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Alan Alexandrino: Transmissões ao vivo: a nova tendência digital

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Alan Alexandrino Ã© colaborador da Mango Digital.
O lançamento do Facebook Live em 2016 marca uma nova era nas relações digitais. A aposta é uma tentativa de reverter a queda no número de compartilhamentos e aumentar o tempo dos usuários dentro da rede, já que estes estão migrando cada vez mais para outras opções, como o Snapchat.
O recurso de transmissão ao vivo é semelhante ao Periscope, rede lançado pelo Twitter em 2015, que conquistou um grande número de usuários e gerou bastante repercussão. Entretanto, a grande vantagem do Facebook, frente ao aplicativo do Twitter, é a integração que ele tem com a rede de contatos, além de todos os recursos já conhecidos, como as reações e os comentários.
Além disso, quem segue uma determinada página pode se inscrever para receber notificações de quando ela ficar online em um vídeo ao vivo. Aos poucos, o Facebook Live será liberado para os todos os usuários, por hora ele está disponível apenas para as páginas.
Essa tendência é fruto de uma nova realidade. O uso de internet via dispositivos móveis já é maior do que o acesso por desktops. Assim essas redes, voltadas para o público conectado o tempo todo, estão em alta. As pessoas, cada vez mais, sentem a necessidade de interagir a todo momento com todo mundo, compartilhando momentos e experiências em tempo real.
Isso mostra o porquê o Snapchat é tão popular, já que ele permite que se criem vídeos curtos para serem compartilhados durante o dia todo. Tudo isso em tempo real, no momento em que as coisas acontecem, sem o foco excessivo no tratamento da imagem, como no Instagram (que é do Facebook) por exemplo.
Por isso, o Facebook investe em meios e possibilidades em áreas além das em que já tem público definido. A marca possui controle, além do Facebook e do Instagram, do WhatsApp Messenger e do Messenger.
Um exemplo de como as transmissões ao vivo têm grandes chances de entrar no gosto das pessoas é o primeiro grande caso registrado pelo Facebook Live. Em maio de 2016, o recurso recém-lançado na plataforma já gerou um grande buzz por conta de um vídeo viral de uma usuária do Facebook.
A americana Candace Payne realizou uma transmissão ao vivo usando o aplicativo, com uma máscara de Chewbacca, personagem de Star Wars. O hit instantâneo se deu pelo ataque de risos que ela teve. O vídeo, de 4 minutos, tem hoje mais de 150 milhões de visualizações.
Muitas marcas já utilizam do Facebook Live para se conectar com seu público. Exemplos disso no Brasil são as empresas jornalísticas que transmitem debates, entrevistas e manifestações. O Jornal da Band, por exemplo, é o primeiro a exibir na íntegra suas edições ao vivo pelo Live.
São diversos os exemplos de marcas que já utilizaram a ferramenta para transmitir eventos ou mesmo interagir com fãs. Desfiles de moda, shows ou mesmo conversa com os fãs: são muitas as possibilidades do Live para as marcas.
Por que é tendência? Porque cada vez mais as pessoas assistem a vídeos online. O próprio algoritmo do Facebook, que define o que você vê ou não na linha do tempo, privilegia conteúdos visuais. Em janeiro, foram assistidas 100 milhões de horas por dia de vídeo, que é o tipo de conteúdo mais popular.
Além disso, o YouTube também está nessa briga. A vantagem dele continua sendo a monetização, já que ainda não é possível ganhar dinheiro com o Facebook.
A corrida por quem tem maiores vantagens, diferenciais, e é mais cômodo e agradável para o usuário, já começou. Isso por si só já mostra como essa é uma tendência, já que essas empresas estão acostumadas a ouvir seu público alvo melhor do que ninguém e sabem o que o público quer.
Cada rede com suas vantagens, e a corrida rolando, quem ganha é o usuário.
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Pedigree transforma momentos no Parque Villa-Lobos através da alegria e companheirismo de cãezinhos

