Eventos
Seminário SIM Varejo reúne 14 especialistas para discutir as constantes transformações do setor
Iniciativa do POPAI Brasil acontece durante a Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da América Latina
Promover uma intensa análise das mudanças que o varejo está vivenciando no Brasil e no mundo é um dos principais objetivos do Seminário Internacional de Marketing no Varejo (SIM Varejo 2017), que acontece dias nos 1º e 2 de agosto, em São Paulo, durante a Brazil Promotion â Live Marketing and Retail. A iniciativa da Associação Brasileira de Marketing no Ponto de Venda/POPAI Brasil em parceria com a feira, proporciona oportunidade única para que consultores e especialistas de destaque nacional e internacional apresentem e discutiram as principais transformações no comportamento de compra dos consumidores e nas estratégias dos varejistas.
Com o tema âSIM Varejo 2017 â A Era da Transformaçãoâ, o seminário será dividido em três blocos: âO Futuro do Ponto de Vendaâ, âa Transformação Digitalâ e o âNovo Comportamento de Compraâ. No primeiro dia, serão debatidos assuntos como propósito, experiência de compra, tecnologia do varejo, tendências para o ponto de venda e negócios, bem como as mudanças de comportamento na era digital. Já o segundo, e último dia de palestras, está reservado para os temas neuromarketing, engajamento, live marketing e relacionamento, além de ampla reflexão sobre os resultados obtidos com a tecnologia.
O evento contará com a participação de Tobias Harris W., da empresa norte-americana Visual Graphic System, compartilhando novidades sobre experiência de compra. Já entre os palestrantes nacionais estarão presentes Ana Nubié (Elocc), Caio Camargo (Virtual Gate e blog Falando do Varejo), Carlos Piazza (Carlos Piazza Consultoria), Guilherme Sebastiany (Sebastiany Branding), João Riva (DuoVozz Inteligência), Juliemy Machado (Studio VMSP), Pedro Camargo (BIOCC), Regiane Romano (VIP-Systems) e Régis Duarte (Creata).
Mais de 300 pessoas são esperadas para o seminário, entre profissionais de marketing e comunicação, fornecedores, agências, estúdios de design e escritórios de arquitetura. A grade completa do seminário, assim como valores e formulário de inscrição estão no site oficial da Brazil Promotion: www.brazilpromotion.com.br/seminario.
Programação Seminário SIM Varejo 2017 – A Era da Transformação
1º de agosto â Terça-feira – Painel 1 – O Futuro do Ponto de Venda
13h30 à s 14h00 – Propósito e Experiência: o Varejo Além da Venda
Palestrante: Mauricio Queiroz, Design de Consumo
14h00 Ã s 14h30 â Reinventing The Shopping Experience (palestrante internacional)
Palestrante: Tobias Harris W., Visual Graphic System (USA)
14h30 à s 15h00 – Tendências de Visual Merchandising
Palestrante: Juliemy Machado, Studio VMSP
15h00 Ã s 15h30 – Debate dos Palestrantes
Mediador: Zeh Henrique Rodrigues, POPAI Brasil
Painel 2 – A Transformação Digital
16h00 Ã s 16h30 – A Tecnologia do Varejo em 2020
Palestrante: Regiane Romano, VIP-Systems
16h30 à s 17h00 â Construindo Negócios Reais na Era Digital
Palestrante: Ana Nubié, Elocc
17h00 à s 17h30 – A Mudança do Comportamento de Compra na Era Digital
Palestrante: Régis Duarte, Creata
17h30 Ã s 18h00 – Debate dos Palestrantes
Mediador: João Batista, J2B
2 de agosto â Quarta-feira – Painel 3 – O Novo Comportamento de Compra
13h30 Ã s 14h00 – Neuromarketing no Varejo
Palestrante: Pedro Camargo, BIOCC.
14h00 Ã s 14h30 â Criando Engajamento com as Marcas
Palestrante: Guilherme Sebastiany, Sebastiany Branding
14h30 à s 15h00 – Live Marketing e a Transformação do OFF e ON para o ALL LINE
Palestrante: João Riva, Duo Vozz.
