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Webedia entra no mercado de eSports trazendo logística completa e portfólio 360º

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Após realização do Overwatch Old Spice Tournament by IGN, multinacional de mídia digital quer usar a sua estrutura para fomento do setor brasileiro de esportes eletrônicos

Após firmar-se como uma dos maiores publishers digitais do Brasil, a Webedia, multinacional francesa de mídia online, já se posicionou como um dos principais players no mercado de eSports no Brasil e no mundo. A empresa, que possui em seu portfólio verticais líderes em seus segmentos como IGN Brasil, TudoGostoso, AdoroCinema e diversos outros sites, além de subsidiárias como Digital Stars, uma companhia de gestão de carreira de influenciadores, inaugurou em 2017 uma nova divisão, voltada para a criação e promoção de eventos de eSport.

Chefiada por Lucas “Marduk” Rampinelli, a nova área da Webedia tomou forma graças a um investimento de R$ 3 milhões, pelo qual a empresa criou toda uma estrutura física e logística que engloba também uma arena para eventos de competição eletrônica. “Se antes, falávamos de um derivado do mercado de jogos, o eSport virou a sua própria indústria”, comenta Lucas “Marduk” Rampinelli, Head de eSports da Webedia.

A Webedia construiu uma arena – a eSports Arena – dentro de seu novo prédio na Vila Olímpia, na zona Sul de São Paulo. A ideia é oferecer um ambiente que conte com toda a expertise logística da empresa, além da estrutura física necessária. “Na França, a Webedia é bem envolvida no cenário de eSports”, explica Renato Paiva, vice presidente comercial e de marketing da empresa, que completa: “Nosso desejo para o Brasil é ter essa mesma presença. Por isso, oferecemos um escopo de 360º, onde nós mesmos seremos os responsáveis pelo marketing, divulgação e comunicação; bem como a logística necessária e o local de realização desse tipo de evento, enquanto patrocinadores poderão dessa forma se concentrar exclusivamente nos investimentos e em suas estratégias de mercado”.

O primeiro evento a contar com essa estrutura, o Overwatch Old Spice Tournament by IGN, contou com o patrocínio da P&G. Diversas atividades de ambas as empresas foram executadas na ocasião e tiveram grande sucesso: foram mais de 11 mil telespectadores nos canais oficiais de live streaming do IGN Brasil (1.997 via Twitch / 9.061 no YouTube), 150 convidados, além da presença de influenciadores digitais como o casal Leon e Nilce (“Coisa de Nerd”), Polado (“MrPoladoful”), Coelho (“mateiformiga”) e BRKsEdu, que disputaram entre si partidas amistosas de Overwatch na chamada “Batalha das Fragrâncias”, onde cada um representava um tipo de desodorante da linha Old Spice. O canal “Coisa de Nerd” teve aproximadamente 32 mil visualizações de sua transmissão da partida.

Para saber mais sobre as ações da Webedia no setor de eSports, acesse www.webedia.com.br e IGN Brasil.

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Digital

DreamONE conquista a conta de comunicação digital da Husqvarna Construção na América Latina

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DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados para o negócio de seus clientes, será responsável a partir de agora pela conta da Husqvarna Construção na América Latina. A empresa com sede na Suécia tem como objetivo consolidar a sua presença na região latino-americana como também como referência em soluções inovadoras para a área de construção civil, que geram uma cultura de valor tanto para a marca quanto para o consumidor.

A estratégia de comunicação elaborada pela DreamONE para a Husqvarna irá contemplar ações de marketing institucional, social media e performance de mídia para a marca em países como Brasil, Argentina, Colômbia e México. “A ideia do projeto é mostrar para o público o quanto a Husqvarna é uma empresa inovadora. Para isso, vamos desenvolver uma narrativa criativa, simplificada e despojada em suas redes sociais como Linkedin, Facebook e Instagram. Assim, criamos uma aproximação entre a marca e seus clientes, além de auxiliar na prospecção de novos parceiros”, argumenta Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criação da DreamONE.

Com mais de 330 anos de atuação no mercado, a Husqvarna é reconhecida por todo mundo pela inovação e qualidade dos seus produtos, que atendem tanto profissionais e grandes empresas quanto consumidores de todos os continentes.

Além da Husqvarna, a DreamONE conta com mais sete clientes ativos em seu portfólio. Entre as principais, estão a Microsoft Brasil – principal fabricante global de softwares de computador, eletrônicos, entre outros – e a InterCement – fabricante dos cimentos Cauê, Zebu e Goiás no Brasil e outras 5 marcas globais.

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Digital

Digital Favela fecha 2021 conectando 120 anunciantes a 3 mil influenciadores de comunidades

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A Digital Favela, única empresa a transformar moradores de favelas de todo o Brasil em influenciadores digitais, potencializando suas conexões com as marcas, apresenta o balanço de seu primeiro ano completo de atuação. A operação chega ao fim de 2021  com mais de 120 anunciantes utilizando sua plataforma de mídia, com mais de 3 mil influenciadores, majoritariamente micros e nanos, dando visibilidade e credibilidade às suas campanhas de forma autêntica e legítima – recebendo, em troca, remuneração que por muitas vezes os permitem realizar verdadeiras mudanças as suas vidas e de suas famílias.

“Há mais de 14 milhões de moradores de favelas em todo o Brasil, muitos em situação de extrema vulnerabilidade”, enfatiza Celso Athayde, cofundador da DF ao lado de Guilherme Pierri. “Com os cachês recebidos por cada campanha, muitos dos nossos influenciadores compram itens básicos do lar, como uma cama ou uma geladeira, o que confirma o poder de transformação e inclusão da Digital Favela”, revela.

Com o apoio da CUFA (Central Única das Favelas), parceira social da companhia, a DF resolve um dos principais desafios deste novo segmento de marketing de influência: encontrar as pessoas mais adequadas para cada marca. São mais 3 mil favelas mapeadas em todo o Brasil e um ativo de 6,5 mil influenciadores cadastrados, que falam diariamente sobre finanças, educação, beleza, saúde, tecnologia, viagens, bem estar e outras dezenas de temas para seus milhares de seguidores.

Há pouco mais de 3 meses, a DF também lançou sua área proprietária de conteúdo, a CRIA D.FAVELA, um hub especializado em produção e cocriação que utiliza mentes brilhantes de dentro das próprias comunidades para que o parceiro anunciante possa realizar projetos especiais exclusivos, como podcasts e vídeos institucionais, com uma força de trabalho da própria favela – incluindo produtores, roteiristas, fotógrafos e redatores. O podcast inédito do rapper Dexter, multiartista da cena hip-hop, ator e ativista, foi o primeiro projeto realizada pela CRIA e traz um formato inédito para as plataformas de streaming.

Do ponto de vista de estrutura, a Digital Favela já conta, hoje, com 22 funcionários diretos, além outros 27 indiretos, presentes dentro das principais favelas do Brasil. São pessoas que fazem a interlocução direta entre anunciantes e influenciadores, facilitando a penetração de ativações e comunicações regionais nos territórios.

Os planos para 2022 são grandiosos. Além de mirar sua internacionalização, a DF irá possibilitar ações de experiências de marca dentro das maiores favelas do País. “Percebemos que nossos anunciantes sempre tiveram imensa dificuldade de penetrar no território das favelas. Agora, porém, além de campanhas feitas pelos próprios moradores, as empresas poderão fazer verdadeiras imersões nas comunidades, inclusive com bases de experimentação de produtos”, adianta Guilherme Pierri.

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