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Ferramenta G Suíte da Google garante segurança e agilidade na comunicação empresarial

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Há 30 anos no mercado, Grupo Globo migra para o G Suite

Em tempos de informatização de absolutamente tudo e com os avanços tecnológicos que não param de chegar, administrar os negócios ficou mais delicado, pois dois fatores se tornaram indispensáveis, segurança e agilidade. O G Suite chegou para integrar as funcionalidades de comunicação empresarial e nada mais é do que um conjunto de soluções em nuvem, projetado para que as empresas resolvam importantes problemas e tenham uma solução integrada que torna os seus processos mais ágeis, padronizados e seguros.

Pensando em acompanhar essa evolução e trazer o que há de melhor para a empresa e a gestão corporativa, que o Grupo Globo, com mais de 30 anos no mercado automobilístico no atendimento de grandes marcas como Fiat, Ford, Nissan, Renault e Jeep, com 25 concessionárias distribuídas nos estados de Santa Catarina e Paraná, migrou para a plataforma Google G Suite.

O Grupo Globo chegou até a plataforma Google G Suite através do representante MOVTI Cloud, que apresentou os benefícios de utilizar a plataforma na transformação digital e cultural sem impacto negativo aos colaboradores, envolvendo não somente a área de tecnologia de informação (TI) e sim, outros setores como o marketing e recursos humanos, focando sempre na adoção de toda a plataforma G Suite.

A plataforma G Suite permitiu ao Grupo Globo padronizar e melhorar a comunicação interna entre os funcionários, aumentou a confiabilidade em receber e enviar e-mails, tornou alguns processos mais eficientes, reduziu o tempo e criou agilidade no acesso às informações e compartilhamentos, aumentou o espaço no armazenamento e backup em tempo real na nuvem e passou a dar mais segurança das informações com o uso do Drive. Diante de todos esses benefícios, o Grupo Globo consequentemente aumentou a sua produtividade.

Processo de mudança para o G Suite

Como qualquer mudança, a nova fase requer conhecimento e adaptação. Com o Grupo Globo não foi diferente! Antes de migrar para o G Suite, o Grupo Globo apresentava um cenário de problemas na consistência de dados, na integridade e principalmente no tempo de respostas nos processos de atendimento. Outro desafio foi melhorar a colaboração e a comunicação no ecossistema do Grupo Globo e assim, aumentar a produtividade dos colaboradores através de uma plataforma única de colaboração. Reduzir os custos com licenças de soluções terceiras, infraestrutura e encontrar uma solução definitiva de e-mail também estavam entre os desafios.

Um dos sócios da Movti Cloud, Douglas Zanatta disse que nesse caso foi adotada a metodologia da Gestão da Mudança para implementar a solução Google e quando os primeiros resultados positivos de tempo e produtividade apareceram, o G Suite foi ganhando muitos fãs entre os colaboradores. Dentro dessa metodologia foi criado o programa de capacitação para formação dos chamados Google Guides. “São funcionários chaves que irão ajudar e replicar o conhecimento aos demais colegas com possíveis dúvidas e principalmente, incentivando os colaboradores a trabalhar de forma colaborativa”, disse.

Satisfeito com a mudança e no caminho certo para manter o Grupo Globo saudável no mercado, o diretor jurídico Mário Antônio Santos Jr. disse que a migração foi muito tranquila, ainda mais porque cada loja possuía uma pessoa com treinamento para dar suporte aos demais colaboradores em caso de dúvida. “Com a implementação do G Suite, as mudanças foram significativas na questão da colaboração, onde todos os nossos funcionários participam de toda a nossa operação de forma colaborativa”, destacou.

Confira como os colaboradores do Grupo Globo analisaram a novidade:

96,3% qualificaram como muito satisfeito a experiência com as ferramentas Google.

92,5% notaram que as ferramentas proporcionam benefícios de produtividade.

83% desejam realizar um trabalho de ideação para melhorias de processos.

A plataforma G Suite veio para agregar o contexto atual do mercado através da otimização, compartilhamento, segurança e agilidade. Ele pode ser implementado em qualquer empresa, de qualquer segmento. Gerir um time com o auxílio de ferramentas digitais não é mais apenas uma necessidade – se tornou obrigação para quem quer se manter atualizado e se destacar. A gerente de Recurso Humanos do Grupo Globo, Vanessa Trilha Vieira destacou a importância do time da empresa ter recebido muito bem a tecnologia, “a solução Google vem para agregar, onde todos os colaboradores vestiram a camisa do projeto, todos participaram dos treinamentos, facilitando muito os nossos processos e ainda tem muito mais para aprender”, disse Vanessa.

