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AMPRO divulga lista dos premiados das etapas regionais do AMPRO Globes Awards 2016

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional acaba de divulgar a lista dos premiados da etapa regional do AMPRO Globes Awards 2016. O júri da maior premiação do Live Marketing no Brasil definiu os vencedores entre 53 agências e 2 anunciantes inscritos: foram 33 premiadas com ouro, prata e bronze, além dos vencedores do Prêmio de Melhor Profissional nas áreas de Atendimento, Criação, Planejamento e Produção e do Prêmio de Melhor Fornecedor, em cada região contemplada: Norte/Nordeste/Centro-Oeste, Sudeste/Sul e São Paulo.

Na regional São Paulo foram 11 agências premiadas, a vencedora foi a Hands, que levou 10 pratas e 1 bronze. Os prêmios de Melhor Profissional foram para Marcia Gonçalves (Hands), em Atendimento; Marcelo Lenhard (Hands), em Criação; Zito Campos (Hands), em Planejamento; e Camila Fosque (Hands) em Produção. O prêmio de Melhor Fornecedor ficou para Jade Jagger.

Nas regiões Sudeste e Sul foram 9 premiadas, a Up Line ficou à frente com 3 ouros e 5 pratas. Alice Motta (UP line) ganhou o prêmio de Melhor Profissional de Atendimento; Rennê Nunes (UP line) foi o destaque em Criação; Jeferson Nascimento (Dream Factory), em Planejamento; e Tati Nunes (UP line), em Produção. Melhor Fornecedor escolhido foi a Visual Farm.

Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram 13 agências premiadas, a Ampla venceu com 3 ouros e 5 pratas. Melhor Profissional de Atendimento foi para Ludmila Marques (Ampla); Criação, para Rafael Nântua (Ampla); Planejamento, para Eduardo Peres (Fermento Promo); e Produção, para Fernando Amaral (Ampla). Melhor Fornecedor ficou com o Media View.

Todos os cases ganhadores do certificado ouro, prata e bronze na etapa regional deverão, obrigatoriamente, representar sua região de atuação na etapa Nacional do AMPRO Globes Awards 2016, que escolherá os trabalhos mais relevantes do país.

Realizado há 16 anos no Brasil pela AMPRO, o AMPRO Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing. O Globes contempla, ainda, a etapa internacional, organizada pela MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. A Associaçao de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 23 anos em 2016 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). www.ampro.com.br

Confira a lista completa dos premiados da etapa regional do AMPRO Globes Awards 2016 (os resultados também estão no portal da AMPRO – http://www.amproglobesawards.com.br/Finalistas):

REGIONAL SÃO PAULO:

I MELHOR AÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: HEINEKEN UP ON THE ROOF – I HEART SP

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: Samba Da BOA

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: AmBev

Prêmio: PRATA

II MELHOR EXPERIÊNCIA EM EVENTOS

Case: CBLoL 2015 – Campeonato Brasileiro de League of Legends

Agência: Banco de Eventos

Cliente: Riot Games

Prêmio: OURO

Case: CHIVAS SPIRIT

Agência: Hands

Cliente: PERNOD-RICARD

Prêmio: PRATA

Case: Clube do Samba

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: AmBev

Prêmio: PRATA

III MELHOR AÇÃO PROMOCIONAL

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: Promoção Doritos – Escolha o seu lado

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: Doritos – Pepsico

Prêmio: PRATA

Case: Promoção Skol Summer House

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: Skol

Prêmio: PRATA

IV MELHOR ATIVAÇÃO EM LIVE MARKETING

Case: Apaixonados da Boa

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: AmBev

Prêmio: PRATA

Case: CHIVAS SPIRIT

Agência: Hands

Cliente: PERNOD-RICARD

Prêmio: PRATA

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: CERVEJARIAS KAISER

Prêmio: PRATA

V MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO

Case: Amarok Mania 2015

Agência: Rock Comunicação

Cliente: Volkswagen do Brasil

Prêmio: PRATA

Case: Fábrica de Prêmios 2.0 – O herói dessa história é você

Agência: Askme Live Marketing & Experiences

Cliente: Coca-Cola FEMSA Brasil

Prêmio: PRATA

Case: TOP Club

Agência: Mark Up

Cliente: Whirlpool

Prêmio: PRATA

VI MELHOR AÇÃO DE TRADE MARKETING

Case: Melissa MASHUP – Convenção de Vendas do 1º Semestre de 2016

Agência: AGÊNCIA SMASH!

Cliente: Grendene – Melissa

Prêmio: PRATA

Case: Microondas de Sabor Elma Chips

Agência: Tupiniquim Comunicação

Cliente: Pepsico

Prêmio: PRATA

Case: SEDA Cinema

Agência: Banco de Eventos

Cliente: Unilever Brasil

Prêmio: PRATA

VII MELHOR USO DE MARKETING DIRETO

Case: STC – SUBARU TRADE CENTER

Agência: Hands

Cliente: SUBARU

Prêmio: BRONZE

VIII MELHOR USO MARKETING DIGITAL

Case: DMX – Digital Music Experience

Agência: Gael

Cliente: Proprietário + MZA Music

Prêmio: PRATA

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: Tô Dando Sopa

Agência: Insula Comunicação

Cliente: Herbalife

Prêmio: PRATA

IX MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR

Case: Banheiros Espetaculares

Agência: iris São Paulo

Cliente: Kimberly Clark

Prêmio: PRATA

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: Pepsi Rock in Rio

Agência: Gael

Cliente: Pepsico

Prêmio: PRATA

X MELHOR DESIGN EM AÇÕES DE LIVE MARKETING

Case: Banheiros Espetaculares

Agência: iris São Paulo

Cliente: Kimberly-Clark

Prêmio: OURO

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: Pepsi Rock in Rio

Agência: Gael

Cliente: Pepsico

Prêmio: PRATA

XI MELHOR AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Case: Estação Sadia: espaço de exercício para cadeirantes

Agência: Banco de Eventos

Cliente: BRF Brasil Foods – SADIA

Prêmio: PRATA

Case: HEINEKEN – GREEN RIDE

Agência: Hands

Cliente: HEINEKEN

Prêmio: PRATA

Case: O Natal dos Natais – 25 anos de histórias para cantar

Agência: B/FERRAZ COMUNICACAO PROMOCIONAL LTDA

Cliente: HSBC

Prêmio: PRATA

MELHOR AGÊNCIA REGIONAL SÃO PAULO: Hands

MELHOR PROFISSIONAL ATENDIMENTO: Marcia Gonçalves

MELHOR PROFISSIONAL CRIAÇÃO: Marcelo Lenhard

MELHOR PROFISSIONAL PLANEJAMENTO: Zito Campos

MELHOR PROFISSIONAL PRODUÇÃO: Camila Fosque

MELHOR FORNECEDOR: Jade Jagger

REGIONAL SUDESTE / SUL:

I MELHOR AÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Case: Boteco GloboNews 2016

Agência: UP line

Cliente: GloboNews

Prêmio: OURO

Case: Maio Amarelo

Agência: Ativação Live Marketing

Cliente: Detran-ES

Prêmio: PRATA

Case: Nossa Casa Tem Fibria

Agência: Ativação Live Marketing

Cliente: Fibria Celulose

Prêmio: PRATA

II MELHOR EXPERIÊNCIA EM EVENTOS

Case: Elle Fashion Preview 2015 Conexão Fashion

Agência: DREAM FACTORY

Cliente: Revista Elle Brasil

Prêmio: OURO

Case: JOVENS TARDES

Anunciante: GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Cliente: TV GLOBO

