Empresa
VidMob mira evolução da criatividade com novo tipo de dados
Empresa de tecnologia americana chega ao Brasil com plataforma proprietária de Inteligência Criativa
A VidMob, plataforma de tecnologia criativa pioneira que fornece criação de vídeos, análise de dados e otimização criativa de ponta-a-ponta, acaba de lançar suas operações na América Latina, sediadas em São Paulo.
Ao trabalhar com um novo tipo de dados, a empresa tornou-se a primeira no mundo a fazer com que as marcas possam mensurar e otimizar a criatividade.
A notícia é boa para os departamentos de marketing, que vêm lidando com um cenário de compra de espaços publicitários online cada vez mais competitivo. A consultoria eMarketer aponta que 50% dos orçamentos de marketing no mundo já são dedicados ao marketing digital e, em 2023, esse número deve atingir 60%.
Além disso, um estudo da Dynamic Logic identificou que cerca de 70% do sucesso dos anúncios é devido à qualidade criativa das peças, e os 30% restantes se dividem entre o nível de personalização, o tamanho do anúncio e o posicionamento nas páginas.
Isso significa que o design, o texto e outras qualidades sensoriais das peças publicitárias são os grandes responsáveis por capturar a atenção do público e gerar reconhecimento positivo para as marcas. Mas como mensurar a criatividade?
A solução da VidMob
Alex Collmer, o fundador e CEO da VidMob, percebeu o potencial de apoiar a evolução da criatividade baseada em dados e decidiu se debruçar sobre o desafio de forma a entender quais elementos deveriam ser analisados para que os profissionais de marketing entendessem por que alguns anúncios geram cliques, compras ou tráfego, entre outras métricas de desempenho, e outros não.
Com isso, a empresa criou uma plataforma proprietária que entrega levantamentos detalhados da performance de vídeos publicitários digitais, identificando a resposta do público a mais de 30 elementos visuais, textuais e de sentimento a cada frame, por meio do cruzamento com dados de engajamento.
Por ser parceira oficial das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob consegue captar dados diretamente na fonte para realizar suas análises.
Assim, a VidMob auxilia marcas a otimizarem suas campanhas para essas plataformas. O trabalho pode ser feito em cima de peças criativas estáticas, como fotos do produto e anúncios para revistas ou sites, ou vídeos mais longos, voltados para a televisão, por exemplo.
A plataforma conecta profissionais criativos, como designers, editores de vídeo e artistas 3D de cerca de 78 países, a marcas que vão desde gigantes como Adidas, Netflix, Audi, Spotify e Amazon até empresas de pequeno porte. Ambas as partes têm acesso ao estudo realizado pela VidMob e se baseiam nele para apoiar a criação de peças otimizadas.
“Nós queremos impulsionar a evolução da criatividade humana, não limitá-la,” afirma Collmer. “O uso de dados serve para ajudar criadores a entender, em detalhes, a performance de suas criações – não para delimitar de forma autoritária o que pode ou não ser feito”, completa.
Foi assim que a VidMob criou seu primeiro case brasileiro em parceria com a Zx Ventures, unidade global de inovação da AB Inbev. O trabalho envolveu um estudo retroativo de 1 ano da performance daColorado nas redes sociais para embasar o trabalho de awareness realizado para a Brasil com S, linha exclusiva de cervejas artesanais da marca. O resultado foi um aumento de 81% na taxa de cliques e um acréscimo de 69% na taxa de visualização da campanha.
Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da VidMob, vê a entrada da empresa na região com entusiasmo: “A resposta do mercado tem sido excelente. Os departamentos de marketing percebem o enorme potencial dessa nova fonte de dados, que resolve uma questão sempre presente no setor – a capacidade de entender exatamente por que certas campanhas vão bem e outras nem tanto”.
“Já chegamos ao Brasil com um case junto a uma das maiores empresas do país, assim como já estamos integrados localmente com todas as plataformas sociais. Essas parcerias são essenciais para o avanço do propósito da VidMob – que é desenvolver a criatividade ao redor do mundo educando o mercado a respeito das melhores práticas do ambiente digital mobile, com base em dados poderosos, na busca de melhor desempenho para as marcas”, complementa Camilo Barros, head de parcerias da startup.
Além de apostar na geração de emprego ao democratizar oportunidades em um mercado em constante expansão e priorizar a equidade em sua plataforma, que já conta com 53% de profissionais criativas do gênero feminino, a empresa criou o projeto VidMob Gives. Por meio dele, a startup aloca uma parte de cada dólar que recebe para custear a mesma otimização de anúncios que entrega para empresas privadas para organizações sem fins lucrativos, de forma a ampliar o alcance de suas mensagens.
Empresa
Coca-Cola cria série exclusiva para o Rock in Rio
Ícones do pop nacional, Luísa Sonza e Jão estão prontos para brilhar no Palco Mundo do Rock in Rio, na edição de 40 anos do festival. Para entrar no clima do evento, a Coca-Cola, em parceria com o Rock in Rio e o A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, anuncia uma série documental que explora os bastidores dos artistas: “Luísa Sonza POV: O Mundo é o Meu Lugar” e “Jão POV: Jornada ao Mundo”. Cada série acompanhará os cantores em seus ensaios, preparativos, ansiedades e desafios para os shows, além de explorar suas trajetórias artísticas.
