Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

ABA inicia seu ciclo de eventos em 2017 debatendo o ROI de Patrocínios

Publicado

em

Sob o tema “Equalizando demanda, critérios e resultados”, o encontro leva cases internacionais consagrados e vai discutir indicadores de resultados e a importância do plano de mídia nos patrocínios

O ciclo de eventos de 2017 começa para Associação Brasileira dos Anunciantes com o ABA ROI de Patrocínios, no dia 14 de fevereiro, na ESPM, em São Paulo. “Equalizando demandas, critérios e resultados” é o tema deste encontro que se desdobrará em três diferentes painéis apresentados por executivos de grandes marcas reconhecidas mundialmente.

Em “As lições de cases internacionais consagrados” Eduardo Picarelli, Diretor de Marcas Mainstream da Heineken e Membro do Comitê de Branding & Conteúdo da ABA, e Rodrigo Rivellino, CEO da Aktuellmix, mostrarão exemplos de empresas renomadas que contam com um longo e consistente histórico de mensuração de resultados em algum tipo de patrocínio.

O painel “Definindo os indicadores de resultados” vai destacar que muitas vezes não há critérios claros para a definição do ROI em determinada ação de patrocínio e abordará os caminhos para se definir indicadores de resultados (KPIs) que sejam aderentes ao plano estratégico. Com apresentação de Cláudio Jorge Oliveira, Gerente de Eventos e Promoções da Petrobras, o painel apresentará ainda empresas com metodologias próprias para mensurar o retorno desses investimentos.

Alexandre Mutran, Regional Communications Manager da Rede Globo, Marcio Esher, Diretor Geral do Banco de Eventos, e Hermann Mahnke, Diretor de Marketing América do Sul da GM, debatem “A importância do plano de mídia nos patrocínios” , tratando das fronteiras entre patrocínio, ativação e mídia e como fechar essa conta e equilibrar a equação, em grandes eventos esportivos e culturais, que contam com parceiros de mídia que justifiquem e ampliem a cobertura do investimento nestas ações.

Também participam como moderadores do evento Marcelo Azevedo, Diretor de Novos Negócios da Consultoria Symnetics e Especialista em patrocínio, Renato Politti, Diretor de Vendas para a América Latina da Sponsorium, e Fernando Guntovitch, CEO da The Group.

 

Programação

08h30/09h00 – Credenciamento e welcome coffee

09h00/09h10 – Abertura
Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

09h10/10h05 – As lições de cases internacionais consagrados
Painel irá mostrar exemplos de empresas renomadas que contam com um longo e consistente histórico de mensuração de resultados em algum tipo de patrocínio.
– Eduardo Picarelli, Diretor de Marcas Mainstream da Heineken e Membro do Comitê de Branding & Conteúdo da ABA.
– Rodrigo Rivellino, CEO da Aktuellmix.
– Moderador: Marcelo Azevedo, Diretor de Novos Negócios da Consultoria Symnetics e Especialista em Patrocínios.

10h05/10h35 – Coffee break

10h35/11h25 – Definindo os indicadores de resultados
Muitas vezes não há critérios claros para a definição do ROI em determinada ação de patrocínio porque a decisão foi baseada em critérios pouco objetivos. Quais os caminhos para se definir indicadores de resultados (KPIs) que sejam aderentes ao plano estratégico da empresa? O que vale é a preferência pessoal do presidente ou dos acionistas? Painel discutirá esse ponto com especialistas e empresas que têm metodologias próprias para mensurar o retorno desses investimentos.
– Cláudio Jorge Oliveira, Gerente de Eventos e Promoções da Petrobras.
– Moderador: Renato Politti, Diretor de Vendas para a América Latina da Sponsorium.

11h25/12h25 – A importância do plano de mídia nos patrocínios
Grandes eventos esportivos e culturais sempre contam com parceiros de mídia que justifiquem e ampliem a cobertura do investimento nestas ações. Quais as fronteiras entre patrocínio, ativação e mídia? Como fechar essa conta e equilibrar a equação?
Painelistas:
– Alexandre Mutran, Regional Communications Manager da Rede Globo.
– Marcio Esher, Diretor Geral do Banco de Eventos.
– Hermann Mahnke, Diretor de Marketing América do Sul da GM.
– Moderador: Fernando Guntovitch, CEO da The Group.

