Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Mercado M.I.C.E está em TransformAção

Publicado

em

Este foi o foco da maratona de conhecimento do ESFE que reuniu lideranças empresariais para abordarem as principais tendências do setor de indústria de reuniões, feiras e eventos

Com um total de 20 talks, o ESFE (Encontro de Feiras e Eventos), realizado no último dia 26 de fevereiro e idealizado pelo empresário Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV, trouxe uma maratona de conhecimento sobre o mercado M.I.C.E (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições). Com base no tema TransformAção, o público, de cerca de 1.000 pessoas, teve acesso as últimas tendências do segmento nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade, marketing de conteúdo, redes sociais, campanhas de incentivo, destinos, gestão de pessoas, educação e alianças estratégicas.

E foi com esta premissa que a maratona de conhecimento do ESFE retratou essa nova era do setor. E a maratona de talks começou com um assunto instigante:Negócio Exponencial, com a participação de um dos principais líderes da indústria de reuniões, feiras e eventos, o atual CEO do Grupo R1, Juan Pablo de Vera, que destacou a importância de se reinventar, a cada dia, otimizar tempo e recursos, sem perder a qualidade.

E seguindo a premissa do mercado M.I.C.E, como um dos principais pilares da economia brasileira, Paulo Takeuchi, Institutional Relations Executive Advisor da Honda, trouxe o tema: Feira como Ferramenta de Marketing. E ressaltou a relevância deste setor para fortalecer a imagem de uma marca, direcionando a divulgação não apenas para os visitantes, mas também para a mídia, que se faz tão presente na era digital.

E claro que para o sucesso de qualquer projeto existem processos e estratégias. Para isso, Marcelo Soares, presidente da Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Stands (ABRACE), enfatizou a importância de um briefing bem detalhado, como o ponto de partida para a realização de eventos de excelência.

Outro assunto que despertou um novo olhar para o setor foi à questão do compartilhamento. Neste caso, não estamos falando da troca de mensagens e fotos nas Mídias Sociais, mas na distribuição de conhecimento e conteúdo entre as empresas, atuantes no mesmo nicho de mercado. Tópico abordado por Mônica Araújo e Leandro Lara, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que apontaram as vantagens deste tipo de conduta para a melhoria de custos, qualidade e sustentabilidade dos serviços.

Já a integração de ações, entre o setor público e a iniciativa privada, foi um dos destaques da apresentação de Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo e presidente da UNEDESTINOS, que trouxe a importância do comprometimento de toda a cadeia produtiva do turismo de negócios para a geração de renda e novos postos de trabalho, além do desenvolvimento das cidades. “Os destinos precisam ser mais atraentes e capacitados para receber os eventos. Tudo isso para que o viajante de negócios torne-se um visitante”, destacou Sando. E seguindo este ponto, Fátima Faccuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), enfatizou a conexão das entidades de classe e associações no mundo corporativo.

O tema destinos e incentivos também foram amplamente abordados por Ana Maria Arango, gerente Regional da UFI para América Latina; Régis Nogueira de Medeiros, vice-presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau; e Bernardo Cardoso, diretor de Turismo de Portugal.

Na área de sustentabilidade, cenografia e inovação criativa o ESFE contou com a participação de Iron Neto, COO da Bullet, que falou sobre a tendência mundial, o desapego; Marcelo Chanoft, diretor da TES Cenografia, e Caio Luiz de Carvalho, diretor-executivo do Canal Arte 1, com uma rica abordagem sobre a economia criativa.

E mesmo tendo a tecnologia como um fator chave no dia a dia das companhias, o lado humano está cada vez mais presente nos processos de gestão. E este foi um dos pontos altos do ESFE. António Manuel Brito, diretor da New Events, apontou que nos momento se incertezas o mais seguro é investir em conhecimento para entender e atender as necessidades dos clientes; Alinne Rosa, diretora de RH da Reed Exhibitions Alcantara Machado, destacou que os líderes devem incentivar e valorizar suas equipes, alinhando os objetivos da organização com os sonhos de seus colaboradores; Cristiane Prado, diretora de Desenvolvimento Digital e Comunicação da Reed Exhibitions Alcantara Machado, ressaltou que as qualidades humanas ainda são insubstituíveis; Duda Magalhães, CEO da Dream Factory, sugeriu uma reflexão sobre a importância sensibilizar as pessoas para atrair novos clientes; e Paulo Ventura, diretor-superintendente da Expo Center Norte, complementou que o tempo é o bem mais importante da humanidade.

