Vemos no Brasil uma super oportunidade no mercado de entretenimento e na cultura de compra online; apenas 10% dos usuários brasileiros realizam a compra dos seus tickets pela Internet, enquanto que em países como Alemanha esse número chega a 46%”, destaca. A Ingresse já apresenta uma taxa de 56% de penetração online, o que pode refletir a segurança e facilidade de uso da plataforma, junto da base de mais de 5 Milhões de usuários.

“Também temos observado uma retenção de 31%, número que se aproxima ao de serviços de assinatura mensal com alta taxa de fidelização. Outro ponto relevante, é que estendemos o nosso range de atuação no mercado de ticketeiras, através da aquisição da BlackTag (ticketeira que detém 85% do mercado universitário), da Pixelticket (ticketeira do mercado geek) e fusão com a Ingresse Certo (ticketeira que domina o mercado do RJ). Assim, conseguimos atingir desde a geração Z até à geração Y, ampliando a nossa presença de mercado como grupo”, completa Benarrós

“Nós não podemos desperdiçar o talento e a energia de vocês”, disse o Secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, aos presentes no encontro. Ele ressaltou as iniciativas do governo de São Paulo no segmento de eventos, como aplicações de tecnologia em ações culturais, e espera que isso seja difundindo em outras regiões do país. “O Brasil precisa passar por um projeto que o transforme em um país contemporâneo, e isso é possível através da exploração dos nossos potenciais para realizar uma mudança na crise econômica. Precisamos dar um choque de contemporaneidade no nosso país e é isso que estamos tentando fazer. Ações como essa são fundamentais e vocês são peças chave pra esse futuro”, terminou Sérgio.

Quanto ao comportamento do usuário, Gabriel Pires, VP of Sales&Growth da Ingresse, afirmou que é preciso entender o tipo do evento proposto e o perfil do público alvo antes de traçar estratégias de divulgação. “Um exemplo é quando observamos 100% de crescimento na quantidade de eventos com a nomenclatura ‘Festival’ dentro da Ingresse. Para levar este nome, é preciso que o evento tenha algumas características, já que gera expectativas diferentes no público. Um evento pode ser grande, engajado e ter ótimos níveis de faturamento, sem necessariamente levar nome de festival. Não há problema nenhum nisso. Temos que ter muito cuidado com a ‘festivalização’ dos eventos, já que alguns nichos de conteúdo tem tetos de crescimento”, explicou Pires. “A geração Z consome de forma completamente diferente e para atingi-los, não basta mais trazer uma imagem com um texto informativo: é preciso gerar interação. Outro exemplo é a identidade de gênero. Hoje em dia, dividir ingressos em masculino e feminino pode não funcionar como no passado, dependendo das características do evento. Isso é um tipo de posicionamento implícito do evento e pode influenciar a performance de vendas” conclui.

Além das participações dos colaboradores da Ingresse, o evento contou com a contribuição de três perfis que enriqueceram o conteúdo. Rodrigo Santanna, fundador do Festival MECA, falou da importância de se preocupar com ações sustentáveis e socioambientais na realização de eventos. Ele entende que o consumidor está cobrando uma posição dos realizadores quanto ao impacto social que aquele evento traz para o ambiente em que é realizado, e é preciso elaborar ações antes, durante e pós evento, para garantir a viabilização positiva do projeto.

Já o movimento Ageless, apresentado por Layla Vallias, da consultoria Hype60+ residente do Civi-Co, hub de negócios de impacto social, chamou a atenção para um público ainda invisível, que não para de crescer e tem muito dinheiro no bolso: os maduros. “Para a geração ageless, idade é só um número. Eles estão nas ruas, trabalhando, vivendo e consumindo muito. No Brasil, os maduros já movimentam mais de 1 trilhão de reais por ano e no mundo, essa cifra vai para 15 trilhões de dólares. Para eles, o futuro é hoje, valorizam experiências e eventos, porém ainda são ignorados: quase 60% afirmam que faltam produtos e serviços para eles. O mercado da longevidade é uma grande oportunidade!” comentou.

Além disso, o “Inspetor”, projeto idealizado por Pedro Sanzovo, tem objetivo de prevenir fraudes de forma efetiva “A cada 6 segundos 1 fraude é cometida no e-commerce brasileiro. Em relação a 2018, o crescimento de ataques fraudulentos no mundo foi de 12%. Atualmente, apenas na América Latina, cerca de 6.5 bilhões de reais são perdidos ou em transações fraudulentas aprovadas ou transações legítimas erroneamente rejeitadas por suspeita de fraude. Nossa ideia com a criação da Inspetor é reverter esse número em algo positivo ampliando a receita do setor”, explica Pedro.

Ainda focados na experiência do usuário, a Ingresse vem investindo pesado no qualidade do atendimento dentro da plataforma. A tecnologia denominada “Compre com apenas um clique”, onde o usuário preenche os dados apenas uma vez, já está ativa na Ingresse, e o atendimento da plataforma, que engloba telefone, email, Bot e chat humano, passou a ser ininterrupto. “Observamos que nosso público ficava desamparado em certos períodos da semana, e por isso, transformamos nosso atendimento em 24/7. Sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Assim, nosso usuário tem suporte, automático e humano, a todo momento, atendendo às suas expectativas”, ressalta Marcelo Bissuh.

Nas novidades de produto, quem subiu no palco foi Rodrigo Castelo Branco, Head de Criação da Ingresse. “Agora que emplacamos a compra com 1 clique, quem decide ir ao evento tem a oportunidade de focar em outras partes do processo de compra. Para 2020 vamos implementar o e-commerce, para incorporar o universo de opções de produtos e serviços complementares ao ingresso (looks, consumação, entre outros). Pensamos também em quem quer ir pra um super evento mas não sabe se vai estar disponível para a data. Com o seguro de ingresso é muito mais tranquilo se programar para um evento grande e ninguém sai perdendo.”

As palestras foram exclusivas para quem foi convidado, e a conferência contou com ativações e experiências diferenciadas. O TAE 2019 atraiu o olhar de marcas como Mais Pura, PIER, Red Bull, Liv Up, Kero Coco, Now Buck, 4You Cenografia, Delish, Uniir, 2EAST Zig Pay e GreenRoom, que disponibilizaram seus produtos e experiências no evento. Além disso, a Ingresse presenteou seus convidados com ecobags, que foram customizadas na hora pelo grafiteiro Lucas Paulucci.

Por se posicionar como a maior plataforma de experiências de entretenimento no Brasil, este evento proprietário da Ingresse representou ser o exemplo concreto do posicionamento da marca.

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UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

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A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

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A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

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O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

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