Prêmio: PRATA

Case: 40 Anos Fundação Torino

Agência: FRONT

Cliente: Fundação Torino

Prêmio: PRATA

III MELHOR AÇÃO PROMOCIONAL

Case: Hotline Rainha da Cocada

Agência: UP line

Cliente: GNT

Prêmio: OURO

Case: Caravana 4G

Agência: CMP Canal de Marketing Promocional

Cliente: TIM

Prêmio: PRATA

Case: GLOBO NEWS WIFI TRUCK

Agência: Geometry Global

Cliente: Globonews

Prêmio: PRATA

IV MELHOR ATIVAÇÃO EM LIVE MARKETING

Case: Coca-Cola no Planeta Atlântida 2016

Agência: SPORTION

Cliente: Vonpar Refrescos

Prêmio: OURO

Case: Aula Show Rainha da Cocada

Agência: UP line

Cliente: GNT

Prêmio: PRATA

Case: GLOBONEWS WIFI TRUCK

Agência: Geometry Global

Cliente: Globonews

Prêmio: PRATA

V MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO

Case: Loja Perfeita

Agência: CMP Canal de Marketing Promocional

Cliente: Mondelez

Prêmio: PRATA

VI MELHOR AÇÃO DE TRADE MARKETING

Case: “It’s time” Battle

Agência: UP line

Cliente: SporTV Combate

Prêmio: PRATA

Case: Comunicação Itambé

Agência: CMP Canal de Marketing Promocional

Cliente: Itambé Alimentos

Prêmio: BRONZE

VII MELHOR USO DE MARKETING DIRETO

Case: Para todos os gostos e estilos um único GNT

Agência: UP line

Cliente: GNT

Prêmio: PRATA

VIII MELHOR USO MARKETING DIGITAL

Case: War Room BBB15

Agência: UP line

Cliente: Twitter

Prêmio: OURO

IX MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR

Case: Elle Fashion Preview 2015 Conexão Fashion

Agência: DREAM FACTORY

Cliente: Revista Elle Brasil

Prêmio: OURO

Case: Marina Art Wall

Agência: UP line

Cliente: Brazil Hospitality Group – BHG

Prêmio: PRATA

Case: Ticket Meeting App

Agência: UP line

Cliente: Ticket

Prêmio: PRATA

XI MELHOR AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Case: Natal Encantado do Paraná

Agência: CMP Canal de Marketing Promocional

Cliente: Provopar

Prêmio: PRATA

Case: PROGRAMÃO CARIOCA

Anunciante: GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A.

Cliente: TV GLOBO

Prêmio: PRATA

Case: Receita sem Desperdício

Agência: MC4x

Cliente: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Prêmio: PRATA

MELHOR AGÊNCIA REGIONAL SUDESTE E SUL: UPLINE

MELHOR PROFISSIONAL ATENDIMENTO: Alice Motta

MELHOR PROFISSIONAL CRIAÇÃO: Rennê Nunes

MELHOR PROFISSIONAL PLANEJAMENTO: Jeferson Nascimento

MELHOR PROFISSIONAL PRODUÇÃO: Tati Nunes

MELHOR FORNECEDOR: VisualFarm

REGIONAL NORTE / NORDESTE / CENTRO-OESTE:

I MELHOR AÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Case: Skol no Festival de Inverno de Vitória da Conquista

Agência: Agência California

Cliente: AMBEV

Prêmio: OURO

Case: Caixa Nas Ruas

Agência: Fermento Promo

Cliente: Caixa

Prêmio: PRATA

Case: Mother Chef

Agência: PIRUETA IDEIAS

Cliente: Restaurante Cheiro verde

Prêmio: PRATA

II MELHOR EXPERIÊNCIA EM EVENTOS

Case: FEICON BATIMAT

Agência: Fermento Promo

Cliente: SEBRAE

Prêmio: PRATA

Case: Frent Fresh Trident

Agência : Atenas Comunicação Ltda.

Cliente: Trident

Prêmio: PRATA

Case: Hair Brasil

Agência: Fermento Promo

Cliente: SEBRAE

Prêmio: PRATA

III MELHOR AÇÃO PROMOCIONAL

Case: #botapratocar

Agência: FAZPROMO

Cliente: Vivo

Prêmio: PRATA

Case: Luta do Século – Old Spice

Agência: AMPLA

Cliente: P&G

Prêmio: PRATA

Case: Mídia em Ação

Agência: Fishy

Cliente: Globo Nordeste

Prêmio: PRATA

IV MELHOR ATIVAÇÃO EM LIVE MARKETING

Case: Compre do Pequeno

Agência: Fermento Promo

Cliente: SEBRAE

Prêmio: OURO

Case: Frent Fresh Trident

Agência: Atenas Comunicação Ltda.

