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Netza é responsável por grandes eventos para importantes marcas do País

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Convenções e Congressos corporativos são a ferramenta de Live Marketing preferida pelas empresas brasileiras e têm participação relevante no faturamento anual de agências, prestadoras de serviços e outros segmentos de negócios, como a hotelaria

A agência Netza é responsável por conceitos criativos e inovadores de grandes eventos realizados pelo Brasil para importantes marcas, com cenografias inteligentes e modulares, e experiências e experimentações diferenciadas que tornam essas “reuniões de negócios” ainda mais interativas e atrativas para o público.

O mercado de eventos no Brasil ativa uma grande cadeia produtiva, que envolve diversos segmentos de negócios, impulsionando micros e pequenas empresas prestadoras de serviços e gerando emprego para uma grande parcela da população de todas as regiões do Brasil. No atual cenário econômico, os eventos realizados com mais frequência são as Convenções e os Congressos corporativos.

Cada vez mais, as marcas estão investindo em treinamento e desenvolvimento de colaboradores para driblar a crise. Um infográfico divulgado recentemente pela Associação de Marketing Promocional – AMPRO revela que esse tipo de evento foi escolhido como a ferramenta de Live Marketing preferida por 77% dos entrevistados de mais de 150 empresas brasileiras. Já os investimentos em mídias tradicionais (televisão, outdoors, revistas e jornais, rádios etc) sofreram uma queda de 83%.

Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência, fala sobre os desafios do segmento. “Em tempos difíceis, nossos clientes têm priorizado conversar com a força de vendas. As Convenções representam cerca de 30% do faturamento da agência. Nosso grande desafio vem sendo desenvolver eventos criativos e inovadores para maximizar os resultados dos clientes em um cenário que é de redução total de custos. Neste início de ano, já realizamos três importantes projetos para a Honda, Nestlé e Mercedes-Benz. E têm ainda muitas novidades vindo pela frente”.

Além do planejamento criativo dos eventos, a execução desses projetos também movimenta um outro nicho do mercado – os fornecedores, além de gerar diversas oportunidades de trabalhos temporários. Estes prestadores de serviços realizam cerca de 70 eventos corporativos/ano, o que representam de 35% a 40% do faturamento da empresa. “Em tempos de crise, tivemos que reduzir o nosso lucro para ficar mais competitivo. Mas a máquina não pode parar. Estamos sempre em busca ‘do novo’. Para realização desses Jobs, nossa equipe conta com 50% de colaboradores freelancers, mas não abrimos mão da qualidade”, explica Eduardo Lemos, proprietário da Transasom.

Os eventos corporativos também são bastante relevantes para o setor hoteleiro. Representam para os hotéis do segmento de negócios de 30% a 60% do percentual de ocupação de hospedagem e, em média, de 10% a 40% do faturamento do setor em São Paulo. “Dos 50,5 milhões de hóspedes que tivemos em 2016 no Estado, as Convenções, Feiras e Congressos corporativos significam 22,7 milhões, equivalentes a 45% do total dos eventos”, conta Bruno Omori, presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

O maior polo de negócios/eventos do Brasil é a capital paulista, mas cidades como Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Guarulhos, ABC, entre outras cidades também possuem vocação de negócios como atividade principal, complementa Omori.

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Agências

Air Promo assina programação natalina da Rua XV e do Parque Barigui

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A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, uma ação realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, tem a concepção e produção de dois pontos artísticos da festa idealizada pela Air Promo (agência de Marketing Promocional), com o patrocínio de O Boticário e da Copel Telecom.

O desenvolvimento e montagem de todas atrações mobilizou um time de mais de 200 pessoas, que atuaram no projeto por cerca de três meses, implantando até mesmo uma estrutura de marcenaria e serralherias próprias para conseguir atender o prazo curto de montagem e produção.

O Boticário assina a Rua XV de Novembro (a tradicional Rua das Flores), que conta com mantos de Natal, caixas perfumadas com fragrâncias tradicionais da marca, painéis e caixas de presente instagramáveis e muito mais. A programação da Rua XV poderá ser acompanhada até 09/01. A marca também doará mil refeições de Natal em uma ação beneficente da Fundação de Ação Social (FAS).

Já a Copel Telecom apadrinha a programação natalina do Parque Barigui, intitulada “Caminho de Luz Copel Telecom do Parque Barigui – O Natal Mais Desejado”, apresentada em formato drive-thru até 30/12. O passeio inicia no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por cerca de 1,5 km, até a Rua Cândido Hartmann. Algumas das atrações do percurso são o Grande Coral de crianças e adolescentes do Projeto Musicar, Banda de Noéis, Anunciação do Arcanjo Gabriel, árvore de Natal, muitas luzes e experiências instagramáveis para recordar. O passeio deve ser feito de carro e agendado antecipadamente pelo site. Para uma experiência completa é importante fazer o cadastramento no Web App. Por lá, o visitante terá acesso a todas informações sobre cada atração, explicadas pelo próprio Papai Noel. Além disso, o Web App garantirá o acesso total a uma experiência única de realidade aumentada, com toda segurança e conforto que o formato drive-thru possibilita. E para quem quiser acompanhar a programação de casa, o Natal Mais Desejado também será disponibilizado em visita virtual nesta plataforma, conectado com o Papai Noel guiando o passeio. A decoração poderá ser vista até o dia 09/01.

Para a Air Promo, fazer parte do projeto é um grande marco para a empresa, tanto pela sua dimensão quanto por representar um novo marco na retomada dos eventos na capital. “Um segmento que por quase dois anos estava adormecido devido a pandemia, voltou com o maior Natal do Brasil, simbolizando alegria, criatividade, emprego em toda a cadeia do evento, fluxo e turismo para nossa cidade”, diz o diretor da Air Promo, Rafael Maia.

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 poderá ser prestigiado até o dia 08 de Janeiro, quando inicia a desmontagem das estruturas. O projeto contou com o suporte do time dos Departamentos de Comunicação Social, Cerimonial, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Meio ambiente e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUCC).
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TV1 conclui processo de sucessão e se reposiciona para o futuro

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A TV1, uma das mais importantes agências do mercado de comunicação e marketing do país, anuncia esta semana a conclusão do seu processo de sucessão, que coloca o publicitário Cássio Motta Mello na presidência da agência fundada há 35 anos por Sérgio Motta Mello e Selma Santa Cruz. E apresenta ao mesmo tempo um novo posicionamento ao mercado.

Com uma trajetória diversa da maioria das agências de comunicação do país, a TV1 nasceu como produtora de Conteúdo e foi pioneira na comunicação digital, antes de se expandir para os mercados de Live marketing, Propaganda e Relações Públicas. E se mantém até hoje independente, na contracorrente dos movimentos de aquisição, fusão e internacionalização ocorridos no setor. “Nós acreditamos que nosso principal capital esteja no conhecimento acumulado ao longo desta trajetória, em que tivemos a oportunidade de evoluir junto com nossos clientes, sempre com o foco em gerar resultados, em transformar pessoas e negócios” afirma o CEO Cássio Motta Mello, que desde 2018 já atuava como COO da TV1.

Sob a nova liderança, a agência também consolida um processo de reestruturação organizacional e a chegada recente de vários profissionais que agregam competências à expertise da equipe, para compor um time sintonizado com as demandas do novo ambiente de comunicação e negócios.

Na base do novo posicionamento está a proposta de trabalhar a comunicação de marketing de forma hiper segmentada com a lógica de plataformas. “Hoje as marcas precisam operar como ecossistemas e interagir continuamente com todos os seus públicos”, pondera Cássio. “Nesta ótica, o relevante não é mais a escolha das mídias ou as ferramentas, como no passado, mas a capacidade de colocar o público no centro da estratégia, como protagonista da comunicação, para construir relacionamentos duradouros e de valor”.  Nesta proposta, ao contrário de campanhas pontuais, as plataformas sustentam réguas de relacionamento, e evoluem à medida em que acumulam conhecimento sobre as expectativas e demandas específicas de cada público.

O processo de reestruturação organizacional envolveu ainda um trabalho de valorização da cultura TV1, para fortalecer a atitude permanente de inquietude e abertura ao novo. “Foi este DNA que nos permitiu nos transformar o tempo todo, para conseguir prosperar, ao longo de 35 anos”, afirma Cassio. “E estes valores são hoje mais importantes do que nunca num ambiente de transformação acelerada”.

Entre os clientes atuais da TV1 estão JEEP, FIAT, Vivara, Mobil, Shell, Heineken, Avon, Twitter, Gol, Libbs, Bayer, Cosan , Mondelez, Boehringer Ingelheim, Amgen, Bradesco Seguros, Dasa, Mckinsey e Nu Bank.

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