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Marketing de influência é a grande aposta das empresas

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As redes sociais mudaram completamente a forma como o consumidor interage com conteúdo publicitário, e as empresas já perceberam essa transformação. Métodos tradicionais, sobretudo na TV, estão ficando ultrapassados, e a bola da vez é a aposta em marketing de influência. Não é à toa que oito em cada dez empresas terão orçamento exclusivamente dedicado a esse tipo de marketing, segundo a agência global Relatable.

De acordo com um estudo do Influencer Market Hub, uma das referências no setor, apostar em influenciadores traz, em média, um retorno de 7,65 dólares para cada dólar de investimento. “Observamos que em algum caso esse retorno pode ser ainda maior, porque o impacto é bastante significativo. As empresas sabem que investir em influenciadores e campanhas digitais, a curto prazo, tem trazido resultados mais positivos do que outras formas de marketing”, diz Sérgio Tristão, especialista em marketing digital e CEO da First 4 Digital, uma das principais empresas brasileiras deste segmento.

Segundo Tristão, dois fatores são muito valorizados pelas empresas na hora em que querem anunciar seus produtos ou serviços: a espontaneidade dos influenciadores e o storytelling, ou seja, a construção de uma narrativa que articula todo o potencial da marca de uma forma criativa. “Essas práticas estabelecem uma maior proximidade com os consumidores, especialmente no ambiente digital”, completa o especialista.

Nativos digitais ganham espaço

Nessa nova realidade do marketing de influência, buscar por celebridades ou influenciadores com dezenas de milhões nem sempre é a estratégia mais eficaz. Um estudo do Collective Bias revela que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto quando ele é recomendado por um influenciador que seja nativo digital, enquanto que apenas 3% são mais influenciados por celebridades. “As empresas precisam atingir o seu público-alvo, e ajudamos a encontrar os influenciadores que melhor se encaixam em seu perfil. Nem sempre o número de seguidores ou de curtidas é um requisito preponderante nessa escolha”, aponta Tristão.

Em relação às redes sociais, o Instagram segue sendo a mais preponderante no mercado de marketing de influência (usado por 90% dos influenciadores em campanhas digitais), seguido por Facebook (42%) e Youtube (37%). No entanto para Tristão, a plataforma de vídeos merece bastante atenção para os próximos anos. “Em muito breve, a audiência do Youtube será maior que a da televisão no Brasil. As empresas que querem se destacar nesse segmento precisam se antecipar a essa tendência, que é mundial’, completa o CEO da First 4 Digital.

No caminho contrário, buscando a atenção de empresas e patrocinadores, ou até mesmo um possível retorno à mídia, Tristão já criou diversos projetos para a internet encomendados por celebridades como Guilhermina Guinle, Fernanda Keulla, Mirella Santos e Ceará, Dani Souza e o jogador Dentinho, que juntos somam mais de 160 milhões de visualizações. “Um dos formatos que mais faz sucesso no YouTube são os reality shows. Um dos braços da empresa é a criação de conteúdo, e desenvolvemos projetos que conectam os influenciadores às marcas. Eles também acabam nos procurando visando um retorno à mídia ou até mesmo atingir um novo público na internet”, conclui Tristão

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Digital

NFT: Entenda a nova tecnologia que está modificando a maneira de valorizar arte, música e qualquer item compartilhável na internet

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Atualmente no ambiente digital é possível encontrar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, desde obras de artes, até filmes independentes, performances em premiações e programas de televisão, clipes musicais e outros formatos. Porém, em sua grande maioria, os conteúdos compartilhados são cópias não autorizadas do produto original, que se tornam virais, e são disseminadas entre as mais diferentes plataformas. Com um olhar voltado para a autenticidade desses produtos, surge a NFT, tecnologia que por meio de uma assinatura digital baseada em um blockchain, permite a qualquer pessoa verificar e autenticar a propriedade de um ativo na internet. Atento às principais tendências que permeiam o universo digital, o empresário Gabriel Lima, diretor de operações e cofundador da MField, agência referência no segmento do marketing digital e de influência, explica como a novidade pode ser vantajosa para os negócios.