13h – Encerramento

Informações complementares:
Local: Auditório ESPM – Campus JT – Rua Joaquim Távora, nº 1240 – Vila Mariana – São Paulo.
Inclusos: Welcome Coffee, coffee-break e certificado de participação.
As apresentações autorizadas pelos palestrantes serão disponibilizadas após o evento no portal da ABA.

Valor da Inscrição:
Associados da ABA: R$600,00
Associados de entidades conveniadas: R$800,00
Demais interessados: R$1.000,00

Informações e Inscrições:
11 3283-4588 | 11 3253-5123 | 11 3253-5124 | www.aba.com.br
E-mail: [email protected]

Continue lendo

Eventos

Gratuito: Varejo Summit, um evento para profissionais que querem estar sempre um passo à frente

Publicado

em

Gratuito: Varejo Summit, um evento para profissionais que querem estar sempre um passo à frente

O Varejo Summit, maior evento online sobre varejo na Era digital, promovido pelo TransformaçãoDigital.com, ecossistema que conecta pessoas e empresas à transformação digital, está se aproximando! A segunda edição do evento será online e totalmente gratuita, de 26 a 30 de julho.

O evento tem como intuito apresentar estratégias que estão sendo utilizadas pelos grandes líderes do varejo. Serão mais de 50 entrevistados divididos pelas trilhas: Customer Experience; Marketing e Vendas; Logística e Supply Chain; Transformação Digital na Prática; E-commerce; Tecnologias, Ferramentas e Dados; Segurança Online; Governo e Associações e Serviços Financeiros. O público-alvo é composto por empreendedores, gestores e fornecedores de empresas que entendem as mudanças do varejo e desejam potencializar os resultados.

Igor Lopes, sócio e Diretor de Conteúdo do TD, será o curador e host do evento. Igor dividirá o palco com a co-host e jornalista Paula Valdez, âncora do Jornal BandNews Primeira Edição. Desde 2017, a jornalista atua no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Formada em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas (RS), trabalhou por 12 anos como repórter, apresentadora e editora da RBS TV, a maior afiliada da Globo no Brasil. De olho nas mudanças digitais, criou uma live semanal, com entrevistas sobre os mais variados temas.

Dentre os destaques confirmados do evento estão nomes como André Rodrigues, sócio e Diretor membro do Comitê Executivo do Grupo Itaú; Nina Silva, sócia-fundadora do Movimento Black Money; Fernanda Romano, VP de Marketing Global e Inovação da Alpargatas; Fernando Vilela, CMO do Rappi; Stella Guillaumon, General Manager da Adobe Commerce na América Latina; Fernando Pantaleão, VP de Vendas e Soluções para Comércios da Visa, e muitos outros.

Demais informações sobre o Varejo Summit, como a lista completa de palestrantes e inscrições estão disponíveis no site do evento.

 

SERVIÇO

Varejo Summit

Quando: de 26 a 30 de julho

Horário: das 09h às 18h

Inscrições: https://varejosummit.com/

Evento online e 100% gratuito

Continue lendo

Eventos

EXPO RETOMADA recebe mais de 800 visitantes testados no primeiro dia em Santos

Publicado

em

EXPO RETOMADA recebe mais de 800 visitantes testados no primeiro dia em Santos

A EXPO RETOMADA começou com sucesso em Santos. O primeiro dos 30 eventos-teste chancelados pelo Governo do Estado de São Paulo e único na modalidade Feiras de Negócios recebeu 846 visitantes únicos no primeiro dia, todos testados previamente na entrada do evento e com resultados negativos para a covid 19. Um dos diferenciais da EXPO RETOMADA 2021 foi justamente a obrigatoriedade da testagem, até mesmo para as equipes da montagem e organização, com permissão de acesso apenas aos participantes com resultados negativos. O evento também cumpriu todos os demais protocolos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, acesso por catracas eletrônicas sem intervenção humana e planta com corredores mais largos para respeitar o distanciamento. No espaço da feira, 50 expositores apresentaram produtos e serviços nos stands.

Na abertura oficial das atividades, um painel com autoridades locais e estaduais e entidades da indústria de Eventos apresentou dados do setor de feiras e eventos de negócios. As Feiras de Negócios movimentam 50 macro segmentos econômicos do país, somente na cidade de São Paulo, a movimentação do setor costumava ser de R$ 16,3 bilhões por ano, antes da pandemia. E o tom foi otimista em relação à perspectiva de retorno. Para o idealizador da EXPO RETOMADA e diretor da Live Marketing Consultoria, Paulo Octávio Almeida, a retomada deverá ser gradual, a partir do final deste ano.

