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Waze anuncia as novidades de publicidade para 2019

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Omnicanalidade, parceria com as ferramentas de marketing do Google e novo formato de API estão entre as novidades

O Waze anuncia o lançamento de uma série de recursos e ferramentas para empresas e anunciantes utilizarem a mobilidade de maneira relevante e utilitária, se aproximando ainda mais de seus consumidores em uma experiência mais fluida. Afinal, de todas as navegações que acontecem no app, 20% delas são pra um comércio. Em um evento em São Paulo, o aplicativo reuniu parceiros do mercado para apresentar cases, celebrar as conquistas de 2018 e apresentar algumas novidades para 2019.

Além de um ótimo parceiro para fugir do trânsito, o aplicativo também leva cinco motoristas, por segundo, a pontos de venda – como farmácias, supermercados ou postos de gasolina. E, a cada um minuto, ele leva 223 motoristas para shoppings, 76 para supermercados, 47 para postos de gasolina e 21 para concessionárias.

Para aproximar ainda mais os motoristas dos pontos de venda, o Waze se apresenta como uma plataforma omnichannel que ajuda a combinar a estratégia online com a offline de uma marca de forma integrada e que se encaixa no contexto do usuário – sem afetar a interação dele com o mapa ou com a comunidade de usuários.

Esse ano, o Waze testou a avaliação de visitas a loja com parceiros externos no Brasil e também em outros países, como os Estados Unidos. Mas, em 2019, o Waze conseguirá avaliar isso diretamente na plataforma de anúncios e não incluirá apenas os usuários que iniciaram a navegação a partir do anúncio ou usaram o Waze para chegar à sua loja depois de ver seu anúncio, mas também os usuários que decidissem ir até lá a pé.

Para ampliar ainda mais o alcance dessas ativações, os anúncios poderão ser integrados com as ferramentas de marketing do Google, como a DV 360. Também foram apresentadas as novidades do W/OOH, uma ferramenta estratégica que combina a campanha de OOH com o Waze, expandindo o alcance da mídia offline. O app também anunciou a nova API, que permite mais controle e acesso aos parceiros de marketing dos relatórios de suas ativações.

Algumas ferramentas que entrarão em teste no ano que vem também foram apresentadas. Um exemplo é o recurso Tell Me More – que permite que o usuário tenha mais informações sobre o produto ou campanha anunciada por meio de um botão de áudio conectado ao player do Waze. Outra iniciativa é Curbside Pickup, onde o motorista poderá programar visitas a um ponto de venda com antecendência, ter informações do trânsito, planejar o horário de sair e ser atendido na hora que chegar.

“Os lançamentos para 2019, impulsionam as marcas a terem uma maior visibilidade de maneira relevante e utilitária. Da mesma maneira que investimos na experiência dos nossos usuários, pensamos em como entregar valor para as marcas, aproximando os dois mundos “, diz Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil. “Lançamos inovações que beneficiem tanto os Wazers, como os nossos parceiros de negócios – como agências e anunciantes -, e que atende todo o ecossistema dos negócios locais onde estamos presentes nos estrutura para nos mantermos à frente sempre”, completa Samuel Keret, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de negócios.

São mais de 100 milhões de usuários do Waze no mundo, e o Brasil representa uma das maiores redes de motoristas e é um dos mercados mais importantes para o Waze – os brasileiros gastam mais de 1h30 online no app todos os dias. Somente na Grande São Paulo, são mais de 4,4 milhões de usuários ativos.

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Digital

Novo sistema de Inteligência Artificial reconhece imagens no PDV e gera economia

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Novas tecnologias vêm ganhando espaço nos pontos de venda, gerando agilidade, economia e conforto para os varejistas. E o uso de Inteligência Artificial é um forte aliado para avaliar o posicionamento e sortimento dos produtos nos PDVs usando redes neurais para reconhecimento de imagens.

A Digi, uma das mais relevantes empresas de marketing de incentivo e relacionamento do país, desenvolveu um sistema que utiliza a tecnologia de redes neurais para efetuar a leitura de milhares de imagens do PDV e gerar indicadores de acordo com os objetivos definidos pelas empresas de alimentos e bebidas, ou de outros setores, que podem estar relacionados a estoque, share, planograma, sortimento e preço. O resultado é devolvido em tempo real para as equipes de venda.

São leituras digitais que analisam variáveis como a exposição dos produtos, ruptura, invasão nas gôndolas, monitoramento da concorrência, sortimento e mix, entre outras, que além da agilidade e eficiência, praticamente zeram as fraudes. A nova tecnologia já está sendo testada por grandes empresas do setor de alimentos e bebidas no Brasil.

Esse produto Digi está sendo apresentado na APAS Show 2022, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que nesta 36ª edição, entre os dias 16 e 19 de maio, conta com o novo conceito “Além de Alimentos”.  Com isso, a feira passa a oferecer tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas, até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

“Leituras de milhares de fotografias enviadas pelas equipes de merchandising até hoje são interpretadas por recursos humanos, ou seja, pessoas, que passam o dia analisando e classificando o material recebido. Um trabalho gigantesco e demorado, principalmente, para uma grande companhia que possui muitos produtos com distribuição nacional e diversos canais. Fica caro, passível de erro e gera pouco engajamento nas campanhas de incentivo para os times de venda, pois o retorno da avaliação demora”, analisa Marina Morato, diretora de Business Strategy da Digi.

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Hagens anuncia chegada do CPQD e Uniodonto

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A Hagens, casa de gente criativa e focada no desenvolvimento de projetos de transformação digital, inovação e marketing baseados em tecnologia e ciência de dados, anunciou a chegada de dois novos clientes ao portfólio. A agência está em plena expansão e agora passa a contar com as contas do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), uma das maiores instituições do setor da América Latina, e da Uniodonto, maior rede de atendimento em planos odontológicos do mundo.

Para o CPQD, a Hagens irá atender todas as frentes de comunicação, tanto no B2B e B2C, atuando no site e redes sociais, com foco na performance, trabalhando a imagem da empresa com produção de conteúdo técnico.

Já para a Uniodonto, a Hagens irá fazer uma comunicação integrada, on e off-line, tanto no B2B (para empresas e planos empresariais), como no B2C, para reforçar a tradição da marca. Além disso, também trabalhará com a Dental, loja física de produtos da cooperativa para dentistas, focando no digital.

“Assumir contas de duas marcas de tanta credibilidade é uma responsabilidade que traz consigo um grande desafio. Nossa missão será manter a postura de entregar um trabalho de excelência, pois nossos pilares em tecnologia e em comunicação se completam, oferecendo uma imersão única no mercado. Assim, podemos trabalhar todas as nossas expertises em um nível mais desafiador e relevante, pois CPQD e Uniodonto elevam ainda mais nosso posicionamento neste mercado”, celebra Clauber Scarparo, sócio e cofundador da Hagens.

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