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Muda sistema de aprovação de Promoções no Brasil

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Lei 13.756/2018, que acaba de ser publicada, atribui aprovações exclusivamente à SEFEL-MF

Sócia da Casa 96 analisa principais alterações.

Uma mudança na aprovação de Promoções passa a valer em todo o país com a publicação da Lei 13.756/2018, divulgada no último dia 13 de dezembro, no Diário Oficial. De acordo com o Artigo 26, as autorizações de promoções comerciais passam a ser atribuição exclusiva da SEFEL – Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda e não mais da Caixa.

O parágrafo terceiro do artigo prevê, ainda, que “os pedidos de autorização que estiverem em tramitação na Caixa Econômica Federal deverão ser repassados ao Ministério da Fazenda”.

“Podemos ficar tranquilos, alguns ajustes serão necessários no dia a dia, mas as Promoções continuarão a ser um sucesso tanto para a construção de marca como para sell out conforme KPis traçados”, afirma a sócia-diretora da Casa 96, Denise de Cassia.

De acordo com ela, as mudanças trazem uma série de aspectos positivos, como segurança jurídica, velocidade de autorização – 1 ou 2 dias mais rápido, a possibilidade de contato pessoal com os técnicos, processo mais flexível, não necessidade de envio físico de documentos, entre outros. (Veja aqui o infográfico completo).

Entre os pontos de atenção, segundo apurou a Casa 96, estão a exigência de constar o número do Certificado de Autorização em todas as peças a serem avaliadas; ingressos sem viagem somente com despesas de deslocamento pagas para contemplados que residem a mais de 200km do local do evento; atas de apuração exigidas também para sorteios; sorteios e vales-brinde maiores que R$ 500,00 no mesmo processo não estão previstos; taxa deverá ser paga somente por GRU, no Banco do Brasil; prazos de resposta do consumidor em regra de 30 dias e a presenta da SEFEL-MF na apuração.

“Estamos enviando comunicado com as mudanças para todos os nossos clientes e, em caso de novos ajustes, todos serão reportados”, pontua Denise.

Um levantamento recente realizado pela agência constatou crescimento no número de promoções no país e no consumo diretamente motivado pela chance de ganhar prêmios. Uma comparação com dados divulgados pela Caixa Econômica Federal desde 2013 mostrou que houve crescimento de 41% nas autorizações para a realização de promoção nos últimos quatro anos.  A pesquisa também mostrou que as promoções se tornaram um diferencial na decisão de compra dos consumidores. 90% informaram que compram mais produtos que tinham planejado para participar de uma promoção. 70% dos entrevistados também confirmaram que trocam de marca para participar de uma promoção. O estudo entrevistou 800 consumidores em todo o Brasil.

“As empresas estão mais confiantes na realização de promoções. Cada promoção representa uma experiência que aproxima o consumidor e há essa percepção real de valor para as marcas”, finaliza a sócia da Casa 96.

A 96 é uma agência de Live Marketing que promove entregas que garantem conhecimento, experimentação e share. Uma das suas especialidades inclui levantamentos periódicos de mercado, que apontam comportamentos, tendências e contribuem para os resultados das ações.

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

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Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

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