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PME obtém 30% de retorno nas vendas com marketing assertivo

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Pesquisa levantada pela PremiaPão, rede de franquias de propaganda em saco de pão, revelou o sucesso das ações no desenvolvimento dos negócios

Com o mercado altamente competitivo, destacar-se em meio a ele é sinônimo de lucratividade. Por isso, muitas empresas – não só as grandes, mas também as pequenas – investem em ações para disseminar o nome de sua marca no mercado, e assim, fazer com que ela seja cada vez mais conhecida e se torne referência e principalmente, a preferência do consumidor.

Do ponto de vista profissional, além de visualizar melhor as oportunidades de crescimento, com o marketing certo, as empresas podem planejar ações de comunicação de fato eficientes.

Raphael Mattos, diretor da PremiaPão (www.premiapao.com.br) e graduado administração com ênfase em marketing, explica: “Quando se tem um grande potencial de marketing e uma equipe especializada é mais prático construir uma marca. Dessa forma, muitas empresas consolidam a imagem e se tornam reconhecidas e respeitadas em todo o mundo”. O jovem ainda explica que a principal vantagem para a empresa que possui uma marca forte é o atalho que isso cria na hora da venda – uma marca desconhecida encontra muitas barreiras e desconfiança na mente de quem compra, já a que é lembrada, gera o oposto desse comportamento.

A PremiaPão é especialista no assunto e utiliza a propaganda em saco de pão para cumprir a meta de criar uma relação de afetividade entre a empresa e seu cliente.

Somando forças

A PremiaPão não só promove, como também utiliza em seu dia a dia ferramentas de marketing para divulgar o seu negócio. “Utilizamos bastante as redes sociais e indicamos que os nossos franqueados também as utilizem. Aliás, oferecemos um treinamento especial direcionado para isso. Temos ainda um canal com as padarias (trade marketing), onde promovemos ações publicitárias que fortalecem a imagem da empresa aos olhos dos consumidores. Mas o nosso marketing de diferenciação é a premiação, que é oferecida mensalmente ao consumidor final do pão. Fora isso, deixamos a rede totalmente à vontade para realizar as ações que julgue mais pertinente para a região de atuação. Essa somatória de forças traz ainda mais visibilidade para todos”, explica o diretor.

Wellington Simões, 31 anos, dirige uma unidade em Aracati (CE). Além de seguir a orientação da franqueadora, ele busca divulgar os trabalhos de sua unidade na rádio local. “O serviço é novo aqui na cidade (oito meses), então muitas pessoas não entendiam como funcionava. A rádio foi fundamental pra fazer com que quando se escute a marca PremiaPão já se saiba que é o saquinho premiado. Consegui fechar vários negócios com empresários que escutaram o anúncio porque quando eu chegava no comércio para lhes apresentar nossa mídia, eles já a conheciam”, explicou.

Além das redes sociais e divulgação na rádio, Simões utiliza como estratégia: adesivos em carro, brindes e patrocínios. Ele conta que as atividades de fato ajudam a fortalecer seus negócios. “Tanto que hoje já tenho bons resultados por aqui – consegui vários clientes. A propaganda é a alma do negócio! De nada adianta você ter o melhor produto e serviço se o público não tiver conhecimento dele. Mas é importante que essa ‘propaganda’ seja usada de maneira coerente, sem perder o objetivo primordial que é a venda. As campanhas devem chamar a atenção, ser estratégica e voltada para o público alvo. Por isso, realizar essa ações com a orientação de profissionais qualificados para dar direcionamento faz toda a diferença”, finalizou.
Mídia alternativa

No caso da empresa que transforma sacolas de pães normais em veículos de comunicação, o serviço ocorre de duas formas: exclusiva ou compartilhada. A primeira, como o próprio nome sugere, tem todo o espaço exclusivo para a divulgação da marca. Já a segunda, tem o espaço dividido com outras – o que otimiza ainda mais o investimento.

Com foco no público PME – Pequenas e Médias Empresas, em uma só tiragem, os anúncios atingem cerca de 30 mil lares, impactando aproximadamente 120 mil pessoas. Os sacos (ecologicamente corretos) são distribuídos gratuitamente nas padarias da região – redução de custos que promove uma aceitação muito grande pelas panificadoras. E obviamente, seguindo o próximo passo, entram na casa dos brasileiros.

Os trabalhos se encaixam na necessidade do cliente conforme as campanhas desenvolvidas – que geralmente são feitas de forma local. “E os resultados são de alto impacto, já que além de conquistar mais clientes, propaga sua marca na região de atuação”, informa Mattos.

Relativamente nova no mercado (fundada em 2015), a PremiaPão já conquistou cases de diversos segmentos de atuação – desde academias à franquias de estudos – que provam a eficácia e o potencial de um trabalho de marketing para suas empresas. “O investimento é calculado com base na quantidade de módulos que foram vendidos. O retorno obtido vem por meio dos clientes e interessados que entram em contato ou que vão até o local, movidos pelo anúncio veiculado. A última pesquisa realizada pela PremiaPão, apontou que os nossos clientes obtiveram mais de 30% de retorno com a mídia no saquinho”, relevou Raphael.