 

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Digital

Epson, Class e MCI fazem parceria para novas soluções em eventos digitais

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A Epson, líder mundial em tecnologias de projeção, uniu-se à Class TechExperience e à MCI, agência global de Engajamento e Marketing, para criar soluções de streaming usando técnicas combinadas com vídeo mapping. A parceria forneceu ao MCI Studio, em São Paulo, o que há de mais novo em projetores e lentes para projeção de ambientes. Só nestes equipamentos, os investimentos ultrapassam R$ 300 mil.

“Pouco ainda foi explorado sobre vídeo mapping e os eventos digitais. Nos eventos ao vivo, a técnica é consagrada e agrada plateias do mundo inteiro pela beleza e arte do conteúdo mapeado. Mas e no digital? Questões como luminosidade, streaming de superfícies mapeadas e retroprojeções ainda precisam ser mais exploradas e desafiadas e as descobertas prometem”, afirma o Business Innovation Director da MCI, Ney Neto.

Segundo Rodrigo Machado, Gerente de Negócios da Epson, as projeções permitem criar dinâmicas imersivas e criativas em tempos em que as lives estão se tornando cada vez mais populares e tornam-se aliadas às outras tecnologias utilizadas nesses ambientes como chroma-key. “O vídeo mapping é especialmente interessante para a criação de uma atmosfera diferenciada em estúdios de lives, por exemplo, possibilitando a interação com o conteúdo visual, sempre utilizando o espaço a seu favor de forma integrada. Para o espectador, os efeitos visuais são chamativos e criam engajamento”, explica.

“Os eventos digitais ainda estão sendo descobertos pelas empresas e pelo público e ainda há muito o que explorar. Na vanguarda dessa nova linguagem, estamos investindo na pesquisa e desenvolvimento do que vem pela frente quanto à experiência híbrida dos eventos. Combinamos diversas técnicas para criar experiências digitais imersivas para os clientes MCI e um dos protótipos que temos feito, em parceria com a Epson, é de integrar projeção mapeada ao streaming, conseguindo efeitos impressionantes para quem está assistindo o evento em casa”, complementa o Managing Director da MCI Brasil, Igor Tobias.

Muito além do streaming

O MCI Studio é uma das novidades da MCI no Brasil e nasce com a proposta de inovar as técnicas de transmissão de eventos digitais, proporcionando mais interatividade entre os participantes, além de eventos mais bonitos. A tecnologia empregada no espaço dá às marcas a possibilidade de combinarem cenografia, com técnicas de chroma-key, realidade expandida, realidade mista, animação 3D, inserindo efeitos especiais digitais para trazer uma linguagem mais cinematográfica para as transmissões.

Segundo Tobias, a modelagem 3D e o mix de realidades com técnicas digitais são tendência no Brasil. “Temos buscado referência nos estúdios de cinema, já bastante avançados nessas tecnologias. A Warner Bros realizou o evento DC Fandome, assinado pelo criativo Jim Lee, utilizando a técnica combinada entre realidade e animação 3D, criando uma experiência virtual diferenciada. O modelo foi seguido pela ComicCon, que combinou realidades físicas e digitais misturando o painel de LED ao chroma key. Alguns eventos estão agora experimentando esse mix de realidades adaptado ao formato híbrido. Através do uso da realidade expandida, por exemplo, os limites do espaço físico estão sendo cruzados. Eventos como o Worlds, a final do campeonato mundial de League of Legends, já utilizaram este recurso proporcionando uma incrível experiência para quem está em casa”, lembra.

No Brasil, ainda é necessário ter muito hardware para fazer eventos como o Worlds. “Mas aí é que entra a beleza da inovação. O entretenimento saiu na frente do mercado corporativo, as lives do ALOK e do Criolo têm sido consideradas as principais experiências de transmissão com realidade expandida. Já é possível criar experiências digitais com realidade expandida dispensando hardwares caríssimos”, enfatiza.

O departamento de inovação da MCI desenvolveu, por exemplo, o Cyber Meeting, uma tecnologia em parceria com a Class que permite aplicar palcos virtuais 3D para as transmissões de chroma-key, usando real time rendering, que oferece efeitos de câmera, animação digital 3, realidade expandida, trazendo mais dinamismo ao evento. A nova tecnologia permite ainda galerias simultâneas interativas, teletransporte do speaker (palestrantes em formato holográfico) e integração com qualquer plataforma de transmissão, inclusive com os grandes serviços de web-conference.

“O Cyber Meeting é uma tecnologia própria para o gerenciamento dos eventos digitais, que permite a MCI entregar diversas experiências aos eventos digitais de seus clientes como galerias virtuais, interatividade, conteúdos holográficos, inserções holográficas de palestrantes, e o efeito principal: a realidade estendida que permite cenários infinitos e eventos mais imersivos. Além disso, o Cyber resolve o problema da falta de qualidade na leitura de slides da maioria das transmissões tradicionais. ” diz Ney Neto, que esteve à frente da pesquisa e desenvolvimento do produto, ao lado dos engenheiros da Class TechExperience.