A educação também esteve na rodada dos debates. Aqui as arquitetas Camila Martin e Cibele Rocha, do escritório Wenk & Gama Arquitetura e Interiores, relataram como o relacionamento e a troca de experiências é fundamental na formação dos profissionais. Um dos exemplos foi à ação do SENAC que incentiva os alunos a não serem apenas bons profissionais, mas pessoas melhores. Por isso, a base de um evento começa na formação e no aprimoramento das pessoas. E Araceli Silveira, vice-presidente de Marketing da Informa Exhibitions no Brasil, abordou a dificuldade e o preconceito que o setor enfrenta, pois muitas pessoas acreditam que os profissionais do setor de feiras trabalham apenas nas datas dos eventos, se esquecendo de toda a logística existente do pré ao pós-evento.

Já na parte de cases de sucesso, o ESFE contou com um dos principais nomes da nova geração do mercado M.I.C.E: Renato Fabri, sócio-fundador da Omelete & CO, que trouxe a experiência, por meio do Comic Con Experience (CCXP) – o maior festival de cultura pop e do universo geek, que só em 2018 reuniu mais de 262 mil visitantes.

“O mercado mudou, assim como o comportamento dos consumidores e a maneira das empresas fecharem novos negócios. Por isso, o ESFE trouxe, nesta edição, a TransformAção como alicerce para a indústria de reuniões, feiras e eventos. Tudo isso porque estamos em plena mutação e ideias inovadoras são necessárias, pois acreditamos que é preciso ter ações efetivas para que o setor de turismo de negócios continue sendo um dos principais pilares para alavancar a economia brasileira”, finaliza Otavio Neto.

Outros destaques do ESFE

Rodada de Negócios

A geração de novos negócios também foi um dos focos do ESFE. Com uma programação dinâmica, o evento teve duas Rodadas de Negócios, novamente, com a curadoria de Oracio Kuradomi, diretor da Empresários Brasil – especializada em promover e ampliar a rede de contato entre empresas. Uma ação dedicada para à geração e promoção de produtos e serviços, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e negociar, diretamente, com buyers, gestores de compras de promotores de feiras e eventos, agências de Live Marketing atuantes no segmento, além de clientes finais.

Lounge de Relacionamento

E para intensificar, ainda mais, a geração de novos negócios, o ESFE montou um espaço dedicado para networking que promete ser a grande vitrine para a geração de novas parcerias. Adaltech, AGS Way, American Airlines, Bueno Wines Café Brasileiro, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Centro de Convenções Rebouças, Centro de Convenções Frei Caneca, CCN | Convention Center Network, CNC – Sesc|Senac, DMR Karam, Empresários Brasil, Expo Center Norte, HZ, Inylbra, Levy, Must Tour, Président, Programasom, Royal Palm Hotels & Resorts, Rubens Decorações, São Paulo Expo/GL Events, São Paulo Center, TAP Air Portugal/Visit Portugal, Transamerica Expo Center, Vult Cosmética e Windsor Hotéis foram as empresas participantes do Lounge de Relacionamento.

Patrocinadores

Considerado o benchmark no setor de indústria de reuniões, feiras e eventos, o ESFE contou com o patrocínio e apoio de importantes marcas do setor. Platina:Expo Center Norte. Ouro: DMR Karam e Programasom. Prata: Air France-KLM, CNC – Sesc|Senac, Gol, TAP Air Portugal e Visit Portugal Apoio: Francal Feiras,Messe Muenchen Brazil, Reed Exhibitions Alcantara Machado e Vult Cosmética. Apoio Institucional: AMPRO, Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Montadoras e Locadoras de Stands (ABRACE), UNEDESTINOS, Global Association of the Exhibition Industry e Visite São Paulo. Mídias Partners: revistas Caras, Live Marketing, Mercado & Eventos, portal Promoview e as rádios BandNews FM e Bandeirantes. Fornecedor Oficial:Alegra Brasil, Aresta Visual, Bueno Wines, Adaltech, Engeve, G.A.M.E Ambulâncias, iDia, Inylbra, Grupo Major, Plug Locações, Président, Rubens Decorações e Tau Joy. A comunicação é da Radar [PR1], organização é da Technical Fairs e a realização é do Grupo Radar & TV.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

Continue lendo

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo