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Mastercard conecta chef Michelin Alain Passard com culinaristas das entidades assistidas pela ONG Banco de Alimentos
Encontro proporcionou a cocriação de prato com aproveitamento integral dos alimentos através de receita que eliminam o desperdício total. Um evento que, ao mesmo tempo, promoveu o compartilhamento de experiências e inspirações de vida
Com carisma inigualável, o renomado chef francês, Alain Passard, recebeu, no Soul Kitchen, em São Paulo, dez culinaristas e assistentes de cozinhas das instituições atendidas pela ONG Banco de Alimentos – para uma oficina prática “Master Class”. O encontro foi uma iniciativa Mastercard em parceria com a ONG Banco de Alimentos – associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos.
No encontro, chef e cozinheiras dividiram a bancada para, juntos cocriarem um novo prato cuja base é o aproveitamento integral dos alimentos. O resultado foi um risoto de talos temperado com sal e cúrcuma, toque de mostarda para dar acidez, finalizado com tomates amarelos, salsinha, pimenta biquinho e rabanete vermelho.
Durante o encontro, Passard também reconhecido como “mestre do fogo” pelo perfeito ponto que obtém cozimento ao preservar a essência, matizes e perfume dos alimentos, compartilhou experiências profissionais e de vida. Explicou como transforma vegetais em protagonistas de uma verdadeira obra de arte, a inspiração diária que vem dos ingredientes que a natureza fornece de duas hortas próprias em 10 hectares e como encarou o desafio de ruptura no final dos anos 1990 (aos poucos ele reintroduziu aves, peixes e frutos do mar, mas mantêm o foco nos vegetais).
“A iniciativa no Brasil, resultado da parceria com a ONG Banco de Alimentos, permitiu ressignificar o alimento, proporcionar acesso aos profissionais da cozinha ao mesmo tempo em que conectou pessoas de diferentes estilos e realidades a propósitos em comum. Globalmente a Mastercard apoia iniciativas de combate à fome dentre as quais o programa alimentar mundial das Nações Unidas. O compromisso concentra-se em acabar com o círculo vicioso da pobreza ao promover a inclusão e capacitar pessoas”, analisa Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul.
Em sua passagem pelo Brasil, Passard participou do Black Chef Series – ação de relacionamento em que a Mastercard conecta renomados chefs do Brasil e do cenário internacional com consumidores – para compartilhar experiências gastronômicas de alto nível durante jantar exclusivo que aconteceu em 24 de setembro, no estrelado restaurante Fasano. O Black Chef Series é uma das iniciativas da plataforma Priceless Cities, que está presente em 40 cidades do mundo com o objetivo de incentivar os consumidores a vivenciar experiências que não têm preço em áreas como gastronomia, entretenimento, lazer e compras.
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Prêmio Caio celebra 25 anos
O Prêmio Caio, maior premiação da indústria de eventos e turismo do Brasil, celebra uma marca histórica no próximo dia 10 de dezembro: 25 anos reconhecendo os melhores profissionais, empresas e cases que impulsionam o setor no país. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, reafirmando seu papel como símbolo de excelência e inovação.
Os vencedores recebem o tradicional troféu Jacaré de Ouro, Prata ou Bronze, consagrando cases de sucesso em três segmentos: eventos, serviços e clientes.
A relevância do Prêmio Caio é evidenciada pela robustez da indústria de eventos e turismo. Antes da pandemia, esse setor movimentava mais de R$ 936 bilhões no Brasil, gerando cerca de 25 milhões de empregos e representando 13,93% do PIB nacional, segundo o Dimensionamento Econômico e o World Travel & Tourism Council (WTTC). “Esse setor foi extremamente impactado pela Covid-19, porém, a resiliência e a busca constante por inovação foram fundamentais para a rápida retomada dos negócios. Somos testemunhas das transformações ocorridas nessa indústria nos últimos 25 anos e está cada vez mais evidente a entrega de experiências inovadoras e sustentáveis. O aumento da demanda por eventos presenciais e viagens tem sido acompanhado por iniciativas para fortalecer as operações e adaptá-las às novas expectativas dos consumidores, especialmente em relação à sustentabilidade e digitalização”, afirma Sergio Junqueira Arantes, CEO do Grupo Conecta Eventos, responsável pela realização do evento.