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Alan Alexandrino: Transmissões ao vivo: a nova tendência digital

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Alan Alexandrino Ã© colaborador da Mango Digital.
O lançamento do Facebook Live em 2016 marca uma nova era nas relações digitais. A aposta é uma tentativa de reverter a queda no número de compartilhamentos e aumentar o tempo dos usuários dentro da rede, já que estes estão migrando cada vez mais para outras opções, como o Snapchat.
O recurso de transmissão ao vivo é semelhante ao Periscope, rede lançado pelo Twitter em 2015, que conquistou um grande número de usuários e gerou bastante repercussão. Entretanto, a grande vantagem do Facebook, frente ao aplicativo do Twitter, é a integração que ele tem com a rede de contatos, além de todos os recursos já conhecidos, como as reações e os comentários.
Além disso, quem segue uma determinada página pode se inscrever para receber notificações de quando ela ficar online em um vídeo ao vivo. Aos poucos, o Facebook Live será liberado para os todos os usuários, por hora ele está disponível apenas para as páginas.
Essa tendência é fruto de uma nova realidade. O uso de internet via dispositivos móveis já é maior do que o acesso por desktops. Assim essas redes, voltadas para o público conectado o tempo todo, estão em alta. As pessoas, cada vez mais, sentem a necessidade de interagir a todo momento com todo mundo, compartilhando momentos e experiências em tempo real.
Isso mostra o porquê o Snapchat é tão popular, já que ele permite que se criem vídeos curtos para serem compartilhados durante o dia todo. Tudo isso em tempo real, no momento em que as coisas acontecem, sem o foco excessivo no tratamento da imagem, como no Instagram (que é do Facebook) por exemplo.
Por isso, o Facebook investe em meios e possibilidades em áreas além das em que já tem público definido. A marca possui controle, além do Facebook e do Instagram, do WhatsApp Messenger e do Messenger.
Um exemplo de como as transmissões ao vivo têm grandes chances de entrar no gosto das pessoas é o primeiro grande caso registrado pelo Facebook Live. Em maio de 2016, o recurso recém-lançado na plataforma já gerou um grande buzz por conta de um vídeo viral de uma usuária do Facebook.
A americana Candace Payne realizou uma transmissão ao vivo usando o aplicativo, com uma máscara de Chewbacca, personagem de Star Wars. O hit instantâneo se deu pelo ataque de risos que ela teve. O vídeo, de 4 minutos, tem hoje mais de 150 milhões de visualizações.
Muitas marcas já utilizam do Facebook Live para se conectar com seu público. Exemplos disso no Brasil são as empresas jornalísticas que transmitem debates, entrevistas e manifestações. O Jornal da Band, por exemplo, é o primeiro a exibir na íntegra suas edições ao vivo pelo Live.
São diversos os exemplos de marcas que já utilizaram a ferramenta para transmitir eventos ou mesmo interagir com fãs. Desfiles de moda, shows ou mesmo conversa com os fãs: são muitas as possibilidades do Live para as marcas.
Por que é tendência? Porque cada vez mais as pessoas assistem a vídeos online. O próprio algoritmo do Facebook, que define o que você vê ou não na linha do tempo, privilegia conteúdos visuais. Em janeiro, foram assistidas 100 milhões de horas por dia de vídeo, que é o tipo de conteúdo mais popular.
Além disso, o YouTube também está nessa briga. A vantagem dele continua sendo a monetização, já que ainda não é possível ganhar dinheiro com o Facebook.
A corrida por quem tem maiores vantagens, diferenciais, e é mais cômodo e agradável para o usuário, já começou. Isso por si só já mostra como essa é uma tendência, já que essas empresas estão acostumadas a ouvir seu público alvo melhor do que ninguém e sabem o que o público quer.
Cada rede com suas vantagens, e a corrida rolando, quem ganha é o usuário.
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Juliette entra para o Guiness Book com recorde no Instagram

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Juliette entra para o Guiness Book com recorde no Instagram

Juliette, a ex-bbb mais seguida no Instagram, não cansa de alcançar marcas históricas e agora tem até registro no livro de feitos memoráveis

Juliette Freire ganhou espaço no Guiness World Records por ter alcançado um milhão de curtidas em um post no Instagram mais rápido do que qualquer outro usuário da rede social. A maquiadora conseguiu a marca em uma foto publicada em 4 de maio, quando se tornou campeão do BBB21.

Na legenda, o prêmio é comemorado e ainda são prestadas condolências ao ator Paulo Gustavo, que faleceu na mesma data. “100 dias que entramos por aquela porta. Hoje, saímos campeões. Essa legenda vai assim, no plural, porque sonho que sonhamos juntos virou realidade. OBRIGADA, NORDESTE. OBRIGADA, BRASIL. OBRIGADA, CACTOS DO MUNDO! ❤️🌵 instagram.com/explore/tags/juliettecampe%C3%A3/”>#JulietteCampeã“

A publicação, que atualmente conta com mais de oito milhões de curtidas, precisou de apenas três minutos para chegar em um milhão de likes. Anteriormente, a dona do recorde era a cantora Billie Eilish, que garantiu o mesmo número ainda no dia 4 de maio, mas levou dois minutos a mais do que a paraibaina.

No site do Guiness Book, há uma descrição sobre o feito. “A postagem mais rápida a atingir um milhão de curtidas no Instagram foi em 3 minutos, e foi conseguida por Juliette Freire (Brasil), em 4 de maio de 2021. Juliette se tornou uma sensação durante seu tempo no Big Brother Brasil. Foi seu post no Instagram anunciando que ela havia vencido a 21ª temporada que quebrou esse recorde”.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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AMPRO alerta agências sobre vigência das punições da LGPD

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AMPRO alerta agências sobre vigência das punições da LGPD

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing iniciou, nesta semana, uma ação de conscientização dirigida a agências e profissionais do Live Marketing sobre a vigência das punições para as empresas que descumprirem a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. A partir de 1º de agosto, a multa para empresas que não respeitarem a nova legislação pode chegar a R$ 50 milhões. Faz parte da ação da AMPRO a disponibilização do Guia de boas práticas para cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados pessoais pelas agências, realizado em parceria com o FAS Advogados. O objetivo do material é levar ao mercado de Live Marketing e Comunicação explicações rápidas sobre a LGPD e um passo a passo simplificado de como cada empresa deve aplicar as regras da LGPD no seu dia a dia.

“Desde o dia 1º de agosto, todos os envolvidos – cliente-agência-fornecedores – em determinada ação que não sigam estritamente a lei, podem ser implicados”, lembra o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

Neste início, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) afirmou que irá adotar postura mais didática do que punitiva, no sentido de encaminhar um modelo de regulação responsiva, para que as medidas punitivas sejam a última alternativa. “É o momento de tirar todas as dúvidas que ainda restaram, para evitar a implicação das medidas mais extremas”, afirma Pagliarini.

O Guia de boas práticas para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados pessoais pelas agências pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://bit.ly/guiaampro

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