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Santa Amália lança estratégias de mídias digitais para fortalecer relacionamento com seus públicos

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Marca inicia segundo trimestre com estreia da websérie de receitas “A Vida tá Pedindo” e com novo site institucional

A Santa Amália, fabricante de alimentos que integra o Grupo Alicorp, inicia o segundo semestre com duas das suas mais importantes estratégias de Marketing e de Relacionamento para 2017. Tratam-se do lançamento da websérie de receitas “A Vida tá Pedindo” e da estreia de um novo site para a marca. Ambas as ações, corroboram o conceito “A vida tá pedindo uma massa. E massa é Santa Amália!”, cujo objetivo é reforçar que a marca é ‘sinônimo´ de massa no Brasil.

Chancelado pela atuação da chef, Luiza Villarinho, o projeto “A Vida Tá pedindo” associa a elaboração de receitas inéditas com momentos prazerosos, que devem ser aproveitados pelo consumidor. Essas ocasiões podem ser materializadas por meio de um bolo usado em uma celebração com os amigos, uma massa preparada para a família ou, até mesmo, um jantar especial para a pessoa amada. Filmada a partir de uma edição dinâmica, com tomadas em diferentes ângulos e que valorizam a elaboração do prato por diversos pontos de observação, a websérie visa aguçar os sentidos e o desejo do internauta, por meio do Appetite Appeal. Esse recurso visual é utilizado para estimular a ingestão de um determinado alimento deixando a sua visualização o mais real possível. “Diferentemente de muitas webséries, esse projeto valoriza cada detalhe e cada ângulo do prato. Essas percepções tornam as receitas mais agradáveis aos olhos”, explica o diretor de Criação da Pro Brasil Propaganda, Alexandre Level, que é agência responsável pelas campanhas de Marketing da Santa Amália, explica o diretor de Criação da Pro Brasil Propaganda, Alexandre Level, que é agência responsável pelas campanhas de Marketing da Santa Amália. Outro destaque do projeto, cujos filmes serão disponbilizados mensalmente no Facebook da marca e no Youtube, é que as receitas são filmadas em uma cozinha real utilizada por chefs de cozinha. “O aparato técnico e os acessórios de cozinha usados nos filmes passam mais fidelidade ao prato e ao seu resultado final”, acrescenta Level.

Já o novo site da fabricante de alimentos estreia com um novo layout, uma proposta de acesso mais dinâmica e a mesma linha de identidade visual utilizada em outras ferramentas, como as peças publicitárias impressas, VT´s, mídias sociais, dentre outros. A nova home destaca a embaixadora da marca, atriz Débora Falabella, e apresenta uma navegabilidade mais fácil e objetiva, uma vez que as linhas de produtos, o blog de receitas (Santo Blog), vídeos e um link especial para a linha de achocolatado Geneo ganharam espaço de destaque na página. “Nossa proposta foi oferecer um site com uma navegação mais ‘intuitiva’ e com acesso mais ágil. Além disso, nos preocupamos em oferecer um espaço mais didático para as consultas dos profissionais do trade e, também, uma área exclusiva para a linha de achocolatados Geneo, que neste ano terá especial relevância comercial para a Santa Amália”, destaca Alexandre Level.

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Brasil soma 1 milhão de influenciadores no Tiktok

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O TikTok, da empresa ByteDance, surgiu há 8 anos e já se consolidou como fonte de informação, em especial entre a “Geração Z”. Para 1 em cada 5 nascidos entre 1995 e 2010, o Tiktok é a única plataforma que utilizam para busca de informações, aponta relatório da Reuters Institute Digital News.

Para os criadores de conteúdo, a plataforma já é considerada a 2ª melhor para monetização do conteúdo, segundo pesquisa realizada pela Influency.me. A monetização se traduz no pagamento da plataforma ao influenciador pelas visualizações e alcance que seu conteúdo gerou, forma mais tradicional de lucrar com as redes sociais.

Para as marcas, o Tiktok já é considerado essencial, com 60% delas realizando ativações nessa rede social em 2023. Em 2022, esse índice era de 35%, de acordo com a Influency.me, que ouviu 350 profissionais do marketing de influência.

Levantamento realizado em abril de 2024 pela Influency.me aponta que o Tiktok já soma 1 milhão de influenciadores, consolidando-se como 2ª rede social com mais influenciadores no País. No Instagram, são 1 milhão e 200 mil produtores de conteúdo.

O TikTok é a rede social na qual os usuários passam, em média, mais tempo: 95 minutos por dia. Em seguida, aparece o YouTube, com 74 minutos, e o Instagram, com 51 minutos. Os dados são de pesquisa realizada pela Sensor Tower.

“Rede social comparativamente nova, o Tiktok já desbancou o Instagram quando o quesito avaliado é o tempo do usuário no aplicativo. Esse dado pode ser relevante para o influenciador iniciante, que ainda pode escolher qual rede focar seus esforços e onde terá mais retorno financeiro”, aponta Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me

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Grupo Duo&Co passa a atender o PicPay Benefícios

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Uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, o Grupo Duo&Co acaba de oficializar a chegada da PicPay Benefícios ao seu portfólio. O atendimento ao novo cliente será realizado de forma integrada pelas agências Duo Studio e Consultoria Digital. O objetivo do acordo é impulsionar a marca parceira dentro do segmento de benefícios por meio de um trabalho direcionado no ambiente digital.

Para isso, as empresas de comunicação serão responsáveis pela construção de estratégias de Growth, Account-Based Marketing (ABM) e Search Engine Optimization (SEO). Além das ações, haverá um investimento significativo em campanhas digitais e na gestão de redes sociais, visando a solidificação e a presença da marca nos meios digitais.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, a sinergia entre as necessidades do PicPay Benefícios e a expertise do conglomerado possibilitaram o estabelecimento da parceria. “Estamos diante de uma empresa de enorme potencial mercadológico e midiático e nosso trabalho será destravar toda essa capacidade. Queremos impulsionar o segmento de benefícios, combinando nossa experiência digital com a visão inovadora da marca”, avalia.

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