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Marketing digital movimenta a economia no Brasil

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Mesmo com a economia brasileira em crise, existe um segmento do mercado que só registra bom desempenho: estamos falando do marketing digital. E isso se dá por vários motivos, inclusive pelo fato de que “se não está no Google, não existe”, e atualmente é assim que o consumidor se comporta: se procura algo no Google e não encontra, pensa que não existe. Cada vez mais as empresas sentem a necessidade de estarem presentes na web.

A maioria delas dá preferência para as redes sociais, afinal no Brasil segundo o IBGE mais de 94% dos domicílios têm conexão com a internet via celular e mais de 96% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Anos atrás não imaginávamos que ter um estudo e uma presença de mercado na internet poderia ser tão importante a ponto de não só acompanhar a tendência, mas ser questão de sobrevivência no mercado. Isso não se aplica apenas às empresas que vendem produtos, mas também serviços, política, marketing pessoal, blogs pessoais e outros. A web é muito versátil.

Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, o marketing digital movimentou mais de 16 bilhões de reais apenas de investimento em mídias digitais em 2018. A mesma pesquisa mostra que apenas 33% dos investimentos em publicidade no Brasil são focados no digital. No Reino Unido, 52% do investimento é focado em digital e nos EUA 39%, ou seja, o Brasil tem uma média de investimento em digital inferior a de outros países, o que demonstra uma imensa oportunidade futura. O investimento em marketing digital no ano de 2019 deve aumentar em média 30%, o que tem como estimativa mais de 20 bilhões de reais.

Tal crescimento se dá por conta de inúmeros pontos positivos do marketing digital. Um dos principais é o poder de ultrassegmentação, de conseguir produzir conteúdo para diversos públicos, focados em um determinado comportamento ou preferência. Por exemplo: posso ter um açougue e direcionar conteúdos para quem come carne, ou seja, não gasto recursos com os vegetarianos, veganos ouaqueles que não ingerem o produto por algum motivo. Da mesma forma, os profissionais de marketing e marketing digital conseguem cumprir com o objetivo real da profissão: ter uma previsão do comportamento do usuário, para que possa direcionar conteúdo relevante a ele. Vai além de direcionar conteúdo para o usuário após ele demonstrar interesse pelo produto, como acontece na técnica “remarketing”, em que os anúncios perseguem o usuário; trata-se de fazer com que um público em potencial se interesse pelo produto ou serviço.

A grande gama de produtos, serviços, públicos e possibilidades que existe na internet também faz com que o marketing digital tenha um bom desempenho, pois na web conseguimos encontrar produtos que talvez em uma prateleira física de uma loja fosse inviável disponibilizar. Além disso, a web é muito acessível: o tempo todo vemos pessoas mexendo no celular não só para passar o tempo, mas para comprar. Um ponto positivo que chama a atenção para o benefício é a capacidade de mensurar dados. Com o marketing digital é possível ter um gigantesco registro de quantas pessoas viram o conteúdo, quantas engajaram, quantas enviaram a alguém, quanto tempo as pessoas passaram lendo um conteúdo, enfim, são diversas métricas que auxiliam muito o profissional na tomada de decisão. E isso faz com que o digital seja uma mídia barata, pois qualquer ação que não esteja tendo tanto sucesso pode ser rapidamente otimizada.

Para ter bons resultados com marketing digital, é preciso conhecer o público, entender seus hábitos, suas preferências, seus gostos, seus costumes e até mesmo detalhes da sua rotina. Isso é importante até mesmo para definir a quantidade de postagens a ser feita em um dia nas redes sociais, por exemplo. Também é preciso conhecer e entender as características de cada mídia, pois assim como no off-line temos jornais, revistas, outdoors, entre outros locais de anúncio, na internet temos sites, Google, aplicativos, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e várias outras mídias. Não adianta pensar que qualquer mídia serve para qualquer um, é preciso entender qual faz mais sentido para garantir melhores resultados. Marketing digital não é só rede social, vai muito além disso.

O marketing digital é focado em uma série de detalhes e, por ser muito dinâmico, muda o tempo todo. Os profissionais devem se atualizar sempre e as empresas devem estar sempre atentas às novidades para não acabarem ficando fora do mercado. Além disso, por mais que seja um mercado com muitas oportunidades, tem muita gente apenas repetindo o que alguém faz, e disso a web está saturada. Por isso, sem mais do mesmo! É preciso ter autenticidade na hora de se comunicar com o público nos meios digitais.

Autores: Achiles Júnior e Maria Carolina Avis são professores de marketing digital no Centro Universitário Internacional Uninter.

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‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

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27º Prêmio ABEMD valida a importância dos dados na comunicação de clientes, anunciantes, agências e outras indústrias

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27º Prêmio ABEMD valida a importância dos dados na comunicação de clientes, anunciantes, agências e outras indústrias