“Estamos contribuindo para esta condição. Os eventos-teste são caracterizados pela testagem dos participantes e um protocolo irá fundamentar essa liberação. Somos contrários à aglomeração, à ilegalidade. Queremos a regulação e parceria com o setor público. Nós somos gregários, vivemos em sociedade e os eventos inspiram, conscientizam, educam, geram negócios e conexões emocionais”, afirmou.

Para o Prefeito de Santos, Rogério Santos, a EXPO RETOMADA é mais do que um evento. “É uma grande etapa que vencemos com muito trabalho, o reconhecimento de muito esforço”, pontuou. “Uma emoção diferente”, definiu o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz. “Provas negativas de covid em poucos minutos, tudo muito organizado e a emoção de ver a união de todo o trade de eventos, congressos e feiras presentes. Agora, com essa matriz, estamos conseguindo uma fórmula de poder fazer a reabertura do setor, que foi duramente prejudicado. Aqui estão os universos mais sofridos do Brasil”, afirmou.

O primeiro dia da EXPO RETOMADA deu sequência com uma agenda de mais dois debates, sobre os desafios do setor de congressos e eventos B2B, as expectativas para as feiras de negócios pós-pandemia, seu papel, os diferenciais tecnológicos e sobre os eventos híbridos. Participaram representantes de empresas organizadoras de congressos, representantes da hospitalidade, promotoras de feiras, venues, empresas fornecedoras, além dos secretários Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, e Vinícius Lummertz, de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

“Muito mais do que falar sobre o futuro dos eventos, a EXPO RETOMADA traz um modelo para o nosso estado, o Brasil e o mundo. O mundo está em luta para saber qual é o modelo ideal. Países estão tendo que retroceder na retomada porque abriram mão cedo demais dos protocolos.  E o simbolismo de fazer o evento em Santos, uma das cidades com a menor ocupação de UTI e 80% da população vacinada, num local com valor econômico importante e estratégico para os eventos. Os eventos presenciais vão ser muito importantes, todos estamos carentes de interações humanas e dar esse passo de forma responsável é fundamental. Se precisar retroceder, o faremos, mas a meta é seguir em frente”, afirmou a secretária Patrícia Ellen.

Na opinião dela, a pandemia trouxe diversos aprendizados para o setor. “Antes a dinâmica era quantos cartões você trocou, a pandemia nos trouxe o aprendizado de valorizar a interação humana, a qualidade dessa interação e a nossa responsabilidade de fazer isso de uma forma segura. Com a pandemia, as projeções para 2025 aconteceram em um ano. Tivemos mudanças que nenhum de nós previu. O vírus me ensinou a ser humilde. Passamos a estar mais presentes nas interações, até online, passamos a valorizar mais essas interações. E isso é uma possibilidade grande para o setor de eventos. A tecnologia trouxe o conceito de hub – estar presente, mas com todas as pessoas conectadas, canais cobrindo, experiências etc. Oportunidade de respeitar as diferentes necessidades”, pontuou.

“Foi inspirador ver a dedicação, o compromisso e o respeito das empresas envolvidas neste evento. Essa frente de eventos modelo foi feita exatamente para reconhecer bons exemplos, como o de vocês. Precisamos mostrar que dá para cumprir os protocolos de forma segura e participarmos presencialmente. Queremos levar essa esperança com muita responsabilidade para todos os que nos acompanham hoje”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

A EXPO RETOMADA continua nesta quinta-feira (22), no Santos Convention Center, a partir das 11h. O evento é voltado para os players do setor de eventos de negócios. Outros detalhes: www.exporetomada.com.br

A EXPO RETOMADA 2021 tem realização da ABEOC Nacional – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes, Santos Visitors & Convention Bureau, SINDIPROM|SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, e UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios. Curadoria e organização: Live Marketing Consultoria e Rede Feiras. Comitê Gestão Biosegurança: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional e Secretarias de Saúde do Estado e Município de Santos.  Apoio: ABEOC, ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABNT, ABRALIMP, Adibra – Associação de Empresas de Parques de Diversões do Brasil, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ALAGEV – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, APAS – Associação Paulista de Supermercados, FHOB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo, Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, ABH Nacional , Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos e Visite São Paulo.

Continue lendo