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A marca de alimentos para cães Pedigree, realizou uma ativação no Parque Villa-Lobos, com o objetivo de promover a adoção responsável de cães. Intitulada “Retrato de Família”, a ação criada pela T&P powered by Mirum, a ação ofereceu às famílias participantes a oportunidade de vivenciar a alegria que um amigo pet traz à vida. E para deixar registrado o quanto a presença destes companheiros pode trazer mais sorrisos e transformar momentos cotidianos, a ação toda estava sendo fotografada.
A ativação contou com a participação de diversas famílias que estavam pelo parque, as quais foram recepcionadas por uma equipe da Pedigree e orientadas a registrar seus momentos em um espaço decorado especialmente para a ocasião. Inicialmente, as famílias tiravam uma foto sem a companhia do cachorro, capturando o ambiente e a energia daquele instante.
Após se conectarem com os cães, as famílias foram convidadas a tirar uma nova foto, desta vez acompanhadas por seu amigo de quatro patas. A transformação das imagens foi imediata e tocante: sorrisos mais largos, olhares brilhantes e uma atmosfera visivelmente mais alegre tomaram conta de cada clique. Essas fotos, colocadas lado a lado, contaram histórias visuais poderosas sobre o impacto positivo que os cães podem ter na vida das pessoas.
“Nosso objetivo com esta ativação foi mostrar, de forma tangível, como os cães podem transformar momentos e vidas. A resposta das famílias foi incrível, e as fotos capturaram momentos de pura felicidade, tanto dos humanos, quanto dos cães. E sabemos que a quantidade de cães que estão à espera de um lar ainda é relevante no Brasil. E como marca, há 15 anos incentivamos a adoção responsável, a qual pode trazer um impacto tão positivo na vida das pessoas quanto o tamanho dos sorrisos vistos nas fotos tiradas hoje”, afirma Clara Barin, coordenadora de marketing da marca Pedigree no Brasil.

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Ampro Awards abre inscrições para sua 24ª edição

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Com 31 anos de história apoiando e fortalecendo o setor de Live Marketing, a Ampro anuncia a abertura de inscrições de cases para a 24ª edição do seu tradicional evento anual de premiação.

Nesta edição, o Ampro Awards foi totalmente reformulado, passa a ser independente e conta com 20 categorias (3 a mais que na edição anterior). A maturidade e qualidade dos cases recebidos de todo Brasil fizeram com que o prêmio tenha, nesta edição, uma competitividade nacional, onde todos podem concorrer às categorias:  Melhor Case por Vertical, Grand Prix de Criatividade e Grand Prix ESG. Outra novidade é a abertura de inscrições para jurados interessados em participar e a atualização do processo de julgamento, dos critérios e pesos, dando mais ênfase para o conceito criativo.

“Nos últimos 2 anos, o prêmio bateu recorde histórico de inscrições, a edição passada teve 467 cases inscritos, avaliados por uma equipe de 174 jurados, que representa um crescimento de 7% em relação a 2022. Esse resultado demonstra a importância e o tamanho de um setor que só cresce e quem tem maturidade e criatividade de norte a sul do país”, diz Heloísa Santana, Presidente Executiva da Ampro.

O prêmio, que reconhece os melhores cases sobre a perspectiva da criatividade foi repaginado por um Grupo de Trabalho formado por profissionais experientes do mercado, nas áreas de criação, negócios, planejamento gestão e ESG, consagrados em premiações nacionais e internacionais que contribuem há anos com o formato e a dinâmica da premiação.

Podem se inscrever no site https://www.amproawards.com.br/, de 08 de julho a 19 de agosto, agências de comunicação estabelecidas no Brasil, sejam associadas ou não à entidade, nas 20 categorias, que se dividem em quatro verticais criativas: business, consumer, content e trade. A participação no Grand Prix ESG é opcional.

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