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Webedia entra no mercado de eSports trazendo logística completa e portfólio 360º

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Após realização do Overwatch Old Spice Tournament by IGN, multinacional de mídia digital quer usar a sua estrutura para fomento do setor brasileiro de esportes eletrônicos

Após firmar-se como uma dos maiores publishers digitais do Brasil, a Webedia, multinacional francesa de mídia online, já se posicionou como um dos principais players no mercado de eSports no Brasil e no mundo. A empresa, que possui em seu portfólio verticais líderes em seus segmentos como IGN Brasil, TudoGostoso, AdoroCinema e diversos outros sites, além de subsidiárias como Digital Stars, uma companhia de gestão de carreira de influenciadores, inaugurou em 2017 uma nova divisão, voltada para a criação e promoção de eventos de eSport.

Chefiada por Lucas “Marduk” Rampinelli, a nova área da Webedia tomou forma graças a um investimento de R$ 3 milhões, pelo qual a empresa criou toda uma estrutura física e logística que engloba também uma arena para eventos de competição eletrônica. “Se antes, falávamos de um derivado do mercado de jogos, o eSport virou a sua própria indústria”, comenta Lucas “Marduk” Rampinelli, Head de eSports da Webedia.

A Webedia construiu uma arena – a eSports Arena – dentro de seu novo prédio na Vila Olímpia, na zona Sul de São Paulo. A ideia é oferecer um ambiente que conte com toda a expertise logística da empresa, além da estrutura física necessária. “Na França, a Webedia é bem envolvida no cenário de eSports”, explica Renato Paiva, vice presidente comercial e de marketing da empresa, que completa: “Nosso desejo para o Brasil é ter essa mesma presença. Por isso, oferecemos um escopo de 360º, onde nós mesmos seremos os responsáveis pelo marketing, divulgação e comunicação; bem como a logística necessária e o local de realização desse tipo de evento, enquanto patrocinadores poderão dessa forma se concentrar exclusivamente nos investimentos e em suas estratégias de mercado”.

O primeiro evento a contar com essa estrutura, o Overwatch Old Spice Tournament by IGN, contou com o patrocínio da P&G. Diversas atividades de ambas as empresas foram executadas na ocasião e tiveram grande sucesso: foram mais de 11 mil telespectadores nos canais oficiais de live streaming do IGN Brasil (1.997 via Twitch / 9.061 no YouTube), 150 convidados, além da presença de influenciadores digitais como o casal Leon e Nilce (“Coisa de Nerd”), Polado (“MrPoladoful”), Coelho (“mateiformiga”) e BRKsEdu, que disputaram entre si partidas amistosas de Overwatch na chamada “Batalha das Fragrâncias”, onde cada um representava um tipo de desodorante da linha Old Spice. O canal “Coisa de Nerd” teve aproximadamente 32 mil visualizações de sua transmissão da partida.

Para saber mais sobre as ações da Webedia no setor de eSports, acesse www.webedia.com.br e IGN Brasil.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Digital

Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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