Cliente: Trident

Prêmio: PRATA

Case: Você Perdeu – São João da Capitá

Agência: AMPLA

Cliente: TV Globo Nordeste

Prêmio: PRATA

V MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO

Case: EKOS UCUUBA EA

Agência: ARANDAS MARKETING BOUTIQUE

Cliente: NATURA COSMÉTICOS

Prêmio: PRATA

Case: Especialista Amarok

Agência: Monumenta Comunicação e Estratégias Sociais LTDA

Cliente: Volkswagen

Prêmio: PRATA

Case: Pra ser melhor

Agência: AMPLA

Cliente: Ampla

Prêmio: PRATA

VI MELHOR AÇÃO DE TRADE MARKETING

Case: Like a Boss 1Up

Agência: Fermento Promo

Cliente: SEBRAE

Prêmio: OURO

Case: Dia da Revendedora

Agência: 3 Active

Cliente: O Boticário

Prêmio: PRATA

Case: HUGGIES – CARAVANA DO INTERIOR

Agência: HAGUA ESTRATEGIA E COMUNICACAO

Cliente: Kimberly Clark I Huggies

Prêmio: PRATA

VII MELHOR USO DE MARKETING DIRETO

Case: Novembro Azul

Agência: AMPLA

Cliente: Jornal do Commercio

Prêmio: OURO

Case: Espreguiçadeira

Agência: AMPLA

Cliente: Odebrecht

Prêmio: PRATA

VIII MELHOR USO MARKETING DIGITAL

Case: WashZap

Agência: BG9

Cliente: Brilux

Prêmio: OURO

Case: Mídia em Ação

Agência: Fishy

Cliente: Globo Nordeste

Prêmio: PRATA

Case: Quasar Zone

Agência: 3 Active

Cliente: O Boticário

Prêmio: PRATA

IX MELHOR IDEIA OU CONCEITO INOVADOR

Case: Frent Fresh Trident

Agência: Atenas Comunicação Ltda.

Cliente: Trident

Prêmio: OURO

Case: Dia da Dona de Casa

Agência: BG9

Cliente: Brilux

Prêmio: PRATA

Case: WashZap

Agência: BG9

Cliente: Brilux

Prêmio: PRATA

X MELHOR DESIGN EM AÇÕES DE LIVE MARKETING

Case: Rockteleira

Agência: AMPLA

Cliente: Pitú

Prêmio: OURO

Case: AMAZON TATTOO WEEK

Agência: ARANDAS MARKETING BOUTIQUE

Cliente: GRUPO AMAZON

Prêmio: PRATA

Case: Coca Cola – Garrafas Athos Bulcão

Agência: Invent Promoções e Marketing Ltda.

Cliente: Coca Cola Brasil

Prêmio: PRATA

XI MELHOR AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Case: Outubro Rosa

Agência: AMPLA

Cliente: Jornal do Commercio

Prêmio: OURO

Case: Histórias Vivas

Agência: Fermento Promo

Cliente: Caixa

Prêmio: PRATA

Case: Novembro Azul

Agência: AMPLA

Cliente: Jornal do Commercio

Prêmio: PRATA

MELHOR AGÊNCIA REGIONAL NORTE/NORDESTE/CENTRO – OESTE: AMPLA

MELHOR PROFISSIONAL ATENDIMENTO: Ludmila Marques

MELHOR PROFISSIONAL CRIAÇÃO: Rafael Nântua

MELHOR PROFISSIONAL PLANEJAMENTO: Eduardo Peres

MELHOR PROFISSIONAL PRODUÇÃO: Fernando Amaral

MELHOR FORNECEDOR: Media View

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Guia de boas práticas traz dez recomendações para feiras e exposições

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A Comunidade BenchMICE, grupo fechado para gestores/buyers de eventos de grandes marcas, administrado pela Evento Único, acaba de lançar o primeiro Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições. O documento traz 10 recomendações essenciais para tornar mais ético, justo e sustentável o relacionamento entre marcas patrocinadoras de eventos de negócios, empresas fornecedoras e organizadores de feiras e eventos.

As regras, elaboradas a partir da demanda de marcas de vários segmentos que investem, em média, R$ 1,5 bilhão por ano em eventos corporativos, feiras, congressos e patrocínios, tratam sobre a composição dos valores do metro quadrado para a montagem de estandes, a cobrança de taxas de fornecedores, a escolha do fornecedor pelo expositor / patrocinador, a antecedência mínima de entrega do Manual do Expositor, cobranças extras, dados fornecidos pelo promotor e prazos de pagamento.

“Em uma nova sociedade pós-pandemia, onde a gestão das empresas se alinha aos conceitos ESG, (…) olhar e boas práticas, pilares do Pacto Global da ONU 2030, tornam-se essenciais a qualquer empresa que queira estar em conformidade com o que é certo, garantindo assim sua boa imagem junto a seus clientes, colaboradores, parceiros e sociedade. (…) O mercado de eventos espera ansiosamente por relações mais sustentáveis entre clientes e fornecedores. Através deste guia, entendemos que estamos contribuindo na obtenção de práticas justas a todos, promovendo a ética e a transparência e criando assim um novo modelo de negócios”, dizem trechos do Guia.

