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Carla Castilho: Mulheres – Desafios em mercados de trabalho majoritariamente masculinos

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Se posicionar com domínio de conhecimento é fundamental para conquistar espaço

Em mercados de trabalho nos quais a presença masculina é predominante, como os de engenharia, TI, entre outros, vencer o preconceito é um desafio que as mulheres têm enfrentado e conseguido se destacar cada vez mais, conquistando cargos de liderança.
É o caso de Carla Castilho, 45, Growth hacking e diretora da Unius – agência de Marketing, Comunicação e Tecnologia. “É importante ter muito conhecimento, pois, nós mulheres, somos testadas a todo o momento”, diz.

Para Carla, as mulheres conseguem ter uma visão mais macro dos projetos e assim ajudar nas soluções lógicas com certa facilidade. No entanto, também é importante assumir quando não sabem algo, e isso pode ser exposto de uma forma bem transparente, criando até uma aproximação com a grande maioria masculina.

Vencer o preconceito é outro tema que ainda esta em pauta e, apesar de considerar que houve uma redução, Carla enfatiza que é preciso saber se posicionar com domínio de conhecimento. Ela já passou por situações de negociações em que o cliente se direcionava a seu funcionário, por ser homem. “É exatamente neste momento que precisamos nos posicionar e deixar claro as posições, cargos e lideranças. Não dá para demonstrar medo e insegurança”.

Tranquilidade e visão de negócios foram fundamentais para Carla conquistar o seu lugar ao sol. Depois de uma sociedade mal feita e um prejuízo financeiro, recomeçar uma nova empresa cheia de dívidas e conseguir vencer foi um dos principais desafios da empreendedora. “É nessa hora que acredito que a maioria das mulheres se destaca. A gente ganha um força que muitas vezes não percebemos que temos. Sempre comprovo aquele ditado: são nas dificuldades que aparecem as grandes oportunidades, e se elas não aparecerem, a gente cria. E é nesse criar que inovamos”.
Para manter o equilíbrio entre administrar uma empresa, gerenciar funcionários, captar clientes e fechar negócios, cuidar dos filhos e do lar, Carla busca um ponto de equilíbrio. “É importante respeitar o tempo para todas as coisas, distribuir as atividades de forma que se consiga dar conta de todo esse universo, sem deixar de lado o seu lado pessoal. Apesar de toda correria, faço caminhadas no parque, musculação, yoga e terapia, e dá tempo para tudo”.

Estudar e se manter atualizada também faz parte da rotina de Carla. “A tecnologia muda rapidamente e somos sempre desafiadas por profissionais bem mais novos e com uma agilidade incrível de aprendizado, por isso, os desafios e as dificuldades que as mulheres enfrentam não podem ser vistos como um motivo forte o suficiente para abandonar a carreira”.

Em apenas três anos após abrir sua agência, a empreendedora contava com sete funcionários e estava com um crescimento além do esperado. Hoje, depois de sete anos, a Unius tem uma equipe de 20 profissionais e conta com novos clientes, com grandes projetos cada vez mais desafiadores.
Sobre a Unius – A Unius foi fundada em 2005 por Carla Castilho, 46 anos, especialista na área de Comunicação e Marketing Digital. Localizada na Vila Mariana, a agência desenvolve estratégias de comunicação, marketing e tecnologia, buscando resultados assertivos para seus clientes e consumidores. A Unius também realiza um trabalho focado em startups, desenvolvendo aplicativos e planejamento estratégico de divulgação e marketing. Por meio da expertise dos profissionais, conta com a estrutura colaborativa que permite a integração total das ações e garantia de resultados efetivos na comunicação das empresas. Saiba mais em: www.agenciaunius.com.br.

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Leandro Bravo – Como ser assertivo na escolha de criadores e influenciadores

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O mercado de influenciadores cresce de forma exponencial há anos. Um dos motivos é que uma ação de marketing de influência entrega onze vezes mais resultados sobre investimentos do que as formas tradicionais de publicidade digital. Com tais cifras e um número cada vez maior de influenciadores e criadores de conteúdo surgindo nas redes, começa a ficar mais difícil para o marketing selecionar de maneira assertiva os produtores de conteúdo e influenciadores que realmente interessam para a marca.

Segundo dados da pesquisa “ROI & Influência 2019” elaborada pelo Youpix, embora 94% das empresas que usam marketing de influência afirmem que as ações com influenciadores são efetivas, muitas têm dificuldade de mensurar os resultados e 66% gostariam que o tracking das campanhas fosse melhor (de acordo com  um estudo realizado pela Influencer Marketing Hub).  Para explicar quais são os fatores-chave para avaliação e o que as marcas precisam fazer para trabalhar com produtores de conteúdo e influenciadores, convidamos o especialista no tema Leandro Bravo, CMO e co-fundador da Cely, startup que criou a primeira plataforma de marketing de influência com programática do mundo.

Abaixo, Leandro,  dá seis dicas  para melhorar a procura e a escolha  dos influenciadores ideais para uma campanha:

1 ) Defina o público-alvo da campanha

Cada produtor de conteúdo fala com um público específico. É muito comum o cliente querer falar com “todo mundo” e o budget da ação não ser correspondente. Portanto, é determinante definir muito claramente quem deve receber a mensagem para, então, usar uma ferramenta baseada em dados que mostre qual influenciador fala com aquele público determinado. Essa é uma das vantagens de se investir em Marketing de Influência.

2) Avalie se a campanha tem fit com o influenciador

É possível que um produtor fale exatamente com quem você quer atingir, mas, ao mesmo tempo, não tenha sinergia alguma com a marca ou a mensagem que será transmitida. Antes mesmo de solicitar orçamento, consuma o conteúdo dele. Entenda se as postagens que ele faz têm relação com a campanha, se é algo que está presente no dia a dia daquele profissional. Uma quebra muito grande de mensagem/mensageiro, gera ruído e estranhamento no público e pode provocar um efeito indesejado.

