Eventos
Mercado M.I.C.E está em TransformAção
Este foi o foco da maratona de conhecimento do ESFE que reuniu lideranças empresariais para abordarem as principais tendências do setor de indústria de reuniões, feiras e eventos
Com um total de 20 talks, o ESFE (Encontro de Feiras e Eventos), realizado no último dia 26 de fevereiro e idealizado pelo empresário Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV, trouxe uma maratona de conhecimento sobre o mercado M.I.C.E (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições). Com base no tema TransformAção, o público, de cerca de 1.000 pessoas, teve acesso as últimas tendências do segmento nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade, marketing de conteúdo, redes sociais, campanhas de incentivo, destinos, gestão de pessoas, educação e alianças estratégicas.
E foi com esta premissa que a maratona de conhecimento do ESFE retratou essa nova era do setor. E a maratona de talks começou com um assunto instigante:Negócio Exponencial, com a participação de um dos principais líderes da indústria de reuniões, feiras e eventos, o atual CEO do Grupo R1, Juan Pablo de Vera, que destacou a importância de se reinventar, a cada dia, otimizar tempo e recursos, sem perder a qualidade.
E seguindo a premissa do mercado M.I.C.E, como um dos principais pilares da economia brasileira, Paulo Takeuchi, Institutional Relations Executive Advisor da Honda, trouxe o tema: Feira como Ferramenta de Marketing. E ressaltou a relevância deste setor para fortalecer a imagem de uma marca, direcionando a divulgação não apenas para os visitantes, mas também para a mídia, que se faz tão presente na era digital.
E claro que para o sucesso de qualquer projeto existem processos e estratégias. Para isso, Marcelo Soares, presidente da Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Stands (ABRACE), enfatizou a importância de um briefing bem detalhado, como o ponto de partida para a realização de eventos de excelência.
Outro assunto que despertou um novo olhar para o setor foi à questão do compartilhamento. Neste caso, não estamos falando da troca de mensagens e fotos nas Mídias Sociais, mas na distribuição de conhecimento e conteúdo entre as empresas, atuantes no mesmo nicho de mercado. Tópico abordado por Mônica Araújo e Leandro Lara, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que apontaram as vantagens deste tipo de conduta para a melhoria de custos, qualidade e sustentabilidade dos serviços.
Já a integração de ações, entre o setor público e a iniciativa privada, foi um dos destaques da apresentação de Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo e presidente da UNEDESTINOS, que trouxe a importância do comprometimento de toda a cadeia produtiva do turismo de negócios para a geração de renda e novos postos de trabalho, além do desenvolvimento das cidades. “Os destinos precisam ser mais atraentes e capacitados para receber os eventos. Tudo isso para que o viajante de negócios torne-se um visitante”, destacou Sando. E seguindo este ponto, Fátima Faccuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), enfatizou a conexão das entidades de classe e associações no mundo corporativo.
O tema destinos e incentivos também foram amplamente abordados por Ana Maria Arango, gerente Regional da UFI para América Latina; Régis Nogueira de Medeiros, vice-presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau; e Bernardo Cardoso, diretor de Turismo de Portugal.
Na área de sustentabilidade, cenografia e inovação criativa o ESFE contou com a participação de Iron Neto, COO da Bullet, que falou sobre a tendência mundial, o desapego; Marcelo Chanoft, diretor da TES Cenografia, e Caio Luiz de Carvalho, diretor-executivo do Canal Arte 1, com uma rica abordagem sobre a economia criativa.
E mesmo tendo a tecnologia como um fator chave no dia a dia das companhias, o lado humano está cada vez mais presente nos processos de gestão. E este foi um dos pontos altos do ESFE. António Manuel Brito, diretor da New Events, apontou que nos momento se incertezas o mais seguro é investir em conhecimento para entender e atender as necessidades dos clientes; Alinne Rosa, diretora de RH da Reed Exhibitions Alcantara Machado, destacou que os líderes devem incentivar e valorizar suas equipes, alinhando os objetivos da organização com os sonhos de seus colaboradores; Cristiane Prado, diretora de Desenvolvimento Digital e Comunicação da Reed Exhibitions Alcantara Machado, ressaltou que as qualidades humanas ainda são insubstituíveis; Duda Magalhães, CEO da Dream Factory, sugeriu uma reflexão sobre a importância sensibilizar as pessoas para atrair novos clientes; e Paulo Ventura, diretor-superintendente da Expo Center Norte, complementou que o tempo é o bem mais importante da humanidade.
A educação também esteve na rodada dos debates. Aqui as arquitetas Camila Martin e Cibele Rocha, do escritório Wenk & Gama Arquitetura e Interiores, relataram como o relacionamento e a troca de experiências é fundamental na formação dos profissionais. Um dos exemplos foi à ação do SENAC que incentiva os alunos a não serem apenas bons profissionais, mas pessoas melhores. Por isso, a base de um evento começa na formação e no aprimoramento das pessoas. E Araceli Silveira, vice-presidente de Marketing da Informa Exhibitions no Brasil, abordou a dificuldade e o preconceito que o setor enfrenta, pois muitas pessoas acreditam que os profissionais do setor de feiras trabalham apenas nas datas dos eventos, se esquecendo de toda a logística existente do pré ao pós-evento.
Já na parte de cases de sucesso, o ESFE contou com um dos principais nomes da nova geração do mercado M.I.C.E: Renato Fabri, sócio-fundador da Omelete & CO, que trouxe a experiência, por meio do Comic Con Experience (CCXP) – o maior festival de cultura pop e do universo geek, que só em 2018 reuniu mais de 262 mil visitantes.