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Com metodologia e softwares próprios, AdClub transforma o marketing digital do Grupo Neoenergia

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Com o alto desenvolvimento das empresas e grandes níveis de atividades realizadas no dia a dia, a automação de processos tem se tornado cada vez mais frequente. Uma das tecnologias utilizadas para essa transformação, tem sido vista em soluções de Business Intelligence, que é capaz de suportar uma imensa quantidade de dados não estruturados e de fontes internas e externas, que possibilita a interpretação de forma ágil e precisa muito superior às formas manuais. Diante disso, a Tetris.co – braço de tecnologia do AdClub, grupo que reúne três empresas focadas em soluções de Marketing Online para grandes marcas – promove uma completa transformação do Marketing Digital do Grupo Neoenergia.

A partir da implementação de metodologias e softwares próprios, o Grupo passou a ter total controle e entendimento sobre seus investimentos em tempo real, possibilitando alocações de recursos mais assertivos e de maior retorno. “A Tetris.co nos ajuda a classificar e analisar nossos dados, tanto orgânicos quanto pagos, aumentando a eficiência de nossos investimentos de mídia online em todas as plataformas”, comenta Mariana Wirtzbiki Aoad, Gerente de Comunicação Externa do Grupo Neoenergia.

Para Pablo Lemos, CTO do AdClub, o maior desafio foi auxiliar na alta demanda do Grupo, que – por ser constituído por várias empresas – cada uma delas possuía áreas com verbas e atividades específicas. “Controlar o conteúdo e a performance de cada empresa era trabalhoso e lento. Reports eram feitos de forma manual, sem o detalhamento necessário e demoravam semanas para serem concluídos, impedindo qualquer possibilidade de respostas ágeis, tão importantes no universo da mídia digital. Além disso, eles precisavam entender de forma bastante granular a performance orgânica versus a mídia paga, algo impossível de ser feito manualmente frente ao volume de publicações que eles executam”, explica.

O primeiro passo do processo, foi a implementação de um processo forte de taxonomia. Toda a presença online do Grupo Neoenergia passou a rodar com especificações de nomenclatura, permitindo entender no detalhe a performance sobre o investimento de cada empresa e área. A Tetris.co foi responsável por desenvolver ferramentas para facilitar o processo e evangelizar, tanto o time de marketing digital quanto as agências, sobre a importância de permanecer fiel à nomenclatura. Na outra ponta, instalaram uma versão 100% customizada do software próprio de governança e visualização de dados, o Tetris oDash, com automações para entender a taxonomia e gerar relatórios em tempo real, facilmente acessíveis via computador, tablets ou celulares.

Em seguida, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial proprietário que automatizou o cruzamento da performance orgânica versus a paga, unificando a classificação dos dados ao nível mais granular possível. “Com o sistema 100% implementado e rodando, com dados digeridos, organizados e classificados em mãos, passamos a prover uma consultoria constante de inteligência de dados. Diante disso, o projeto que foi iniciado no início de 2020, hoje é parte central da área de marketing digital do Grupo Neoenergia”, se orgulha Pablo.

Dentre os resultados obtidos, internamente, o time de marketing digital conquistou uma poderosa autoridade para justificar seus investimentos e planejamentos, já que cada passo agora pode ser monitorado e seu desempenho comprovado de maneira direta e eficiente. Dos analistas de marketing digital aos diretores, o Grupo como um todo passou a conversar nos mesmos patamares, pois compartilham a mesma fonte da verdade sobre o desempenho das estratégias de todas as áreas. “Com apenas alguns cliques, qualquer pergunta sobre o desempenho do marketing digital, seja a nível macro (Quanto cada empresa gastou em 2020?) ou a nível micro (Quantas publicações sobre Coronavírus a área de Segurança fez no mês de Julho? E quanto foi o custo por engajamento?), pode ser respondida”, ressalta Pablo Lemos.

É importante dizer que, após a realização, é fundamental que haja um apoio constante. Principalmente porque o meio digital muda constantemente e sem um monitoramento a tendência é que o projeto se torne obsoleto. “De um lado, um imenso orgulho de participar de maneira fundamental na transformação digital de um cliente tão importante quanto o Grupo Neoenergia. Vencemos uma série de desafios, inovamos tanto em software quanto em estratégias e chegamos a um resultado fenomenal. Do outro lado, estamos animados com o volume de demandas que há pela frente. Acredito que 2020 foi só o começo. Já estamos trabalhando juntos em 2021, em um volume maior que no ano passado e espero que a parceria só cresça”, finaliza o CTO.
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