De acordo com o empresário, que acumula mais de 5 anos de experiência no segmento digital, as Non-Fungible Tokens (da tradução literal Tokens Não-Fungível), mais conhecidas pela abreviação NFT, assim como qualquer novidade que surge na internet parecem confusas e pouco funcionais, mas essa tecnologia promete grande eficácia em sua execução no mercado, principalmente para o negócio de empresários, marcas, empreendedores e artistas que têm seus trabalhos amplificados dentro do universo digital. “A NFT funciona por meio da aplicação de um código à arte/produto, que a legitima como original, com isso, o proprietário que detém dos direitos pode ter acesso a todas as reproduções realizadas digitalmente”, destaca Gabriel.

Dentre as principais vantagens que a aplicação da tecnologia tem para os produtos na internet, está a possibilidade de valor agregado para comercialização, uma vez que o autor da obra, independentemente de seu modelo, formato e segmento consegue autenticar a mesma como a única e original, processo que já existe no mundo das artes. Leonardo Vinci e Van Gogh, por exemplo, acrescentavam em suas obras assinaturas e outros tipos de inclusão que as categorizam como originais. “Mesmo sendo copiada e tendo réplicas sendo compartilhadas, a peça que possui a NFT é a única dada como original, por dispor de um código único e inalterável”, pontua Gabriel. “Ainda que seja possível autenticar também as cópias, cada peça terá sua NFT específica, sendo assim, o código não é duplicável, o que traz maior segurança contra falsificações”, completa.

Mesmo que recente, a NFT já começa a movimentar o mercado. No início de março, o presidente do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet na plataforma como NFT, além dele grandes marcas como Gucci e artistas como King Of Leons já começam a aplicar essa tecnologia em seus negócios, que também é o caso da drag queen brasileira Pabllo Vittar, que em publicação misteriosa anunciou que estava trabalhando com NFT, mostrando assim que o formato está ganhando espaço de forma rápida, e a estimativa é que em breve vejamos ainda mais personalidades se utilizando da novidade, principalmente os influenciadores digitais.

Mesmo possuindo grandes atrativos que se dão como vantagens da aplicação da NFT, a tecnologia pode interferir em movimentos digitais que vem ganhando maior destaque dentre os usuários das plataformas, como por exemplo as páginas virais, que disseminam assuntos a todo momento, atingindo os mais distintos públicos e espaços, e que estão sendo fortemente utilizadas na produção de campanhas publicitárias. “Tudo ainda é novo, e o medo do desconhecido é normal, uma vez que os golpes virtuais têm crescido. Acredito que o assunto ainda será fortemente debatido, e se tornará uma das principais tendências nos próximos anos”, completa o empresário.
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Samsung se inspira em challenges do TikTok para destacar recursos do Galaxy S21 5G nas redes sociais

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Os desafios do TikTok movimentaram a internet nos últimos tempos. De olho nesse formato inovador, a Samsung utilizou os principais challenges da plataforma para apresentar os recursos do Galaxy S21 5G¹ de uma forma moderna e divertida. Com criação da Mutato, a campanha “Fun with Features” será veiculada no TikTok da marca e também no Facebook, Instagram e Twitter.

Em cada um dos cinco filmes de 15 segundos, que envolvem os espectadores com músicas e transições que remetem ao universo da plataforma, a empresa ressalta a bateria inteligente do Galaxy S21 5G¹, o Modo Noturno, para imagens em alta resolução mesmo em ambientes com pouca luz, a função Single Take², que permite a produção de vídeos e fotos em um só clique, além da resolução de 8K³ e Vídeo Snap, para extrair fotos em alta qualidade dos vídeos.
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