“O mercado mudou, assim como o comportamento dos consumidores e a maneira das empresas fecharem novos negócios. Por isso, o ESFE trouxe, nesta edição, a TransformAção como alicerce para a indústria de reuniões, feiras e eventos. Tudo isso porque estamos em plena mutação e ideias inovadoras são necessárias, pois acreditamos que é preciso ter ações efetivas para que o setor de turismo de negócios continue sendo um dos principais pilares para alavancar a economia brasileira”, finaliza Otavio Neto.
Outros destaques do ESFE
Rodada de Negócios
A geração de novos negócios também foi um dos focos do ESFE. Com uma programação dinâmica, o evento teve duas Rodadas de Negócios, novamente, com a curadoria de Oracio Kuradomi, diretor da Empresários Brasil – especializada em promover e ampliar a rede de contato entre empresas. Uma ação dedicada para à geração e promoção de produtos e serviços, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e negociar, diretamente, com buyers, gestores de compras de promotores de feiras e eventos, agências de Live Marketing atuantes no segmento, além de clientes finais.
Lounge de Relacionamento
E para intensificar, ainda mais, a geração de novos negócios, o ESFE montou um espaço dedicado para networking que promete ser a grande vitrine para a geração de novas parcerias. Adaltech, AGS Way, American Airlines, Bueno Wines Café Brasileiro, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Centro de Convenções Rebouças, Centro de Convenções Frei Caneca, CCN | Convention Center Network, CNC – Sesc|Senac, DMR Karam, Empresários Brasil, Expo Center Norte, HZ, Inylbra, Levy, Must Tour, Président, Programasom, Royal Palm Hotels & Resorts, Rubens Decorações, São Paulo Expo/GL Events, São Paulo Center, TAP Air Portugal/Visit Portugal, Transamerica Expo Center, Vult Cosmética e Windsor Hotéis foram as empresas participantes do Lounge de Relacionamento.
Patrocinadores
Considerado o benchmark no setor de indústria de reuniões, feiras e eventos, o ESFE contou com o patrocínio e apoio de importantes marcas do setor. Platina:Expo Center Norte. Ouro: DMR Karam e Programasom. Prata: Air France-KLM, CNC – Sesc|Senac, Gol, TAP Air Portugal e Visit Portugal Apoio: Francal Feiras,Messe Muenchen Brazil, Reed Exhibitions Alcantara Machado e Vult Cosmética. Apoio Institucional: AMPRO, Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Associação Brasileira de Montadoras e Locadoras de Stands (ABRACE), UNEDESTINOS, Global Association of the Exhibition Industry e Visite São Paulo. Mídias Partners: revistas Caras, Live Marketing, Mercado & Eventos, portal Promoview e as rádios BandNews FM e Bandeirantes. Fornecedor Oficial:Alegra Brasil, Aresta Visual, Bueno Wines, Adaltech, Engeve, G.A.M.E Ambulâncias, iDia, Inylbra, Grupo Major, Plug Locações, Président, Rubens Decorações e Tau Joy. A comunicação é da Radar [PR1], organização é da Technical Fairs e a realização é do Grupo Radar & TV.
Eventos
Shopping Parque da Cidade recebe Museu do Videogame
De 5 a 20 de outubro, o Shopping Parque da Cidade sediará a maior exposição itinerante de videogames do Brasil. O Museu do Videogame, totalmente gratuito e aberto ao público, trará mais de 450 consoles de todas as gerações, desde o primeiro do mundo, lançado em 1972, até os modelos mais modernos.
A instalação estará localizada no piso 1 do Shopping e oferecerá programação interativa de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 20h. As atividades contemplativas poderão ser apreciadas durante o horário normal de funcionamento do Shopping.
Além disso, nos dias 19 e 20 de outubro, penúltimo e último dia respectivamente, a mostra contará com um campeonato de Cosplay e um de Just Dance, jogo interativo de dança. As seletivas para a final do jogo de dança vão ocorrer durante todo o período e os participantes com as 10 melhores pontuações serão convidados para a final. A exposição ocorrerá em paralelo à Brasil Game Show, que será realizada em São Paulo de 09 a 13 de outubro, e promete atrair um grande público do universo gamer.
Mais do que apreciar a evolução dos videogames, o público poderá interagir em atividades como o Palco Just Dance, simuladores de corrida, torneios de jogos clássicos e contemporâneos, além de explorar controles gigantes, experiências de realidade virtual, e as áreas dedicadas ao PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, PlayStation VR2, entre outras.
A ativação também contará com a participação da equipe de eSports W7M, uma das equipes líderes em jogos e esportes, com grande destaque no cenário competitivo no dia 12 de outubro.
Eventos
Braze recebe Zé Delivery, Burger King e outras grandes marcas em seu primeiro evento no Brasil
A Braze, plataforma de engajamento do cliente, realizará no dia 2 de outubro seu primeiro grande evento no Brasil: o City x City São Paulo. Na ocasião, ela trará insights e tendências de consumos para o próximo ano, paineis com líderes de destaque de grandes marcas, sessões interativas e exclusivas, além de promover oportunidades de networking entre parceiros. O evento é gratuito, mas é necessário inscrição prévia através deste link. As vagas são limitadas.
O City x City contará com Livia Fioretti, diretora de insights da TrendWatching; Arthur Igreja, experiente palestrante focado em inovação; Bill Magnuson, CEO e cofundador da Braze, além de grandes nomes do mercado. “Conseguimos desenvolver uma programação de peso, justamente para trazer ao público os melhores profissionais de marketing, permitindo que todos possam se inspirar com as tendências mais atuais, de empresas clientes como Burger King, Wellhub, Westwing e Zé Delivery. Estamos muito satisfeitos com o alto nível de palestrantes nesta primeira edição, que será uma grande oportunidade para os apaixonados pela área”, explica Raquel Braga, diretora de marketing da Braze.
You must be logged in to post a comment Login