Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Ricardo Inforzato – A importância do live streaming para a sua marca

Publicado

em

Por Ricardo Inforzato *

Recentemente, a emissora Esporte Interativo surpreendeu o mercado de comunicação ao anunciar o encerramento de seus canais na TV por assinatura para focar na transmissão de conteúdos nas redes sociais. A opção mexeu com o setor e não faltaram análises para avaliar o impacto dessa medida no futuro. O fato, porém, é que se o live streaming tornou-se uma alternativa interessante para uma emissora de televisão exibir seus conteúdos, também deve fazer parte do planejamento de marketing das empresas.

A transmissão ao vivo só é possível graças à evolução tecnológica e à popularização dos dispositivos móveis – posicionando-se como importante ferramenta de marketing. De acordo com pesquisa da Research and Markets, a indústria de live streaming deve faturar US$ 70 bilhões até 2021. Além disso, previsão da Cisco Forecast mostra que 80% do tráfego da Internet será realizado por vídeos no próximo ano.

O uso de streaming em campanhas de marketing não chega a ser uma tendência e integra as principais campanhas de empresas e agências de comunicação em todo o mundo. O Instagram, por exemplo, está deixando de ser uma rede social de foto para se transformar em uma de vídeo – e a criação do IGTV reforça essa visão. O conteúdo audiovisual, principalmente as transmissões ao vivo, possui um maior engajamento perante os consumidores. Não vai substituir a TV, mas é um complemento e uma nova forma de se comunicar e interagir. O público está convergindo para a tela dos smartphones e tablets.

É uma mudança de paradigma importante. Antigamente, para conseguir fazer um material de vídeo, as marcas precisavam recorrer a produtoras e dependiam de permissão do evento – conteúdo ao vivo só se a emissora de televisão tivesse interesse! Hoje, o live streaming tem valores bem mais em conta, com equipamentos mais simples e de fácil acesso. Isso permite que as empresas possam desenvolver projetos parecidos com uma Web TV para realizar ações audiovisuais – com a vantagem de ser divulgado para um público bem maior, com chances de fechar parcerias e possibilidade de encontrar patrocinadores.

Mas antes de sair gravando e publicando vídeos na internet, é preciso entender o seu público-alvo a fundo e saber onde ele está e o que ele quer ver. Para isso, é necessário ter uma estratégia bem definida. Questões como qualidade e o tipo de transmissão e a mensagem que o conteúdo vai passar devem ser definidas antes. Conte com uma agência parceira, que pensará em todo o planejamento e na estrutura tecnológica e resolverá problemas que possam eventualmente surgir durante a transmissão.

A evolução dos dispositivos móveis e da conectividade dos aparelhos faz com que os vídeos sejam a principal forma de divulgação dos conteúdos de uma marca – afinal, é melhor visualizar um produto em um meio audiovisual do que um texto pela tela pequena do celular. A possibilidade de fazer transmissão em tempo real, é a chance de ouro para impactar o público-alvo e aumentar o engajamento de sua marca.

*Ricardo Inforzato é diretor de Planejamento e Estratégia da agência de Marketing Pílula Criativa – [email protected]

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Artigos

Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

Publicado

em

*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

Continue lendo

Artigos

A cultura do SEO e o futuro do marketing digital em constante atualização

Publicado

em

*Marcos Alonso

Não é novidade que há um aumento de investimento no marketing digital nos últimos anos, registrando recentemente, aumento de 85% nos próximos cinco anos, segundo líderes entrevistados de 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Inicialmente, por conta da migração de investimentos publicitários de canais tradicionais, como TV, revistas e jornais, para a área digital. Com o tempo, as ações se diversificaram ampliando as possibilidades de investimento em estratégias e ferramentas. Junto, há um aumento do custo de mídia em si, já que há mais gente competindo por mais atenção. Por outro lado, a profissionalização também pressiona estes custos pois envolvem profissionais e agências/consultorias especialistas nas diversas áreas do marketing digital para garantir o alcance dos resultados almejados.

Eu considero que o SEO é uma das ferramentas mais importantes pois promove ativos para a empresa, em que cada página gera tráfego e passa a comunicação correta, ocasionando resultados sem a necessidade de esforços contínuos sobre ela. Com o passar do tempo, são criados diversos destes ativos, o tráfego e resultados do site passam a ser mais estáveis, sem grandes picos ou depressões. Além disso, é um tráfego independente de outras plataformas e seu negócio não fica refém de políticas ou mudanças de regras, como pode acontecer nas plataformas da Meta ou até do Tik Tok.

Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas definiram a estratégia do marketing digital para o crescimento da marca, em que a produção de conteúdo é a principal ferramenta para atingir resultados. Com possibilidades infinitas como e-mail marketing, influenciadores, propagandas via diversas plataformas como Google e Meta Ads, inbound marketing e, obviamente o SEO, é possível gerar muitos indicadores de resultados em que é muito fácil se perder.

Notando ruídos na comunicação interna das empresas na área,  entendo ser fundamental, além das atualizações digitais, colocar o cliente no centro da tomada de decisões, criando nele uma cultura de SEO, trazendo as informações e estratégias para dentro da empresa para que todos participem ativamente da melhoria constante do site. Isto envolve treinar e educar o cliente das boas práticas de SEO, agir com liberdade e levar ao cliente oportunidades identificadas e trabalhar com foco na otimização contínua, baseada nos resultados das ações realizadas para comemorar vitórias e entender razões de insucesso.

Sendo um mercado que está em constante mudanças, 2024 promete grandes acontecimentos no digital. A IA chegou e mostra que pode ajudar em várias frentes e é uma ferramenta que facilita alguns processos. Mas ainda acredito que a humanização na comunicação é fundamental no desenvolvimento de conteúdos, definição de estratégias, acompanhamento e interpretação de resultados. Se deve ter um cuidado a mais na IA para gerenciamento de campanhas. Para campanhas médias e pequenas, com verba reduzida, nossa experiência é que quanto maior a automação, menos confiáveis os resultados.

Além disso, acredito que o foco direcionado em diferentes gerações, social commerce, chatbots e voicebots, conteúdo de áudio, short vídeos, entre outras ferramentas estarão em ascensão em 2024. Também aposta no Data Driven, uma das tendências do marketing, que tem seu conceito na gestão orientada na análise de dados para atingir cada público-alvo. Vai ficar cada vez mais difícil ganhar um posicionamento bom para páginas e palavras-chave porque a quantidade de conteúdo sobre qualquer assunto ou produto, já é enorme, imagine daqui a 5 anos. A importância de estabelecer essa cultura de SEO na empresa, estimulará resultados mais sólidos e crescentes.

*Marcos Alonso -Fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital.

Continue lendo