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Santa Amália lança estratégias de mídias digitais para fortalecer relacionamento com seus públicos

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Marca inicia segundo trimestre com estreia da websérie de receitas “A Vida tá Pedindo” e com novo site institucional

A Santa Amália, fabricante de alimentos que integra o Grupo Alicorp, inicia o segundo semestre com duas das suas mais importantes estratégias de Marketing e de Relacionamento para 2017. Tratam-se do lançamento da websérie de receitas “A Vida tá Pedindo” e da estreia de um novo site para a marca. Ambas as ações, corroboram o conceito “A vida tá pedindo uma massa. E massa é Santa Amália!”, cujo objetivo é reforçar que a marca é ‘sinônimo´ de massa no Brasil.

Chancelado pela atuação da chef, Luiza Villarinho, o projeto “A Vida Tá pedindo” associa a elaboração de receitas inéditas com momentos prazerosos, que devem ser aproveitados pelo consumidor. Essas ocasiões podem ser materializadas por meio de um bolo usado em uma celebração com os amigos, uma massa preparada para a família ou, até mesmo, um jantar especial para a pessoa amada. Filmada a partir de uma edição dinâmica, com tomadas em diferentes ângulos e que valorizam a elaboração do prato por diversos pontos de observação, a websérie visa aguçar os sentidos e o desejo do internauta, por meio do Appetite Appeal. Esse recurso visual é utilizado para estimular a ingestão de um determinado alimento deixando a sua visualização o mais real possível. “Diferentemente de muitas webséries, esse projeto valoriza cada detalhe e cada ângulo do prato. Essas percepções tornam as receitas mais agradáveis aos olhos”, explica o diretor de Criação da Pro Brasil Propaganda, Alexandre Level, que é agência responsável pelas campanhas de Marketing da Santa Amália, explica o diretor de Criação da Pro Brasil Propaganda, Alexandre Level, que é agência responsável pelas campanhas de Marketing da Santa Amália. Outro destaque do projeto, cujos filmes serão disponbilizados mensalmente no Facebook da marca e no Youtube, é que as receitas são filmadas em uma cozinha real utilizada por chefs de cozinha. “O aparato técnico e os acessórios de cozinha usados nos filmes passam mais fidelidade ao prato e ao seu resultado final”, acrescenta Level.

Já o novo site da fabricante de alimentos estreia com um novo layout, uma proposta de acesso mais dinâmica e a mesma linha de identidade visual utilizada em outras ferramentas, como as peças publicitárias impressas, VT´s, mídias sociais, dentre outros. A nova home destaca a embaixadora da marca, atriz Débora Falabella, e apresenta uma navegabilidade mais fácil e objetiva, uma vez que as linhas de produtos, o blog de receitas (Santo Blog), vídeos e um link especial para a linha de achocolatado Geneo ganharam espaço de destaque na página. “Nossa proposta foi oferecer um site com uma navegação mais ‘intuitiva’ e com acesso mais ágil. Além disso, nos preocupamos em oferecer um espaço mais didático para as consultas dos profissionais do trade e, também, uma área exclusiva para a linha de achocolatados Geneo, que neste ano terá especial relevância comercial para a Santa Amália”, destaca Alexandre Level.

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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