3) Use buscas por tags e opte pelos “mais relevantes”

Quando procurar um influenciador via Instagram, por exemplo, opte também pela busca por meio de uma tag, com uma palavra-chave para o seu produto/serviço. Ao usar as tags, você verá quais influenciadores indexam primeiro. A busca por tags é muito simples: abra o Instagram pelo celular, vá em pesquisar e clique no item “tags”. Depois, digite a palavra que deseja e pronto. Opte pelos  “mais relevantes”, pois são pessoas com um retorno melhor de likes e engajamento.

4) Humanize a comunicação

Evite campanhas frias, totalmente determinadas pela marca. Ceda espaço para as ideias do influenciador, para o tom de voz e sensibilidade dele. A comunicação humanizada aumenta significativamente o potencial de compartilhamento. Isso também serve para o conteúdo que você fará nas redes sociais da empresa. Preparar a sua casa com esse olhar, faz campanhas de conversão funcionarem melhor.

5) Utilize ferramentas gratuitas para analisar dados de engajamento

A ferramenta Social Blade, disponível como extensão no Google Chrome ou site, é gratuita e presta serviço de rastreamento de estatísticas e análises de mídias sociais incluindo dados como “taxa de engajamento”, número de likes e seguidores.  Existem vários padrões de avaliação de um creator, muito por conta das diversas categorias de conteúdo que existem, mas uma quase certeira é:quanto maior a quantidade de seguidores, menor sua taxa de engajamento.

Vale lembrar que a principal ferramenta do Social Blade gira em torno da plataforma de vídeos YouTube, porém, ela também gera informações e números sobre Twitch, Mixer, Dailymotion, Twitter, Instagram, e Facebook. Uma ferramenta complementar a anterior é a Upfluence Software, que disponibiliza uma extensão gratuita para o Chrome, disponível no Chrome Web Store. Com ele, é possível fazer análise do desempenho do perfil de um influenciador e obter informações mais detalhadas como, por exemplo, em qual cidade e país o criador de conteúdo tem seu maior público, em qual faixa etária, dados monetários e de outras redes sociais como: Youtube, Twitter e Facebook..

6) Faça a proposta ao influenciador de forma atrativa

Como abordar influenciadores é uma dúvida comum das marcas. É importante ter o cuidado de fazer a proposta ao influenciador de maneira atrativa, valorizando o seu trabalho. Muitas vezes, os creators se sentem explorados por marcas pela forma como são abordados.  Mostre ao influenciador que você está interessado verdadeiramente no projeto dele e que o trabalho em conjunto gerará resultados para ambos os lados.

Leandro Bravo, co-fundador da Cely

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Sérgio Lima – A conexão entre o marketing digital e as redes sociais

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Por Sérgio Lima

Em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam buscar diferenciais para continuar atuando de forma estratégica e criativa, principalmente em razão da crise da Covid-19. Para isso, além de desenvolver um produto e disponibilizá-lo ao seu público-alvo, as companhias necessitam gerenciar essa comunicação por meio de plataformas que ajudam a monitorar e controlar os clientes.

Por isso, as redes sociais têm sido uma grande aliada para os empreendedores. Segundo pesquisa da Hootsuite, 73% dos profissionais de marketing disseram que, por meio delas, eles tiveram um aumento no número de clientes em 2021, em comparação com o ano passado. Esse crescimento ocorreu devido ao atual momento que estamos vivendo de pandemia, onde as marcas tiveram que migrar os seus negócios para o ambiente online, seja no e-commerce, aplicativos de mensagens ou canais digitais.

No caso do Tik Tok, os empreendedores viram esse meio de comunicação como uma oportunidade para impulsionar as vendas e se destacar perante a concorrência. A Magazine Luiza, que possui atualmente 1,5 milhão, é um exemplo. Ela publica periodicamente dicas de como os produtos do app facilitam o dia a dia dos usuários da plataforma e vídeos em parceria com influenciadores digitais com o objetivo de compartilhar informações e trazer entretenimento a eles.

Outro exemplo é o Instagram, que fez uma atualização e inseriu a ferramenta “Reels” para que os seus seguidores pudessem utilizá-las em sua estratégia de marketing digital. Por meio dele é possível produzir vídeos de até 30 segundos que podem ser compartilhados nos stories ou no feed. Por meio dessa nova funcionalidade, elas podem criar conteúdos bem direcionados para um público específico. Por isso não existe uma única fórmula, é preciso experimentar diferentes formatos para encontrar aquele que mais se adequa com a sua comunicação.

E o Youtube? Com a chegada do isolamento social, essa rede social foi um forte canal de comunicação para as marcas e os artistas, principalmente com o surgimento das lives e que tende a permanecer mesmo com o cenário do novo normal.

Além das ferramentas citadas, o Linkedin, Facebook, Twitter e WhatsApp são outros meios que podem ser utilizados pelas empresas para fidelizar o seu consumidor ou se destacar em seu mercado de atuação. Mas, para que eles tenham resultados satisfatórios é preciso criar estratégias e definir o público a ser atingido e esquematizar os conteúdos a serem compartilhados.

Diante desses insights, posso dizer que o cliente do futuro é praticamente uma incógnita, pois os seus anseios e desejos podem mudar de forma repentina. Por isso, é muito importante que as marcas estejam em diferentes canais ao mesmo tempo, pois só assim elas poderão atender as necessidades de cada um deles no momento certo e da forma mais assertiva. Pense nisso.

*Sérgio Lima é publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país.
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