15h00 Ã s 15h30 – Debate dos Palestrantes
Palestrante: Gilberto Strunck, Popai Brasil
16h00 Ã s 16h40 – A Nova Era do Relacionamento
Palestrante: Carlos Piazza, CPC
16h40 à s 17h20 – Alavancando Resultados Através da Tecnologia
Palestrante: Caio Camargo, Virtual Gate e blog Falando de Varej
17h20 Ã s 17h30 – Encerramento SIM VAREJO 2017
Sérgio Barbi – Popai Brasil
Eventos
Evento Simply Smart reúne executivos de marketing e insights para discutir os modernos modelos de pesquisa de mercado

A Toluna promoveu, no espaço Learning Village, em São Paulo, o evento Simply Smart, no qual apresentou as principais conclusões de um estudo global realizado com 395 profissionais de marketing no mundo todo sobre percepções em torno de modelos de pesquisa de mercado.
O amplo estudo serviu de base a um debate sobre as necessidades atuais e futuras dos profissionais de marketing e pesquisa que buscam insights, suas experiências e expectativas, e também como estão enfrentando os desafios do setor.
A pesquisa, realizada com os profissionais de marketing e BI ao redor do mundo concluiu que com as últimas transformações de comportamento, principalmente as geradas pela pandemia da Covid, a alocação dos budgets de pesquisa também mudou: 31% do investimento em pesquisa tem sido usado pelas empresas para levantamentos de compreensão de mercado. Aliás, as marcas que procuram uma extensa pesquisa de mercado, atualmente estão em busca de implementação de insights, abordagens inovadoras, qualidade de dados e rapidez na entrega dos mesmos.
Os entrevistados recorrem a diferentes formas de fazer pesquisa para conseguir os insights que precisam, dependendo dos projetos e orçamentos. Assim, a pesquisa DIY (Do It Yourself) é usada por 60% dos entrevistados, a Assisted é opção pata 57% e a Full Service é escolhida por 62% do universo de pesquisados.
O amplo questionário montado pela Toluna também apurou que 56% dos entrevistados acreditam que o mercado de pesquisa está crescendo quando o assunto é adoção de tecnologia. Aliás, esse lado cada vez mais tech da pesquisa de mercado não apenas acelera a geração de insights, mas moderniza o processo. E 37% dos profissionais que responderam à pesquisa confirmaram que começarão a usar a Inteligência Artifcial para questionários, em breve.
Eventos
Centro de Convenções Frei Caneca recebe grandes exposições e apoia a retomada do segmento de hotelaria

Nos dias 22 e 23 de junho o Centro de Convenções Frei Caneca sedia a V Expotel, tradicional feira internacional do segmento de hotelaria e o CONDO+, referência para síndicos e gestores que buscam soluções voltadas para os problemas de condomínios. O foco dos eventos é a exposição de fornecedores dos setores, patrocinados pela Engie Energia e DD Máquinas, respectivamente.
A Expotel irá englobar um formato eficaz e econômico de exposição, para proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, hostels, flats e motéis. Os dois dias de encontro são dedicados ao desenvolvimento do mercado hoteleiro, área tão importante da economia que foi prejudicada durante o período de isolamento.
Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, comemora a retomada deste mercado, também muito atrelado ao segmento de eventos. “É uma incrível oportunidade colaborar com a Expotel, já que a área hoteleira é uma grande aliada para nós, muitas vezes recepcionando os visitantes do Centro de Convenções.”
Já a CONDO+, contará com a visita de síndicos, gestores e funcionários de condomínios residenciais, comerciais e mistos, buscando oferecer soluções e modernização para este grupo de profissionais.
Entre os temas dos expositores, estão diversos componentes atrelados à uma ótima receptividade, tanto passageira quanto permanente, como acessibilidade, tecnologia, lazer, amenities, limpeza, desing, entre muitos outros.
Além disso, ambos encontros trazem a oportunidade de networking e troca de ideias entre especialistas da área.