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Ampro lança guia de boas práticas de trade marketing em versão digital

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Segundo a Associação Brasileira de Comunicação de Marketing (ABComm),a projeção de crescimento do setor de Trade gira em torno de 8 a 10% em relação ao ano passado, alcançando um valor entre R$ 85 bilhões e R$ 90 bilhões, devido aumento do investimento em marketing pelas empresas, que acabaram retomando a confiança do consumidor, impulsionando maiores investimentos em estratégias, e consequentemente um crescimento promissor.

Organizado pela diretoria setorial de trade marketing da Ampro -Associação de Marketing Promocional, o e-book Melhores Práticas de Trade Marketing será lançado no dia 18 de junho no site da Associação.

Com 161 páginas, o e-book oferece informações abrangentes, começando pelos objetivos do trade marketing, trade digital e os serviços relacionados. Em seguida, dedica capítulos às práticas de ESG, à classificação das agências, até a jornada de contratação com práticas sustentáveis. O conteúdo é concluído com cases premiados no AMPRO Globes Awards, tradicional prêmio da Associação, que chega à sua 24ª edição em 2024

Um roteiro completo para fornecer diretrizes e auxiliar na capacitação de profissionais que atuam nesta área, por meio de boas práticas de planejamento, implementação e aprimoramento de estratégias, facilitando a estruturação das etapas de forma atualizada e direta.

A ideia do guia é trazer para as empresas e para o mercado as melhores práticas para a contratação de serviços, fomentar a profissionalização e o desenvolvimento sustentável do Trade Marketing no Brasil, abordando a forma correta para compra de serviços e auxiliando no respeito à legislação. Com uma abordagem didática, o material compartilha conceitos, reflexões e caminhos assertivos para boas práticas.

A diretoria setorial de trade marketing da Ampro é formada por membros de agências como MKT House, C2C-GI GROUP Brasil, Pop Trade, Marco MKT, Creata, Allis e Itrade Smollan.

“Este material representa o compromisso da Ampro em promover a excelência e o desenvolvimento do trade marketing, contribuindo para o sucesso e crescimento de todos os envolvidos nesse mercado. Para os profissionais, traz orientações práticas e estratégicas que podem ser aplicadas no dia a dia. Para os estudantes e profissionais em início de carreira, oferece uma visão abrangente do setor, preparando-os para os desafios do mercado. Para as agências, fornece diretrizes claras e melhores práticas, permitindo que desenvolvam estratégias mais eficazes e se destaquem no mercado, e para as indústrias e o varejo, traz insights sobre as tendências do setor, ajudando as empresas a se manterem competitivas”, explica Fabrício Massa, diretor executivo da diretoria setorial de trade marketing da Ampro.

“O lançamento deste conteúdo é uma iniciativa que promete ser um excelente condutor de informações para a tomadas de decisões dos profissionais da área. Foi elaborado com cautela e olhar abrangente e contou com a contribuição de diferentes  perspectivas – agências, clientes, especialistas, jurídico e ESG. Com a liderança do Fabrício Massa, diretor da diretoria setorial de trade marketing, conseguimos reunir uma riqueza de insights que certamente serão valiosos para todos que buscam se aprofundar no setor.”

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo lança programa de certificação profissional

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Academia Brasileira de Eventos e Turismo, desenvolveu o programa de Certificação Profissional que busca aumentar o conhecimento e desempenho dos gestores de eventos, e promover seu status e credibilidade nacional e internacional, visto a necessidade de profissionais de excelência neste mercado em plena expansão.

As inscrições já estão abertas com vagas limitadas com início das aulas em 21 de junho e término em 23 de novembro de 2024 no WTC World Trade Center SP. O programa de certificação de excelência de gestores de eventos é de extrema importância para todos os profissionais e empresas contratantes, onde será atestado não só o conhecimento do público interessado sobre os assuntos e procedimentos conferindo a prova de capacidade para a execução de determinado serviço ou no exercício de qualquer função, mas também demonstrando como funciona o compromisso da empresa, o profissionalismo de seus colaboradores, bem como a manutenção e atualização aos padrões de qualidade de seus processos, aumentando não só a credibilidade profissional, mas o prestígio dentro da própria rede de contatos.

A certificação além de evidenciar a qualificação do requerente garante a veracidade de sua formação e habilitação para o exercício das funções, reconhecendo a capacidade do profissional tanto por empresas internacionais quanto multinacionais, deixando a pessoa apta para trabalhar em qualquer país.

Esta certificação tem validade de 3 anos a partir de sua emissão, devendo ser recertificada após este período, pois as atividades ligadas diretamente à prestação de serviço ao público vivem em constante desenvolvimento, sendo necessária a atualização das novidades do setor.

Para participar é necessário que se preencha formulário junto a inscrição e encaminhamento, anexando seu Currículo Acadêmico Profissional e colocar qual a atuação na área de gestão de eventos, com o mínimo de três anos de experiência e carta motivacional sobre a intenção do curso.

Esta primeira edição conta com apenas 40 vagas, sendo assim somente os 40 primeiros inscritos e selecionados vão participar da aula no formato de um final de semana por mês, sendo 8 horas de aula às sextas e 8h no sábado, período manhã e tarde. Ao todo, serão 6 finais de semana de 16 horas/aula, totalizando 96 horas de curso, com uma prova de 1h por módulo, em um total de 9 módulos e mais 3 horas de aula inaugural.

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