Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

No interior de SP, Papai Noel aprende língua de sinais para atender crianças surdas

Publicado

em

Com sensibilidade e carisma, o Bom Velhinho conquistou o público do Colinas Shopping, em São José dos Campos; ele recebe o público no centro de compras até o dia 24 de dezembro

O Natal do Colinas Shopping, em São José dos Campos (SP), movimenta o centro de compras e torna a rotina do Papai Noel agitada, com uma média de 800 crianças e jovens por dia passando pelo Trono do Bom Velhinho para uma conversa ao pé do ouvido, fotos e pedidos de presentes.

No papel do Papai Noel, José Mario Graciano, 69 anos, já contabiliza 13 anos de uma carreira que começou meio por acaso, ao ser abordado na rua por um promotor de eventos, atraído pela barba e cabelos brancos ostentados com orgulho por ele.

Desde então, são muitos Natais e inúmeras histórias, que ele faz questão de lembrar com ternura. “O Natal é uma época em que todos ficam mais emotivos e é muito gratificante poder conversar com as pessoas, demonstrar amor ao próximo e buscar um mundo mais alegre. Vejo isso como uma missão e pretendo continuar por muito tempo”, conta.

O lado emotivo de Graciano o motivou na busca de um novo conhecimento para atender a perfis diferentes de público. Há três anos, decidiu aprender Libras, a linguagem brasileira de sinais, após um encontro marcante.

“Duas irmãs gêmeas se aproximaram, mas estavam muito tímidas. O pai delas fez um sinal, mostrando que elas eram surdas e aquilo me comoveu. Por instinto, tentei fazer gestos de um abraço e elas retribuíram. Foi muito especial e pensei que poderia fazer algo para receber melhor esse público”, disse.

Logo em seguida, ele fez um curso básico de Libras na AADA (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo), em São José dos Campos, passou a manter contato com grupos de jovens da Pastoral do Surdo, inscreveu-se no curso de nível intermediário e pesquisa constantemente sobre o tema na internet.

“A iniciativa é muito importante, pois as crianças se sentem valorizadas ao perceber que alguém está interessado em conversar com elas. Essa identificação e reconhecimento da linguagem de Libras aumenta a sensação de inclusão e também desperta outras crianças e jovens, que não tinham conhecimento sobre as Libras e podem procurar mais informações”, afirma Jussara Alvarenga, psicopedagoga da AADA, que acompanhou um grupo de 12 pessoas que esteve no Colinas Shopping para interagir com o Papai Noel no ano passado.

O carisma natural e a sensibilidade do Papai Noel também ficam explícitos ao ver o carinho com que ele atende cadeirantes e pessoas com deficiência mental. “Me emociono muito com esse público. É recompensador poder ter esse contato, dizer uma palavra de conforto e compartilhar momentos juntos. Se é bom para eles, é melhor ainda para mim”, diz Graciano.

O Papai Noel que se comunica em libras atende diariamente, das 10h às 16h, no Colinas Shopping. No restante do dia, o Papai Noel Paulo Hubert do Canto, 74, é quem assume a função. No currículo ele também traz simpatia, carinho pelo público infantil e um diferencial: fala inglês.

“O Natal é uma data muito especial, pois vai muito além do lazer e do entretenimento. É uma data mágica, que emociona, que resgata o que há de mais bonito nas nossas relações. Ao longo dos anos, percebemos que era preciso expandir essa experiência com o Papai Noel, pois estamos em um shopping, por exemplo, que tem um hotel que recebe estrangeiros em peso durante a semana, muitos deles em viagem com a família. Ou seja, era necessário um Papai Noel que falasse inglês”, afirma a gerente de Marketing do Colinas Shopping, Margarete Sato.

“Depois do Papai Noel Paulo, o próximo passo foi encontrar um Papai Noel com barba natural, olhar carinhoso, experiente e que também pudesse se comunicar em Libras, já que temos mais de 5% da população com deficiência auditiva. No ano passado, encontramos o Papai Noel Graciano”, continua Margarete. “Que assim seja ano a ano, um Natal cada vez especial e inclusivo”.

Serviço:

Natal Colinas Shopping

Papai Noel Libras: das 10h às 16h, até o dia 24 de dezembro

Papai Noel Bilíngue: das 16h às 22h, até o dia 24 de dezembro

Colinas Shopping (Av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP)

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo