Eventos
Memorial da América Latina será a nova sede da nona edição do Shimano Fest – O Festival da Bicicleta
Após três anos consecutivos no Jockey Club de São Paulo, o Festival da Bicicleta muda-se para uma região mais central da capital, nos dias 14, 15 e 16 de setembro
A organização do Shimano Fest – O Festival da Bicicleta, que neste ano chega à sua nona edição, apresenta a primeira grande novidade para o evento em 2018. Depois de ser realizado por três anos seguidos no Jockey Club de São Paulo, agora será a vez do Memorial da América Latina receber o maior festival de bike da América Latina, entre os dias 14 e 16 de setembro. O espaço é um centro cultural, de artes e lazer, inaugurado em 1989 na cidade de São Paulo, na Barra Funda, com o seu conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer.
“Estamos muito contentes em anunciar que o Shimano Fest – O Festival da Bicicleta esse ano vai para um local muito prestigiado da cidade, o Memorial da América Latina. Teremos um evento ainda maior e realizado em uma região bastante central e de fácil acesso, ao lado do Metrô Barra Funda. Serão cerca de 6.000 metros quadrados de área coberta, não só na parte da exposição, mas também onde ficarão as lojas, para que não falte conforto para expositores, lojistas e público”, enaltece Rogerio Tancredi, gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America.
Realizado pela primeira vez em 2010, o Shimano Fest nasceu para difundir os benefícios e prazeres da bicicleta para um maior número de pessoas. Um Festival gratuito e aberto ao público, onde todos são bem-vindos. Não existem tribos, nem distinção entre modalidades, mas sim a paixão pela bicicleta, para todos que quiserem conhecer melhor esse universo, e, claro, para aqueles que querem declarar seu amor pela magrela.
“Para nós, a realização do evento neste maravilhoso espaço de arte, cultura e integração, é a chance de inserir a bicicleta nos planos da população de uma forma lúdica. É a possibilidade de chamar ainda mais atenção à essa festa democrática, porque a bicicleta é um instrumento democrático e de inclusão”, destaca Rogerio Tancredi. “O Shimano Fest no Memorial da América Latina é também uma oportunidade de abrir mais portas, mais espaço e mais atenção para a bicicleta como ferramenta de bem-estar, lazer e mobilidade sustentável”, finaliza o gerente.
O Festival da Bicicleta – Ao todo, o Shimano Fest recebeu 101.000 visitantes entre 2010 e 2017, consolidando-se como o maior evento de bike da América Latina. Realizada entre 14 e 17 de setembro do ano passado, a oitava edição obteve números que impressionam. Estiveram no Jockey Club de São Paulo, em quatro dias, 25.500 pessoas, em um evento em que o foco principal esteve na interatividade e experiência do público consumidor, com um crescimento de 25% no número de participantes em relação à temporada anterior.
Outros números deram o tom do que foi o evento em 2017: a quantidade de lojistas presentes praticamente dobrou, foram 5.400 visitantes contra 3.000 em 2016. Após registrar 1.700 bikes no bicicletário no Shimano Fest 2016, a oitava edição atingiu a marca de 4.300 magrelas estacionadas no local. O test-ride, reformulado e com uma pista bem maior e desafiadora, teve 4.800 testes realizados, ou seja, a interatividade foi a grande marca do festival no ano passado. O Pedal Inclusivo, para deficientes visuais, e as três toneladas de alimentos arrecadados para doação, também foram pontos importantes do evento.
Em 2017, com diversas áreas integradas, num total de 30 mil metros quadrados, não faltaram opções de lazer e entretenimento no maior festival de bike da América Latina. Para os pequenos, o Bike Kids, com inúmeras atrações, e o Bike Radical, com atividades imperdíveis. Espaço Mulher para mulheres ciclistas, fãs da bicicleta e para as mamães relaxarem e terem mais proximidade com o ciclismo, Bike Show com destaque para o Festival Groove de Música Sons da Paulista e o show de Taiko, tradicional música japonesa.
O Bike Mobility teve palestras e debates, como a mesa redonda da Velo-City Rio 2018, fazendo uma prévia do evento no Rio de Janeiro, enquanto o Bike Competition presenteou os visitantes com provas de tirar o fôlego e a presença dos melhores ciclistas do Brasil. A Praça de Alimentação, com mais de 30 food-trucks e food-bikes, foi uma área de descanso para repor as energias e, por fim, a Arena Expo, com as principais novidades de 2018 do setor e o test-ride, sucesso absoluto nesta edição, contou com 15 marcas e 100 bikes para testes. Outro destaque foi o Prêmio Melhores do Shimano Fest, com 34 marcas e 46 produtos inscritos. Para o Shimano Fest 2018 – O Festival da Bicicleta, o público pode esperar ainda mais novidades e atrações.
Eventos
Museu da imaginação apresenta oficinas de arte on-line

Eventos
BIG Festival estima movimentar US$50 milhões em 2021

Cassia Curran, especialista em investimentos e apoio a estúdios indies por meio do WINGS Fund, discute, ao lado de Rebecca Owen, da Digital Development Management, o que um estúdio deve considerar ao se preparar para receber investimento ou para uma fusão.
Quando: 5 de maio (quarta-feira), das 12h30 às 13h00.
Nesse papo, Justin Woodward, Co-fundador do The Mix, falará sobre o Black Game Developer Fund, um programa anual de US﹩ 1 milhão que visa apoiar os desenvolvedores de jogos negros, ajudando-os a publicar jogos com financiamento, produção e suporte de marketing por meio da publisher Humble Games, da Humble Bundle.
Quando: 5 de maio (quarta-feira), das 17h30 às 18h00.
Anlu Liu, Content Manager do Kowloon Nights, Mark Venturelli, CEO e Diretor Criativo da Rogue Snail, uma das empresas investidas pelo fundo, e Astrid Refstrup, CEO e Co-founder da Triple Topping Games, vão bater um papo sobre o Kowloon Nights e financiamento indie. Conhecido como um fundo de investimento especializado em games que já adicionou mais de 40 títulos em seu portfólio, o Kowloon Nights tem mais de US﹩100 milhões em custódia para financiar jogos independentes.
Quando: 7 de maio (sexta-feira), das 11h30 às 12h00.