O lançamento oficial aconteceu em evento online, organizado pela Evento Único, no último dia 14, com a participação de diversos representantes do mercado MICE – Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions e quem perdeu pode assistir acessando o canal.

O documento também recebeu apoio de empresas fornecedoras e organizadoras de feiras e por fazer parte de um setor dinâmico, permanecerá aberto a sugestões de outros players como por exemplo, as associações.

“O setor de Eventos é responsável pela movimentação de bilhões e por empregar profissionais que vão do marceneiro ao segurança, de recepcionistas a executivos e gestores de eventos, por isso, garantir sua sustentabilidade com mais empatia entre os stakeholders é fundamental na geração destes empregos e riqueza ao país”, afirma a CEO da Evento Único, Roberta Nonis.

A Comunidade BenchMICE é formada, atualmente, por 140 Gestores de Eventos de 95 empresas, entre elas nomes como Nestlé, XP, Biolab, Aché, Nissan, Embraer, TIM, Novartis, Roche, Deloitte, BRF, P&G, Vivo, SulAmérica e Microsoft e outras, com objetivo de unir clientes da cadeia produtiva da indústria de Eventos. Iniciativa da Evento Único desde 2019, a comunidade tornou-se o maior e mais representativo grupo de Gestores de Eventos do país. Com agenda de reuniões mensais, oferece ainda encontros educacionais com atualizações em gestão estratégica de eventos e pessoas, estimula o compartilhamento de boas práticas, promove o desenvolvimento contínuo dos profissionais e, como parte fundamental da agenda, incentiva o diálogo entre os stakeholders.

Além do Guia, fazem parte das entregas da Comunidade outros materiais, como modelos de concorrência, política de eventos, cronograma de ações, checklists, modelos de briefing, indicações e outros itens que compõem uma biblioteca corporativa inédita para Eventos.

Conheça as dez recomendações 

1) Recomendamos que o valor do m2 para montagem de estandes em feiras e exposições comercializado pelas promotoras deve incluir o espaço em si e a entrega deste espaço demarcado em conformidade com a planta utilizada na venda e na data e hora estabelecidas em contrato. O promotor de feiras e exposições pode, a sua escolha, incluir ou não no valor do m2 taxas de limpeza, energia, segurança e outras. Aos clientes/expositores recomendamos atenção ao contrato, exija que esteja claro quanto a inclusão ou não de taxas, a fim de evitar surpresas e pontos de atrito no futuro.

2) Quando os valores das taxas de limpeza, energia, segurança e outras não estiverem incluídos no valor do m2, recomendamos aos clientes/expositores solicitar ao promotor de feiras e exposições a demonstração com transparência de como realizou o rateio das despesas (ex.: medição de energia antes e depois da realização da feira e ou exposição e devido cálculo pro rata por m2).

3) Recomendamos que o promotor de feiras e exposições mantenha-se fiel à ética proposta pelos conceitos ESG e não cobre taxas de fornecedores para cadastrá-los como oficiais ou permitir sua atuação no evento.

4) Recomendamos aos clientes/expositores verificar antes de assinar o contrato se o promotor restringe a contratação de fornecedores.

5) O expositor/patrocinador que adquire o espaço/m2 tem o direito de escolher o fornecedor de sua preferência para a montagem do estande, serviço de buffet e outros serviços necessários ao funcionamento das ações programadas para acontecerem em seu estande durante o evento. Cabe ao expositor/patrocinador verificar se os fornecedores contratados possuem capacidade técnica para a prestação dos serviços e se estão devidamente autorizados pelos órgãos competentes a exercerem suas atividades.

6) Quando limpeza e segurança não estão incluídos no valor do m2, o expositor/patrocinador tem o direito de escolher o fornecedor de sua preferência e confiança desde que estejam dentro dos padrões exigidos por Lei como por exemplo, no caso dos serviços de segurança que devem seguir a Lei 7.102/83.

7) Recomendamos que o promotor de feiras e exposições entregue o “Manual do Expositor” com antecedência mínima de 90 dias ao expositor/patrocinador, oferecendo a este tempo para se adequar às regras e providenciar a produção de seus estandes ciente delas.

8) A cobrança por crachás extras, inclusive para profissionais de serviços e apoio, pode acontecer desde que no contrato o promotor de feiras e exposições já tenha informado o número de crachás disponíveis ao expositor/patrocinador correspondentes ao espaço adquirido.

9) Recomenda-se que o promotor de feiras e exposições, ao oferecer seu produto aos expositores, forneça metas qualitativas e quantitativas do público esperado, menções na mídia e outros indicadores que, ao final do evento, possam ser mensurados e apresentados como ROI, Retorno ao Investimento.

10) Recomenda-se que clientes de serviços de eventos, expositor/patrocinador de feiras e exposições, pratiquem prazo de pagamento de 30 a 45 dias no máximo, visto que a cadeia produtiva é composta em sua maioria por empresas de pequeno e médio porte, que, ao aceitar prazos superiores ao recomendado, terão que buscar recursos em instituições financeiras gerando maior custo ao próprio cliente. Para montadoras de estandes é recomendável a antecipação de 50% do valor dos serviços contratados a fim de custear a compra da matéria prima e parte da mão de obra necessária à produção do estande.

Profissionais do mercado interessados em receber o documento completo do Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições devem acessar as redes sociais da Evento Único e solicitar via mensagem privada ou nos comentários dos posts.

 

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Pesquisa da TOTVS revela que 94% dos varejistas possuem ao menos um canal de vendas digital

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O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, revelou que 94% dos varejistas entrevistados possuem pelo menos um canal de vendas digital, indicando que a grande parte dos lojistas brasileiros investiu no ambiente virtual para garantir melhor proximidade e atendimento e, consequentemente, fidelizar e conquistar clientes. No entanto, quando o assunto é fonte de receita, as lojas físicas ainda representam a maior parte do faturamento do varejo, sendo responsáveis em média por 67% da receita, enquanto os canais digitais representam 14% do faturamento médio e contatos com representante ou telefone, 19%.

“Nós aqui na TOTVS já não tínhamos dúvida de que o varejo havia se transformado e entendido o quanto a inserção no mundo digital é importante para a vivência, sobrevivência e crescimento dos negócios. Esse movimento é um reflexo da pandemia, que alterou os hábitos de consumo dos clientes, que passaram a privilegiar canais digitais. O interessante, porém, é destacar que de forma alguma o avanço para o digital acabou com as lojas físicas; pelo contrário, essa mudança faz parte de um movimento de ampliação de canais de venda, da integração entre eles e, consequentemente, da presença da tecnologia para alavancar os negócios. É o que chamamos de policanalidade, um caminho sem volta”, destaca Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Varejo da TOTVS.

Apesar do avanço da digitalização dos últimos dois anos principalmente, varejistas brasileiros ainda estão em processo de iniciação ou adaptação às ferramentas tecnológicas. O índice de produtividade tecnológica do setor registrou 0,43 pontos, em uma escala de 0 a 1, que avalia o nível de produtividade tecnológica com base no uso de ERPs e outras soluções complementares, a partir de indicadores de internalização de tecnologias e ganho de performance. O estudo ainda aponta que apenas 5% dos varejistas entrevistados estão na ponta da produtividade, ou seja, atingindo 0,75 pontos no IPT.

Para a elaboração da pesquisa foram realizadas 673 entrevistas, considerando empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$2 milhões em todas as regiões do país. Entre o público, foram ouvidos varejistas de diversos segmentos, com a seguinte representação em termos de quantidade de lojas: 27% food service; 15% supermercados de proximidade (mercados de bairro ou pequenas unidades de grandes redes); 14% moda (vestuário, calçados e acessórios); 12% farmácias e drogarias; 10% supermercados, hipermercados e atacarejos; 8% beleza e cosméticos; 7% home centers e lojas de materiais de construção; e, por fim, 6% automotivo e concessionárias.

Outro ponto relevante apontado pelo estudo é a respeito da administração da operação no varejo e seus impactos na produtividade: mais da metade das empresas entrevistadas (53%) possuem gestão familiar. Esses empreendimentos obtiveram um desempenho inferior no IPT, registrando 0,40 pontos, enquanto os negócios com gestões executivas, 13% do público entrevistado, alcançaram 0,50 pontos no índice.