Ambas as produções terão conteúdos e cortes exclusivos para os perfis da Coca-Cola e para as redes sociais dos artistas. Com cenas inéditas dos bastidores, ensaios, camarins, passagem de som e a performance no palco, os fãs poderão acompanhar de perto a criatividade e a dedicação das equipes e dos artistas que tornam esses shows possíveis. Durante os episódios, a Coca-Cola proporcionará aos fãs experiências imersivas e exclusivas para aproximar ainda mais a interação entre fãs e artistas.
“A Coca-Cola sempre esteve ao lado dos grandes momentos da música, e com essa série documental, queremos trazer a magia do Rock in Rio diretamente para o coração dos fãs. Mostrar os bastidores das performances de Luísa Sonza e Jão é uma forma de conectar ainda mais os fãs com seus ídolos, criando uma conexão que vai além dos palcos,” destaca Ted Ketterer, head de marketing da Coca-Cola Brasil.
Esse projeto faz parte da plataforma global de música da Coca-Cola, o Coke Studio, que tem como objetivo aproximar os fãs da música de seus artistas favoritos por meio de experiências imersivas e inovadoras. Este ano, a Coca-Cola está expandindo essa conexão com o lançamento da série documental, permitindo que os fãs vivenciem de perto as emoções e os desafios enfrentados por Luísa Sonza e Jão enquanto se preparam para os seus shows no Rock in Rio, através da trend POV, em alta nas redes sociais, capturando diferentes perspectivas da jornada dos artistas. O Coke Studio continua a ser uma ponte entre a marca e a cultura musical, reforçando o compromisso da Coca-Cola em estar presente nos momentos marcantes de seus consumidores.
A criação e a estratégia das séries são assinadas pelo A-Lab, também responsável pela roteirização, direção criativa e produção executiva, junto à produtora TILT REC. “Estamos felizes por colaborar com o Rock in Rio e a Coca-Cola na transformação da parceria entre elas em conversas nas redes. São duas ‘love brands’ globais se juntando para entregar um conteúdo de altíssima qualidade para o público. A parceria com a Coca-Cola e o trabalho com o Jão e a Luísa nos permitirão criar um conteúdo imersivo essencial para celebrar a carreira dos artistas. Acreditamos que os episódios também fortalecerão o vínculo entre eles e seus fãs, e oferecerão uma experiência inesquecível. Será mais do que um registro. Queremos presentear o público com um material diferenciado e inédito”, afirma Ronaldo Fonseca, CEO do A-Lab.
Empresa
Nissin celebra apoio ao Rock in Rio Brasil 2024 com campanha inédita
A Nissin Foods do Brasil renovou, pelo quarto ano seguido, seu apoio ao maior festival de música e entretenimento do mundo. Durante os sete dias da edição que vai celebrar os 40 anos de história do Rock in Rio Brasil, o público poderá vivenciar uma experiência saborosa com a marca por meio da venda de produtos das linhas Cup Noodles® e Nissin Yakissoba U.F.O.
Para o Rock in Rio Brasil 2024, a NISSIN vai instalar três pontos de venda estratégicos no Parque Olímpico, permitindo que todos possam desfrutar de refeições práticas e saborosas sem perder nenhum momento dos shows de seus artistas ou bandas favoritas. A principal loja de Cup Noodles® (R$ 10) e Nissin Yakissoba U.F.O. (R$ 12) estará localizada no Global Village, um novo espaço a ser inaugurado no evento. Além disso, a marca terá um quiosque na icônica Rota 85 e outro bem próximo da entrada da Cidade do Rock.
Para aqueles que não quiserem perder tempo ou o local privilegiado para assistir aos shows dos grandes nomes da música nacional e internacional, a Nissin adotará outra estratégia: uma equipe de vendedores itinerantes circulará pelos espaços dos palcos, garantindo que o público possa se alimentar com a praticidade, sabor e qualidade.
“Adoramos participar de ações que nos conectem ainda mais com nossos consumidores e, por isso, não poderíamos ficar de fora dessa 40ª e histórica edição. E para reforçar a nossa presença no Rock in Rio Brasil 2024, desenvolvemos, junto com a Dentsu Creative, uma campanha bem rock and roll, sem deixar de lado nossa essência”, comenta Ana Fossati, gerente de marketing da Nissin Foods do Brasil.
Pensando não apenas no público presente, mas também nos fãs que acompanharão de casa, a Nissin preparou uma campanha inspirada no universo do rock. Para isso, a marca se uniu aos membros da Massacration, a banda ficcional de heavy metal criada pelos humoristas e músicos brasileiros Bruno Sutter, Fausto Fanti, Marco Antônio Alves, Adriano Pereira e Felipe Torres.
You must be logged in to post a comment Login