No próximo 21 de outubro, acontece a noite de premiação dos DADOS. Se no passado, a palavra já foi bem próxima de jogos aleatórios ligados ao acaso ou à sorte, hoje representa exatamente o contrário, aponta para a alta performance e resultados efetivos. Hoje não se vive sem DADOS. A cada passo, a cada touch, a cada click, a cada link, os seres humanos deixam pegadas digitais, dados que se transformam, na mão de experientes profissionais, em caminhos assertivos para a criação de campanhas, anúncios, slogans, manifestos, causas, enfim, conteúdos transmitidos pelos mais diversos meios e dirigidos ao público alvo. Por trás de toda campanha premiada, anúncio relevante, slogan efetivo, post viral, toda comunicação bem-sucedida, há hoje um profissional expert na arte de acessar, armazenar, captar, coletar, processar, interpretar, difundir DADOS. Por eles e para eles a ABEMD, Associação Brasileira de Marketing de Dados vêm, há 45 anos, trabalhando para mantê-los sempre bem formados, informados, atualizados e antenados com as últimas novidades, discussões e temáticas do universo do Marketing de Dados. E é em homenagem a eles que realiza em outubro o 27º Prêmio ABEMD, destacando os melhores trabalhos, cases vitoriosos – ouro, prata e bronze – de acordo com 4 categorias: Digital/Mobile; CRM/Loyalty; Campanha/Programa; Call Center/Contact Center. Além das premiações especiais, como Grand Prix, Criação, Agência do Ano, Cliente do Ano e Melhor dos Melhores de cada categoria, Hall of Fame, homenageia um grande profissional que faz diferença por sua trajetória na área. Premiação estendida à Ana Maria Monteiro e Luci Silva em 2020, Fernando Cirne em 2019 e Efraim Kapulski em 2018 ao lado de outros grandes desde o início do prêmio, como Alexandra Periscinoto, Marcio Salem e Roberto Civita, dentre outros. Este ano, o Hall of Fame será de Hugo Rodrigues.

Estudioso do consumo e comportamento do consumidor, Rodrigues foi responsável pela grande virada da Publicis – do 10º ao 2º lugar no ranking das agências brasileiras – e, escolhido para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann, viu a agência ser nomeada a número 1 do País, em abril desse ano, pelo CENP-Meios. “Fazer parte do Hall of Fame de uma instituição tão sacramentada e tão forte, como a ABEMD, me deixa muito feliz. Ainda mais quando falamos sobre dados, que é o que todo nosso mercado tem buscado. Penso que não trabalhamos pelos prêmios, mas para ser útil de alguma forma para nossos clientes e deixar um impacto positivo na sociedade. A premiação é uma consequência e demonstra que estamos fazendo algo corretamente”, pontua Hugo Rodrigues que, com 3 anos e meio na liderança da WMcCann, deu relevância à cultura de dados e tecnologia, anunciando André França, vice-presidente de Dados e Mídia, como o Presidente da WMcCann, passando ele a ocupar a cadeira de Executive Chairman, com o objetivo de focar no posicionamento da agência para os próximos ciclos. “Esse reconhecimento da ABEMD coroa uma trajetória longa de muito trabalho, dedicação e resiliência. Agradeço imensamente a ABEMD, assim como a tantos profissionais que trabalham comigo e aos clientes que acreditam no nosso trabalho.”

Conexão, troca de conhecimento, informação e inovação estão na raiz da ABEMD, desde sempre destacados em sua identidade. “Em 2020, o mundo todo entendeu e comprovou a importância dos DADOS. Isolados devido à Pandemia, os negócios precisaram ser ainda mais assertivos e a comunicação ganhou enorme destaque para a união, educação, transformação e até sobrevivência de muitos. Não havia tempo para errar ou se desviar de seu público alvo, e os DADOS ganharam o protagonismo merecido”, destaca Cláudia Campos, presidente da ABEMD, que, desde que assumiu a instituição ao lado de Toninho Rosa, vem renovando a direção, com uma gestão mais próxima dos associados com a oferta de cursos, webinars e um leque maior de parcerias e convênios. Exatamente este protagonismo tem levado os DADOS para as mesas de debate. O direcionamento certeiro da publicidade e ações de marketing criou a necessidade de se estabelecer limites para que o direito à liberdade e privacidade de cada indivíduo fossem preservados. Precursora do processo da Lei Geral de Proteção de Dados, a ABEMD esteve presente na sanção da Lei, através do assessor Jurídico da instituição, Vitor Morais de Andrade, representante empresarial do Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.  Além disso, prezando por seus associados para que façam uso dos dados de forma eficiente e em conformidade com a lei, criou o Programa ABEMD Bureau Veritas de Proteção de Dados Pessoais, realizou inúmeros webinars de capacitação, promovendo troca de informações e colocando-se à disposição para ensinar e ajudar empresas e agências a lidarem com a nova LGPD.

Um motivo para enaltecer ainda mais a realização deste 27º Prêmio com uma noite vitoriosa para muitos pela validação de uma posição estratégica, inteligente e efetiva por um júri composto por 40 profissionais do mercado, que analisam juntos cada case, premiando os melhores, oferecendo grande visibilidade e credibilidade para a agência e a marca, que vê ali concretizada sua performance de ótimos resultados. “O Grupo OM Marketing & Comunicação ao qual pertenço ganhou mais de 50 prêmios, eu já participei umas 7 vezes como júri e é uma honra poder presidir agora. Venho somar minha experiência ao modelo tão bem estruturado do prêmio. Para nós é um grande reconhecimento de uma ótima relação profissional e emocional desenvolvida em anos de trabalho”, afirma Patricia Tavares, diretora de planejamento na HouseCricket Digital Direct que preside o júri do 27º Prêmio ABEMD. “Pessoalmente, ser presidente deste júri significa a coroação de uma história que fui construindo ao longo de anos, desde os primeiros cursos da ABEMD para incremento da carreira nos tempos da faculdade, até hoje, quando a cada sala de discussão, temos uma verdadeira aula pelo padrão dos trabalhos e do júri que, com rigor e dedicação, analisa e elenca os melhores cases”, complementa Patricia, que contribuiu bastante para esta 27ª edição, propondo a realização de workshops que ajudaram a elucidar para as empresas o passo a passo, da inscrição aos critérios de avaliação a que os cases seriam submetidos, incrementando ainda mais a qualidade do prêmio.

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