“Gestões executivas tendem a vir com movimentos de capitalização das empresas por meio de investimentos externos, que normalmente viabilizam maiores investimentos em tecnologia, o que gera maior produtividade para o negócio. O interessante é que o IPT também traz mostra que já há um cenário híbrido de gestão, em que 34% dos varejistas possuem ambos os modelos de gestão, ou seja, famílias que estão profissionalizando cada vez mais seu negócio e adotando uma gestão executiva, o que pode vir a alterar positivamente sua produtividade tecnológica”, afirma Elói.

Outra característica que influencia positivamente no desempenho das empresas é fazer parte de uma rede de lojas, visto que estas obtiveram média de 0,48 no ranking, enquanto as lojas próprias tiveram uma média de 0,40. Isso acontece porque redes varejistas exigem um maior grau de organização e controle, dado o volume de informações, produtos e estoque.

Aplicação tecnológica

O Índice de Produtividade Tecnológica de Varejo também revelou que o setor que mais lida diretamente com o público final ainda não aproveita o suficiente ferramentas para gestão de clientes. O CRM (gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo, ainda é utilizado por apenas pouco mais de um terço das empresas (37%). As demais ferramentas de gestão e relacionamento com clientes adotadas são programa de fidelidade (27%), chatbots (14%) e cashback (9%).

Em relação à gestão de vendas, os varejistas dão maior atenção à frente da loja e ao caixa, com forte adoção de sistemas de PDV (82%), retaguarda de loja (75%) — com uso de soluções que integram informações com o estoque — e a conciliação de cartões (69%).

No entanto, chama a atenção a baixa utilização de soluções de caixa (PDV) sem integração com sistemas de cobrança de cartões (conhecidos como TEF), usada por apenas 55% dos entrevistados. Isso significa que muitos ainda utilizam maquininhas de cartão independentes, sem nenhum tipo de ligação com seus sistemas, gerando problemas de conciliação e controle de seus efetivos recebimentos, que podem prejudicar resultados de vendas e margens.

Em relação ao ganho operacional sob o uso de sistemas de gestão e ERPs, a pesquisa observa que os varejistas percebem que essas soluções facilitaram o processo de precificação dos produtos vendidos (totalmente ou muito — 82%), aumentaram a acuracidade do estoque e a gestão de fornecedores (79%), além de ampliar o controle sobre os custos da operação (76%). Em relação ao ganho de performance dos negócios, o uso dessas soluções foi mais nítido no que se refere à visualização do estoque de todas as lojas e unidades (87%), agilização dos processos internos (86%) e aumento do controle do estoque e garantia de conformidade com as normas regulatórias do setor (85%).

Desempenho por segmento

O IPT por segmento expõe o quanto cada subsegmento está digitalizado e quais/como as estratégias estão performando dentro dos negócios. O subsegmento de melhor desempenho é o de supermercados de proximidade, que obtiveram 0,53 pontos. Esses empreendimentos também se destacam com maior uso de aplicativos para dispositivos móveis (31%), parte da estratégia de promoção de vendas que antes eram feitas em tabloides físicos. Estes resultados podem se relacionar ao fato deste tipo de empreendimento normalmente fazer parte de grandes redes varejistas, que já têm uma visão dos benefícios da digitalização e levam isso às suas unidades, franqueadas ou próprias.

Na sequência, aparecem os super e hipermercados e, também, o setor automotivo e as concessionárias, que registraram 0,45 pontos. Na média do IPT, encontram-se farmácias e drogarias, com 0,44 pontos; home centers e lojas de material de construção e moda (vestuário, calçados e acessórios), com 0,43. Entre os piores desempenhos estão beleza e cosméticos, registrando 0,37 pontos — com destaque à forte presença no Instagram e Facebook (91%); e, food service, com 0,30 pontos.

Investimentos futuros

Quando questionados sobre os investimentos para os próximos dois anos, os varejistas salientaram o interesse em adotar soluções em dispositivos móveis (totalmente ou muito para 68%), monitoramento preventivo (65%), digitalização de processos (64%) e solução de assinatura digital (62%). “Nota-se que o varejo caminhará cada vez mais para a integração do ambiente físico com o digital, ampliando canais e implementando tecnologias que impactem na operação, comunicação e conversão dos clientes”, finaliza o executivo.

Para conferir o estudo na íntegra, acesse.

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