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Mastercard transforma experiências digitais em realidade com nova campanha para “Surpresas não têm Preço”

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Criada pela WMcCann junto ao time de Creative Shop do Facebook, campanha promove experiência inesquecível e rara para consumidora

O dia do aniversário é uma data especial e as redes sociais têm o poder de torná-la ainda mais lembrada com a possibilidade de envio de fotos, mensagens etc. Mas você já imaginou ser surpreendido no seu feed de notícias por homenagens que não têm preço? E depois ver tudo transportado deste espaço para o mundo real?

Esse é o tema central da narrativa do novo filme da Mastercard para a campanha digital da plataforma de conexão emocional “Surpresas que näo têm preço” disponível na página da Mastercard Facebook.com/MastercardBrasil. O filme foi criado pela WMcCann em parceria com a equipe de Creative Shop do Facebook, que contribuiu com insights para ajudar a Mastercard a promover uma experiência ainda mais memorável.

Com o mote “Virtual ou real. Amor não tem preço”, a campanha acontece em torno de uma história real, no dia do aniversário de 24 anos da protagonista Giulia Carvalhal Burrata e a cidade do Rio de Janeiro vira cenário dessa celebração.

Foi sob o pretexto de que estaria participando de um documentário sobre viver longe de pessoas queridas, que Giulia fez um depoimento sobre como é ter grande parte da família e amigos próximos em diversos lugares do mundo. Num filme de três minutos, Giulia conta a sua história e diz que voltou ao Rio de Janeiro, depois de ter vivido por dez anos em Petrópolis.

O que ela jamais imaginaria é a surpresa que a Mastercard havia preparado no dia do seu aniversário. A surpresa se inicia no feed de notícias do Facebook de Giulia, com as mais diversas homenagens, entre elas uma música composta para ela em um carrossel de vídeos e um bolo com a cara de sua gatinha de estimação. No fim do dia, mais surpresas no mundo real. Giulia ganha uma festa e amigos a esperam no local. Já muito emocionada, Giulia nem imagina o que está por vir: seu grande ídolo, Alceu Valença, completa a experiência ao cantar, numa transmissão em vídeo, especialmente para ela. O dia termina com uma comemoração ao pé do Cristo Redentor, tornando a experiência inesquecível.

Num segundo momento, os bastidores dessa história serão contados no formato Canvas no Facebook, onde o usuário terá acesso a vídeos na íntegra a todos os momentos que não têm preço dedicados a ela. Trata-se da primeira ação de Mastercard apresentada em Canvas no mundo.

A Mastercard, como empresa de tecnologia, inova ao oferecer soluções simples, seguras e convenientes para que as pessoas possam investir tempo naquilo que realmente importa e que o dinheiro não pode comprar. É neste contexto que a Mastercard está presente por meio do “Surpresas que não têm preço” – plataforma de conexão emocional com a marca. “Pode ser algo simples, desde que tenha personalidade e inserida no contexto do dia a dia até uma surpresa rara com um grande impacto. A rotina pode até fazer parte da vida, mas o que a Mastercard propõe, por meio de surpresas, é que as pessoas possam valorizar os momentos inesperados e únicos transformando o dia em uma experiência Priceless”, explica Beatriz Galloni, VP de Marketing Mastercard Brasil e Cone Sul.

Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TF4OU5zXetU

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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